Inbound Marketing para pequenas empresas: porque vale a pena e como investir

Você sabia que seu cliente vê, em média, 5.000 mensagens de marketing por dia?

Entre tanta concorrência por atenção, o Inbound Marketing para pequenas empresas surge como uma estratégia que torna a disputa mais justa, afinal não depende apenas de quem paga mais para aparecer mais.

Eu sei, o número acima parece enorme – mas em um mundo repleto de diferentes empresas que disputam a mesma atenção, do mesmo público, é fácil entender de onde vem todo esse barulho.

Infelizmente, se você é uma pequena empresa em busca de sucesso de marketing, talvez seja difícil disputar com as concorrentes que possuem milhões de Reais para investir em divulgação. É por isso que usar o Inbound Marketing para pequenas empresas é a grande chance de se manter competitivo entre tantos concorrentes e entre tantas mensagens distribuídas – e recebidas – diariamente.

Antes de continuarmos, é importante reforçar que o Inbound Marketing para pequenas empresas desempenha um papel importante tanto para os negócios baseados na web como para empresas que apenas usam as plataformas digitais para alcançar novos clientes.

As ações de Inbound Marketing para pequenas empresas são estratégias que ajudam você a atrair visitantes para o seu site e transformá-los em vendas.

Por que a estratégia de Inbound Marketing funciona para pequenas empresas?

Uma das melhores coisas a se notar sobre o Inbound Marketing é que essa não é apenas uma estratégia para proprietários de empresas maiores. Sei que já falamos sobre isso, mas é importante que você tenha esse conceito bem firme em sua mente. Somente assim, você realmente irá acreditar no sucesso da sua empreitada e irá investir seu tempo nas táticas e estratégias.

Como a estratégia de Inbound Marketing se alinha naturalmente à maneira como as pessoas preferem pesquisar e comprar produtos, ela é a grande responsável por trazer retorno para empresas menores e/ou empresas locais.

Existe uma gama de benefícios do uso do Inbound Marketing para organizações que têm apenas uma quantidade limitada de orçamento. A seguir, listamos as principais vantagens desse uso.

O Inbound Marketing é econômico

Geralmente, os leads vindos por meio de ações de Inbound Marketing custam muito menos do que os contatos gerados por meio de ações de outbound marketing, como links patrocinados, por exemplo. De fato, até 61% menos de acordo com alguns estudos.

Isso ocorre porque as formas tradicionais de publicidade são muito mais caras do que métodos como marketing para redes sociais, SEO, blogs e assim por diante.

Tem um ROI compatível

Como a estratégia de Inbound Marketing exige muito planejamento e organização, também facilita a medição do seu ROI. Usando o Google Analytics e programas semelhantes, você pode acompanhar o quanto seus esforços de marketing estão gerando em resultados.

para sua empresa. Isso significa que você não precisa ficar preso executando uma estratégia ineficaz.

Produz leads mais qualificados

Não só uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas pode gerar mais leads com um investimento inicial menor, mas os prospects que você obtém também podem ser de maior qualidade.

Como essa técnica é uma forma de publicidade baseada em permissão, uma relação não será iniciada até que o contato mostre interesse.

A geração de leads qualificados significa que você não vai desperdiçar tanto tempo com leads que simplesmente não irão converter.

Cria melhor lealdade do cliente

Por fim, como o Inbound Marketing para pequenas empresas se concentra em fornecer valor aos seus clientes e cultivar os leads que chegam até você, é mais educativo, informativo e divertido do que “promocional”.

Isso significa que você pode começar a se estabelecer como uma figura de autoridade e um líder de pensamento em seu mercado ao longo do tempo, melhorando sua posição em seu setor.

Gradualmente, seus clientes começarão a perceber seu negócio de uma forma mais positiva, levando a uma maior fidelidade pela marca.

Agora que você entendeu as vantagens que seu pequeno negócio pode alcançar utilizando a estratégia de Inbound Marketing, vamos apresentar, a seguir, uma lista com 4 ações que você deve implementar para ter resultados reais com a estratégia.

Se você deseja se aprofundar um pouco mais nos conceitos do Inbound Marketing, sugerimos que, ao terminar este artigo, se dedique à leitura de Inbound Marketing, o que é isso afinal? Um guia irrevogável”.

Inbound Marketing para pequenas empresas: 4 coisas que você deve fazer para ter sucesso

O Inbound Marketing utiliza uma abordagem baseada em permissão, alcançando pessoas de forma orgânica por meio, principalmente, de SEO, blogs e mídias sociais.

Em vez de interromper os consumidores com anúncios frios, o Inbound Marketing aproveita a produção de conteúdo relevante, que resolve um problema real para seu mercado-alvo, e guia seus clientes em potencial diretamente para o seu site, onde você pode atraí-los para o processo de vendas.

E isso realmente funciona.

Então, como sua pequena empresa pode aproveitar o Inbound Marketing para capturar e converter mais clientes sem gastar mais dinheiro?

Aqui estão 4 coisas que você deve fazer para realizar um trabalho efetivo com essa estratégia:

1. Desenvolva sua estratégia de conteúdo

O primeiro passo para uma estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas é fornecer conteúdo valioso para o seu público.

Pense em quem é seu cliente ideal e entenda suas necessidades, desejos e interesses para criar o conteúdo que impulsiona uma ação.

Leia mais em: Como criar personas e se comunicar com o cliente certo

Você pode começar a investir em marketing de conteúdo criando um blog para seu negócio e distribuindo conteúdo que responda às perguntas urgentes de seu público, sobre temas relevantes para sua empresa.

2. Construa sua estratégia de mídia social

Depois que o conteúdo é criado, ele precisa ser lançado de maneira envolvente e divertida, que estimule o compartilhamento. Criar um acompanhamento de mídia social de qualidade é uma das maneiras mais impactantes de divulgar o conteúdo.

Por meio da pesquisa de mercado, você descobrirá que seu público gravita em direção a determinadas plataformas e tende a interagir com as mídias sociais em diferentes momentos do dia.

Depois de estabelecer os dois ou três principais canais de mídia social que você usará para distribuir conteúdo e interagir com seu público, as ferramentas de mídia social podem ajudar você a organizar e distribuir de forma inteligente o tempo.

Leia também: Marketing digital de resultados: 4 dicas e + de 10 ferramentas

Vídeos, imagens e infográficos curtos têm muito mais chances de serem visualizados e compartilhados. Na verdade, fotos e vídeos são responsáveis ​​por quase 70% do conteúdo publicado no Facebook.

A variedade de opções visuais também significa que o conteúdo pode ser reformatado e reciclado. Por exemplo, um infográfico popular pode ser transformado em um vídeo de animação.

3. Capture leads com formulários

Atrair e engajar o interesse dos prospects é apenas o primeiro passo na conversão de usuários em leads, posteriormente em clientes e, finalmente, conquistar o aumento das vendas.

Quando o conteúdo é confiável e é exibido de maneira consistente, fica mais fácil gerar leads usando recursos e envios de formulários.

Quando os clientes em potencial acessam o site, essa é uma excelente oportunidade para obter suas informações oferecendo conteúdo adicional, como um ebook, ou uma assinatura de e-mail para ser atualizada com o conteúdo novo.

Para adquirir essas informações, envie os possíveis clientes para uma landing page, ou página de destino, na qual eles poderão inserir seus dados pessoais (como nome e e-mail). Neste ponto, eles vão entrar em um fluxo de nutrição, recebendo, constantemente, conteúdo de qualidade.

Contar com o apoio de um software de automação de marketing vai aumentar seus resultados e tornar o trabalho mais efetivo. Esses sistemas podem coletar informações, rastrear cliques, automatizar o fluxo de e-mail que cada lead vai receber, bem como os tipos de e-mails mais eficientes para cada cliente em potencial.

Usando essas informações, os e-mails direcionados podem ser enviados para os clientes em potencial, mais envolvidos, convertendo-os em clientes.

Leia mais em: Fluxo de nutrição: 10 tipos de automação de e-mail marketing

4. Incentivar a conversão dos clientes

Se seus esforços de Inbound Marketing para pequenas empresas geram leads a partir de mídia social, pesquisa orgânica ou seu blog, nutrir leads pode ajudá-lo a obter um maior retorno sobre o investimento (ROI) de seus esforços de marketing, transformando mais leads em clientes.

Nem todo mundo está pronto para se tornar um cliente depois de interagir com seu conteúdo, mas o e-mail marketing pode ajudá-lo a continuar a educar os clientes em potencial e a manter sua empresa no topo da mente quando chegar a hora de comprar.

À medida que os contatos são cultivados, as ações que eles realizam podem indicar seu nível de interesse e disposição para comprar.

Ações como clicar em um link, assistir a um vídeo ou preencher um formulário, podem afetar a pontuação do lead para que os profissionais de marketing possam determinar sistematicamente quando um lead está pronto para ser enviado à equipe de vendas.

Com o incentivo de leads, em vez de consumir todos os leads imediatamente e ter poucos convertidos, sua empresa pode incentivá-los ao longo do tempo, aumentando sua taxa de conversão.

Se sua empresa ainda não investiu em Inbound Marketing, essa é a hora.

Foi demonstrado que a adoção de estratégias de Inbound Marketing duplica as taxas de conversões do site de 6% para 12%.

O futuro do marketing dependerá fortemente da criação de confiança e relacionamento com os clientes por meio do conteúdo e dos canais de entrada, como SEO, blogs e mídias sociais.

Para complementar sua formação, e te ajudar a colocar em prática a estratégia de Inbound Marketing para pequenas empresas, indicamos a leitura de “15 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar”.

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