Elementos de hospedagem de sites que influenciam no SEO

hospedagem-de-site-seo

Como empreendedor online, você já parou para pensar no quanto o seu serviço de hospedagem de sites influencia no SEO do projeto? Esse assunto é importantíssimo e muitas vezes a tecnologia não merece a devida atenção quando o assunto é o competitivo posicionamento nos mecanismos de busca.

Ao criar um site é preciso ser cauteloso na hora de registrar um domínio, escolher uma empresa de hospedagem para então ter a máxima eficiência no marketing digital do seu projeto.

Por isso abordaremos hoje X elementos da sua hospedagem de sites que têm impacto direto no SEO! Porém, first thing first!

O que é Hospedagem de sites?

Hospedagem de sites é o local na rede onde são armazenadas os dados e arquivos do seu site para que ele seja encontrado na internet. Ao disponibilizar o seu arquivo em um servidor, permitirá que ele seja encontrado pelos usuários através do seu registro de domínio.

Os tipos de hospedagem de sites mais comuns são:

  • Hospedagem gratuita: algumas empresas oferecem serviço de hospedagem free, que é recomendado para projetos iniciais sem grandes expectativas iniciais, como volume de tráfego e necessidade de recursos tecnológicos. Por ser gratuito, oferece limitações que podem comprometer a performance de um website em desenvolvimento.
  • Hospedagem compartilhada: é o caminho mais comum e recomendado para muitos sites, pois se trata de um serviço de hospedagem barata e com um menu de recursos bem variado. Geralmente as empresas oferecem três planos de hospedagem de sites compartilhada, veja esse comparativo. Você contrata um servidor que é dividido entre outros websites. Mas cada um tem  seu painel de gerenciamento, login e senha de usuário.
  • VPS: esta é a sigla de Virtual Private Server, ou seja, servidor virtual privado. Ao contratar um VPS, o servidor que também é dividido porém virtualmente particionado, se torna uma vantagem pois problemas técnicos em outros sites não afetaram os “vizinhos”. É indicado para projetos maiores.

Dica: Caso não esteja satisfeito com sua hospedagem ou deseja saber o plano de hospedagem ideal para o seu site, consulte uma calculadora de serviços para acertar a partir de agora!

O papel da sua hospedagem é manter o seu site em atividade e com excelente desempenho na internet. As principais características para observar são:

  • Uptime: refere-se ao tempo de atividade do seu site no ar. Você não quer frustrar o seu usuário, certo? Existem empresas com uptime de 99,9%.
  • Suporte: primordial, visto que muitos empreendedores online não possuem tanto conhecimento tecnológico, invista em planos com suporte 24/7 e em português.
  • Segurança: é o que todo mundo busca no mundo físico ou virtual! Escolha um serviço seguro, com certificado de segurança SSL. Alguns planos já oferecem esse serviço.

O que é SEO?

Famosa, a sigla SEO significa Search Engine Optimization, são estratégias para ter mais visibilidade nos mecanismos de buscas e alcançar um bom posicionamento.

Um bom SEO gera mais busca orgânica para o seu site e isso agrega relevância e consequentemente faturamento. Para saber mais sobre como ganhar dinheiro na internet com o seu site, consulte este artigo.

6 elementos de hospedagem de site que influenciam no SEO

Tipo de hospedagem de site

É fundamental contratar o plano de hospedagem ideal para o seu site considerando características como tráfego, número de acessos diários, contas de e-mail, capacidade de memória e processamento compatível com as necessidades do seu site.

Um plano de hospedagem inferior ao que seu projeto precisa vai comprometer o desempenho e a performance do seu site.

Tempo de Resposta

Em 2010 o Google revelou que um dos fatores que influenciam no posicionamento é a velocidade de um site. As pessoas tomam decisões mais rápido do que nunca e por isso requerem respostas imediatas. Se o seu site demorar para responder, elas vão para o concorrente.

Invista em um serviço de hospedagem que forneça alta velocidade para no seu site. E uma observação adicional, invista em um layout claro e fácil para que as informações não estejam escondidas no seu site.

Teste a velocidade do seu site no Minhaconexão.

Uptime

Relacionado ao tempo de atividade do seu site. Caso sua hospedagem tenha um uptime baixo, seu site poderá ser visto como não relevante e assim penalizado no ranking dos mecanismos de busca.

As empresas de hospedagem de sites oferecem uptime de 99,9% com serviços baratos e de alta qualidade.

Domínio e Extensão de domínio

O domínio é a identidade do seu negócio na internet. É importante que um domínio seja simples e objetivo, que comunique realmente o segmento do seu negócio.

Domínio estrategicamente escolhidos favorecem o SEO quando já tem uma palavra-chave embutida no nome de forma natural.

Já as extensões de domínio mais comuns no Brasil e recomendadas para SEO são .com.br e .com.

Segurança

O Google penaliza websites que não oferecem segurança aos usuários na rede justamente por não querer divulgar estes sites e comprometer sua própria credibilidade. Para não fazer parte das estatísticas, invista em segurança no seu site.

O certificado de segurança SSL é uma forma de garantir a privacidade na troca de informações entre  seu site e o seu cliente, e algumas empresas de hospedagem de sites oferecem certificado SSL gratuito em determinados planos.

Conclusão

Escolher a melhor hospedagem de site não vai garantir o seu ranqueamento nos sites de busca. Mas podemos afirmar que uma hospedagem ruim com certeza vai afetar e prejudicar o seu SEO. Por isso escolha com atenção.

Investir em conteúdo de qualidade, backlinks e no visual externo pode ser ineficiente se o usuário tem dificuldades com a tecnologia do seu site. Forneça uma boa experiência do começo ao fim.

Este artigo foi produzido pela Hostinger e WebLink, empresas do ramo de hospedagem de sites que pertencem ao grupo Hostinger Global.