[Guia] 7 passos de como investir em marketing na crise

Como investir em marketing na crise é a pergunta que diversos gestores de empresas se fazem em momentos de recessão.

E não é por menos. Os custos muitas vezes sobem e o faturamento cai vertiginosamente.

É claro, que há sempre aqueles setores que vêem o seu faturamento aumentar por conta de alguma demanda nova trazida pela crise. Mas para esses setores, investir em marketing na crise fica fácil. 

Nosso objetivo é ajudar você, gestor que está procurando ideias de como investir em marketing na crise e sabe da importância de tomar as melhores decisões.

Para você que sabe da importância de continuar a investir em marketing na crise, nós iremos traçar os principais pontos que você deve observar para que suas ações sejam otimizadas. E você consiga extrair o melhor de sua empresa, mesmo em um momento de dificuldade.

Portanto, vamos aos principais pontos que você deve observar para investir em marketing na crise.

7 passos para investir em marketing na crise (com segurança e na plataforma certa)

Antes de mais nada, vamos tirar da cabeça aquele velho pensamento de que cortar os recursos de marketing, na crise, é cortar custos. Não é! Você está cortando investimento.

Se sua empresa é como a grande maioria das empresas, ela precisa de novos clientes e novas vendas. Se você não investir em marketing, como você espera fazer isso?

Marketing não é opcional. Você precisa continuar fazendo se você quer continuar vendendo. Nem que você precise otimizar os seus investimentos, como veremos, não deixe de fazê-los.

Portanto, levando esta questão em consideração, como podemos investir em marketing na crise, mesmo reduzindo parte do investimento?

Para responder a esta pergunta, selecionamos estes principais passos de como você pode agir para que sua empresa sobreviva e saia forte de uma crise.

1. Fazer um estudo do atual cenário

O primeiro passo que você precisa para saber como investir em marketing na crise é fazer uma correta leitura do atual cenário.

A crise é apenas na sua empresa?

É uma crise no setor inteiro?

Uma crise global?

Ao fazer um estudo do atual cenário que sua empresa está vivendo, você terá mais informações para agir e tomar as próximas decisões, pensando no futuro de sua empresa.

Fazer a leitura do atual cenário engloba todos os pontos que foram influenciados pela crise. Como pode ser o caso de seus consumidores.

Em uma crise em que os seus consumidores também estão sendo influenciados, você precisa entender de que forma esse impacto está afetando eles.

2. Recursos financeiros

Feita uma correta leitura do cenário que sua empresa está passando, você já pode começar a pensar nos recursos financeiros.

Esta é a parte mais importante pois é o momento que você estuda o real impacto financeiro que sua empresa vai ter com esta crise.

Ao realizar um estudo de impacto financeiro, você deve levar em consideração vários cenários, tanto otimistas como pessimistas, e traçar estratégias para cada um deles em um curto e no médio prazo.

3. Planejamento

Com uma boa leitura do cenário e um estudo aprofundado dos recursos financeiros da sua empresa, é hora de planejar as suas ações. 

Você precisa dividir as suas ações em 3 partes:

  • Ações de curto prazo;
  • médio prazo;
  • e longo prazo.

Desta forma você conseguirá organizar melhor o que sua empresa precisa. Quais são as prioridades e quais são aquelas ações que deverão ser realizadas no futuro.

4. Investir em ações de marketing de menor custo

Para manter os investimentos de marketing em um momento em que sua empresa tem o faturamento reduzido, você precisa otimizar as suas ações.

Este é o momento de enxugar os custos sem diminuir os resultados. 

Neste cenário, ações como Inbound Marketing tem um ótimo custo/benefício dentro das estratégias de marketing.

O Inbound Marketing é um conjunto de estratégias e ações que tem como objetivo atrair os seus possíveis clientes até você de maneira “orgânica”.

Com o Inbound Marketing você oferece conteúdos que entregam algo de valor para seus clientes. Com estratégias como:

5. Valorizar o seu cliente que já comprou contigo

Este é o melhor momento para você valorizar aquele cliente que já comprou ou tem o costume de comprar com a sua empresa. Afinal, o custo de conversão deste cliente é muito menor.

Portanto, não deixe de pensar ações direcionadas para estes clientes como:

  • promoções;
  • descontos;
  • conteúdos ricos que ofereça algo que o faça sentir especial neste momento.

Valorizar o cliente que você já conquistou é a melhor forma de torná-lo um cliente fiel.

Leia mais em: 9 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar

6. Procurar por oportunidades

Em toda crise há oportunidades!

Depois de colocar a sua empresa em ordem para enfrentar a crise, é hora de procurar por oportunidades, para isso:

  • estude o mercado;
  • acompanhe os seus concorrentes;
  • procure por novas formas de trabalhar os seus produtos;
  • crie novas soluções para atender às necessidades de suas personas.

As possibilidades sempre existem e aqueles que às encontrarem primeiro, irão sair na frente.

7. Traçar estratégias para o pós crise

Depois de tomar todas as ações anteriores, é hora de pensar no futuro e traçar as estratégias para o pós crise.

Procure traçar estratégias com base no aprendizado que você teve durante a crise. Como por exemplo, ter uma reserva de emergência para suprir os custos básicos por um período de tempo maior.

Faça planos e tome ações para que sua empresa fique ainda mais sólida para aguentar momentos como este no futuro.

Não deixe também de mostrar aos seus clientes e colaboradores a força de sua empresa e como ela soube lidar de maneira responsável e sólida em um momento de dificuldade.

Toda crise passa. Mas, é a forma como sua empresa passa por ela que vai diferenciar você de seus concorrentes.

Vamos enfrentar a crise?

A crise, uma hora ou outra, vem para todos. É preciso se precaver e aprender com os erros. Mudar e conquistar novas melhorias.

Investir em marketing é muito mais do que uma estratégia, é uma necessidade.

Portanto, o que vai diferenciar a sua empresa das suas concorrentes é a forma como você toma as suas decisões. Esteja preparado e saia da crise da forma que sua empresa merece.

Para avançar em suas ações você pode contar com a equipe da LAHAR. Somos um software de automação de marketing que pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores nas redes sociais.

Conheça mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa, no vídeo abaixo. 

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