Marketing Ágil: o que é, seus valores, princípios e maiores vantagens para o seu negócio

Vivemos uma era de mudanças rápidas e constantes. O mundo está em evolução contínua e não dá mais para fazer um planejamento anual de conteúdos ou esperar o ano inteiro para rever suas estratégias de marketing – a não ser que você queira ficar para trás.

Se você ainda faz planejamentos anuais de marketing e realiza reuniões que poderiam ser um e-mail, está na hora de deixar o Marketing Ágil entrar na sua vida e na cultura da sua organização. Não dá mais para perder tempo.

Mas, afinal, como o agile marketing transforma a sua organização? Ele ajuda a tornar processos mais eficazes e a aumentar a produtividade da sua equipe. E essa mentalidade é fundamental dentro da realidade vivida nos dias de hoje, onde as mudanças em relação ao comportamento da sociedade são constantes.

Se pudéssemos resumir o Marketing Ágil, diríamos que se trata de um uso mais inteligente e rápido dos recursos disponíveis. Seu principal objetivo é ganhar eficiência e qualidade no que está sendo entregue pelo time. 

Mas você sabe o que são metodologias ágeis, agile marketing e como aplicá-lo na sua equipe? Fica tranquilo, você está no melhor lugar para descobrir!

O que é a metodologia ágil?

Uma metodologia de gestão de projetos ágil feita por meio de ciclos curtos de trabalho e melhoria contínua – com uma abordagem iterativa e incremental – que gera resultados mais rápidos e eficazes. Como diz Jeff Sutherland, um dos criadores do Scrum (um framework ágil), agilidade “é a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.

No ano de 2001, cerca de dezessete profissionais da área de desenvolvimento de software – que já utilizavam métodos como o Extreme Programming e o Scrum -, promoveram um encontro para discutir novos modelos de construção de software. 

Foi exatamente aí que surgiu um documento que mudaria o universo de desenvolvimento e, posteriormente, tantos outros – como o de marketing. Esse manifesto descrevia os valores e princípios fundamentais para um desenvolvimento de software com resultados mais eficientes e eficazes. 

Confira os 4 valores e os 12 princípios trazidos nesse manifesto e que são fundamentais para qualquer transformação de mindset tradicional em mindset ágil. Os quatro valores são:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder às mudanças mais que seguir um plano.

Além disso, há também os 12 princípios presentes no manifesto, que podem ser resumidos assim: 

  1. Geração de valor
  2. Flexibilidade
  3. Frequência
  4. União
  5. Motivação
  6. Comunicação
  7. Funcionalidade
  8. Sustentabilidade
  9. Revisão
  10. Simplicidade
  11. Organização
  12. Autoavaliação

Esses são os princípios que norteiam a metodologia ágil no desenvolvimento de softwares, mas cada indústria que absorve o agile precisa adaptar esses valores e princípios ao seu contexto, inclusive o agile marketing.

Os três grandes objetivos desse documento eram:

  • foco em entregar valor para o cliente;
  • melhoria contínua;
  • rápida adaptação às mudanças de contextos. 

Ou seja, o principal fundamento da metodologia ágil – também conhecida como agilidade ou agile – é ser adaptável. Não ficar parado diante das mudanças do mercado e das respostas constantes dos consumidores às suas estratégias.

O que é Marketing Ágil?

Marketing Ágil

O agile marketing é a adaptação dos métodos ágeis para a área de marketing. Surgida originalmente no universo do desenvolvimento de softwares, a agilidade trata-se de um conjunto de valores e princípios que buscam tornar – e tornam – as estratégias mais eficientes, eficazes e adaptáveis às mudanças do mercado – e do mundo. 

Ou seja, o agile marketing veio para levar as equipes de marketing até a era digital, respondendo rapidamente às transformações do mercado de maneira colaborativa, contínua e focada na experiência do consumidor.

O marketing precisa – e deve – agir mais rapidamente. E para que isso aconteça, a agilidade provoca algumas transformações culturais nas equipes de marketing.

  • Para ser ágil, é preciso ser mais colaborativo e flexível;
  • Para responder rapidamente ao mercado, é necessário estar sempre focado no consumidor;
  • Para ter melhorias contínuas, é preciso planejar e avaliar as estratégias em períodos mais curtos.

Com essa mudança de mindset, a transformação ágil do marketing tradicional – que passa a ser agora o marketing ágil – torna sua equipe mais produtiva, maximiza sua eficiência e melhora suas entregas. 

Quais são os valores e princípios do Agile Marketing?

Ao longo desse texto conhecemos o Manifesto Ágil, que foi o ponto de partida para que a metodologia ágil se espalhasse por diversos setores para além da área de tecnologia. 

Essa expansão da agilidade provocou uma reação nos outros setores adeptos a metodologia, que compreenderam a necessidade de adaptá-la aos seus próprios contextos e trazer ganhos ainda mais assertivos diante de sua realidade.

Com isso, em 2012, os profissionais de marketing criaram o seu próprio manifesto. Em um evento denominado SprintZero, realizado em São Francisco (EUA), foram documentados os valores fundadores de uma metodologia agile para o marketing. Dessa maneira, surgiu o Agile Marketing Manifesto.

O Agile Marketing Manifesto, embora menos popular que o tradicional, conta com 7 valores e 10 princípios que norteiam os profissionais de marketing que desejam seguir essa metodologia.

Conheça, a seguir, cada um desses sete valores capazes de grandes transformações no seu jeito de fazer marketing. Confira!

  1. Validar aprendizado mais que seguir opiniões e convenções

É preciso que todos compreendam o caráter não-linear do Agile Marketing. 

Esse jeito ágil de fazer marketing consiste, basicamente, em um processo contínuo e cíclico de validação do aprendizado a partir de três etapas básicas: implementar-mensurar-aprender.

Ou seja, em vez do time tomar suas decisões baseadas em convenções do mercado ou obedecendo algum superior imediato, o marketing ágil trabalha com o que realmente importa: dados, testes e experimentações.

  1. Colaboração centrada no consumidor mais que isolamento e hierarquia

O Marketing Ágil tem como um de seus princípios o trabalho em colaboração e focado nas necessidades do consumidor. Ou seja, o conhecimento é compartilhado não só com a equipe, mas também com outros setores, para que as tomadas de decisão sejam feitas em comum acordo, sempre visando as reais necessidades do cliente.

O marketing ágil veio para flexibilizar estruturas e acabar com hierarquias e burocracias.

  1. Campanhas adaptativas e iterativas mais que grandes campanhas lineares

No marketing tradicional estamos acostumados a ver ou criar campanhas publicitárias com desenvolvimento linear. O que isso significa? Que elas envolvem um grande orçamento e ficam no mercado por bastante tempo, sem perspectivas de adaptações ao feedback do público.

Ao contrário do que acontece no marketing ágil, onde há uma abordagem não linear e iterativa. Partindo de uma pequena estratégia implementada e medindo o seu sucesso, ela vai sendo ajustada, lançada novamente e assim sucessivamente, aprimorando constantemente sua campanha.

  1. O processo de descoberta do consumidor mais que previsões estáticas

Nesse valor, mais uma vez o processo de aprendizado do agile marketing cumpre um papel não linear. O aprendizado sobre o consumidor é um processo contínuo de descoberta, onde é necessário se manter acompanhando seu comportamento, medindo resultados e reações e aprimorando sempre.

  1. Planejamento flexível mais que planejamento rígido

Sem flexibilidade, sem agile marketing. De que outra maneira o negócio será capaz de se adaptar às transformações do mercado e às respostas dos consumidores senão sendo flexível?

Um planejamento anual gigante não faz o menor sentido em um marketing que busca se adaptar à realidade do mercado. Os ciclos curtos dos métodos ágeis demandam um planejamento rápido e adaptável.

  1. Responder às mudanças mais que seguir um plano

Assim como no Manifesto Ágil original, o Agile Marketing Manifesto também precisam responder às mudanças, visto que vivemos em um mundo – e, consequentemente, num mercado – dinâmico e imprevisível.

Ou seja, mais importante do que seguir um plano de marketing sem nenhum questionamento, o marketing ágil enxerga a mudança como parte do processo e como uma chance para evoluir cada vez mais suas estratégias em prol do consumidor.

Não importa se essa mudança altera todo o seu planejamento, o que importa é ganhar vantagem competitiva diante da concorrência.

  1. Pequenos experimentos mais que grandes apostas

No marketing tradicional, o planejamento de uma campanha grande pode levar até meses para ser feito, envolver diversos funcionários e uma grande fatia do orçamento. Imagina se der errado?! Tem certeza que a melhor saída é esperar um mês para ajustá-la conforme diz o planejamento?

No agile marketing a proposta é: pequenos experimentos em ciclos curtos. Prove seu sucesso – ou a falta dele –  o mais rápido possível e corra para fazer os ajustes necessários. Ou seja, melhore sua estratégia, – sucessiva e constantemente – e alcance os melhores resultados.

Como já foi dito, além dos sete valores, o agile marketing manifesto traz também seus dez princípios, embora não tenham sido definidos no dia do SprintZero. Continue a leitura para saber quais são.

Os 10 princípios do Agile Marketing Manifesto

Confira a seguir, 10 boas práticas, popularmente conhecidas como os dez princípios do marketing ágil que, se traduzidos e resumidos, são assim: 

  1. A prioridade número 1 deve ser a satisfação do cliente, com entregas rápidas e contínuas que resolvam seus problemas;
  2. Abrace as mudanças. Responder rápido às mudanças é um grande diferencial competitivo;
  3. Ter frequência de entrega de programas de marketing de algumas semanas a alguns meses, de preferência na escala de tempo mais curta;
  4. Alinhamento próximo do time de marketing com a gerência, vendas e desenvolvimento;
  5. Criar um ambiente com suporte e confiança que possibilitem a motivação da equipe;
  6. Compreender a tríade implementar-mensurar-aprender como a principal fonte de progresso;
  7. Manter um ritmo de desenvolvimento constante e contínuo para que seu marketing seja sustentável; 
  8. Não ter medo de errar, mas não repetir o mesmo erro duas vezes.
  9. Aumenta a agilidade mantendo uma atenção contínua aos fundamentos de marketing e ao bom design;
  10. Simplifique sempre..

Ferramenta agile: conheça os frameworks ágeis na prática

O agile marketing tem como objetivo utilizar a metodologia ágil na gestão de projetos por meio de sistemas e ciclos pré-definidos. Isso ajuda na previsibilidade e controle das ações. Vamos conhecer alguns desses frameworks? Confira!

1. Scrum Marketing

O framework scrum divide projetos em ciclos curtos, que costumam durar entre duas ou quatro semanas – são as chamadas Sprints, e as tarefas que precisam ser feitas ficam numa lista conhecida como backlog.

Uma Sprint só se inicia após o planejamento e a priorização das tarefas que serão feitas. Após esse primeiro momento, é hora da priorização, as tarefas são priorizadas e distribuídas na chamada Product Backlog. 

O Scrum Marketing demanda a realização de reuniões diárias para acompanhamento, como a Daily, que serve para que a equipe esteja alinhada sobre o que foi feito no dia anterior e o que será feito no dia atual.

Há também a Sprint Review, uma reunião importante que deve acontecer ao final da Sprint para que sejam apresentadas as ações que foram feitas naquele ciclo.

Por fim, existe a Sprint Planning encerrando o ciclo, ao ser feito o planejamento da próxima Sprint.

2. Kanban

O sistema Kanban que foi criado na Toyota evoluiu e agora está presente também no marketing ágil. 

Hoje ele é visto como o framework ágil mais simples de ser implementado junto às equipes de marketing. 

Mas, afinal, o que é o Kanban? 

O Kanban é um sistema visual de “cartões” – que podem ser feitos tanto em formato de post-its quanto de maneira digital – e que, na prática, são distribuídos ao longo de um quadro dividido em três colunas: “para fazer”, “fazendo” e “feito”. 

Cada “cartão” representa uma tarefa e deve ser movido entre as colunas conforme o seu status. 

Atenção: É fundamental determinar um limite de tarefas em andamento por colaborador.

Para saber mais sobre este framework: O que é Kanban? Entenda como funciona esse método

3. Lean

O lean funciona como um gerenciamento que busca evitar desperdícios, empregando apenas o necessário para a realização de algum processo ou projeto.

Suas ações que merecem mais destaque são: 

  • Identificar e eliminar problemas que atravancam os processos de maneira contínua;
  • Eliminar ruídos de comunicação, garantindo que o fluxo de trabalho esteja claro para todos;
  • Indicar a ordem de prioridade das entregas da equipe;

A metodologia lean tem sido bastante utilizada no agile marketing pois ambos visam simplificar e usar os recursos necessários. 

Por que utilizar o Agile Marketing?

Agora que você já está por dentro dos principais conceitos do universo ágil, vamos conferir as vantagens de utilizar o agile marketing na sua organização?

  • Aumento da produtividade: alcance mais resultados em menos tempo.
  • Maior eficiência: faça as coisas da melhor maneira.
  • Foco no consumidor: entrega de valor e atenção à maneira como eles respondem às estratégias
  • Maior adaptabilidade: abrace as inevitáveis mudanças de mercado e prepare planos flexíveis que podem se adaptar a qualquer momento.
  • Alinhamento de equipe mais efetivo: equipes ágeis se reúnem constantemente e, juntos, reveem os planos, compartilham as tarefas, testam e mensuram resultados.
  • Auxilia na transformação digital:  uma transformação que insere a empresa na velocidade da era digital
  • Estimula a inovação: ideias inovadoras não surgem em estruturas rígidas e hierarquizadas.

Pronto para aplicar o marketing ágil na sua organização?

Ficou claro que o Agile Marketing, mais do que um conceito, é uma metodologia que exige mudanças culturais e de mindset, certo? 

É preciso compreender bem o marketing ágil, para assim poder definir o framework mais adequado ao seu negócio e envolver os colaboradores nessas mudanças.

Para além da transformação de mindset é importante sempre contar com um software de automação para que sua equipe de marketing otimize o trabalho e tenha um desempenho fora da curva, alcançando resultados exponenciais. Por isso, conheça a Lahar e comece já sua transformação!

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