Marketing digital para pequenas empresas: 7 táticas para um ROI alto

Como o marketing digital para pequenas empresas, ajuda seu negócio a prosperar no cenário competitivo atual?

Como ele permite que você destaque sua marca em meio a tanta concorrência?

Pequenas empresas, que não usam o marketing digital, precisam entender, de uma vez por todas, a importância dele para seus resultados.

No entanto, para muitos empreendedores o marketing digital para pequenas empresas ainda gera muitas dúvidas sobre seus resultados. Ele também pode parecer confuso e intimidador.

Especialmente quando se trata de usar as táticas certas, algumas das perguntas mais comuns são:

  • Como ter certeza de quais métodos aplicar para obter resultados reais?
  • Quais táticas de marketing digital para pequenas empresas o ajudarão a obter o máximo de exposição?
  • Como você atinge seus objetivos de marketing sem perder tempo e dinheiro?
  • Como garantir que você está atingindo o público certo?

Sendo um pequeno empresário, você precisa ter alguma clareza antes de entrar na arena do marketing digital.

A boa notícia é que ganhar o nível certo de clareza sobre marketing na web está longe de ser impossível. A prova está no fato de que uma grande porcentagem de empreendedores está experimentando o marketing digital para pequenas empresas e com grande sucesso.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Infusionsoft, a maioria dos proprietários de pequenas empresas está usando conteúdo de mídia social para gerar mais vendas.

Como podemos ver no gráfico que apresentamos abaixo, a pesquisa ainda mostra o nível percebido de ROI (retorno sobre investimento) gerado por canais de marketing digital selecionados, de acordo com profissionais de marketing em todo o mundo.

Marketing Digital para pequenas empresas

Como você pode ver, os mais altos níveis de retorno (apresentados em cinza) foram sentidos nas estratégias de:

  • SEO;
  • marketing de conteúdo;
  • email marketing e automação de marketing.

Mesmo que o marketing digital para pequenas empresas pareça difícil ou complicado no começo, está longe disso.

Vamos analisar 7 táticas de marketing digital que trarão resultados positivos ao seu pequeno negócio.

7 dicas de marketing digital para pequenas empresas que vão ampliar seus resultados gerais

1. Invista na busca local

A estratégia de SEO Local consiste em reivindicar e otimizar as listagens online em que sua empresa aparece, para que você esteja bem posicionado como resultado de pesquisas locais relevantes.

Quando você faz a otimização de maneira correta ela coloca sua empresa no mapa para que os consumidores locais encontrem seu negócio, quando precisarem de seus produtos ou serviços.

Sugerimos que leia nosso tutorial completo sobre o assunto, no artigo; SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro”.

2. Otimize seu site para usuários e mecanismos de busca

O site da sua empresa parece estar em 1997?

É hora de consertar isso. Estamos em 2019, isso quer dizer 3 coisas:

  • os consumidores são impacientes;
  • você quer resultados instantâneos;
  • sua empresa possui períodos curtos de atenção por parte do usuário.

Por esses motivos, se o seu site não for atrativo, demorar para carregar ou não tiver uma usabilidade fácil, seu cliente rapidamente vai sair da sua página e vai procurar seu concorrente.

Use o Google PageSpeed Insights para verificar se o seu site é carregado rapidamente.

Certifique-se de que seu site seja fácil de navegar. Não se esqueça de adicionar chamadas para ação (calls-to-action) claras que informam ao cliente o que devem fazer.

Por exemplo, você pode colocar um botão no cabeçalho da sua página principal que diga “Como chegar”, “Ligar” ou “Reservar”.

A otimização para dispositivos móveis – ou a usabilidade mobile –  é extremamente importante também. O Google penaliza o seu site se ele não estiver otimizado para celular.

Por isso, certifique-se de que o seu é!

3. Atenção à estratégia de Link Building

Link building é uma ótima maneira de mostrar aos mecanismos de pesquisa, como o Google, que seu site é popular.

Se você criar links da maneira correta, obtendo alguns links de alta qualidade em vez de links de spam de baixa qualidade, você vai comprovar ao Google que o site de sua pequena empresa é relevante.

Resumindo, você mostra que é digno de aparecer como resultado de uma pesquisa relevante.

Encontre proprietários de empresas locais e blogueiros que estejam dispostos a se vincular a sua empresa. Crie uma parceria de produção de conteúdo relevante para ambos.

Não se esqueça dos portais de notícias locais que podem exibir um artigo com links para seu site caso você tenha uma promoção ou um evento especial chegando.

4. Tire proveito de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave deve ser uma parte obrigatória de toda estratégia de marketing digital para pequenas empresas.

Você pode usar as palavras-chave para muitas coisas.

Primeiramente ela é uma ótima maneira de descobrir exatamente quais termos as pessoas estão usando para pesquisar os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Use uma ferramenta como Planejador de palavras-chave do Google AdWords e o Google Trends.

Também é bastante útil conferir as recomendações de pesquisa (quando o Google tenta ajudar você a concluir uma pesquisa) ou a caixa “Pessoas também pesquisam” na parte inferior da página do Google. Nos dois casos você pode encontrar palavras-chave relevantes para seu negócio.

Insira esses termos nas páginas do seu site (tente torná-los naturais para que eles façam sentido no conteúdo) ou nas postagens do blog. Aprenda como fazer isso no artigo; “Guia SEO de iniciante: como colocar palavras chaves no site”.

5. Criar conteúdo relevante

Ter um blog é bastante importante quando o assunto é otimização de mecanismos de busca. Ele permite que você tente rankear para termos e palavras-chave variadas.

Produzir o tipo certo de conteúdo para cada etapa da jornada do consumidor também auxiliará você a colocar sua marca na mente do usuário e futuro cliente.

Super importante dentro das estratégias de marketing digital para pequenas empresas, seu conteúdo pode fazer ou quebrar seus planos.

Por um lado, conteúdo ruim e de baixa qualidade que não é relevante pode prejudicar sua marca. Por outro lado, conteúdo de alta qualidade pode ajudar você a:

  • construir um relacionamento sólido com suas personas;
  • melhorar sua imagem de marca;
  • impulsionar sua receita comercial.

No entanto, mesmo um bom conteúdo não conseguirá dar resultados se não for visto e compartilhado pelas pessoas certas. A ideia é criar conteúdo que:

  • ajuda sua empresa a atingir suas metas de marketing e aumentar seu alcance;
  • auxilia seu público com as respostas necessárias e incentiva-o a compartilhá-lo.

Quer saber como criar esse material? Leia nosso artigo exclusivo; “Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads”.

6. Crie uma lista de e-mail

Pergunte a qualquer especialista em marketing digital experiente em pequenas empresas, e ele ou ela dirá para você criar uma lista de e-mail desde o início.

Ainda assim, encontramos muitas pequenas empresas ativamente evitando a construção de listas de e-mail.

Se você deseja ter um canal confiável para gerar vendas repetidas e criar um relacionamento sólido com seu público, é necessário ter sua própria lista de e-mail.

Uma grande porcentagem de profissionais de marketing que experimentaram o sucesso com o email marketing o veem como o canal mais importante para conseguir mais leads de alta qualidade que se convertem em vendas.

Além disso, de acordo com um estudo realizado pela McKinsey, o e-mail marketing gera um retorno sobre investimento de 400%. Ou seja, para cada R$ 1 investido, você tem o retorno de R$ 40.

Se você administra sua empresa há algum tempo, já deve ter um público com o qual você se conecta. Você já pode estar recebendo tráfego para o seu site e já pode estar fazendo vendas.

No entanto, o marketing digital para pequenas empresas, quando eficaz, não é apenas para conquistar novos clientes. Também é sobre construir um relacionamento com seus clientes existentes e gerar mais vendas.

Como o custo de conquistar novos clientes é muito maior, esse relacionamento pode ser crucial para o seu negócio.

Ao aproveitar o email marketing, você poderá ficar conectado aos seus clientes, oferecer  valor e enviar a eles ofertas segmentadas nas quais têm interesse.

Leia mais em: Landing Pages: como converter visitantes em leads

7. Construa uma estratégia de mídia social melhor

Você não pode mais evitar as mídias sociais.

Todo mundo usa e, no mínimo, sua pequena empresa deve ter uma página no Facebook que você mantenha atualizada com informações básicas do negócio.

Você também deve publicar conteúdo regularmente para manter sua marca atualizada na mente dos consumidores.

Entretanto, além do Facebook você também deve considerar o Instagram, Twitter, LinkedIn e Pinterest, dependendo do seu setor e cliente típico.

Certifique-se de personalizar suas mensagens para cada plataforma social.

Aprender como criar uma estratégia de marketing para redes sociais garante um maior retorno para seu investimento, tanto em conversões de leads como em vendas.

Hora de gerar resultados com o marketing digital para pequenas empresas

Agora que você tem um monte de táticas de marketing digital para pequenas empresas na manga, pode começar a trabalhar na implementação delas.

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