5 maneiras de melhorar o marketing para pequenas empresas

O marketing é importante para a sobrevivência de toda empresa. Se você é proprietário de um pequeno negócio, provavelmente possui uma estratégia de marketing para pequenas empresas. Mas o marketing está sempre mudando, criando novas táticas não é mesmo?

À medida que o marketing evolui, as estratégias de marketing para pequenas empresas também mudam. Aprender a melhorar o processo de marketing e suas etapas só traz benefícios para o negócio e o mantém atualizado no mercado.

E para te ajudar a melhorar sua estratégia de marketing para pequena empresa, vamos abordar 5 maneiras práticas e objetivas para revisar seus ações e reciclar ideias para seu negócio.

Como melhorar o marketing para pequenas empresas

Se suas estratégias de marketing para pequenas empresas nunca mudam, elas podem ficar obsoletas. Seus concorrentes encontrarão melhores maneiras de comercializar e seus clientes se cansarão de você. Para não cair nessa armadilha, informe-se constantemente sobre as tendências de marketing para ficar atualizado.

Embora seu plano de marketing básico possa funcionar para o seu negócio, há sempre algo a melhorar. Descubra em 5 passos como atualizar o marketing para sua pequena empresa.

1. Aprenda com seus concorrentes

Ao procurar maneiras de melhorar seu marketing, olhe para seus concorrentes. Observe o que eles estão fazendo para atrair clientes. Se você é a única empresa em seu setor a usar técnicas de cold calling e tem pouco retorno, é hora de aprender com os outros jogadores da mesa. Suas táticas podem funcionar para você, especialmente porque vocês estão tentando atrair os mesmos clientes.

Por exemplo, se você ver que seus concorrentes executam regularmente anúncios no Facebook, você pode considerar fazer o mesmo. Os anúncios regulares do Facebook podem indicar que seus concorrentes obtém sucesso na execução dos anúncios.

Você também pode ter sucesso semelhante com seus anúncios e fazer com que alguns dos clientes de seus concorrentes venham até você, destacando seus diferenciais.

  1. Crie espaço para avaliações e depoimentos

Antes que as pessoas comprem algo, elas geralmente procuram avaliações ou opiniões para validar a compra. As pessoas querem ter certeza de que estão gastando dinheiro com algo de qualidade. E, elas querem saber se o que você tem para oferecer é melhor do que o que seus concorrentes oferecem.

Você pode atrair mais clientes pedindo depoimentos dos seus clientes atuais. E pode colocá-los em vários lugares, que certamente seus clientes potenciais irão vê-los.

Aprenda como evitar erros comuns de follow-up na sua estratégia de venda.

Uma primeira forma é adicionar revisões ao seu site, em uma página dedicada a depoimentos, ou você pode permitir que os clientes avaliem seus produtos separadamente. De qualquer forma, as avaliações dos clientes são um componente que torna um site efetivo.

Você pode permitir também que os clientes deixem suas opiniões nas mídias sociais. Por exemplo, os clientes podem deixar avaliações na página do Facebook da sua empresa ou também depoimentos em sites dedicados a avaliação dos serviços das marcas.

Não tenha medo! Peça aos seus clientes para deixar comentários. Você pode alertá-los com um e-mail ou uma postagem nas redes sociais. Se você conversar com os clientes pessoalmente, peça-lhes para escrever um comentário. Você pode até direcionar os clientes para os locais onde você deseja que eles deixem sua opinião.

  1. Mantenha suas mídias sociais atualizadas

Você provavelmente já sabe que o marketing de redes sociais é importante para pequenas empresas. Mas simplesmente ter contas não é suficiente. Sempre há novas dicas de produção de conteúdo relevante para pequenas empresas que podem melhorar a sua presença nas plataformas sociais.

Primeiro, mantenha as informações da sua conta atualizadas e precisas. Se algo sobre o seu negócio mudar, seu perfil de mídia social também deve mudar. Verifique se o seu site, endereço, horário de funcionamento, logotipo e imagens estão atualizados.

Em segundo lugar, poste conteúdo novo. Você deve publicar regularmente novos conteúdos em suas páginas de redes sociais. Não crie uma conta e depois a esqueça. Posts frequentes mantém você em contato direto com os clientes. Publique sobre novos produtos e vendas e mostre a seus seguidores o que você e sua empresa estão fazendo.

Aprenda como criar uma estratégia de marketing para redes sociais e aumentar o sucesso da sua marca.

  1. Participe de eventos

Se você tem uma loja ou trabalha em casa, é importante que os clientes potenciais conheçam você e sua empresa. Eles precisam vê-lo. Isso significa que você tem que ir onde seus clientes estão ao invés de esperar que eles venham até você.

Desenvolva suas estratégias de marketing indo a eventos locais. Se puder, pegue um stand ou uma mesa em alguns eventos. Quais eventos você participará dependerá do seu produto ou serviço. Você pode ir para exposições em espaços públicos, festivais e feiras locais e eventos de interesse especial. Por exemplo, se você vende sabonetes caseiros, você pode participar de uma exposição para criadores de produtos caseiros.

Quando você participa de eventos, pode levar itens para vender e informações sobre sua empresa. Mesmo que alguém não compre algo, ofereça-lhes um cartão de visita, um flyer ou outra informação sobre o seu negócio para que eles se lembrem dele mais tarde.

  1. Torne-se um especialista

Você pode melhorar seu marketing para pequenas empresas, posicionando-se como um especialista local. Tornar-se um especialista é uma das táticas de marketing de longo prazo para pequenas empresas, mas pode proporcionar uma grande recompensa.

Encontre reuniões de grupos de interesse locais que se encaixem no negócio da sua empresa. Participe deles para fazer networking, encontrar clientes e mostrar sua experiência.

Você pode se oferecer como palestrante em eventos e reuniões e fazer demonstrações. Aproveite os benefícios de se juntar a uma Câmara de Comércio ou uma associação de empresários.

Outra ação interessante é conversar com jornalistas locais. Em vez de tentar matérias ou artigos sobre o seu negócio, ofereça-se como fonte especialista em outras histórias. Crie um relacionamento para que os jornalistas venham até você quando precisarem entrevistar alguém do seu nicho.

Gostou das nossas 5 dicas de marketing para pequenas empresas? Aproveite o fôlego do início de ano para planejar novas estratégias e aproveite todas as vantagens do marketing digital.

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