Tudo sobre o que é Marketing Digital, principais canais e como aplicar na empresa

O marketing digital é uma modalidade de marketing que usa plataformas online para divulgar uma empresa, conquistar e reter clientes. Estamos falando de um conjunto de estratégias, entre elas redes sociais, SEO, anúncios online, e muito mais. Para entender o que é marketing digital e como fazer, continue lendo este artigo e prepare-se para um guia completo e direto sobre o assunto. 

Já são mais de 4 bilhões de pessoas conectadas à internet no mundo todo e é bem provável que, se você tem um negócio, já tenha criado, pelo menos, uma página no Facebook para ele. Sim, o Facebook faz parte do marketing digital, mas está longe de ser a única estratégia a ser considerada.  

Segundo o relatório do Facebook Insights existem 8 milhões de anunciantes ativos, dentro da plataforma. Além disso, o Facebook é visto, pelos profissionais de marketing, como o principal canal de distribuição de conteúdo, atualmente. 

Entretanto, quando falamos de uma estratégia consolidada de marketing digital, é preciso ir muito além das redes sociais e, principalmente, muito além do Facebook. 

Atualmente, 94% das empresas do Brasil escolhem o Marketing Digital como estratégia de divulgação e crescimento do negócio. Entretanto, muitas empresas ainda sentem que não obtém o retorno desejado com a estratégia. 

Sendo muito sincero, grande parte desse gap é a falta de um plano de ação eficiente, que aproveite os canais usados de maneira estratégica. 

A transformação digital mudou a forma como os consumidores consomem e mudou a forma como as empresas devem vender – e se relacionar com seu público. É por isso que, se há pouco tempo criar uma página no Facebook era uma ação inovadora para uma marca, atualmente, esse simples e isolado fato, fará muito pouco pelo negócio

O marketing digital cresceu tanto em número de táticas que podem ser usadas como na forma de construir um planejamento de marketing digital. 

Vantagens do marketing digital

Existem muitas vantagens de optar pelo marketing digital em sua estratégia de divulgação e vendas. 

Quando comparado ao marketing, ainda visto como, tradicional (televisão, rádio, mídia impressa, entre outros), estamos falando de uma estratégia com custo mais baixo e, consequentemente, uma estratégia mais democrática, porque permite que pequenas e grandes empresas façam investimentos nos canais de destaque. 

Além disso, o marketing digital permite que sua empresa quebre barreiras geográficas, podendo levar sua marca para outros locais, de maneira mais simples e eficiente. 

Uma outra vantagem do marketing digital é a capacidade de medir os resultados de cada campanha e ação, e modificar a estratégia a qualquer momento.

Um grande desafio do marketing sempre foi medir os resultados que estão sendo alcançados. 

Será que a estratégia foi realmente eficiente? 

Quanto a empresa ganhou ao fazer determinado investimento em uma campanha “x”? 

Com o marketing digital, e todas as ferramentas de apoio, é possível medir e acompanhar métricas e metas de marketing a fim de obter uma melhor visão dos resultados de cada campanha, em tempo real. 

O funcionamento das estratégias também permite que qualquer campanha seja modificada a qualquer momento, permitindo, por exemplo, a interrupção dos gastos com uma ação que está trazendo resultados baixos.

A capacidade de analisar dados é uma vantagem especialmente estratégica do marketing digital. Além de permitir que a sua empresa olhe para trás e identifique as ações que tiveram um bom ou mau resultado, também permite que os dados sejam usados para otimizar as campanhas do futuro, ampliando os resultados do ROI da empresa. 

É importante também lembrar que o marketing digital atinge um público que está interessado em realizar uma compra, aumentando as chances da sua empresa fazer parte do processo de decisão do consumidor.

De fato, 78% dos usuários da internet realizam pesquisas sobre produtos que desejam comprar usando plataformas digitais como as redes sociais e ferramentas de pesquisa. 

Por último, mas não menos importante, o marketing digital, junto com suas ferramentas, permite a personalização e a segmentação da comunicação com os clientes, de acordo com o perfil do cliente e com a etapa da jornada de compra em que ele está, tudo isso usando a seu favor a automação de marketing. 

Resumindo, podemos listar como as principais vantagens do marketing digital:

  • custo mais baixo de investimento (quando comparado às mídias mais tradicionais), 
  • redução das barreiras geográficas, 
  • capacidade de medir e acompanhar métricas para a otimização dos resultados das campanhas, 
  • possibilidade de segmentação e personalização da comunicação, 
  • possibilidade de ampliação do ROI, 
  • participação no processo de compra do consumidor online,
  • aumento do alcance da marca, entre outras. 

Como fazer marketing digital? Principais estratégias

Entendido o que é marketing digital e quais as vantagens dessa modalidade, seguimos para a compreensão sobre como aproveitar melhor essa estratégia. 

O primeiro passo é compreender que o marketing digital é formado por diversas táticas, logo, fazer marketing digital exige que você compreenda quais são essas estratégias e entenda como usá-las. Confira a seguir um resumo sobre as principais estratégias do marketing digital

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia dentro do marketing digital que usa as ferramentas de marketing online para atrair público, a partir da produção e distribuição de conteúdo relevante.

Estamos falando de uma estratégia que usa canais como redes sociais, marketing de conteúdo, SEO e e-mail marketing para se relacionar com os clientes sem interrompê-los em sua jornada. Ao contrário, o intuito é participar do processo de pesquisa e decisão dele, oferecendo informações relevantes e educando o cliente potencial, durante todas as etapas do funil de vendas

Ao contrário do Outbound Marketing, mais tradicional, geralmente relacionado a anúncios que pipocam na frente do usuário, o Inbound tem como base a produção e distribuição de conteúdo relevante para levar um cliente do topo do funil de vendas até a decisão pela compra. Ou seja, para levar um cliente que identificou a pouco que tem um problema ou necessidade até a decisão por comprar a solução, produto ou serviço que a sua empresa oferece. 

De maneira geral, o Inbound Marketing é uma maneira de organizar e utilizar o conjunto de táticas e plataformas de marketing digital, que estão disponíveis. Por isso, para a aplicação da metodologia de Inbound Marketing sua empresa vai precisar contar com estratégias como:

  • redes sociais, 
  • marketing de conteúdo, 
  • SEO,
  • e-mails marketing e mais. 

Talvez você ainda não saiba nada sobre Inbound Marketing e possa estar confuso nesse momento. Por isso não se preocupe. Continue lendo o artigo para entender o funcionamento dos demais canais de marketing digital e assista ao vídeo abaixo que explica melhor sobre o que é Inbound. Leia também o artigo, O que é Inbound Marketing e como aplicá-lo ao seu negócio”. 

Redes sociais

Já citamos acima o poder das redes sociais. A facilidade de uso dos canais faz com que elas sejam a porta de entrada de quem deseja divulgar sua empresa a partir dos canais online disponíveis. 

Qualquer um pode criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, e isso faz com que empresas de todos os portes e capacidades de investimento estejam presentes nesses canais.

Entretanto, é fundamental a criação de uma estratégia eficiente, que combine:

  • personalização,
  • conteúdo relevante, 
  • alinhamento com a persona da empresa, 
  • estratégias de atração,
  • páginas de destino de qualidade,
  • relacionamento.

Tudo isso irá contribuir para que as redes sociais realmente tragam um resultado positivo para a organização. 

A verdade é que estar presente, de maneira efetiva, nas redes sociais é uma grande oportunidade para qualquer empresa, afinal, 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais.

Se você tem uma empresa e deseja criar uma comunicação eficiente com seu público, a partir das redes sociais, leia o artigo, “[GUIA] 7 redes sociais mais usadas no Brasil”. 

Marketing Digital

Marketing de Conteúdo

Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo.

O marketing de conteúdo não está relacionado apenas a blogs, mas a todos os tipos e formatos de conteúdo que a empresa oferece, como vídeos, landing pages, e-mails, podcasts, webinars e mais. 

Uma vez que o primeiro passo de grande parte das pessoas, que desejam fazer uma compra ou contratar o serviço, é fazer uma pesquisa no Google ou mesmo nas redes sociais em busca de informações, oferecer essas informações passa a ser uma importante estratégia para estabelecer um relacionamento com o público

Já tem algum tempo que profissionais de marketing observaram esse movimento – e oportunidade – e hoje 73% das empresas estão direcionando seus investimentos de Marketing Digital principalmente para produção de conteúdo.

Por sua essência, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias que compõem o Inbound Marketing, sobre o qual falamos acima.

SEO

O SEO é uma estratégia que tem como objetivo colocar as páginas do site ou blog da sua empresa nas primeiras posições do resultado de pesquisas relacionadas ao seu negócio, feitas no Google, de maneira orgânica. Ou seja, sem que você tenha que pagar para aparecer nas primeiras posições.

O SEO funciona a partir de um conjunto de boas práticas como:

  • inserção de palavras-chaves em pontos estratégicos das páginas (meta titulo, meta descrição, título, URL, ao longo do texto etc),
  • produção de conteúdo relevante relacionado às palavras-chaves mais buscadas pelas personas que sua empresa deseja atingir,
  • distribuição de backlinks ao longo das páginas, 
  • autoridade do site, 
  • velocidade de carregamento,  
  • envio de sitemap para o Google, e mais. 

Investir em SEO é uma etapa muito relevante para os resultados da sua empresa com o marketing digital, afinal, ter as páginas do seu negócio nas primeiras posições do Google vai fazer com que sua empresa amplie o alcance e inicie um relacionamento com um número maior de clientes. 

A verdade é que 67% dos cliques são realizados nos links presentes nas 5 primeiras posições da página de resultados do Google. 

Entenda mais sobre o que é SEO e como usá-lo no planejamento de marketing digital assistindo ao vídeo abaixo.

Links patrocinados

Sem dúvida os anúncios pagos são importantes aliados de qualquer empresa que deseja um retorno imediato de suas campanhas digitais. 

68% dos profissionais de marketing declaram que a publicidade paga é “muito importante” ou “extremamente importante” para sua estratégia geral de marketing. 

Quando falamos de anúncios pagos, ou links patrocinados, estamos nos referindo a campanhas de anúncios em plataformas como:

  • Google Ads, 
  • Instagram Ads, 
  • Facebook Ads, 
  • Linkedin Ads, 
  • Youtube Ads e mais.

Para quem está começando nesse universo das mídias pagas indicamos que acesse o  ebook gratuito “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. Nele você vai conhecer mais vantagens da estratégia, os tipos de anúncios, principais plataformas de anúncios e como anunciar em cada uma delas.

E-mail marketing

O email marketing tem um potencial de ROI de 4400%, isso mesmo, a cada $1 investido, $44 voltam para a sua empresa. Parece bom, e realmente é, entretanto, é preciso saber como criar uma campanha de e-mail marketing eficiente.

Não pense que disparar e-mails em massa para toda a sua base de leads vai contribuir para que você alcance esses números!

Para ter resultado com esse canal é fundamental montar uma estratégia que considere:

  • as personas do negócio, 
  • as etapas da jornada do cliente, 
  • as fases do funil de vendas, 
  • a produção de conteúdo relevante, 
  • uso de gatilhos mentais, 
  • CTA poderosos, 
  • personalização do conteúdo, 
  • segmentação de leads, 
  • automação do fluxo de e-mail e mais.

Além disso, sua empresa precisa montar uma boa estratégia de captação de leads para abastecer sua base e iniciar esse relacionamento. 

Para te ajudar nessa fase vamos indicar mais um material gratuito e completo. Se você está iniciando um trabalho de e-mail marketing para sua empresa ou para seus clientes, indicamos que conheça primeiro o guia gratuito: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”

Como trabalhar com marketing digital?

Ao conhecer os exemplos de marketing digital é possível que você tenha se preocupado sobre como aprender a colocar tudo isso em prática. 

Essa é uma preocupação comum quando alguém chega em um guia mais completo sobre marketing digital. 

Mas fato é que hoje existe muita informação na internet e você pode buscar conteúdos gratuitos, bem como realizar cursos marketing digital, que vão contribuir para seu amadurecimento na área. 

Para te ajudar nessa caminhada, reunimos três materiais gratuitos e completos:

Ferramentas de marketing digital

É claro que para gerenciar todas as estratégias de marketing digital que abordamos acima, algumas ferramentas são fundamentais, permitindo a gestão de todos os canais e a automação de algumas atividades. 

Entre as ferramentas de marketing digital que vão contribuir para o aumento da produtividade da sua empresa e a possibilidade de execução de uma estratégia eficiente estão: 

De fato, em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Estamos falando de um software de automação de marketing, criado com o objetivo de descomplicar o marketing digital nas empresas, automatizando uma série de atividades e permitindo a otimização da estratégia por meio de:

  • criação de fluxo de automação,
  • segmentação de leads, 
  • realização de testes A/B, 
  • pontuação e qualificação de leads (lead scoring), 
  • envio de e-mail marketing, 
  • gestão de redes sociais e mais. 

Isso sem contar a possibilidade de usar recursos como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • lead tracking;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.

Além disso, essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados. 

Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias. 

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.