Marketing digital para advogados: as principais estratégias e o que é permitido!

Como investir em marketing digital para advogados? Essa é uma pergunta constante de profissionais de agências de publicidade quando recebem um desafio como este e também de advogados e donos de escritórios. Afinal, como usar o marketing digital para advogados para conquistar novos clientes e se estabelecer como uma autoridade da área, sem infringir as normas da OAB e outras? 

Regras e normas para marketing para advogados

O artigo 39 e o artigo 46 do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) abordam o tema da publicidade de maneira mais direta, indicando o que pode e o que não pode ser realizado. 

Enquanto o artigo 39 estabelece que a publicidade do profissional deve ter um caráter estritamente informativo,  usando para isso canais como publicações em livros, artigos científicos, palestras e conteúdos relevantes e esclarecedores em sites e redes sociais, o artigo 46 disserta sobre o uso da internet. 

Parágrafo único. A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.

Entretanto, entre as ações de marketing digital para advogados que são proibidas estão: 

  • publicação de valores ou forma de pagamento,
  • divulgação de promoções,
  • anúncio em rádio ou televisão,
  • discurso comercial, 
  • usar nome profissional em itens como calendário e chaveiros e mais. 

Marketing de conteúdo para advogados

Como vimos acima, o marketing digital para advogados deve estar atrelado ao compartilhamento de conteúdo informativo e relevante para o mercado. 

Dentro dessa visão, o marketing digital se abre como uma das principais estratégias para esse setor, afinal, possibilitou a produção e compartilhamento constante de materiais ricos, que atinjam diretamente o público desejado. 

O marketing de conteúdo pode ser usado em diferentes formatos, citamos alguns deles a seguir. 

Blog

O blog é a maneira mais simples de produção de conteúdo relevante online, afinal, existem plataformas gratuitas que permitem a criação de um canal para a publicação de seus artigos. 

Além disso, a produção de conteúdo escrito não demanda conhecimento técnico ou outros aparatos audiovisuais que podem dificultar a produção de conteúdo. 

É indicado que o blog esteja dentro do site do escritório, que também é uma outra plataforma importante para a criação de uma estratégia eficiente para o setor. 

Busque apoio de ferramentas como Google Keyword Planner para entender quais as palavras-chaves mais usadas em pesquisas relacionadas ao seu nicho de atuação e produza conteúdos para respondê-las, em seu blog. 

Ebook

Ainda sobre conteúdo escrito, investir na criação de um ebook é uma excelente opção para aprofundar o conhecimento do leitor sobre algum tema e mostrar ainda mais domínio da sua empresa sobre o assunto. 

Por exemplo, escritórios de Direito Tributário podem fazer uma cartilha em formato de ebook sobre os tipos de regimes tributários e quando cada um deles se aplicam. 

Vídeo

O YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo, atrás apenas do Google. Cada vez mais conteúdo é compartilhado e assistido na plataforma. 

Diante disso, criar um canal no Youtube com conteúdo relevante sobre o assunto do universo jurídico pode ser uma estratégia eficiente de posicionar a sua empresa e os seus profissionais como referência em uma série de assuntos.

Como você já deve ter observado, dentro do marketing digital para advogados, a palavra autoridade surge com frequência e deve ser uma preocupação contínua. 

O vídeo abaixo é um exemplo de material que o escritório pode produzir e compartilhar em formato de vídeo (e também texto). Confira!

Podcast

O podcast tem um formato bem parecido com o de um programa de rádio. Não há imagens, apenas o áudio, e diversas pessoas podem participar de cada episódio. 

Geralmente, possui um nome fixo e a cada programa existe um tema a ser tratado. Você pode ter um “elenco fixo” ou trazer convidados a cada programa.  

Segundo o Ibope, 50 milhões de brasileiros já ouviram podcasts, o que corresponde a cerca de 40% dos 120 milhões de internautas do País. Desse total, 16 milhões (19%) escutam diariamente.

Geralmente, trata de assuntos mais “quentes”, ou seja, conteúdos e temas que estão sendo falados em outras plataformas e canais, mas cada escritório pode montar seu próprio escopo de programa. 

A seguir separamos dois exemplos de podcasts para que você conheça o formato. 

SEO para advogados

O SEO é um conjunto de estratégias que tem como objetivo rankear as páginas do site ou blog de uma empresa – ou escritório – no Google, nas melhores posições de um resultado de uma pesquisa relacionada ao assunto do canal. 

Marketing digital para advogados

Entre as diferentes estratégias de SEO é fundamental a produção de conteúdo como o que foi tratado acima.

É importante reforçar que não estamos falando de uma estratégia paga na qual seu escritório investe em anúncios pagos (links patrocinados), no Google Ads. 

Ao contrário, estamos falando de uma estratégia orgânica, ou seja, uma estratégia com resultados gratuitos. 

Resumindo, com o SEO, sua empresa consegue lugar de destaque no Google, gratuitamente. 

Esse resultado, entretanto, é fruto de muito trabalho e uma série de cuidados de SEO. 

Para se aprofundar nesse assunto indicamos que acesse nosso artigo completo “5 truques e dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google”. 

Redes sociais para compartilhar o conteúdo produzido

As redes sociais também são canais que podem ser usados para informar o usuário que acompanha a página do seu escritório. 

Para isso use todos os recursos oferecidos pelas redes sociais escolhidas, como Facebook, Instagram ou mesmo LinkedIn. 

Faça publicações em texto, vídeo, notícias, explicação sobre assuntos em alta, 

compartilhamento de artigos, dicas de livros e mais. 

No instagram, por exemplo, use o feed, os stories e também o recurso ao vivo para gerar engajamento. 

E aí? Mais preparado para montar uma estratégia de marketing digital para advogados? 

Se você trabalha em agência ou és o responsável pelo marketing de um escritório de advogados, uma dica extra é adotar uma ferramenta de automação de marketing que pode ser a salvação do seu dia! 

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