Marketing digital para engenheiros: 7 estratégias para alavancar o seu negócio

Já pensou em como o marketing digital pode ajudar no seu negócio? Caso você não saiba, trata-se de umas das principais ferramentas para empresas e profissionais autônomos divulgarem seus serviços, conquistarem novos clientes e se comunicarem com o mercado.

Confira as principais estratégias de marketing digital para engenheiros e como elas podem ajudar você a conseguir melhores resultados!

7 estratégias de Marketing Digital para Engenheiros

Basicamente, o objetivo principal das técnicas de marketing digital é fazer com que o seu negócio — empresa, serviços ou produtos — alcance um número maior de pessoas e atraia um tráfego mais qualificado até você.

Essas estratégias evoluem e se adaptam constantemente; enquanto algumas são mais simples, outras possuem um grau de complexidade mais elevado.

Com isso em mente, confira as 7 principais estratégias de marketing digital para engenheiros que você não deve deixar de fora:

1. Tenha um site

A internet é, hoje, o principal meio de pesquisa e compra de produtos e serviços. Segundo pesquisa realizada pela Provokers, 96% dos brasileiros pesquisam online produtos e serviços de pequenas e médias empresas.

Ter um site profissional e bem-estruturado é fundamental para que esse público possa encontrá-lo mais facilmente e conhecer o que você tem a oferecer.

O site é, hoje, uma espécie de cartão de visitas do seu negócio, em que as pessoas poderão não apenas conferir seu portfólio e os serviços que você presta, mas também entrar em contato, ter acesso a seus conteúdos etc. Além disso, o site é o primeiro passo para um bom ranqueamento nas páginas de resultado do Google, item que veremos mais a frente.

Existem diversas plataformas que permitem criar sites rapidamente e por conta própria, como Wix, WordPress e Webflow, por exemplo. Outra alternativa é contratar algum profissional para fazer isso.

2. Crie um blog

De mãos dadas com o site, está o blog. A produção de conteúdo relevante é uma das principais estratégias de marketing digital e tornou-se praticamente um passo obrigatório para quem deseja atrair mais clientes e construir uma imagem de autoridade junto ao mercado — e tudo isso a baixíssimo custo. De fato, o marketing de conteúdo pode custar até 62% mais barato do que o marketing convencional e gerar até três vezes mais leads.

Para isso, é preciso que você invista na produção de conteúdos originais que sejam relevantes para o seu público, respondendo aos seus principais questionamentos e resolvendo seus principais problemas.

Um dos principais pontos que devem nortear a criação de pautas para os conteúdos que alimentarão o blog são as palavras-chave, termos específicos que mostram os assuntos mais buscados dentro do seu nicho de atuação.

Para que a busca por esses termos não seja feita baseada em achismos, é importante que você conheça o seu público-alvo e crie a persona do seu negócio (representação do perfil do cliente ideal). A partir desse mapeamento, existem diversas plataformas online que podem ajudar na busca pelas melhores palavras-chave para os seus conteúdos.

As principais são:

marketing digital para engenheiros

Fonte: Engenheiro Caiçara

3. Pratique SEO

SEO (do inglês, Search Engine Optimization) é um conjunto de boas práticas que ajuda a otimizar o conteúdo do seu site — incluindo o blog — de modo a melhorar seu posicionamento na página de resultados de pesquisa nos principais buscadores, como Google e Bing.

E isso tem tudo a ver com as palavras-chave que citamos há pouco. Afinal, quando um usuário faz uma pesquisa qualquer no Google, ele o faz por meio de termos específicos baseados em uma dúvida, problema ou necessidade.

As técnicas de SEO devem ser usadas para ajustar todo o conteúdo do seu site às buscas feitas pelo seu público, ajudando a direcioná-lo ao seu site.

Dentre as principais práticas podemos destacar:

  • Uso das palavras-chave do seu negócio no blog e nos textos do site;
  • Adequação de cada URL, título de página e foto a esses termos;
  • Estruturação dos textos em tópicos e parágrafos curtos;
  • Utilização de recursos visuais que enriqueçam o conteúdo, como vídeos, infográficos e imagens.

marketing-digital-para-engenheiros-busca-do-google

4. Invista na experiência do usuário

Segundo pesquisa TIC Domicílios, já em 2017, o celular se tornou a principal forma de acesso à internet no Brasil. E o que isso tem a ver com marketing digital para engenheiros? Simples: alguns dos principais critérios analisados pelos mecanismos de busca para o ranqueamento de sites estão relacionados com a experiência do usuário em cada página.

Se a maior parte das pessoas acessam a internet pelo celular, é fundamental investir em layouts responsivos, que se adaptem a qualquer dispositivo que esteja acessando o site, e em versões mobile específicas para smartphones e tablets.

Outro ponto importante é a usabilidade do site. O tempo que cada usuário passa em cada página e o tempo de carregamento são outros dois fatores que o Google leva em consideração no ranqueamento dos resultados. Por isso, deve-se otimizar os conteúdos e o layout do site de modo a torná-lo mais leve e, assim, a melhorar a experiência do usuário, evitando que ele simplesmente feche a página e migre para a concorrência.

Existem ferramentas online que permitem que você confira a velocidade com que seu site é carregado e que ainda fornecem ideias sobre o que deve ser feito para melhorar sua performance, como GTmetrix, Pingdom Tools ou PageSpeed Insights, do Google.

5. Use as redes sociais

Não se engane: ter perfis ativos nas redes sociais é uma das principais estratégias de marketing digital para engenheiros. Para se ter uma ideia, só no Facebook são mais de 127 milhões de brasileiros conectados. É um público muito grande para ser ignorado, não é mesmo?

Para que seja efetiva, porém, a divulgação em redes sociais deve ser planejada estrategicamente. Em primeiro lugar, é preciso identificar onde o seu público está presente. Não adianta criar uma conta no Twitter se os seus clientes utilizam mais o Instagram.

O passo seguinte é a criação de conteúdos que gerem engajamento do público e ajudem a atrair atenção para sua marca e a direcionar tráfego para o seu site. Para isso, é necessário que o conteúdo gere valor para os usuários, respeitando as particularidades de cada plataforma.

Por fim, é preciso avaliar os resultados. Um dos grandes trunfos das redes sociais é disponibilizar o acesso a métricas valiosas que permitem avaliar o desempenho de cada publicação e da página como um todo. Isso é fantástico para descobrir que tipo de conteúdo gera mais engajamento e que ações podem ser tomadas para melhorar o seu desempenho.

6. Invista em anúncios pagos

Embora muitas estratégias de marketing digital para engenheiros foquem na atração orgânica de potenciais clientes, os anúncios são igualmente importantes e eficazes.

São formas pagas de aumentar a visibilidade e o alcance do seu negócio nas principais plataformas de pesquisa e redes sociais por meio de links patrocinados.

As principais plataformas são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • LinkedIn Ads
  • YouTube Ads
  • Instagram Ads

Um exemplo são as buscas feitas no Google. Quando um usuário realiza uma pesquisa, os primeiros sites que aparecem em destaque são anúncios pagos, programados para determinada palavra-chave.

marketing-digital-para-engenheiros-google-ads

7. Aposte no e-mail marketing

O usuário que chega ao seu site ou às suas redes sociais nem sempre está preparado para fechar um negócio ou contratar seus serviços. Nesse sentido, uma das estratégias mais eficazes para converter esses leads é o e-mail marketing.

Para entender melhor, vamos supor que um potencial cliente que navega pelo seu site se interesse por baixar um conteúdo rico (eBook, webinar etc.) ou simplesmente se cadastre em sua newsletter. Em ambos os cenários, para seguir em frente, essa pessoa terá que preencher um formulário em que constará, entre outras informações, o seu endereço de e-mail.

A partir desse momento, com esses dados em mãos, você pode começar a nutrir esses leads com conteúdos que o mantenham engajado no seu negócio, repassando informações relevantes, oferecendo descontos ou mantendo-o a par das novidades da empresa, por exemplo.

Esse relacionamento é fundamental para otimizar resultados e aumentar o número de conversões e vender mais.

Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre marketing digital para engenheiros. Tem alguma pergunta? Então deixe um comentário para a gente!

Se você quiser tornar sua estratégia ainda mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!