Marketing Digital e Vendas Online: tudo sobre estratégias para alavancar seu negócio

Marketing e vendas sempre estiveram em sintonia, mesmo antes da popularização da internet e das mudanças que ela proporcionou no comportamento do consumidor. Por isso, é tão automático buscarmos estratégias para aliar marketing digital e vendas online.  

As plataformas de marketing digital se tornaram canais de comunicação que permitem o contato direto entre a empresa e o público. 

A partir das redes sociais é possível interagir diariamente com os consumidores da sua empresa e potenciais clientes.

O e-mail marketing leva a mensagem da sua empresa para dentro de um canal particular do lead que você deseja atingir. 

Ferramentas de SEO permitem que as páginas do site do seu negócio apareçam como resultado de uma pesquisa de consumidores que estão em busca de informação sobre o nicho em que você atua. 

Anúncios pagos levam suas ofertas para os canais em que seus clientes mais qualificados estão, de forma personalizada e segmentada. 

De fato, é possível criar um anúncio para cada consumidor, de acordo com o produto que ele visitou dentro do seu e-commerce, e tentar trazê-lo de volta para que possa concluir a compra. 

Em suma, como abrimos este artigo dizendo, o marketing e as vendas sempre estiveram alinhados, entretanto, as ferramentas de marketing digital elevaram essa relação a outro patamar. 

Como vender mais com marketing digital? 

O marketing digital corresponde a todas as formas de comunicação da empresa usando a internet, todas as maneiras de promover, fortalecer, divulgar e vender seus produtos. Essas ações também são fundamentais em uma estratégia de vendas online.

Hoje em dia é fundamental que qualquer empresa tenha sua presença no mundo digital. No entanto, mais do que canais de comunicação com os clientes, as organizações querem usar essas plataformas para vender. 

Por isso, se você quer saber como usar o marketing digital para vendas online, este artigo é para você!

As estratégias de marketing digital para vendas online, entretanto, precisam ser construídas sobre alguns pilares, entre eles o da segmentação. 

Através da segmentação dentro do marketing digital é possível direcionar seus anúncios e publicações para um grupo de clientes com perfil e interesse no seu produto. 

Isso aumenta a assertividade da campanha, reduz o custo de aquisição de clientes e aumenta o retorno sobre investimento. 

Como vender mais com marketing digital: 5 estratégias

Ainda neste artigo, vamos te apresentar o passo a passo de como montar um planejamento de marketing digital para vendas online que considere a jornada do cliente e o funil de vendas da empresa

Entretanto, antes disso organizamos um guia com as principais estratégias e canais que você pode – e deve – considerar para seu plano de atrair e converter clientes. Confira, a seguir. 

Redes sociais

É bastante comum que as redes sociais sejam a porta de entrada para empresas que estão buscando posicionamento digital. Entretanto, saber como trabalhar com elas é fundamental para ter bons resultados. 

De maneira geral, o marketing digital e as vendas em redes sociais vem ganhando cada vez mais funcionalidades, por exemplo, hoje já é possível criar uma loja dentro do Instagram.

Esse recurso de venda, dentro de um canal de comunicação, mostra como as ações das duas áreas estão cada vez mais integradas.

As redes sociais também podem ser usadas para ações de atração, que levam usuários para outros canais, como seu site ou blog. 

Outro uso, dentro de uma estratégia de marketing digital e vendas online é a captação de leads. Atualmente, o Facebook Leads Ads, contribui para essa etapa do relacionamento com clientes. 

Perceba que as possibilidades de ações de marketing digital e vendas em redes sociais vão muito além da tradicional postagem com o produto da sua empresa. 

Invista em engajar seus seguidores, compartilhar conteúdos relevantes e, claro, use as funções de anúncios pagos dentro de cada canal. 

Não se esqueça dos influenciadores digitais que podem contribuir para o crescimento do alcance da sua marca. 

Email marketing

O email marketing é fundamental para a gestão de leads. Estamos falando de um canal que permite uma comunicação direta entre empresa e consumidor.

Por meio das ferramentas de disparo de e-mail marketing é possível criar fluxos de automação, a partir da segmentação de leads. Isso torna o seu relacionamento muito mais personalizado e pessoal com cada contato. 

O resultado é um maior engajamento do lead com seu material, maiores taxas de abertura de e-mail e melhores resultados de conversão. 

Por isso, o e-mail marketing é uma ferramenta indispensável para quem busca desenhar uma estratégia de marketing digital e vendas online. 

Lembre-se de incluir em seu planejamento um conjunto de ferramentas para captação de leads e compartilhe apenas conteúdos relevantes, que vão contribuir para a experiência do cliente com a empresa.  

Anúncios pagos

É impossível falar sobre marketing digital e estratégia de vendas sem citar os anúncios pagos. Entre as ferramentas que podem ser usadas por você estão:

  • Facebook Ads, 
  • Instagram Ads, 
  • Google Ads, 
  • Linkedin Ads e mais. 

Além do uso desses canais para atração de usuários para as páginas da sua empresa, também é possível usar para a conversão de clientes. 

Por meio do remarketing, por exemplo, você passa a apresentar aos usuários produtos pelos quais eles se interessaram , usando anúncios em páginas que esses consumidores acompanham.

Você já deve ter se sentido perseguido pelo anúncio de um produto que você pesquisou recentemente. Esse é um exemplo de anúncios pagos e de remarketing. 

SEO

O SEO é uma estratégia que coloca as páginas do site ou blog da sua empresa entre os primeiros resultados do Google e outras plataformas de busca. 

O resultado é um maior alcance e aumento do tráfego para dentro das páginas da sua empresa.

Esse tráfego pode ser considerado qualificado, afinal, são usuários que buscaram, ativamente, sobre algum assunto que envolve o universo da sua empresa. 

Entender o que é SEO é muito estratégico para a sua empresa, afinal, estamos falando de uma estratégia que continua a trazer resultado mesmo com o término do investimento. 

Entretanto, é uma tática de vendas que exige tempo para trazer resultados, que são obtidos, geralmente, a médio e longo prazo.

Entenda melhor sobre a estratégia no vídeo abaixo. 

Como montar um planejamento de marketing digital para sua estratégia de vendas?

Agora que você já conhece os principais canais do mercado que devem ser usados em suas ações de marketing digital e vendas online, é hora de conhecer algumas técnicas para organizar suas ações de maneira estratégica.

Para entender como alinhar Marketing Digital e Vendas Online é preciso ter em mente o conceito de Funil de Vendas.

Ele deve ser o seu guia na hora criar as estratégias de vendas, entender os momentos de compra de cada cliente e saber como educar seu público

O funil de vendas é uma representação visual do processo de compra e venda de uma empresa e seus consumidores.

Ele apresenta todas as etapas que devem ser consideradas pela equipe de vendas ao montar uma estratégia de vendas e marketing digital. 

Para tornar a sua estratégia mais consolidada, o funil de vendas pode ser analisado junto com o processo de compras dos clientes, também conhecido como jornada de compra do cliente. 

O objetivo de uma equipe de marketing deve ser fazer com que o usuário avance nas etapas do funil, desde a entrada até a sua conversão em cliente. 

Confira abaixo como é um funil de vendas e quais as ações de marketing  digitais se encaixam melhor em cada uma dessas etapas. 

Marketing digital e vendas online

Fonte: Pinterest

De maneira geral, cada etapa do funil de vendas pode ser melhor trabalhada com a execução de uma lista própria de atividades de marketing digital. 

Hoje em dia, o uso do marketing digital para a estratégia de vendas está associado ao relacionamento que você estabelece com usuários em cada uma das etapas do funil de vendas. 

Por isso, para gerar vendas online, é fundamental usar as estratégias certas de marketing digital para:

  • atração, 
  • conversão, 
  • nutrição,
  • venda,
  • encantamento. 

Funil de compras: entendendo o cliente

Se o funil de vendas mostra o processo que sua empresa deve seguir para fazer uma venda, o funil de compra mostra o caminho que o usuário passa até estar pronto para concluir um negócio.

O funil de vendas te ajuda a definir as ações que você vai executar em cada fase e em quais canais. O funil de compra te ajuda a entender o que o usuário está buscando em cada etapa e, consequentemente, contribui para definir o que sua estratégia deve oferecer para atendê-lo. 

Para obter o melhor do marketing digital e vendas online considere as demandas de seus clientes em potencial em cada uma dessas etapas. 

Dessa forma, fica mais fácil produzir um conteúdo relevante (ou uma oferta) que atenda o cliente, exatamente na etapa em que ele está, do processo.

Marketing digital e vendas online

Topo do funil

No topo do funil temos um usuário que ainda está buscando entender melhor o problema que está enfrentando, ou mesmo ainda não sabe que tem um problema. 

Ele sente que alguma coisa falta, por exemplo, que a produtividade da equipe está abaixo do que ele esperava. Mas ele não sabe porque isso está acontecendo nem como mudar esse cenário. 

Por isso, para atingir um usuário que está na etapa de “Aprendizado e Descoberta”, sua estratégia pode ser produzir conteúdos que mostrem para o usuário as causas possíveis do problema. Para isso, use blog e marketing de redes sociais para atrair esse usuário. 

Meio do funil 

Depois que o usuário já entendeu o problema ele vai partir em busca de formas de solucioná-lo, inicialmente tentando não gastar nada se for possível. 

É a fase de meio de funil, onde você começa a oferecer conteúdos mais trabalhados, respondendo dúvidas e contribuindo para soluções.

Nessa etapa uma estratégia interessante é oferecer um conteúdo rico e gratuito em troca dos contatos do usuário. Assim você transforma um visitante em lead e pode se relacionar mais de perto. 

Nessa fase da estratégia de marketing digital e vendas online use:

Realize também a nutrição desses leads e estabeleça um relacionamento de confiança. 

O e-mail marketing é um grande aliado em uma estratégia de marketing digital e vendas online. 

Acesse nosso guia completo e GRATUITO de planejamento e criação de uma campanha e e-mail marketing:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

Fundo do funil 

E por fim o fundo de funil será o momento da venda, porque é onde seu cliente está tomando a decisão de compra:

  • ele sabe que tem um problema, 
  • conhece as possíveis soluções, 
  • escolheu uma delas, 
  • vai definir de qual empresa vai contratá-la. 

Depois de toda essa caminhada juntos, o lead já se sente próximo da sua empresa e confia nela. 

Quando ver na sua solução o melhor custo-benefício e um atendimento de qualidade, isso vai gerar mais valor e sua empresa tem mais chances de ser lembrada por ele.

Sabemos que não é fácil alinhar marketing digital e vendas online, mas com algumas ferramentas e com o apoio da tecnologia tudo fica mais fácil. 

Você pode contar, por exemplo, com um software de automação de marketing para fazer grande parte do trabalho.  

Porque vendas online marketing digital e estratégia de vendas?

Marketing digital e vendas online estão ligados. Um vai dar visibilidade e atrair os clientes certos para que o outro realize a venda propriamente dita. Por isso, as estratégias de marketing digital e vendas online devem ser criadas em parceria.

Uma ferramenta de automação de marketing vai contribuir para tornar esse trabalho de alinhamento e execução mais eficaz. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda sua empresa a executar ações como: 

  • criar landing pages (sem a necessidade de um programador ou desenvolvedor), 
  • criar e enviar e-mail marketing,
  • criar fluxos de nutrição automatizados,
  • identificar e segmentar de contatos, 
  • realizar testes A/B, 
  • qualificar leads e mais. 

Tudo isso é feito automaticamente, aumentando a produtividade da sua equipe e permitindo que eles se concentrem na parte estratégica do marketing. 

Para conhecer a LAHAR, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.