Veja como usar uma estratégia de Marketing Digital e Vendas Online para alavancar seu negócio

Hoje em dia é fundamental que qualquer empresa tenha sua presença no mundo digital, no entanto mais do que canais de comunicação com os clientes, as empresas querem vender usando esses canais. Por isso, se você quer saber como aliar o marketing digital e vendas online, este artigo é para você!

As empresas já não querem apostar apenas em mídias tradicionais onde o anúncio aparece para qualquer pessoa que assiste a um determinado programa. A palavra da vez é a segmentação de marketing.

Através do Marketing Digital é possível direcionar seus anúncios para os clientes com interesse no seu produto, um tipo de controle muito limitado com a mídia tradicional.

O marketing digital corresponde a todas as formas de comunicação da empresa usando a internet, todas as maneiras de promover, fortalecer, divulgar e vender seus produtos. Essas ações também são fundamentais em uma estratégia de vendas online.

Funil de Vendas: como organizar as ações de marketing digital e vendas online

Para entender como alinhar Marketing Digital e Vendas Online é preciso ter em mente o conceito de Funil de Vendas.

Ele deve ser o seu guia na hora criar as estratégias de vendas, entender os momentos de compra de cada cliente e saber como educar seu público

O funil de vendas é uma representação visual do processo de compra e venda. Ele apresenta todas as etapas que devem ser consideradas pela equipe de vendas e pode ser analisado junto com o processo de compras dos clientes. 

O objetivo de uma equipe de marketing deve ser fazer com que o usuário avance nas etapas do funil, desde a entrada até a sua conversão em cliente. 

Confira abaixo como é um funil de vendas e quais as ações de marketing  digitais se encaixam melhor em cada uma dessas etapas. 

Marketing digital e vendas online

Fonte: Pinterest

De maneira geral, cada etapa do funil de vendas pode ser melhor trabalhada com a execução de uma lista própria de atividades de marketing digital. 

Hoje em dia, as estratégias de vendas estão relacionadas ao relacionamento que você estabelece com usuários em cada uma das etapas do funil de vendas. Por isso, para gerar vendas online, é fundamental usar as estratégias certas de marketing digital para:

  • atração, 
  • conversão, 
  • nutrição,
  • venda,
  • encantamento. 

Funil de compras: entendendo o cliente

Se o funil de vendas mostra o processo que sua empresa deve seguir para fazer uma venda, o funil de compra mostra o caminho que o usuário passa para fazer uma compra. 

O funil de vendas te ajuda a definir as ações que você vai executar em cada fase e em quais canais, já o funil de compra te ajuda a entender o que o usuário está buscando em cada etapa e, consequente, te ajuda a definir o que sua estratégia deve oferecer para atendê-lo. 

Para obter o melhor do marketing digital e vendas online considere as demandas de seus clientes em potencial em cada uma dessas etapas. Dessa forma, fica mais fácil produzir um conteúdo (ou uma oferta) que atenda o cliente, exatamente na etapa em que ele está, do processo.

Marketing digital e vendas online

Topo do funil

No topo do funil temos um usuário que ainda está buscando entender melhor o problema que está enfrentando, ou mesmo ainda não sabe que tem um problema. 

Ele sente que alguma coisa falta, por exemplo, que a produtividade da equipe está abaixo do que ele esperava. Mas ele não sabe porque isso está acontecendo nem como mudar esse cenário. 

Por isso, para atingir um usuário que está na etapa de “Aprendizado e Descoberta”, sua estratégia pode ser produzir conteúdos que mostrem para o usuário as causas possíveis do problema. Para isso, use blog e redes sociais para atrair esse usuário. 

Meio do funil 

Depois que o usuário já entendeu o problema ele vai partir para formas de solucioná-lo, inicialmente tentando não gastar nada se for possível. 

É a fase de meio de funil, onde você começa a oferecer conteúdos mais trabalhados, respondendo dúvidas e contribuindo para soluções.

Nessa etapa uma estratégia interessante é oferecer um conteúdo rico e gratuito em troca dos contatos do usuário. Assim você o transforma em lead e pode se relacionar mais de perto. 

Nessa fase da estratégia de marketing digital e vendas online use:

Leia também: Comece a converter visitantes em leads com a sua Landing Page. 

Realize também a nutrição desses leads e estabeleça um relacionamento de confiança. O e-mail marketing é um grande aliado em uma estratégia de marketing digital e vendas online. 

Acesse nosso guia completo e GRATUITO de planejamento e criação de uma campanha e e-mail marketing:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

Fundo do funil 

E por fim o fundo de funil será o momento da venda, porque é onde seu cliente está tomando a decisão de compra. Ele sabe que tem um problema, conhece as possíveis soluções, escolheu uma delas, mas ainda vai definir de qual empresa vai contratá-la. 

Depois de toda essa caminhada juntos, o lead já se sente próximo da sua empresa e confia nela. Quando ver na sua solução o melhor custo-benefício e um atendimento de qualidade, isso vai gerar mais valor e sua empresa tem mais chances de ser lembrada por ele.

Sabemos que não é fácil alinhar marketing digital e vendas online, mas com algumas ferramentas e com o apoio da tecnologia tudo fica mais fácil. Você pode contar, por exemplo, com um software de automação de marketing para fazer grande parte do trabalho.  

Porque vendas online precisa estar junto com Marketing 

Marketing digital e vendas online estão ligados. Um vai dar visibilidade e atrair os clientes certos para que o outro realize a venda propriamente dita. Por isso a estratégia de ambos deve ser criada em parceria.

Uma ferramenta de automação de marketing vai contribuir para tornar esse trabalho de alinhamento e execução mais eficaz. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda sua empresa a executar ações como: 

  • criar landing pages (sem a necessidade de um programador ou desenvolvedor), 
  • criar e enviar e-mail marketing,
  • criar fluxos de nutrição automatizados,
  • identificar e segmentar de contatos, 
  • realizar testes A/B, 
  • qualificar leads e mais. 

Tudo isso é feito automaticamente, aumentando a produtividade da sua equipe e permitindo que eles se concentrem na parte estratégica do marketing. 

Para conhecer a LAHAR, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

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