O que é Marketing 5.0? Sua empresa está preparada para aplicar?

O marketing 5.0 veio para trazer novas formas de pensarmos a relação entre o marketing, a tecnologia e as pessoas.

Em um mundo com constantes mudanças, o marketing digital precisa estar sempre se atualizando. Sempre acompanhando as inovações, buscando novas formas de criar, comunicar e aumentar o valor durante a jornada do cliente.

“É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade.” – Philip Kotler

Kotler é conhecido como o pai do marketing, e é claro que ele é uma das pessoas por trás do termo marketing 5.0.

Para você entender melhor tudo o que envolve o marketing 5.0, escrevemos este conteúdo completo.

Aqui você verá tudo a respeito do marketing e tecnologias que estão mudando nossa forma de olhar para ele.

  1. Quem é Philip Kotler
  2. A evolução do marketing até o marketing 5.0
  3. O que é marketing 5.0
  4. Quais são os principais elementos do marketing 5.0
  5. Qual o impacto do marketing 5.0 nas empresas
  6. Como aplicar ferramentas de automação de marketing relacionadas ao marketing 5.0 de Philip Kotler?
  7. O Livro: Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade

Segue com a gente para aprender muito mais sobre o marketing, e sua trajetória até o recente marketing 5.0. Começando com o maior responsável por todo esse estudo.

Quem é Philip Kotler?

Philip Kotler é um influente e conhecido economista e estudioso norte-americano. Seus trabalhos se destacam na área do marketing, sendo conhecido mundialmente como “pai do marketing” por todos os seus trabalhos, artigos e livros publicados sobre o tema, ao longo de mais de 50 anos.

Nascido em 1931 na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, Philip obteve seu mestrado lá mesmo, na Universidade de Chicago e logo depois tirou o seu Ph.D. no famoso MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts). Ambos relacionados a Economia.

Além disso, fez também outros dois pós-doutorados. Um em Matemática e outro em Ciências Comportamentais. Respectivamente em Harvard e na Universidade de Chicago.

Começou sua carreira como professor universitário em 1962, na Kellogg School of Management, publicando pouco depois, em 1967, um de seus livros de maior sucesso: Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle.

Para Philip, o marketing era parte essencial da economia, ligando o lucro à satisfação do consumidor e ao bem-estar da sociedade.

Em 2005, foi selecionado pelo Financial Times como o quarto maior guru de negócios, atrás apenas de nomes como Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker

Em 2008, foi listado pelo Wall Street Journal como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios.

Seu currículo é invejável, já tendo prestado consultoria para gigantes como: 

  • IBM, 
  • General Electric, 
  • Bank of America, entre várias outras.

Seus trabalhos na área do marketing fizeram dele um autor conhecido mundialmente, com obras traduzidas para mais de 25 idiomas. 

Mesmo hoje, já com seus 90 anos, continua escrevendo e influenciando, principalmente com sua mais recente obra: “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”.

A evolução do marketing até o marketing 5.0

Acompanhar Kotler, é acompanhar a evolução do marketing. Desde seus conceitos mais básicos, até suas adaptações às constantes mudanças sociais e tecnológicas pelas quais o mundo passa.

Kotler foi trazendo diversos conceitos de marketing que se encaixavam a cada época e estágio. O que nos leva à evolução do marketing 1.0 ao marketing 5.0.

Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Marketing 1.0

A era do marketing 1.0 se voltava ao produto e a empresa. A preocupação era oferecer um bom produto, ter uma empresa com processos saudáveis e com lucro. 

Não se fazia trabalho de segmentação de clientes ou mesmo havia preocupações com pós-venda.

Marketing 2.0

No marketing 2.0 o foco se torna o consumidor. As empresas se empenham mais em conhecer seus clientes. Começam aí a preocupação em capturar dados e analisar estudos sobre hábitos e serviços que melhor atendam às necessidades dos consumidores.

Marketing 3.0

O marketing 3.0 vem com uma visão menos fria sobre o consumidor. Entendendo melhor seu lado humano e buscando ouvi-lo cada vez mais.

Este ponto chegou a partir da transformação digital que deu voz aos clientes, que podiam falar abertamente para um grande número de pessoas em sites, blogs e redes sociais, sobre o que acham de um produto ou marca.

A comunicação das empresas começa a buscar um tratamento mais emocional com os consumidores. De forma que até mesmo as empresas passam a dar mais atenção a seus valores, e onde ela se encaixa, para o bem estar das pessoas.

Marketing 4.0

Em 2016, Kotler e seus co-escritores falaram sobre o marketing 4.0. O momento em que se diferencia do marketing digital para o marketing na era digital

As empresas precisam se preocupar com todos os seus canais de comunicação, para ter uma maior conectividade com seus clientes, por meio do marketing omnichannel.

Uma abordagem de grande integração com estratégias tradicionais do marketing com novas ferramentas digitais. Gerando engajamento e conectividade de seus clientes com a marca.

Marketing 5.0

O marketing 5.0 é o mais recente estudo e lançamento de Kotler.

Lançado agora em 2021, em um cenário de pandemia, com a COVID-19 e o isolamento social. O livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade” busca trazer uma nova perspectiva sobre o que podemos esperar para essa nova fase do marketing. 

E é sobre ela que falaremos um pouco mais, a seguir.

O que é marketing 5.0? 

O marketing 5.0 trata da união entre tecnologia e pessoas, com objetivo de fazer com que as empresas consigam, através de novas tecnologias, dar tratamento cada vez mais personalizado e com alto valor agregado.

Essa relação tem como objetivo conectar verdadeiramente as empresas aos consumidores, a fim de criar um relacionamento mais forte e duradouro.

Quais são os 5 componentes do marketing 5.0?

Para Iwan Setiawan (um dos co-autores do livro), o marketing 5.0 é, em sua essência, baseado em dados. Dados estes que precisam ser trabalhados da melhor forma possível pelas equipes de criação e comunicação.

Desta forma os componentes de marketing se dividem em 2 disciplinas e 3 aplicações:

  1. Marketing baseado em dados (disciplina 1)
  2. Marketing ágil (disciplina 2)
  3. Marketing preditivo (aplicação 1)
  4. Marketing contextual (aplicação 2)
  5. Marketing aumentado (aplicação 3)

Vamos entender um pouco melhor cada um destes 5 componentes.

1. Marketing baseado em dados

O principal ponto aqui é a coleta e classificação dos dados.

Em um momento em que geramos tantos dados, as empresas precisam criar formas de organizar suas coletas de dados, de todas as fontes. Internas e externas. De forma que se consiga construir uma base de dados sólida para as decisões de marketing.

Leia também: Como usar análise de dados para marketing na sua empresa?

2. Marketing ágil

Esta disciplina se refere aos esforços organizacionais para que suas equipes estejam trabalhando com a maior agilidade possível. Fazendo uso de ferramentas e processos que buscam um melhor fluxo de trabalho. Unindo tecnologia e marketing.

Dessa forma, as equipes podem trabalhar de maneira eficiente, e preparadas para as constantes mudanças mercadológicas. 

3. Marketing preditivo

O trabalho com marketing preditivo está diretamente ligado às análises de dados que fornecem informações sobre oportunidades.

Com base nessas análises as empresas podem prever antecipadamente novas tendências, realizar testes e identificar oportunidades.

Ao unir a base de dados ao machine learning no marketing, é possível também automatizar este trabalho. Tornando ainda mais eficiente este processo.

4. Marketing contextual

O marketing contextual está relacionado a criação de perfis de consumidores. Principalmente com o uso de tecnologias de aprendizado de máquina para dar aos consumidores interações personalizadas.

Com isso, as empresas podem personalizar ainda mais seu relacionamento com seus consumidores.

5. Marketing aumentado

O marketing aumentado se relaciona diretamente com ferramentas de automação de marketing, pois é o uso de tecnologias para melhorar a produtividade dos profissionais de marketing. Por exemplo com o uso de assistentes virtuais e chatbots.

O termo “aumentado” tem referência ao objetivo de se relacionar com o cliente da maneira mais próxima possível a uma interação humana.

Qual o impacto do marketing 5.0 nas empresas?

O marketing 5.0 impacta diretamente diversos aspectos da empresa. A começar pelo foco na importância de ferramentas de automação de marketing e na coleta e tratamento de dados.

As empresas precisarão de cada vez mais informações sobre seus clientes para entregar melhores serviços e uma comunicação cada vez mais personalizada.

A união de tecnologia e marketing garante atendimento personalizado a uma demanda cada vez maior de clientes.

Com isso, poderemos ver empresas cada vez mais presentes na vida de seus clientes. Criando relacionamento em diversos canais diferentes, de forma personalizada, e com a ajuda da tecnologia.

Como aplicar ferramentas de automação de marketing relacionadas ao marketing 5.0 de Philip Kotler?

Agora que você viu mais sobre o que é marketing 5.0 e suas diferenças para o marketing 4.0, vamos entender quais são estas ferramentas que se relacionam diretamente com as estratégias de marketing de Philip Kotler e como aplicá-las em sua empresa.

O uso de tecnologia e marketing já não é mais novidade para ninguém, a novidade são as novas ferramentas e as novas funcionalidades que hoje você pode contar.

Separamos 3 que você pode aplicar facilmente em sua empresa. E onde consegui-las:

  1. Chatbot
  2. Automação de email marketing
  3. Software de automação de marketing

Vamos aprender um pouco mais sobre eles.

1. Chatbot

Um chatbot é uma inteligência virtual programada para atender seus clientes. Com ele você consegue organizar e resolver problemas sem mesmo precisar da ajuda humana.

Os chatbots estão ficando cada vez mais evoluídos e grande parte deles já contam inclusive com inteligência artificial.

É um serviço que está ficando cada vez mais comum, conforme diversas opções chegam ao mercado.

Um serviço essencial que traz agilidade no atendimento de seu cliente e economia na folha salarial.

2. Automação de email marketing

A automação de email marketing é uma das formas mais básicas de comunicação personalizada que sua empresa pode fazer atualmente.

Existem diversas empresas que oferecem o serviço e você pode criar diversos emails automáticos, para cada um de seus fluxos de comunicação.

3. Software de automação de marketing

Existe uma opção de software de automação de marketing que é muito mais do que a automação de envio de emails, mas inclui muitas outras funcionalidades. 

A LAHAR é um software completo para automação de marketing desde o tráfego de seu site, passando por suas redes sociais, até a comunicação direta com seus clientes.

Com a ajuda de seu software você tem acesso a diversas ferramentas para estratégias de:

  • atração;
  • conversão;
  • relacionamento (CRM);
  • vendas;
  • análises de dados;

Na LAHAR você encontra soluções para empresas de todos os tamanhos, com a qualidade de quem já ganhou o prêmio ABComm de melhor ferramenta de Marketing Digital, em 2017 e 2019..

Se você procura uma solução completa para automatizar o marketing da empresa, e dar passos rumo ao marketing 5.0, o sistema da LAHAR pode ser o que você precisa.

O Livro: Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade

Como você pôde perceber, o livro “Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade”, de Philip Kotler e seus co-autores, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, mostra como o uso de inteligência artificial pode unir cada vez mais consumidores e empresas.

Neste livro, vemos a inteligência artificial como grande aliada no marketing 5.0. Se aproximando cada vez mais da inteligência humana, sempre com o objetivo de ajudar.

O livro já se encontra traduzido em português por André Fontenelle, e distribuído pela editora Sextante.

Ficou por dentro do marketing 5.0?

Como você pôde acompanhar, o marketing passa por diversos momentos ao longo do tempo. De acordo com a época em que vivemos, os costumes e as tecnologias que temos em mãos.

Ao ler sobre as estratégias de marketing de Philip Kotler fica claro como o marketing é uma disciplina “viva”, em constante mudança. Esteja sempre atento, se você não quiser ficar para trás!

Lembre-se que, se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a dar passos rumo à modernização do marketing da sua empresa, entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca.

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