Marketing digital: o que é e as TOP 6 estratégias para gerar + ROI e otimizar seu investimento

Marketing digital é um dos termos mais abordados quando o assunto é a divulgação de marcas, produtos e serviços. 

Sem dúvida, o conjunto de estratégias que fazem parte do marketing digital trazem benefícios significativos para as empresas, democratizando o acesso a estratégias de marketing que, até pouco tempo, eram monopolizadas por empresas com capital suficiente para estar no horário nobre da TV.

Sejam empresas pequenas, médias ou grandes, ou mesmo microempreendedores individuais, todo mundo tem acesso às estratégias de marketing digital e aos benefícios que elas podem trazer para o negócio. 

Entretanto, como tudo dentro da sua empresa, é preciso saber como fazer, para que o resultado seja realmente eficiente. 

Além disso, mesmo o marketing digital exige investimento, seja na contratação de profissionais que saibam executar as campanhas ou na própria execução de estratégias como anúncios pagos em plataformas online. 

É claro, você também pode começar sozinho, seguindo as dicas de blogs e sites – este artigo – e canais gratuitos como redes sociais, para reduzir seus custos e aproveitar alguns benefícios que as plataformas digitais podem oferecer. 

Mas, como colocar tudo isso em prática? Para responder a essa e outras perguntas, vamos começar do começo, entendendo o que é marketing digital.

O que é marketing digital?

Marketing digital é o nome dado a um conjunto de estratégias que usam os ambientes digitais para levar a mensagem de uma empresa a outras pessoas, por meio da internet e das ferramentas que podem ser acessadas por meio dela. 

Uma das características mais marcantes do digital, que mudou a forma de fazer marketing, é a contrapartida, ou seja, a capacidade de quem recebe a mensagem de uma marca em responder a ela. Interagir. 

Para que você possa entender mais detalhadamente, vamos a um exemplo. Considere um anúncio de TV. Quando você é impactado por um anúncio de televisão não há um canal direto para que você possa interagir com a empresa que acabou de apresentar sua mensagem. 

De maneira geral, não é possível curtir, comentar ou compartilhar a mensagem. Também não é comum que você possa fazer uma pergunta sobre o produto ou solicitar um orçamento à empresa.

Era assim que o marketing era antes do digital: unilateral. Mas, as coisas mudaram. 

Voltando, uma das principais características do marketing digital é justamente a possibilidade de interação entre marcas e usuários, em tempo real, no mesmo canal em que a mensagem foi compartilhada. 

Quando essa possibilidade surgiu, as empresas e agências de marketing precisaram se reinventar. E se você está começando agora a entender o que é marketing digital, é fundamental que tenha em mente que não estamos falando apenas de um novo canal para você divulgar sua empresa.

Estamos falando de canais com características próprias, que precisam ser respeitadas para que você tenha sucesso. E a primeira delas é a preocupação em se relacionar com o público. 

Por que investir em marketing digital?

Uma das perguntas que podem estar passando pela sua cabeça é: qual é a função do marketing digital? Ou ainda, porque investir em marketing digital? 

Entre as funções do marketing digital dentro da estratégias de uma empresa, estão: 

  • atrair mais pessoas para conhecer sua marca, produto e serviço, 
  • se relacionar com clientes e potenciais clientes,  
  • apresentar seus produtos e serviços para o mercado, 
  • conquistar novos clientes,
  • fidelizar clientes,
  • oferece novas opções de atendimento ao cliente, 
  • ampliar o mercado de atuação da empresa, já que a internet derruba as barreiras geográficas e permite levar uma marca para outros locais de maneira mais simples e barata,
  • permite a otimização das campanhas ao apresentar os resultados des cada ação de marketing, permitido que a equipe entenda quais estratégias estão – ou não estão – trazendo os resultados desejados, 
  • possibilidade de anunciar nos mesmos locais que grandes empresas, com um custo mais acessível, 
  • possibilidade de escolher quanto será investido em cada campanha e interromper os anúncios quando desejado,
  • ampliar ao alcance e a reputação da marca, 
  • contribui para o aumento das vendas e mais. 

Como funciona o marketing digital? 

O marketing digital funciona por meio de suas estratégias, sobre as quais falaremos ainda neste artigo. 

Entretanto, para criar uma estratégia de marketing digital não basta criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram. É preciso ter objetivos, definir um público, criar um plano de ação e acompanhar resultados. 

O marketing digital, na verdade, toda a tecnologia e a transformação digital mudaram a forma como as pessoas se comunicam, se comportam e fazem compras. Isso quer dizer que as empresas também precisam mudar a forma como fazem suas vendas. 

De fato, 78% dos usuários da internet realizam pesquisas sobre produtos que desejam comprar usando plataformas digitais como as redes sociais e ferramentas de pesquisa. 

Isso quer dizer que sua empresa precisa estar nesses canais para ser, ao menos, cogitada como opção de escolha pelos consumidores. 

Entretanto, mais do que estar presente, é preciso saber a forma mais eficiente de criar essa presença. Nesse sentido, a ideia de como funciona o marketing digital inclui:

  1. definir a persona do negócio. A persona do negócio é uma definição de público alvo muito mais detalhada e completa, que facilita a comunicação com essas pessoas. Entenda mais sobre o assunto no artigo, “O que são buyers personas e quais os motivos para adotá-las em sua estratégia”
  2. pesquisas sobre quais canais digitais são os preferidos dessas personas, 
  3. entender quais são os diferenciais do seu produto ou serviço,
  4. definir os canais de comunicação que serão usados, 
  5. criar um plano de ação que considere as etapas do funil de vendas
  6. estabelece metas e objetivos gerais e para cada campanha, 
  7. montar um cronograma de marketing, para que todas as atividades sejam realizadas no momento certo,
  8. acompanhar as métricas de marketing digital, para otimizar os resultados das campanhas e melhorias no retorno sobre investimento. 

Para que você possa ter uma visão completa desse passo a passo, possa criar um plano de marketing digital eficiente, indicamos que acesse o artigo,Como fazer um plano de marketing: 6 etapas para gerar resultados”. 

Principais estratégias de marketing digital

Na lista das principais estratégias de marketing digital estão: 

  1. Inbound marketing
  2. Marketing de conteúdo
  3. Links patrocinados ou anúncios pagos
  4. Redes sociais
  5. E-mail marketing
  6. SEO

Entenda mais sobre cada uma dessas táticas, a seguir. 

Inbound marketing

O Inbound Marketing é na verdade o nome dado a uma forma de organizar uma série de outras estratégias de marketing, entre elas, o SEO, e-mail marketing e marketing de conteúdo. Todas elas podem ser usadas no Inbound Marketing. 

O Inbound Marketing, ou marketing de atração, é construído sobre a lógica do funil de vendas, que divide as táticas de marketing e o planejamento de marketing em etapas relacionadas à jornada do cliente, são elas: 

  • Atração
  • Conversão
  • Venda
  • Fidelização

Dentro de cada etapa, um conjunto de estratégias de marketing é mais indicado para o relacionamento com o cliente, observe na imagem abaixo.  

marketing digital

Enquanto as redes sociais são usadas para atrair visitantes para as páginas do site ou landing pages de uma empresa, essas mesmas landing pages são ideais para converter visitantes em leads. Os leads, por sua vez, são nutridos e convertidos por meio de estratégias de e-mail marketing. 

Esse é apenas um exemplo do funcionamento da estratégia de Inbound Marketing. Como você pode ver na imagem acima, existem várias opções de canais, que fazem parte desse modelo estratégico. 

No vídeo abaixo você tem acesso a uma super explicação sobre Inbound Marketing e a importância dessa forma de pensar e organizar o marketing para empresas! Vale a pena dar o play! Além do vídeo também vale a pena conferir nosso artigo, “O que é Inbound Marketing e como aplicá-lo ao seu negócio”. 

Marketing de conteúdo

Muita gente confunde Inbound Marketing com marketing de conteúdo, mas a verdade é que o marketing de conteúdo é apenas uma das estratégias usadas pelo Inbound para atrair e converter leads e clientes.

O marketing de conteúdo parte de princípio que é preciso oferecer algo de valor para atrair consumidores.

Seja na produção de blog posts que vão contribuir para o rankeamento das páginas da sua empresa nos resultados relacionados do Google (estratégias de SEO) ou na produção de ebooks que vão contribuir para a conversão de visitantes em leads

O marketing de conteúdo pode ser pensado para todas as plataformas e dentro de todas as estratégias, afinal, o tempo todo você usa conteúdo para se comunicar com o cliente. 

Dentro da estratégia de marketing digital, a produção de conteúdo relevante é indispensável para a atração e conversão do público da sua empresa.

Conteúdos relevantes são aqueles que oferecem valor para a persona da sua empresa, ou seja, resolve – ou ajuda a resolver – alguma dor de potenciais clientes, tira dúvidas, e mais. 

Uma das formas de entender qual conteúdo é de valor para seu cliente é entender o que ele está buscando na internet. Para isso, você pode usar ferramentas gratuitas como Google Trends e Google Keyword Planner, ou mesmo ferramentas completas de marketing digital, como as de automação de marketing

Links patrocinados ou anúncios pagos

Você já deve ter sido impactado por anúncios de outras empresas enquanto navegava pela internet, seja em redes sociais ou mesmo em outros sites e portais. 

Os anúncios permitem que seu produto ou serviço chegue a potenciais clientes, permitindo que você segmente esses anúncios para que alcance apenas usuários que tenham o perfil que você estabelecer como ideal. Tudo isso pode ser feito dentro das plataformas como:

  • Google Ads, 
  • Facebook Ads, 
  • LinkedIn Ads
  • Instagram Ads e mais. 

Uma opção cada vez mais estratégica para as empresas é o remarketing e se você tem um e-commerce pode alinhar isso a ações de anúncios no Google Shopping

Leia também: Como fazer remarketing no Google e Facebook Ads? [TUTORIAL]

No vídeo abaixo você tem acesso aos principais insights sobre como e porque anúnciar no Facebook Ads. Confira!

Redes sociais

As redes sociais funcionam como a porta de entrada de muitos anunciantes e empreendedores no marketing digital, entretanto, criar uma página de sucesso vai muito além de ter muitos seguidores ou fazer publicações periódicas. 

Assim como outros canais, as redes sociais demandam planejamento. É preciso, por exemplo, ter em mente o conteúdo que será publicado para gerar valor ao cliente, e não apenas ser uma vitrine de seus produtos ou serviços

Além disso, a interação com os usuários dos canais e seguidores da sua empresa precisa ser muito bem trabalhada, com respostas rápidas e com a linguagem correta. 

As redes sociais também são importantes canais para estratégias de anúncios pagos, como já citamos acima. Logo, é importante incluir esse aspecto no seu planejamento.

Outra tática de marketing que deve ser considerada ao investir em redes sociais é o uso de influenciadores digitais para ampliar o alcance e reputação da sua marca. 

Essa estratégia pode contribuir muito para que você faça novas vendas em um curto período de tempo. Vale conhecer mais sobre essa tática no artigo, “5 dicas de COMO encontrar influenciadores digitais certos para sua marca”. 

E-mail marketing

Ao contrário do que você pode ler por aí, o e-mail marketing vale a pena, principalmente, quando faz parte de uma estratégia eficiente de geração e gestão de leads. 

O e-mail marketing é a estratégia de marketing digital que gera mais retorno sobre investimento do mercado, sendo $38 para cada $1 investido

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

SEO

Conquistar o primeiro lugar de uma pesquisa no Google, organicamente,esse é o sonho de muitos empreendedores e pode ser conquistado por meio do SEO. 

Segundo pesquisas, o primeiro resultado da busca orgânica do Google recebe 1/3 (cerca de 33%) de todo o tráfego de pesquisa. Enquanto isso, o segundo fica com cerca de 17% dos cliques e o terceiro com 12%, conforme as posições vão “caindo” também cai o percentual de cliques. 

Logo, estar bem posicionado no Google vai garantir que a sua empresa tenha mais tráfego orgânico. 

Para conquistar as primeiras posições do Google sua empresa não faz anúncios, mas cria páginas mais eficientes alinhadas aos critérios do algoritmo do Google. 

O vídeo abaixo é muito completo sobre o assunto, e mesmo que você não tenha um e-commerce, todos os tópicos vão poder ser aplicados no site e na estratégia da sua empresa, por isso, vale a pena assistir. 

Ferramentas para marketing digital

Como você viu, entender o que é e como funciona o marketing digital exige conhecimento sobre várias estratégias. Executar tudo isso sozinho pode ser um desafio difícil de executar sem as ferramentas certas ao seu lado. 

A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo. 

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas, como o disparo de e-mail marketing e publicações nas redes sociais, essa ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • criação de campanhas e automação de e-mail marketing;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing e qualificação de leads;
  • relatórios que ajudam na avaliação dos resultados das ações de marketing e na tomada de decisão;
  • e mais!

Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como nosso software de automação de marketing pode ajudar na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais, acesse nosso site, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias. Assista ao vídeo abaixo e entenda como podemos ajudar pequenas, médias e grandes empresas.

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