Inbound marketing para agências: táticas e ferramentas

Quando o assunto é Inbound Marketing para agências existe dois pontos de vista: o primeiro é o uso de estratégias para benefício próprio e o segundo é a aplicação desse modelo nas estratégias de seus clientes. 

De maneira geral, as ferramentas e conceitos sobre como usar o Inbound Marketing podem ser aplicados para atender as demandas dessas duas frentes, dentro da agência. 

Isso porque tanto as ferramentas como o mindset proposto pelo Inbound Marketing podem ser replicados, considerando as características únicas de cada cliente. 

Por isso, se você está em busca de um maior conhecimento sobre o que é Inbound Marketing e como usá-lo na agência para atender suas demandas internas e as necessidades de seus clientes, você está no artigo certo. 

Use as etapas do Inbound Marketing para organizar suas ações

Antes de pensar nas estratégias e táticas de marketing presentes em cada etapa do Inbound Marketing, é preciso compreender a lógica de pensamento que sustenta essa metodologia. 

De maneira geral, a partir do domínio sobre as etapas do Inbound Marketing é possível construir campanhas mais eficientes, que consideram as diferentes etapas da jornada do cliente até a compra, sendo elas:

  1. Aprendizado e descoberta
  2. Reconhecimento do problema
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra.
Inbound marketing para agencias

Fonte: Élevon

O Inbound Marketing considera todas essas etapas da jornada do cliente para entender a necessidade do usuário em cada fase, criar o conteúdo ideal para ajudá-lo e usar o canal adequado para compartilhar a informação. 

As ações desenvolvidas a partir da metodologia do Inbound Marketing para agências tem como missão colocar a empresa para participar da jornada de compra do cliente, contribuindo para o avanço desse usuário por todas as etapas, até a venda e fidelização. 

Para cumprir esse objetivo, um conjunto próprio de ferramentas e táticas de marketing podem ser convocados para a construção do planejamento da ação de marketing. 

Com esse pensamento, a partir da jornada de compra do cliente, é construído um funil de vendas, que pode representar as etapas do Inbound Marketing:

  • atração;
  • conversão;
  • venda; 
  • encantamento.
Inbound marketing para agencias

Fonte imagem: Marketing Moderno

Dentro de cada etapa do funil um conjunto próprio de ferramentas pode ser usado.

A partir desse modelo, ao criar uma campanha de marketing, é fundamental considerar todas essas etapas, pensando em como ligar cada estratégia uma à outra. 

59% dos profissionais de marketing afirmam que o Inbound produz leads de melhor qualidade para a equipe de vendas.

Estratégias de Inbound Marketing para agências

As estratégias usadas no Inbound Marketing para agências devem fazer parte do processo de pesquisa e navegação do usuário, e não interrompê-lo, como fazem a anúncios pagos, por exemplo.

O Inbound Marketing é essencialmente o marketing de permissão e não de interrupção, logo, o conjunto de táticas usadas deve considerar esse fator.

Inbound marketing para agencias

Entre as estratégias de marketing digital que fazem parte do Inbound Marketing estão:

  • marketing de conteúdo, estratégia que, segundo a Content Trends gera 4x mais visitas e 5x mais leads para as empresas, em média.
  • e-mail marketing (que também pode fazer parte do outbound marketing),
  • redes sociais,
  • SEO
  • automação de marketing, dentre outras possibilidades.

Fonte: Netgains

Ferramentas de Inbound Marketing para agências

Para fazer com que todo esse arsenal de estratégias funcione, sua empresa vai precisar contar com o apoio de ferramentas de Inbound Marketing

São essas ferramentas que vão ajudar você a coletar as informações necessárias para criar as ações de Inbound e também são elas que vão permitir que tudo funcione na prática, no dia a dia de trabalho da agência. 

A seguir, conheça algumas das principais ferramentas de Inbound Marketing para agências:

  1. SEMRUSH
  2. Google Keyword Planner
  3. Hootsuite
  4. Unbounce
  5. Leadfeeder
  6. Mailchimp
  7. Ferramenta de automação de Inbound Marketing

1. SEMRUSH

O SEMrush é uma ferramenta de SEO e funciona contribuindo para a construção das táticas de SEO, que por sua vez, fazem parte do conjunto de ações de atração, dentro do Inbound, dentro das páginas do site das empresas, além de ser útil para a criação de conteúdo para blog, por exemplo. Além disso, também é uma excelente ferramenta para a avaliação de backlinks e mais.

Leia mais em: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

2. GOOGLE KEYWORD PLANNER

O Google Keyword Planner permite a identificação de palavras-chaves que estão sendo buscadas pelo seu público, ajudando a melhorar os resultados de ações de marketing de conteúdo, SEO e em campanhas de compra de mídia. 

3. HOOTSUITE

O Hootsuite é uma das principais ferramentas do mercado para a gestão de redes sociais, também entre as ações de atração do Inbound.  

Entre os recursos disponíveis na plataforma estão:

  • agendamento de publicações;
  • acompanhamento de relatórios sobre engajamento do público;
  • acesso a tendências de pesquisa e comportamento em cada canal.

4. UNBOUNCE

O UNBOUNCE funciona como um criador de landing pages, páginas fundamentais para a conversão de visitantes e leads, etapa central de uma estratégia de Inbound Marketing.

A ferramenta permite que profissionais de marketing que não dominam códigos de programação possam desenvolver essas páginas com facilidade. 

Os modelos de landing pages presentes no canal podem ser personalizados e a ferramenta ainda permite a execução de testes A / B.

5. MAILCHIMP

O Mailchimp é uma plataforma de envio de email marketing. Ela permite organizar sua base de contatos e disparar o e-mail que você desejar, permitindo poucos graus de segmentação. 

É uma ferramenta gratuita que oferece templates e modelos de email que podem ser personalizados com facilidade e sem conhecimento sobre programação.

Também é possível ter acesso a métricas e relatórios sobre suas campanhas.  

6. Ferramenta de automação de Inbound Marketing

A ferramenta de automação de marketing é uma plataforma completa, que oferece recursos para todas as etapas da estratégia.

Um software de automação de Inbound Marketing reúne todos os recursos das demais ferramentas, além de oferecer muitas outras funcionalidades, tornando a estratégia de Inbound Marketing muito mais eficiente, aumentando a produtividade da equipe e permitindo a realização de otimizações que apenas esse canal possibilita.  

Em suma, estamos falando de uma das ferramentas para agência de marketing digital obrigatórias no cenário atual do setor. 

A LAHAR é um software de automação de marketing e entre as funcionalidades da plataforma você encontra:

  • criação de ações e monitoramento de redes sociais;
  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • criação e envio de e-mail marketing;
  • teste AB (e-mail marketing e páginas de destino);
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

E para melhor atender às necessidades das agências criamos um White Label para agências de marketing, no qual você personaliza o sistema para ter a marca e o nome da sua empresa e pode oferecer para seus clientes, agregando ainda mais valor a sua proposta.

Gostou? Já sabe como aplicar o Inbound marketing para agências? Realmente uma ferramenta de automação parece que vai facilitar a sua vida, não é mesmo? Então, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.

A LAHAR atende mais de 700 clientes e dispara 10 milhões e-mails por mês.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.