Inbound Marketing para clínicas: o que fazer, o que não fazer e como fazer?

A área da saúde é um ramo sempre delicado de se promover, ao mesmo tempo que uma clínica vive de pacientes para pagar suas contas ela também vive para curar e prevenir que esse paciente volte a adoecer. Veja neste artigo algumas dicas sobre Inbound Marketing para clínicas para começar com cautela.

Sabemos que quando se trata de saúde é importante pensar bem na abordagem de uma estratégia de marketing para clínicas.

Porque fazer Inbound Marketing para clínicas?

Apesar das ressalvas e limites impostos pelos Códigos de Ética de cada profissão da saúde, sobre o que pode e o que não pode ser feito na promoção dos serviços desse setor, a estratégia de Inbound Marketing para clínicas é um dos caminhos mais eficientes para a área.

Isso acontece porque estamos falando de um conjunto de táticas que tem como eixo a produção de conteúdo relevante para o público. 

E é esse o ponto principal dos códigos de ética, garantir que a clínica não esteja fazendo autopromoção, mas sim compartilhando conteúdo de qualidade. 

Em outras palavras, os Códigos de Ética de cada área da saúde permite que as clínicas compartilhem informações com seu público. Essa é a única forma, de fato, permitida para a publicidade ocorrer.  

O que não fazer no Marketing para clínicas?

Antes de trazer boas formas de aplicar o Inbound Marketing para clínicas é preciso passar aqui o que não fazer! Como dissemos, quando se trata de promoção da saúde é importante ter cuidado.

Antes e depois

Um erro bem comum de algumas clínicas é fazer postagem com antes e depois, isso porque além da exposição ao paciente (mesmo que você cubra o rosto) as imagens podem ser muito impactantes e isso pode gerar postagens desagradáveis de se olhar além de abaixar o seu alcance nas redes sociais.

Sim, uma postagem que envolva sangue ou uma série de outras coisas que vão contra as diretrizes do Facebook podem fazer com que aquela postagem puxe para baixo o alcance orgânico da sua página.

Entretanto, o maior problema de mostrar publicações de antes e depois é com os Conselhos de Ética que proíbem esse tipo de publicidade. 

Eu sei que você deve estar se perguntando: “Ué, mas não posso então divulgar o resultado do meu trabalho? “ Claro que pode e deve! Mas não foque tanto na transformação física, mas na felicidade e bem estar que essa pessoa terá após passar por sua clínica.

Ofertas e promoções

Promoções, descontos, publicações com preços e pacotes são proibidas por quase todos os Conselhos de Ética da saúde, por isso evite publicações assim. 

Mais uma vez é importante lembrar que o Inbound Marketing se adequa tão bem à comunicação de clínicas, exatamente por fugir desse tipo de publicação, sendo voltado mais para a informação do que para o discurso imperativo de compra.

Inbound Marketing para clínicas: 4 estratégias para começar!

Mídias Sociais

O marketing nas redes sociais é uma excelente estratégia para clínicas porque gera mais alcance para a empresa. Entretanto, mais uma vez é válido reforçar que o tipo de conteúdo deve ser puramente informativo. 

Publicações promocionais, com descontos, formas de pagamento facilitadas e antes e depois são proibidas.

Veja o exemplo abaixo de uma página no Instagram de uma dermatologista. Perceba como os conteúdos informam sobre os cuidados com a pele, mas não vendem nenhum procedimento diretamente.  

Inbound marketing para clinicas

Fonte: Instagram @sumayamattardra

O Inbound marketing para clínicas dentro das redes sociais devem se preocupar em levar valor ao público e, consequente, estabelecer confiança para que em momentos em que o usuários precisarem de um serviço ou quiserem investir em um tratamento, eles lembrem de você. 

Blogs

Comece sua estratégia de Inbound marketing para clínicas entendendo quem é o seu público e o que ele pesquisa. 

Para isso, um recurso é usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave e produzir conteúdos que estejam alinhados ao que o seu público pesquisa na internet.

Crie uma página de blog dentro do site da sua clínica e o abasteça com conteúdo relevante, sobre assuntos que estejam relacionados ao seu trabalho e com o interesse de seus clientes. 

SEO

A produção de conteúdo em blogs é uma das vertentes de outra estratégia interessante para o Inbound Marketing de clínicas: o SEO

Quanto melhor você conseguir ranquear as páginas do seu site e blog, nas pesquisas do Google mais tráfego poderá atrair para suas páginas, sem precisar pagar por isso. 

O SEO é uma estratégia orgânica, ou seja, seus resultados não são sentidos porque você investiu dinheiro, mas porque o Google compreendeu a relevância do material produzido. 

Para começar uma dica boa é dar uma olhada sobre o que é feito e os assuntos que são pouco abordados por blogs relacionados a saúde.

Quer entender melhor o que é seo? Confira o vídeo abaixo.

E-mail Marketing

Por último, mas não menos importante, você pode usar o e-mail marketing para compartilhar artigos produzidos para o blog com sua base de clientes, por exemplo.

Também é possível investir em ações para capturar mais leads e estabelecer uma comunicação com eles também por e-mail.

Descubra como gerar mais contatos para sua base para e-mail marketing no artigo, Ferramentas de captação de leads: descubra como elas podem ajudar o seu negócio!”

Sabemos que gerenciar todo esse processo pode ser um tanto complicado, não é mesmo? Por isso, a LAHAR possui boas soluções para te auxiliar. Somos um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes.

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