6 livros sobre Inbound Marketing: do plano à prática [nacionais e internacionais]

Como profissional de marketing, no cenário atual de rápida evolução, você precisa estar atualizado sobre tendências, novidades, conceitos e metodologias. Resumindo, sobre tudo o que diz respeito ao seu universo profissional. A internet ajuda a acessar novidades quentes e instantâneas, entretanto, as melhores metodologias são realmente apresentadas detalhadamente, em livros sobre Inbound Marketing, e outras estratégias.

A educação continuada é a chave para uma carreira de sucesso. Técnicas, canais, métodos e estratégias estão em constante mudança e, a fim de auxiliar na formação de um profissional de marketing eficaz, é imperativo acompanhar as últimas tendências e descobertas, do setor.

O Inbound Marketing mudou a forma como promovemos nossos serviços e produtos para que cheguem aos nossos clientes.

Como há tantas partes diferentes de uma estratégia de inbound bem-sucedida, você precisa continuar a se instruir sobre o assunto para desenvolver estratégias eficazes para seus clientes ou para sua própria empresa.

Aqui estão 6 dos melhores livros sobre inbound marketing que você deve ler.

6 livros sobre Inbound Marketing para começar a ler agora!

1.  Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online, de Brian Halligan e Dharmesh Shah

Fazendo uma tradução literal teríamos um título com a tríade que mantém o conceito de origem do Inbound Marketing: atraia, envolva e encante os clientes.

Como os fundadores da Hubspot, Halligan e Shah são reconhecidos como líderes de pensamento em sua indústria. Neste livro, eles discutem cada estágio da metodologia de Inbound e explicam claramente como atrair, converter, fechar negócios e encantar seus clientes, transformando-os em defensores ativos do seu negócio.

Com pouco mais de 200 páginas, este livro é uma opção perfeita para novatos e profissionais. Se você quiser desenvolver uma estratégia eficaz, este é um dos melhores livros sobre Inbound Marketing, por aí. Deve definitivamente estar na sua estante de livros.

Inbound Marketing: Attract, Engage, and Delight Customers Online” é uma atualização do livro, “Inbound Marketing. Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, dos mesmos autores.

Livros sobre inbound marketing

2. Purple Cow, de Seth Godin

Seth Godin fez um nome para si mesmo como uma referência em vários setores. Poucos autores tiveram o tipo de impacto que Godin tem, e esse clássico cult é um dos melhores livros de marketing escritos sobre o assunto. A premissa é que, ou seu negócio é notável ou você é invisível.

Publicado pela primeira vez em 2003 e revisado e ampliado em 2009, Godin iniciou um movimento com a Purple Cow. Sua premissa é que as empresas precisam fazer produtos verdadeiramente notáveis ​​que valham a pena serem comercializados em primeiro lugar.

Em Purple Cow, Godin usa exemplos como Apple, Starbucks e Krispy Kreme para inspirar os leitores a repensarem o que seu marketing realmente está dizendo sobre seus produtos, serviços ou negócios.

Este livro não é exatamente sobre Inbound Marketing, mas é importante para o profissional da área ou empreendedor que deseja aproveitar o movimento em torno do Inbound.

Ele vai levá-lo a pensar criativamente e a criar produtos ou serviços notáveis ​​para encantar seus clientes e fazê-los falar sobre sua marca. Em um mundo que cresce mais competitivo e confuso a cada dia, o desafio de Godin nunca foi tão relevante.

Livros sobre inbound marketing

3. Marketing de Permissão, de Seth Godin

Seth Godin também é autor de “Marketing de Permissão”, outro entre os livros sobre Inbound Marketing obrigatórios para qualquer profissional, que deseje conquistar clientes, dentro do novo comportamento do consumidor, apresentado com a transformação digital.

Seja o comercial de TV que entra no nosso programa favorito ou o telefonema de telemarketing que interrompe uma refeição em família, a publicidade tradicional é baseada na esperança de roubar nossa atenção do que estamos fazendo. Seth Godin chama isso de Marketing de Interrupção que, como as empresas estão descobrindo, não funciona mais.

Em vez de aborrecer os clientes em potencial interrompendo suas atividades, o Marketing de Permissão oferece aos consumidores incentivos para aceitar voluntariamente receber a “publicidade”.

As ações de Marketing de Permissão permitem que as empresas desenvolvam relacionamentos de longo prazo com os clientes, criem confiança, consciência de marca e melhorem as chances de fazer uma venda.

Livros sobre inbound marketing

4. Unmarketing: Stop Marketing. Start Engaging, 2ª edição, de Scott Stratten e Alison Kramer

Em seu trabalho original intitulado, “Stop Marketing. Start Engaging”, Scott Stratten e Allison Kramer exploraram as mudanças do marketing tradicional para o Inbound Marketing.

Enquanto, o “marketing tradicional” é sobre a venda, o Inbound Marketing é sobre educar e envolver os consumidores individualmente.

Nesta segunda edição atualizada, Scott Stratten e Allison Kramer levam você mais adiante na jornada para descobrir o que você está fazendo de errado e o que sua empresa deve fazer para se envolver com seus clientes e construir relacionamentos.

Neste livro, Stratten e Kramer mostram como comercializar seu produto ou serviço por meio da personalização e do marketing de relacionamento, uma tática Inbound que fará seu negócio crescer.

A segunda edição vai mais longe em métodos para “desaprender” as formas antigas de marketing, como panfletos e anúncios, e mostra como atrair e interagir de forma consistente com os clientes certos.

Criar relacionamentos com seus clientes, é educar e engajar, em vez de simplesmente divulgar sua mensagem.

O  livro sobre Inbound Marketing, Unmarketing, inclui as informações mais recentes sobre:

  • criação de ideias;
  • plataformas de mídia social;
  • marketing boca a boca;
  • liderança, e mais.

Tudo com exemplos do que fazer e do que não fazer.

É um dos melhores livros sobre Inbound Marketing para quem procura dominar essa ferramenta.

Livros sobre inbound marketing

5. Everybody Writes: Your Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content, de Ann Handley

Se você quer aprender sobre escrita eficaz, não há melhor professor do que Ann Hadley!

Everybody Writes é ​​cheio de dicas práticas e conselhos para escrever conteúdo relevante, de alta qualidade. Hoje, essa é a habilidade mais importante que você pode dominar se for um especialista em Inbound Marketing.

Este livro orienta você no processo de criação de conteúdo que segmenta seu público-alvo, ou melhor, sua buyer persona, e aumenta efetivamente a conversão, que, vamos ser sinceros, é objetivo final de qualquer conteúdo!

Este livro ajudará você a criar o tipo de conteúdo que vai atrair e reter clientes por meio de comunicação direcionada.

Hoje, somos todos escritores confiando em nossas palavras para transmitir efetivamente nossa mensagem de marketing.

Nossas palavras são nossa moeda, afinal, dizem aos nossos leitores quem somos e o que fazemos. Dominar a arte de escrever conteúdo eficaz aumentará as chances de fazer mais negócios.

Everybody Writes é ​​um guia de campo para a escrita eficaz e um dos livros sobre Inbound Marketing que deve estar em sua biblioteca.

Livros sobre inbound marketing

6. Marketing de Conteúdo. A Moeda do Século XXI, de Rafael Rez

Marketing de Conteúdo. A Moeda do Século XXI foi escrito para iniciantes, mas que também pode ser aproveitado por pessoas de todos os níveis de conhecimento, sejam profissionais de marketing que até ontem faziam o que a publicidade tradicional mandava, ou para empreendedores, que desejam mudar os rumos do marketing da sua empresa,.

Como o título sugere, é um dos livros sobre Inbound Marketing que se concentra no conteúdo, um dos principais braços da estratégia global.

A obra apresenta os tipos e formatos possíveis de produção de um conteúdo nas plataformas digitais, buscando oferecer dicas para aumentar a produtividade, aproveitando melhor o tempo que você tem em mãos, ao mesmo tempo que atrai a atenção das pessoas.

Construir sua base de conhecimento é a melhor maneira de manter sua carreira seguindo em frente. Cada um desses ótimos livros sobre Inbound Marketing irá inspirá-lo a fazer mais, ajudando você a criar estratégias que irão educar, entreter e informar seus leitores e expandir seus negócios!

Livros sobre inbound marketing

Se você deseja conhecer mais sobre outras estratégias de marketing digital, além do Inbound, sugerimos que leia o artigo; “TOP 10 | Livros de marketing digital: do básico ao avançado”.

Para incrementar a estratégia de marketing digital da sua empresa, você pode contar com a LAHAR. Somos uma plataforma de automação de marketing que pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.