5 indicadores de email marketing que você deve acompanhar

Não importa em que negócio você está ou que tipo de produtos ou serviços você vende, você sempre pode usar o email para aumentar suas vendas. Para isso, além de uma boa estratégia, é necessário acompanhar os principais indicadores de email marketing e garantir que suas ações estão no caminho certo.

De acordo com pesquisas, o retorno sobre investimento médio das estratégias de email marketing chega a $38 (dólares) para cada $1 (um dólar) investido.

66% dos consumidores fizeram pelo menos uma compra online após receberem uma mensagem de email marketing.

Por esses e outros números, o email marketing é considerado uma das principais estratégias para:

  • aumentar a influência de uma marca;
  • construir um relacionamento com seu público-alvo;
  • contribuir para o aumento de vendas de um negócio.

Resumindo, contanto que você tenha siga uma estratégia, o e-mail marketing poderá funcionar para sua empresa.

Caso você ainda não tenha prática com a tática, sugerimos que leia o artigo;Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”.

De acordo com um estudo realizado pela MarketingSherpa, surpreendentes 60% dos profissionais experimentaram um retorno positivo do investimento com o email marketing

No entanto, assim como qualquer outra estratégia, utilizar o e-mail marketing sem ter em mente os objetivos que deseja alcançar, e em mãos os resultados atuais das campanhas, pode ser um tiro no pé.

Então, vamos lá!

Como você garante que, seus esforços de e-mail marketing, compense todo seu investimento?

Como você pode tornar cada campanha bem sucedida?

Qual é a melhor maneira de continuar aumentando seu ROI com o tempo?

A resposta a essas perguntas é se concentrar nos principais indicadores de email marketing.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Ao acompanhar as métricas certas e saber o que está, ou não está, funcionando, você pode melhorar cada campanha sem cometer os mesmos erros passados.

5 indicadores de email marketing que sua empresa precisa ficar de olho

Os indicadores de email marketing ajudam a criar melhores campanhas.

Eles guiam você e mostram exatamente o que deve fazer para melhorar suas chances de sucesso.

Para descobrir por que uma campanha de email marketing funcionou, você precisa analisá-la de todos os ângulos. O que significa que nenhuma métrica sozinha pode lhe dar uma ideia clara e real das razões do seu sucesso ou fracasso.

Então, como você encontra os indicadores de email marketing que são adequados para o seu negócio?

Neste artigo, vamos analisar 5 importantes KPIs (indicadores) de email marketing que sua empresa precisa acompanhar, independentemente do setor em que esteja.

#1 Taxa de abertura

Todo assinante da sua base de contatos abre todos os seus emails?

A resposta óbvia é não.

Sua taxa de abertura indica o número de seus destinatários que abriram seu e-mail.

Como mostra quantas pessoas estão realmente interessadas em abrir e ler seus e-mails, esse é um dos principais indicadores de email marketing a serem monitorados.

Ter uma boa taxa de abertura pode significar 3 coisas:

  • Você criou um excelente assunto, ou título de e-mail, que atraiu uma porcentagem considerável de seus destinatários;
  • Você já construiu um ótimo relacionamento com seus assinantes e eles o conhecem bem o suficiente;
  • Você conseguiu desviar da pasta de spam para a maioria dos seus destinatários porque uma baixa taxa de abertura pode, às vezes (nem sempre), mostrar que uma alta porcentagem de seus e-mails está sendo enviada para a pasta de lixo eletrônico.

Leia mais em: Como aumentar minha taxa de abertura de email marketing

Entre as principais razões para alguém abrir seu email estão:

  • nome do remetente;
  • linha de assunto;
  • oferta.

#2 Taxa de cliques

E-mail marketing é tudo sobre como direcionar o tráfego relevante que, em última análise, se converte em mais negócios.

É por isso que a taxa de cliques é um dos indicadores de email marketing mais apropriados para avaliar, quando se trata de entender seus leads e suas motivações.

Ter uma taxa de cliques favorável é um sinal claro de que seus destinatários não apenas abrem seus e-mails, mas também estão envolvidos com o conteúdo.

Isso mostra que seu material está de acordo com as necessidades e desejos dos leads.

Obviamente, antes de procurar uma alta taxa de cliques, você deve ter uma boa taxa de abertura.

A conta é simples: quanto mais emails são entregues e abertos, maior a chance de alguém clicar em seus links.

Você pode calcular a taxa de cliques, ou CTR, com base no número de cliques sobre o número de e-mails enviados.

Taxa de Cliques (CTR) % = (número de cliques / número de e-mails enviados) x 100

Ou, pode calcular a taxa de cliques sobre o número de emails abertos (CTOR-click-to-open rate).

Taxa de cliques (CTOR) (%) =  (número de cliques / número de e-mails abertos)  x 100

Dessa forma, você consegue identificar se o problema da falta de cliques está no conteúdo, afinal a pessoa abriu o e-mail, mas não clicou, ou se o problema está na taxa de abertura.

Em geral, um bom CTOR varia entre 20% e 30%.

# 3 Taxa de cancelamento de inscrição

Quando se trata de indicadores de email marketing, a taxa de cancelamento de assinatura é uma métrica que nunca deve ser ignorada, pois está diretamente relacionada à sua atividade.

A taxa de cancelamento de inscrição informa simplesmente o número de destinatários que clicaram no link “Cancelar inscrição” em seu e-mail.

Mas, esse dado quer dizer muito mais do que isso, não é verdade?

O número de pessoas que disseram que não querem mais receber seus emails, também está te falando, na verdade, que você não está entregando valor para esses assinantes.

Taxa de descadastramento (%) = (número de descadastramento / número de mensagens entregues) x 100

Então, o que é uma taxa de cancelamento de inscrição “saudável”, você pergunta?

Tente mantê-lo abaixo de 2% ou menos.

E, para garantir que você está no caminho certo, garanta que o número de cancelamentos de inscrição se mantenha menor do que o número de novos inscritos. Ou seja, tenha sempre rodando uma campanha de geração de leads forte e consolidada.

A regra geral é procurar uma taxa baixa de cancelamento de inscrição. Isso significa que seus inscritos estão encontrando valor em seus e-mails e desejam continuar recebendo seu conteúdo.

E sim, o aumento súbito na taxa de cancelamento deve ser estudado de perto.

#4 Crescimento da lista

De todos os indicadores de email marketing, o crescimento da lista de emails realmente informa se você está progredindo ou não.

Porque, se sua lista de emails estiver crescendo, você poderá continuar fazendo o que está fazendo. E, se estiver diminuindo, talvez você queira verificar a origem do problema.

De qualquer forma, você não saberá o que está acontecendo a menos que acompanhe a taxa de crescimento da sua lista.

Você precisa se concentrar no crescimento da lista também porque perderá constantemente os assinantes ao longo do ano, que precisam ser substituídos por novos.

Quando você tem uma taxa de crescimento de lista estável, sua lista será saudável o suficiente para tornar suas campanhas de email marketing bem-sucedidas.

Mais uma coisa, concentre-se em tentar obter assinantes segmentados e leads qualificados.

Faça da qualidade sua prioridade, não a quantidade. Ou então não adianta aumentar sua lista.

#5 Taxa de conversão

A taxa de conversão tem importância de destaque sobre os outros indicadores de email marketing.

Porque?

Pois, ela indica negócios!

Diferentes campanhas de email marketing têm objetivos diferentes. Dependendo do que você deseja alcançar em sua campanha, a conversão para você pode ser:

  • inscrição do lead para um evento;
  • preenchimento de um formulário de contato sobre algum serviço ou produto;
  • inscrição para uma demonstração gratuita de um produto ou serviço;
  • download de uma ferramenta ou de um conteúdo (por exemplo, ebook);
  • comprar um produto ou inscrever-se para uma avaliação gratuita.

Uma vez que seus assinantes abrem seu e-mail, o próximo e mais importante objetivo é convertê-los, fazendo com que eles realizem as ações que você deseja.

Portanto, se você estiver divulgando um webinar e enviar um link à sua lista de emails convidando seus leads a participar, todos os destinatários que clicarem nele e entrarem no seminário serão contabilizados como uma conversão.

A razão pela qual a taxa de conversão é um dos mais importantes indicadores de email marketing é porque ela informa o quanto você está perto de alcançar seu objetivo comercial principal.

Atualmente, suas campanhas podem obter resultados muito melhores com a automação de email marketing e com a consolidação de ações de Inbound Marketing.

Os softwares de automação de marketing são capazes de analisar e responder aos comportamentos do seu lead, o que é extremamente valioso e aumenta as chances de conversão.

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