Marketing para aplicativos: como ter mais alcance e downloads? 8 dicas práticas

Depois de todo o trabalho de criar um aplicativo chega a hora de fazer com que as pessoas conheçam o app e se interessem em tê-lo em seu smartphone. Para isso você vai precisar investir em ações de marketing para aplicativos. 

Essas ações vão aumentar o alcance do app para quem mais pessoas conheçam. Além disso, ações de incentivo ao download vão aumentar o número de usuários do sistema.

Então, se você quer ter retorno do seu trabalho, siga as dicas abaixo e desenvolva sua estratégia de marketing para aplicativos. 

Marketing para aplicativos: guia com 8 ações estratégicas

1. Crie um site 

Ter um site vai ajudar você a apresentar o aplicativo que foi criado:

  • inclua as funções do app;
  • benefícios para o dia a dia;
  • para quem ele é especialmente valioso. 

Além de apresentar o aplicativo, você pode rankear o site para melhores posições em pesquisas no Google.

2. Produza conteúdo

Por falar em ranking do Google, a produção de conteúdo relevante dentro do site auxilia a alcançar melhores posições dentro da plataforma de busca. 

Essa estratégia é relevante para alcançar pessoas que estão interessadas pelo tipo de app oferecido a ponto de fazer um busca no Google sobre o assunto. 

Defina as personas do seu serviço e cria materiais que vão interessar e ajudá-las. 

Considere aprender mais sobre SEO e Inbound Marketing para melhorar os resultados das suas ações de marketing de conteúdo. 

3. Otimizar suas páginas

O SEO é uma estratégia de marketing muito relevantes e não inclui apenas a produção de conteúdo. 

Você deve considerar principalmente a otimização das páginas em dispositivos móveis, por exemplo, bem como incluir as palavras-chaves corretas em meta título e meta descrição de suas páginas. 

No vídeo abaixo você aprende mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar você, dentro de marketing para aplicativo e em outras áreas. 

4. Redes Sociais

O marketing para redes sociais é uma estratégia particularmente importante para divulgar qualquer coisa dentro da internet. 

Novamente é importante entender quem é o seu público e desenvolver conteúdos interessantes para atraí-lo. 

A plataforma escolhida também faz diferença. Onde está o seu público? As respostas mais comuns são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Youtube;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

Nesta etapa do marketing para aplicativos use as redes sociais como canal de informação sobre seu app e para estreitar o relacionamento com seu público.

5. Influenciadores

Os influenciadores podem ajudar você a levar seu aplicativo para milhares de pessoas. Eles possuem um amplo alcance e ainda conversam com seu público ideal.

É claro que para isso é importante que você saiba como encontrar os influenciadores certos.  

Pesquise os perfis que tenham mais alinhamento com a persona que você deseja e que abordem temas relacionados à sua proposta. 

6. Marketing de afiliados

No marketing de afiliado quem quer vender ou divulgar um aplicativo (ou qualquer outro serviço ou produto) usa sites, redes sociais, enfim, usa plataformas de comunicação comandados por outras pessoas para divulgar sua oferta, sem pagar imediatamente por isso. 

Essa nova forma de fazer marketing para aplicativos permite que você amplie o alcance do app sem precisar realizar um grande investimento inicial. 

Mas o que o afiliado ganha? Quando ocorrer uma conversão a empresa que fez a oferta paga ao afiliado – ao dono do canal que gerou a conversão – uma comissão. 

7. Priorize a experiência do usuários para ganhar estrelas

Quando abrimos o Google Store ou Apple Store para encontrar aplicativos que vão nos ajudar em alguma necessidade, buscamos por apps de sucesso com boa reputação, correto?

As estrelas, pontuação e os comentários sobre o aplicativo na loja de apps indicam isso. 

Por isso garanta que você criou um aplicativo que oferece uma boa experiência a seu cliente. 

8. Crie uma versão paga e outra gratuita

Uma das formas de fazer com que as pessoas façam o download do aplicativo é criando uma versão com funcionalidades gratuitas e incluir outras funções que só são acessadas a partir de um pagamento. 

Entretanto, mesmo na versão gratuita é importante que o app entregue o que prometeu, caso contrário você não estará cumprindo o item acima, ou seja, não estará oferecendo uma boa experiência a cliente. 

Não se esqueça que acompanhar os resultados das suas ações para garantir que seu retorno sobre investimento é satisfatório. 

Identifique as ações que oferecem melhores resultados e amplie seu investimento nelas. 

Se você quiser tornar sua estratégia de marketing para aplicativos mais eficaz, não deixe também de contratar um software de automação de marketing.

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

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