Marketing digital de resultados: 4 dicas e mais de 10 ferramentas

O que são estratégias de marketing digital de resultados? São todas as ações digitais que possuem uma mensuração de dados detalhada, possibilitando assim, criar uma base de informação para melhorias e otimizações de resultados. Não só pensando em estratégias com fim de vendas, mas também ações que visam otimizar as ferramentas para trazer mais tráfego, mais leads, e etc.

A palavra de ordem quando se pensa em um trabalho focado em resultados no marketing digital é otimização! Focar na melhoria constante para atingir melhores resultados em seu plano de marketing.

Nesse post vamos dar dicas de como é possível implementar uma cultura de marketing digital para resultados no dia a dia do seu negócio.

Acostume-se a olhar os números

Às vezes parece um pouco redundante falar de marketing digital para resultados, afinal, o objetivo é sempre conseguir bons resultados com ações de marketing.

A diferença está na forma como definir ações e analisar seus resultados, os dados serão ponto chave aqui. Por isso, você precisa se tornar um profissional data driven, ou seja, ser guiado pelos números.

Criar uma rotina de análise de dados é essencial para que isso se torne um hábito e cada vez mais você consiga implementar ações com base em números.

Nossa dica, comece com uma rotina semanal de análise de dados. Um mesmo dia e horário reservado na agenda para o seu encontro com os números. Já deixe marcado na agenda para você não acabar deixando ele de lado se alguma situação mais urgente aparecer.

Aos poucos você começará a se acostumar com essa rotina e até começará a sentir falta dela.

Veja também: Como criar um plano de marketing: guia do 0 para dar resultados

Defina suas métricas principais

Não basta somente separar um horário para analisar os números, é importante ter em mente quais são as métricas essenciais para o negócio andar.

Dependendo da sua posição na empresa, as métricas analisadas serão diferentes. Independente de em qual cargo você esteja, não defina mais de 5 métricas principais para o seu trabalho funcionar, até porque, dados de mais em alguns momentos podem mais confundir que ajudar.

No caso de um profissional que trabalhe com marketing digital para resultados, as métricas principais poderiam ser: Visitas Totais, Visitas Tráfego Orgânico, Visitas Mídia Paga, Taxa de Conversão em Leads e ROI (Return on Investment).

Estude sobre Growth Hacking

Você já deve ter ouvido falar sobre Growth Hacking? Muitas empresas estão buscando cada vez mais implementar técnicas de Growth em sua empresa, pelo fato que essa mentalidade ajuda no desenvolvimento rápido de negócios.

Mas o que é Growth Hacking? Essa estratégia é também conhecida como marketing orientado a experimentos. O criador do termo Sean Ellis definiu esse termo para nomear o que ele já vinha fazendo para as empresas que trabalhava, que era encontrar brechas e oportunidades para aplicar experimentos de melhoria e, consequentemente, impulsionar o crescimento da empresa.

Um exemplo para ficar mais claro, a área de marketing avalia que na sua estratégia de tráfego orgânico, os conteúdos do blog estão chegando na primeira página do Google, mas poucos estão chegando nas três primeiras posições. Eles acreditam que se mudarem o Título (ou Meta Título) vão conseguir aumentar o número de cliques e alcançar as primeiras posições. Assim, eles definem como experimento alterar os meta títulos de 10 conteúdos, ao final de dois meses (tempo necessário para ter uma resposta mais certa), eles avaliam se o resultado foi positivo. Se sim, eles aplicam esse experimento em vários outros posts.

Esse foi um exemplo básico e resumido, mas existem dezenas e dezenas de materiais que falam de Growth Hacking. Nossa ideia aqui foi trazer um pouco dessa metodologia para exemplificar como pequenas melhorias podem fazer a diferença em estratégias de marketing digital para resultados.

Ferramentas de marketing digital de resultados

A verdade é que toda ferramenta, seja para criar uma nova campanha ou medir os dados da mesma, pode ser considerada uma ferramenta de marketing digital para resultados. Aqui, vamos dar algumas sugestões que podem te ajudar na aplicação dessa metodologia.

Mídia Paga

As campanhas de mídia paga, em geral, possuem em seu core a possibilidade de mensurar dados rapidamente, já que disponibilizam um dashboard com dados completos sobre as campanhas.

Campanhas de anúncios no Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e Twitter são as mais comuns dentro de uma área de performance. Dentro de uma estratégia de aquisição em um funil de marketing digital, as ações de mídia paga possuem forte peso.

Análise de Dados

As ferramentas de análise de dados são muito importantes também nas estratégias de marketing digital de resultados. O mais conhecido é o Google Analytics, que vai te ajudar a entender os visitantes do seu site e seu comportamento. O SimilarWeb é uma ferramenta mais atual que tem ajudado muitos profissionais de marketing a direcionar suas ações, já que ela auxilia na identificação de dados dos concorrentes. Existe também o Scup, muito usada para análise de dados e interação dos usuários nas redes sociais. O próprio Facebook possui uma ferramenta para análise de dados em sua plataforma, é o Facebook Audience Insights (acessível apenas logado). Ele te dá a possibilidade de avaliar dados de usuários de forma mais aprofundado a partir do seu perfil empresarial na rede, por exemplo. Vale dar uma checada.

Existem ferramentas para análise de dados dos mais variados tipos, explore essas possibilidades para melhorar ainda mais suas ações.

Produtividade

Melhoria tem tudo a ver com produtividade, não acha? Por isso, não podíamos deixar de lado algumas ferramentas para sua área ser mais produtiva.

A primeira delas é o Trello, excelente ferramenta para gerenciar tarefas. Você pode incluir outros membros em seu quadro do Trello, designar tarefas, inserir prazos, incluir descrições, checklists e muito mais.

Outra ferramenta que muitas áreas de marketing tem usado para integrar dados é a Pluga. Ela integra dados de pagamentos com outras plataformas como o Slack, Google Drive e etc, ajudando e muito as áreas de marketing e vendas.

Não poderíamos deixar de falar da nossa ferramenta de automação de marketing que une várias ferramentas de marketing em uma única só, disponibilizando dados de visitas, opções de campanhas para geração de leads, envios de e-mail marketing, automação de e-mails e muito mais.

E agora, pronto para implementar a sua área de marketing digital de resultados? Comente aqui embaixo suas dúvidas e boas práticas que sua empresa esteja implementando.