Marketing digital para pequenas empresas: 5 estratégias para começar e passo a passo para criar seu planejamento

Quais são as estratégias de marketing digital para pequenas empresas que vão ajudar sua empresa a conquistar clientes e vender mais?

Essa é a pergunta que todo mundo faz quando está começando uma estratégia ou quando deseja mudar o rumo de suas táticas.

No mercado competitivo atual, não há mais espaço para perder dinheiro com estratégias que não trazem dinheiro.

Entender quais são as ações de marketing digital para pequenas empresas é o primeiro passo para melhorar o retorno sobre investimento da sua empresa.

5 dicas de marketing digital para pequenas empresas

O gráfico abaixo nos mostra as ações de marketing digital para pequenas empresas que foram identificadas pelos profissionais da área como as que oferecem melhor ROI.

Marketing Digital para pequenas empresas

A seguir, vamos analisar 5 táticas que devem estar em seu plano de marketing digital para pequenas empresas:

  1. SEO
  2. Marketing de Conteúdo
  3. Link Building
  4. E-mail marketing
  5. Marketing em mídia social

Entenda mais sobre cada uma, a seguir!

1. SEO

Otimizar seu site para usuários e mecanismos de busca vai ajudar as páginas de seu canal a ocuparem as primeiras posições dos resultados de uma pesquisa no Google. 

Em suma, o SEO reúne ações que vão ajudar você a rankear seu site no Google., de forma orgânica, ou seja, sem ter que pagar ao Google, por meio de anúncios, para conseguir boas posições no resultado de uma pesquisa relacionada. 

Entre as dicas de SEO, para que isso aconteça, estão:

  1. crie um site atrativo;
  2. garanta que o site da empresa atenda aos padrões de velocidade de carregamento. Para isso, use o Google PageSpeed Insights para verificar se o seu site é carregado rapidamente;
  3. garanta que ele atenda aos critérios de usabilidade oferecendo boa experiência ao usuário
  4. adicione chamadas para ação (calls-to-action) claras que informam ao cliente o que deve fazer, por exemplo, “Como chegar”, “Ligar” ou “Reservar”.
  5. preocupe-se com a otimização do site para dispositivos móveis. O Google penaliza o seu site se ele não estiver otimizado para acesso por meio de smartphone ou tablets.

Ainda dentro do SEO, atente-se para o SEO Local para que você esteja bem posicionado como resultado de pesquisas locais relevantes.

Sugerimos que leia nosso tutorial completo sobre o assunto, no artigo; SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro”.

2. Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo relevante é importante dentro de um projeto de marketing digital para pequenas empresas por diversas razões, entre elas:

  • ajuda a rankear suas páginas dentro dos mecanismos de pesquisa, como o Google, para termos e palavras-chave variadas;
  • auxilia o avanço do usuário e leads pelas etapas da jornada do consumidor;
  • contribui para as etapas do funil de vendas
  • torna sua marca referência no setor;
  • constrói um relacionamento sólido com suas personas;
  • melhora sua imagem de marca.

Atenção, esses benefícios só virão a partir da produção de conteúdo relevante.

O primeiro passo para isso é a pesquisa de palavras-chave. Ela vai funcionar como tema para a criação do conteúdo e vai guiar o tipo de conteúdo que você deve produzir.

Os blogs são ferramentas muito úteis para a produção de conteúdo com objetivo de atrair visitantes para o site, também muito usado dentro de uma estratégia de SEO. 

Por meio de ferramentas como Planejador de palavras-chave do Google AdWords e o Google Trends você descobre quais termos as pessoas estão usando para pesquisar conteúdos, produtos e serviços relacionados ao que a sua empresa oferece.

Com essa informação você passa a criar conteúdos que respondem a essa demanda. 

O marketing de conteúdo, entretanto, pode ser usado em diferentes formatos e canais, por exemplo:

  • blogs, 
  • ebooks, 
  • podcasts, 
  • vídeos, 
  • planilhas, 
  • redes sociais e mais. 

Para que você possa aprofundar seu conhecimento na área indicamos a leitura de dois artigos complementares:

3. Link Building

Ainda dentro da estratégia de marketing de conteúdo, o Link Building é uma maneira de mostrar aos mecanismos de pesquisa, como o Google, que seu site é popular e seu conteúdo é relevante.

O link building é o nome dado ao uso de um conteúdo da sua empresa, por outro canal. Compartilhado, geralmente, por meio de um link. Isso acontece quando seu site é referenciado por outras plataformas que usam links da sua empresa nos próprios conteúdos deles.

Ao obter links de alta qualidade você contribui para que o Google entenda que suas páginas são relevantes.

Resumindo, você mostra que suas páginas possuem qualidade suficiente para aparecerem em outras páginas e sites de qualidade. Logo, também devem funcionar como resposta a uma pesquisa relevante, dentro do Google ou outros mecanismos de pesquisa.

Encontre parceiros que também produzam conteúdo e proponha uma parceria, como a produção de guest posts

4. E-mail marketing

O e-mail marketing gera um retorno sobre investimento de 400%. Ou seja, para cada R$1 investido, você tem o retorno de R$40. Essa medida mostra que e-mail marketing vale a pena.

Por essa e tantas outras razões, essa é uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas na qual sua empresa precisa investir.

Pequenas empresas geralmente evitam a construção de listas de e-mail e deixam de investir nessa estratégia, entretanto, esse é um erro!

Além de ser uma ótima forma de nutrição os leads captados, o e-mail:

  • deixa sua empresa em constante contato com possíveis clientes;
  • ajuda a qualificar os leads;
  • informa os contatos;
  • estabelece uma comunicação segmentada;
  • amplia as oportunidades de conversão.

O marketing digital para pequenas empresas também é sobre construir um relacionamento com seus clientes existentes e gerar mais vendas.

Leia mais em: Landing Pages: como converter visitantes em leads

5. Marketing em mídia social

É provável que você já tenha um perfil em alguma rede social, mesmo que seja pessoal. Por ser algo tão presente no dia a dia das pessoas, elas também se tornaram fundamentais no relacionamento entre empresas e clientes.

Criar um perfil profissional, entretanto, não é a única etapa para quem deseja criar uma estratégia digital nessas plataformas.

Você também deve publicar conteúdo regularmente para manter sua marca atualizada na mente dos consumidores.

Além do Facebook você também deve considerar:

  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn;
  • Youtube.

Avalie seu setor e onde sua persona está e invista nesse canal, dentro de seu  projeto de marketing digital para pequenas empresas.

Aprender como criar uma estratégia de marketing para redes sociais garante um maior retorno para seu investimento, tanto em conversões de leads como em vendas.

Para conhecer outras estratégias de marketing digital, que podem fazer parte de seu planejamento, acesse nosso artigo completo com “24 estratégias de marketing digital para aplicar em sua empresa”.

Qual a importância do marketing digital para as pequenas empresas?

A importância do marketing digital para pequenas empresas está na possibilidade de encontrar novos consumidores por meio de estratégias de divulgação mais acessíveis financeiramente, como a criação de páginas nas redes sociais e publicação de conteúdos em blogs. 

As plataformas digitais democratizaram as ações de marketing, permitindo que empresas de pequeno e médio porte também alcancem seus clientes. 

Antes da possibilidade do marketing digital, pequenas empresas tinham dificuldade de anunciar seus produtos e serviços nas plataformas mais tradicionais para isso, como TV e rádio. O custo para esse tipo de ação era alto e nem sempre ações isoladas traziam resultados financeiros que trazem retorno financeiro. 

Com o marketing digital para pequenas empresas, esses negócios têm acesso aos canais nos quais seu público está e podem investir em ações, inclusive gratuitas, para atrair novos clientes e expandir o mercado. 

Além disso, por meio de dados, facilmente coletados em ferramentas gratuitas como o Google Analytics, é possível medir o ROI das ações, eliminar campanhas que oferecem pouco retorno e ampliar o investimento em ações que trazem um retorno mais significativo para a organização. 

Dessa forma, de maneira resumida, quais os ganhos provocados pelo marketing digital às micro e pequenas empresas? Algumas das respostas são:

  • ampliação do alcance da marca dentro do mercado, 
  • maior competitividade de mercado, 
  • maior alcance de público, 
  • facilidade na comunicação com público alvo ́ou público preferencial, 
  • melhor divulgação de produtos, serviços, ofertas, lançamentos e promoções, 
  •  aumento de vendas, 
  • maior e melhor relacionamento com clientes e potenciais clientes e mais.

Por essas razões, investir em ações, criar um projeto de marketing digital para pequenas empresas é essencial para empresas que desejam gerar mais vendas, conquistar mais clientes e sobreviver em um mercado tão competitivo. 

Como fazer o marketing digital da minha empresa?

Antes de colocar seu bloco na rua e começar a investir nas estratégias de marketing digital para pequenas empresas que listamos acima, é importante organizar a casa. Isso quer dizer que é importante ter algumas questões definidas, como público que deseja atingir, linguagem da marca e outras questões, que vão te ajudar a tomar decisões importantes sobre o que publicar e onde. 

Como fazer marketing digital da sua empresa? As etapas são: 

  • defina os objetivos que você tem com cada ação de marketing, 
  • estabeleça sua proposta de valor para oferecer aos clientes razões para comprar seus produtos ou serviços, 
  • alinhe quem é a persona da sua empresa, ou seja, qual é o perfil de cliente ideal que melhor pode aproveitar suas ofertas e estão alinhadas a sua proposta de valor, 
  • entenda quem são seus concorrentes e observe onde eles estão e o que estão fazendo, 
  • crie uma identidade visual para sua marca com logomarca, cores padrões e mais,  
  • defina os canais de comunicação em que vai investir, entre eles, redes sociais, e-mail, marketing de conteúdos e mais (volte e veja nossa lista de estratégias de marketing digital para pequenas empresas, mais uma vez)
  • acompanhe os resultados e otimize suas campanhas com o objetivo de melhorar esses resultados.

Conhecer o público que sua empresa deseja atingir é uma das principais etapas de um projeto de marketing digital para pequenas empresas, por isso, indicamos que assista ao vídeo abaixo e descubra como construir as personas do seu negócio. 

Como trabalhar com marketing digital para pequenas empresas?

Pequenas empresas, geralmente, possuem um orçamento mais reduzido, em relação a grandes negócios. Entretanto, isso não deve atrapalhar a criação de um projeto de marketing digital para pequenas empresas. 

Como dissemos, a tecnologia trouxe uma série de oportunidades para empresas de diversos setores e portes, que podem alcançar seus consumidores e se relacionar com eles, mesmo com um investimento mais enxuto. 

As agência de marketing digital para pequenas empresas devem buscar sempre por ações que tragam resultados a curto, médio e longo prazo, contribuindo para as vendas e consolidação do negócio. 

Lembre-se sempre que os dados vão ajudar vocês a medir o que está funcionando e o que não está. Assim é mais fácil otimizar os resultados, eliminando ou corrigindo ações que não estão contribuindo para o resultado da empresa. 

Algumas ferramentas de marketing também podem contribuir para que o trabalho da sua equipe seja mais produtivo e o tempo e capital, melhor aproveitados. 

Se você trabalha em uma agência de marketing digital, pode contar com o sistema da LAHAR para gerenciar as páginas de seus clientes e ainda estreitar a relação deles com a sua empresa.

Se você não trabalha em agência, também pode aproveitar as vantagens que essa ferramenta de automação de marketing e Inbound Marketing traz para sua empresa.

A LAHAR oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

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