Marketing Digital para empresas de Serviços: 5 estratégias para os primeiros passos

O marketing digital para empresas de serviços se tornou um dos caminhos mais eficientes para apresentar sua empresa e sua solução para potenciais clientes, apresentar seus diferenciais, nutrir, engajar e converter usuários em leads. 

O consumidor em sua maioria está cada vez mais migrando para a compra online, só em Março deste ano o consumo online no Brasil cresceu 73% e isso vem se mostrando uma tendência não só para produtos, mas também para serviços.

A jornada do consumidor até a contratação de um prestador de serviço é um pouco mais longa e envolve mais particularidades do que a compra de produtos. 

Essa particularidade exige que sua estratégia esteja ainda mais atrelada a oferecer valor para os clientes, criar relacionamento e gerar confiança, em todas as etapas do funil de vendas.  

Por isso, se você quer saber como utilizar marketing digital para empresas de serviços, este artigo é para você!

Marketing Digital para empresas de Serviços

1. Estabeleça os objetivos do marketing

Traçar objetivos não é só o primeiro passo de uma estratégia de marketing digital para empresas de serviço, como é essencial porque serve de guia para as ações que serão realizadas. 

É bastante comum que campanhas sejam aplicadas sem pensar no que se quer alcançar e no final “constatar” que os resultados foram ineficazes. 

O problema é que se não há um objetivo claro e definido não tem como se criar expectativas reais sobre o que cada campanha pode te trazer.

2. Monte uma estrutura de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que se baseia na permissão do usuário. Diferente de estratégias que interrompem o usuário em sua jornada, mostrando anúncios no meio do vídeo do Youtube, por exemplo, no Inbound a empresa participa da jornada de compra do cliente. 

Por exemplo, produzindo vídeos para Youtube com conteúdo relevante, que serão usados para responder às perguntas corriqueiras das personas da empresa. 

É por isso que o Inbound Marketing e o marketing de conteúdo são estratégias irmãs. Uma se beneficia da outra e caminham de mãos dadas. 

Entre as ações de Inbound Marketing que devem fazer parte da estratégia de marketing digital para empresas de serviço estão: 

  • marketing de conteúdo, 
  • Blog,
  • SEO
  • produção de conteúdo para redes sociais.

O Inbound Marketing deve ser construído considerando todas as etapas do funil de vendas, oferecendo valor em todas elas. 

Marketing digital para empresas de serviços

O Inbound Marketing permite que a sua empresa trabalhe a médio e longo prazo uma estrutura que vai atrair o seu cliente ideal até você.  

Esse processo buscará entender quais as características e interesses dos clientes que mais convertem e trabalhar para atrair o consumidor certo, no momento certo e pelo canal ideal para ele.

No Inbound você vai chamar a atenção do cliente para um problema que seu serviço pode solucionar e utilizar um conteúdo como isca. No final do material use uma chamada para ação que irá ajudar sua equipe a manter o contato com esse usuário. 

Uma estratégia bastante eficiente do Inbound é usar conteúdos ricos em landing pages, que são disponibilizados para o usuário gratuitamente, mediante o compartilhamento de dados como e-mail.  

Com o e-mail de potenciais clientes em mãos, você pode colocar outra estratégia de marketing digital para serviços, muito usada, em prática: a nutrição de leads por e-mail marketing. 

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3. Anúncios Pagos

Assim como empresas que comercializam produtos, as empresas de serviços também podem se beneficiar de anúncios pagos para tornar o resultado mais rápido e imediato.

Faça uma lista de canais em que os seus clientes ideais estão e considere fazer anúncios para atraí-los, por exemplo, para seu site, para um webinar que você vai realizar, uma landing page com um material que ele pode se interessar. 

Por exemplo, se você tem uma empresa de consultoria financeira, uma estratégia para converter visitantes em leads é criar anúncios que levam esses usuários para uma landing page que oferece uma planilha de controle de fluxo de caixa automática para facilitar a gestão da empresa. 

Com esse lead em mãos inicia-se a comunicação por e-mail, SMS e até mesmo telefone. 

Ao abordar seu lead seja cauteloso e lembre-se de avaliar em qual etapa do funil de compras ele está para não assustá-lo. 

Invista em anúncios nas plataformas onde estão seus consumidores e potenciais consumidores.

Por isso, faça anúncios em plataformas como Facebook Ads e Google Adwords que são a maiores do mercado digital. É interessante que você vá ampliando seu investimento aos poucos por segurança. 

4. Monitore os resultados

Com as campanhas no ar, é fundamental que a sua empresa acompanhe os resultados de cada ação. 

Entender se as ações de marketing digital para empresas de serviços está funcionando e fazer ajustes em suas campanhas é fundamental para ampliar o retorno sobre o investimento de cada canal e estratégia. 

Esse é sem dúvida um dos maiores benefícios do marketing digital: permitir a gestão eficiente de dados e monitorar resultados para que melhorias sejam feitas.

Dessa forma, sua empresa não fica gastando dinheiro com campanhas que não funcionam e pode direcionar o investimento para ações que, realmente, trazem resultados. 

Usar canais como o Google Analytics vai ajudar você a identificar o que está dando certo , bem como corrigir o que está dando errado. Só assim você começa a entender como seu consumidor se comporta e entrega mais do que ele quer.

5. Invista em tecnologia

Quando falamos em tecnologia no marketing digital para empresas de serviços não estamos falando apenas dos canais de comunicação, como redes sociais e e-mail marketing, mas de ferramentas de marketing digital que contribuem para a execução e gestão desses canais. 

A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo. 

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail, criação de fluxo de nutrição, a ferramenta de marketing para empresas de serviços também permite que outras ações sejam realizadas como:

  • pontuação de leads, 
  • lead tracking, 
  • segmentação de contatos e envio de e-mail personalizado, entre outras. 

Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de marketing digital para empresas de serviços, entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso sistema de automação de marketing pode ajudar a sua empresa a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.

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