Marketing digital para games: 6 estratégias para conquistar mais jogadores e faturar com jogo

Com a previsão de movimentar até o final de 2019 um total de US$ 152 bilhões, o mercado de games é uma oportunidade de carreira. Além de se tornar um gamer profissional você também pode se dedicar a criação de novos jogos. Para conseguir adeptos, entretanto, você vai precisar investir em ações de marketing digital para games. 

De acordo com o 2º IBJD – Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais -, o número de desenvolvedores de jogos cresceu 164% de 2014 a 2018, só no Brasil.

 A pesquisa também indica que 83% dos 75,7 milhões players no país já pagaram por alguma funcionalidade premium dentro dos jogos nos últimos seis meses.

Talvez você já saiba de tudo isso e exatamente por essa razão se interessou por esse artigo, afinal, para fazer parte de um mercado tão grande e em expansão é preciso investir em marketing digital para games. 

A seguir, listamos as principais estratégias de marketing digital para games que você que produz um jogo para celular ou para desenvolvedores. 

Marketing digital para games

#1 Publicidade paga em redes sociais 

A publicidade paga é uma das formas mais rápidas de alcançar a persona do game que deseja divulgar.

Dentro do marketing digital para games é fundamental considerar as redes sociais, afinal, todos estão lá! 

Investir em anúncios no Facebook Ads, Instagram Ads e no Youtube permite que você segmente o comportamento, perfil e interesses de quem adoraria conhecer e se divertir com o novo jogo desenvolvido. 

Como os números mostraram, você terá bastante concorrência afinal o mercado de games está cada vez maior e mais competitivo. 

É por isso que a ideia é mesclar diversas ações para que você não dependa do investimento de capital em anúncios. 

Uma opção interessante, para dividir os custos é fazer campanhas pagas em conjunto com outros jogos. 

Se você é uma desenvolvedora de games pode criar grupos de jogos do mesmo nicho e fazer um anúncio para dois ou três opções oferecidas por sua empresa. 

2. Anúncio pago no Google

Da mesma forma que as redes sociais são um canal relevante para o marketing digital para games, o Google Adwords e suas plataformas de anúncio também é uma opção fundamental para alcançar mais público. 

O Google Display permite que seu anúncios seja exibido dentro de sites que falam sobre games e atraem esse tipo de público. 

O remarketing ajuda você a reforçar o nome do jogo para gamers que ainda não decidiram pela ativação. 

O Google pesquisa é uma solução eficaz para alcançar interessados em conhecer novos jogos. 

3. Faça parceria com influenciadores digitais 

Os influenciadores digitais são as pessoas que possuem reputação e alcance, em geral um grande número de seguidores com o perfil de usuários do jogo que você deseja divulgar.  

Usar esses influenciadores digitais é uma das técnicas mais usadas por empresas de todos os setores e é, sem dúvida, uma oportunidade de ampliar o alcance do seu jogo

Dentro desse mercado as principais opções de influenciadores são os gamers profissionais e streamers, que transmitem seus jogos ao vivo para milhares de pessoas. 

O Youtube é o canal com maior abrangência dentro desse cenários. 

Faça sua pesquisa e proponha parcerias com essas pessoas! 

No vídeo abaixo você conhece o canal Flakes que têm 845 mil inscritos. Apenas neste vídeo ele alcançou mais 2 milhões e 400 mil visualizações. Você pode se inspirar nesse formato e propor uma parceria para alguns influencers da área.  

4. Marketing de afiliado

O marketing de afiliado é um marketing de troca onde quem quer vender ou divulgar alguma coisa usa canais de comunicação de terceiros para divulgar sua oferta, sem para isso precisar alocar dinheiro imediatamente. 

Em troca, quando ocorrer uma conversão a empresa paga ao afiliado que levou o usuário até a plataforma em questão. 

Essa conversão pode ser a compra do game, o cadastro em um landing page que gera o lead ou o download gratuito do jogo. 

Todo mundo sai ganhando, você amplia o alcance do seu produto sem precisar realizar um grande investimento sem saber o retorno que ele dará.

5. Atenção especial ao Youtube

Já falamos sobre as redes sociais, mas o Youtube merece uma atenção especial quando falamos sobre marketing digital para games. 

Além dos influenciadores é possível criar um canal próprio para sua empresa para demonstrar os seus jogos. 

Você pode convidar streamers conhecidos para atrair seguidores, por exemplo! Use a criatividade para criar ações que atraiam seguidores. 

Leia também: Como conseguir inscritos no Youtube sem gastar nada: 6 dicas

6. Jogo gratuito, itens pagos 

Uma das maneiras mais eficazes de fazer marketing digital para games e conseguir novos usuários é oferecer o download do jogo gratuitamente e incentivar a compra de itens adicionais. 

Muitos jogos famosos como PUBG seguem esse modelo até hoje, mesmo com toda a fama e a legião de fãs que o acompanha. 

Seguir esse modelo é uma boa estratégia para dar alcançar centenas de jogadores.

Se você quiser tornar sua estratégia de marketing para games mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!