Marketing digital vale a pena? Entenda o sucesso das estratégias online!

Vamos começar definindo o que é marketing digital. Marketing digital é um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de divulgar, comercializar e criar relacionamento, gerando resultados para empresas, marcas e pessoas. É uma atividade baseada na Internet, destinada à venda de mercadorias, promoção de uma marca ou à prestação de serviços. E será que investir em marketing digital vale a pena?

Com a transformação digital e a tecnologia em constante evolução, as pessoas estão, cada vez mais, visitando as plataformas digitais. Seja através dos celulares, computadores, laptops ou tablets, cada vez mais estamos conectados na Internet.

As empresas estão cada vez mais conscientes desse fato e, portanto, aproveitando a popularidade das plataformas digitais, como as redes sociais, para promover sua marca, seus produtos e serviços.

A realidade é que o marketing tradicional foi, quase que totalmente, substituído pelo marketing online. Ou seja, se você não existe online hoje em dia, não está nas mídias sociais nem no Google, você simplesmente não existe. Ou quase isso!

Portanto, se você deseja que sua empresa continue alcançando novos clientes e ampliando seu poder no mercado, se faz necessário adotar medidas e explorar o potencial da tecnologia de ponta. Resumindo, sim, o marketing digital vale a pena ( e é essencial).

Marketing digital vale a pena: entenda as razões para essa afirmação!

A cada dia mais empresas estão em busca de dicas de como fazer marketing na internet, com o objetivo de:

  • alcançar seus consumidores-alvo;
  • envolver suas personas afetivamente e efetivamente;
  • aumentar a fidelidade à marca;
  • impulsionar as vendas online.

Em suma, milhões de empresas já investem em ações digital e, diariamente, tantas outras empresas passam a entender que marketing digital vale a pena e buscam quais as melhores estratégias de marketing, para começar a construir sua presença online.

Se você ainda não começou a investir em marketing digital, sua empresa já está ficando atrás de seus concorrentes. A seguir, listamos algumas das razões para afirmarmos que marketing digital vale a pena.

#1 Custo x Benefício

Um dos maiores benefícios do marketing online é que ele é econômico e ajuda a obter mais leads e oportunidades de negócio. Essa é a vantagem que mais chama atenção de quem tem interesse em começar a investir nas diferentes formas de marketing digital.

Além disso, ele fornece resultados mais precisos de ROI, retorno sobre o investimento, do que o marketing tradicional.

O tempo é o custo mais significativo do marketing digital. Pode demorar um pouco para implementar as estratégias e desenvolver resultados, mas o marketing digital vale a pena e o retorno vai compensar.

O marketing digital para pequenas empresas é ainda mais relevante. Novamente, o mais importante para este tipo de negócio é o baixo custo e o retorno do investimento que se faz.

O marketing digital oferece um retorno substancial de pequenos investimentos. Então, se você não dispor de um valor alto, isso não impede que você faça sua campanha com um valor menos substancial. Por isso, o marketing digital para pequenas

Uma campanha de marketing digital bem planejada e direcionada pode alcançar os clientes certos, na hora certa, a um custo bem menor do que os métodos tradicionais de marketing.

#2 Alcance e Direcionamento

No caso de se ter um site, isso irá permitir encontrar novos mercados e fazer negócios globalmente por apenas um pequeno investimento.

Com o advento da internet, o mundo virou o limite. Nesse contexto, você vai observar que o marketing digital vale a pena. O marketing em plataformas digitais que possibilitam campanhas direcionadas onde os anúncios são apresentados aos clientes com base em suas preferências e interesses, aumentando a probabilidade de venda.

A única limitação é a sua criatividade e estratégia.

Leia mais em: Segmentação de mercado: exemplos de empresas na prática

As mídias sociais, além do conteúdo, fornecem uma plataforma eficaz para a comunicação e o envolvimento do seu público-alvo, onde você pode conversar, em tempo real com seus potenciais clientes.

As principais ferramentas de marketing digital podem ser usadas para descobrir quem é e onde está o seu público-alvo ideal, para que você possa:

  • se concentrar neles;
  • abordá-los;
  • obter resultados satisfatórios.

Além de economizar dinheiro, você passa a conhecer melhor o seu público, se preparando cada vez mais para conquistá-lo. Mais um ponto para o digital! Mais uma vez, marketing digital vale a pena!

#3 Análise e Mensuração

Ao analisarmos se vale a pena investir em marketing digital, precisamos saber se uma estratégia foi efetiva ou não, ou seja, se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço.

São necessários instrumentos e dados para medir se as campanhas publicitárias e anúncios veiculados deram resultados.

Um dos benefícios significativos de uma estratégia de marketing digital é a capacidade de medir esses resultados. Afinal, se você investe dinheiro em uma campanha, obviamente você quer acompanhar os resultados dela.

Para cada tipo de campanha existe um sistema de rastreamento, ou seja, um formato para medir o alcance dessas campanhas, isso inclui:

  • impressões;
  • cliques;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • conversões e muito mais.

As  suas estratégias digitais podem ser monitoradas com precisão em tempo real. Isso possibilita uma análise criteriosa, onde você pode ver quais ações estão funcionando e quais não estão, podendo ajustar suas campanhas para obter maior sucesso.

A análise de marketing digital permite que você use seus recursos com mais eficiência, reduzindo despesas desnecessárias e se empenhando em estratégias com maior probabilidade de retorno.

Leia também: Métricas no marketing digital: como usar e analisar

A seguir um vídeo para continuarmos a falar sobre esse assunto!

A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento cujo principal objetivo é disseminar informações.

O marketing digital tem o potencial de transformar a maneira como você alcança e envolve seus clientes.

Com as estratégias corretas e implementação eficaz, as pequenas empresas podem aumentar seu alcance e conversões em apenas uma questão de meses.

Ao criar conteúdo relevante e atraente, otimizado para os mecanismos de pesquisa, você pode melhorar sua visibilidade online e alcançar mais e mais clientes.

Agora que você viu como vale a pena investir em marketing digital, mãos à obra.

Não é dispendioso, uma vez que o alcance pode lhe dar bastante retorno e é fácil fazer o acompanhamento.

Depois disso, com certeza, você concluiu que o marketing digital vale a pena, então é hora de começar! Para isso, acesse o artigo; “6 dicas de marketing digital: o melhor de cada estratégia” e comece a fazer o seu planejamento.

A LAHAR oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes!