Marketing para MEI: 5 estratégias para divulgar a marca e alavancar as vendas

A máxima tão repetida de que “o marketing é a alma do negócio” ainda continua fazendo sentido nos dias atuais. E inclusive no contexto de empresas enquadradas no modelo MEI – os Microempreendedores Individuais – sua importância é ainda maior.

Por quê?

Porque, apesar de ser comandado por uma única pessoa e ter um faturamento inferior ao de empresas de grande porte, esse tipo de negócio pode sim fazer uso de estratégias de marketing.

Na verdade, para se destacar no mercado e da concorrência, é fundamental fazer um bom trabalho de marketing!

Se você é um Microempreendedor Individual e quer saber como promover a sua marca e divulgar seus produtos e serviços, então você está no artigo certo.

Nas próximas linhas, vamos dar algumas dicas essenciais de marketing para MEI. Continue a leitura e saiba quais estratégias seguir para impulsionar as suas vendas e fazer a sua empresa crescer.

5 dicas de marketing para MEI

1 – Crie um site para a sua empresa

Esta primeira dica de marketing para MEI é fundamental para quem quer crescer e fechar novos negócios.

Ao criar um site para a sua empresa, você transmitirá maior seriedade e credibilidade para potenciais clientes que estiverem à procura de produtos ou serviços que você oferece.

Opte por um visual menos carregado e seja claro e objetivo em relação às soluções que o seu negócio desenvolve. Não se esqueça de deixar seus contatos, como telefone e e-mail.

Confira abaixo um vídeo do Sebrae Talks com ótimas dicas para criar o seu site:

2 – Crie perfis nas redes sociais

Se você ainda não criou um perfil para a sua empresa nas principais redes sociais, saiba que você está perdendo uma boa oportunidade de divulgar a sua marca e desenvolver um relacionamento com o seu público-alvo.

Por isso, mais do que abrir uma conta no Facebook, Instagram e Twitter, por exemplo, é importante que você saiba utilizar essas plataformas para mostrar suas soluções e se comunicar com clientes e prospects.

Vale lembrar também que, assim como o site, as redes sociais da empresa também funcionam como um cartão de visitas. Muitos consumidores pesquisam o perfil da marca nas redes sociais em busca de informações sobre os produtos e serviços e também de referências e comentário de quem já fez negócio com você.

3 – Invista em links e posts patrocinados

Uma outra dica importante de marketing para MEI é investir em links patrocinados nos sites de busca e em posts pagos para impulsionar o alcance de suas publicações nas redes sociais.

No primeiro caso, sempre que alguém pesquisar sobre algum assunto relacionado às soluções que você oferece, o link do seu site aparecerá entre as primeiras opções. Os seus posts no Instagram e no Facebook chegaram no feed de mais pessoas, aumentando sua visibilidade.

Veja este vídeo da 7 Pontos que explica o que são links patrocinados.

4 – Aposte no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo consiste, basicamente, em produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo e que tenha a ver com as soluções que o seu negócio oferece.

A forma mais comum de se fazer isso é por meio da criação de um blog para a sua empresa. Tal blog deverá ser alimentado frequentemente com conteúdos relacionados ao seu produto ou serviço.

A intenção do marketing de conteúdo é atrair novos negócios, conduzindo os leads até a base do Funil de Vendas.

5 – Faça marketing de influência

Quem são os principais influenciadores do seu público-alvo?

Nesta estratégia de marketing para MEI, você precisa identificar as pessoas com maior poder de influência sobre seus prospects e fazer com que eles sejam a ponte entre a sua marca e seus futuros clientes.

Ou seja, no marketing de influência os influenciadores escolhidos vão utilizar o seu produto e serviço e convencer o público deles (que também é o seu target) a comprar as soluções que a sua empresa oferece.

Um exemplo de marketing de influência são os influenciadores digitais, que recebem produtos de inúmeras marcas e fazem a divulgação dos mesmo nas redes sociais.

Se você quer mais detalhes, então confira este vídeo da Squid:

Essas foram as nossas 5 principais dicas marketing para MEI que você deve incluir em seu plano de marketing para micro ou pequena empresa. Coloque-as em prática e faça com que sua marca e seus produtos sejam mais conhecidos. Isso, sem dúvida, vai se refletir positivamente nos resultados das suas vendas.

* Este post foi escrito pela equipe do Qipu uma solução de contabilidade online usada por mais de mais de 400 mil empreendedores.