Inbound Marketing e redes sociais: a fusão das estratégias

Inbound Marketing e redes sociais podem fazer uma dupla histórica, tal qual Bebeto e Romário ou Batman e Robin! Afinal, por que não aplicar uma das principais metodologias do Marketing Digital em plataformas de alto tráfego e capacidade de gerar engajamento?

É uma fusão que não tem como dar errado. Porém, para que ela realmente funcione, algumas dicas podem ser muito valiosas. Siga conosco e entenda mais sobre o assunto!

O que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é a metodologia do Marketing Digital que visa conquistar a atenção de um usuário da Internet, especificamente um consumidor em potencial, usando o conteúdo como protagonista. As estratégias de Inbound são pensadas para atrair os usuários com conteúdos que agregam valor, como blog posts, e-mails, e-books, posts em redes sociais, etc.

Só que o trabalho não para por aí! O que faz o Inbound ser tão eficaz é o desenvolvimento dessa atração. O foco é garantir que os usuários se sintam à vontade para se relacionar com a empresa e, assim, gerar uma relação de confiança

A próxima etapa é educá-los continuamente até que façam a ação traçada no planejamento da estratégia, que é a compra de um produto ou serviço.

Percebe como as etapas são bem diferentes do marketing tradicional? Ao contrário desse modelo, que busca a atenção dos clientes por meio de ações baseadas na interrupção – como as propagandas televisivas -, o segredo do Inbound é que suas estratégias são elaboradas visando resolver as necessidades do público-alvo de forma muito mais específica.

E tudo isso por um custo menor! O investimento em Inbound Marketing é 62% mais barato que o marketing tradicional, gerando resultados muito melhores.

Qual é a importância das redes sociais no Inbound Marketing?

As redes sociais funcionam como um verdadeiro catalisador para as estratégias Inbound, pois seus números gigantescos, associados aos mecanismos de interação e compartilhamento, podem potencializá-las.

Pelas redes sociais, é mais fácil localizar e atrair clientes em potencial. Isso porque um perfil no Instagram, por exemplo, funciona como uma vitrine. Se desenvolvido de forma a contemplar as necessidades e os interesses do público-alvo, o posicionamento digital da sua empresa pode alcançar esses potenciais compradores. 

Um conteúdo que dialoga diretamente com os usuários também é essencial para uma estratégia completa, que resulta em conversões. Afinal, uma vez atraídos, eles precisam ser nutridos com conteúdos capazes de fortalecer esse vínculo. 

O objetivo final é transformá-los em fãs da marca, fidelizando-os por meio da interação com a empresa! Ainda não se convenceu da importância de associar Inbound Marketing e redes sociais? Confira mais vantagens dessa fusão:

Redes sociais são grandes fontes de tráfego

O Inbound depende diretamente de ambientes com alto potencial de atrair e gerar conversões. Segundo dados da Agência Brasil, o país tem 134 milhões de usuários na Internet, o 4º maior número do mundo.

Desses usuários, cerca de 120 milhões têm um perfil no Facebook, e a maior parte passa pelas redes sociais diariamente, mais de uma vez por dia: os brasileiros investiram cerca de 5 horas diárias nas redes sociais em 2020. WhatsApp e Facebook foram as plataformas mais acessadas, de acordo com a Cuponation.

Sendo assim, se sua estratégia é bem direcionada ao público-alvo da marca, certamente você atrai quem deseja. Para isso, é necessário saber quem você quer atrair, descobrindo seus gostos e necessidades, para a criação de um conteúdo preciso.

As redes sociais também ajudam no relacionamento com o público

Além de ser o ambiente perfeito para veicular conteúdo, as redes sociais também são ótimas para desenvolver o relacionamento com o público. Já que estamos falando de buscar clientes em potencial e transformá-los em clientes reais, as ferramentas disponíveis em plataformas como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter, para citar alguns exemplos, aproximam a marca do consumidor

Existem inúmeros recursos das redes sociais que podem ser usados por sua empresa para estender o alcance e fortalecer a relação com o cliente, como comentários, mensagens diretas, menções ao perfil da marca, publicações permanentes (em feed), publicações temporárias (stories ou fleets), catálogos de produtos, enquetes e compartilhamentos.

Além disso, para aquelas empresas que expandem sua atuação digital para além dessas plataformas, as redes sociais também funcionam como pontes para outros canais, como os blogs, newsletters e lojas online. Quem nunca ouviu falar no famoso “link na bio”?

Em resumo, se sua marca mantém contato diário, ela passa a fazer parte da vida dessas pessoas. Basta saber onde está o público da sua empresa para entender em qual rede social ela deve estar. Isso é fundamental para gerar o engajamento necessário!

Como alinhar Inbound Marketing e redes sociais?

A fusão entre Inbound Marketing e redes sociais podem gerar um “boom” de tráfego e chances de transformar usuários em clientes. Quer saber como?

Crie conteúdo único para as redes sociais

Inbound Marketing depende diretamente de bons conteúdos. São eles que vão atrair e gerar interesse para, então, educar. Pensando nisso, crie conteúdos únicos e especiais para as redes sociais

O certo não é tentar elaborar o melhor conteúdo. Afinal, o que significa ser o melhor? O segredo é ser diferente! Em meio à vasta concorrência do ambiente digital, quem se destaca é quem encontra maneiras de se sobressair ao conteúdo que já existe. 

Qual o nicho da sua empresa? Quem é seu público-alvo? Quais os interesses dele? A partir desse planejamento, procure avaliar a concorrência e entender o que já foi feito por ela. Esse é o primeiro passo para compreender como elaborar um conteúdo novo.

Esse conteúdo pode ser baseado em um tema totalmente inédito, que não foi explorado, ou apenas um ângulo diferente de um assunto já discutido. O que é diferente, gera valor!

Crie conteúdos para cada etapa do funil

É importante desenvolver conteúdos levando em consideração cada etapa do funil de vendas. Isso garante que os posts dialoguem com os diferentes estágios em que o usuário se encontra. Assim, é possível nutrir e educar quem está nas fases de descoberta, consideração e decisão. 

Integre a estratégia em todos os canais

As redes sociais são um ponto fundamental do Inbound Marketing, mas, para isso, elas não devem agir sozinhas. Para que tudo dê certo, precisam estar alinhadas à estratégia como um todo

Como já dissemos aqui, essas plataformas são ótimas pontes entre os usuários e outros canais digitais da sua empresa. A ideia é vincular todos esses elementos, fazendo da estratégia online uma verdadeira teia de informações que facilite a passagem desses usuários pelo funil de vendas.

Mas não se esqueça que tanto as redes quanto e-mails, publicações em blogs e anúncios precisam ter a mesma linguagem para que os objetivos sejam alcançados. Alinhe seu tom de voz e valores de marca a todos os canais para um posicionamento digital bem definido, que seja facilmente reconhecido. 

Por que é tão importante conhecer o seu público? 

O motivo é simples: o papel do Inbound Marketing é proporcionar conquistas para um público específico. Mais do que informar e educar, os conteúdos precisam gerar conversões. Portanto, se sabemos quem são as pessoas e o que elas desejam, fica muito mais fácil conseguir isso!

É preciso entrosamento, boa comunicação e pesquisa. Dessa forma, Inbound Marketing e redes sociais são uma dupla de sucesso!

Podemos ajudar sua empresa a ter a estratégia de Inbound perfeita. Entre em contato com a Orgânica e saiba mais!

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