5 formas de marketing para PME para aplicar na sua empresa

As estatísticas são convincentes para incentivar uma empresa a investir seriamente em marketing para PME, especialmente o digital. 

De acordo com o IMRG, as vendas no varejo online cresceram 11,1% e as vendas via dispositivos móveis cresceram ano a ano em 23,7%. 

Um relatório do CMS revela que as taxas médias de conversão de smartphones aumentaram 64% em comparação com as taxas médias de conversão de desktops. 

O digital é o local ideal para expansão do marketing para PME, mas o mundo digital é um lugar lotado onde os profissionais de marketing clamam para ter sua voz ouvida. 

Além disso, o período de concentração dos clientes está diminuindo. Como uma startup você pode ter sua voz ouvida nesse cenário?

Você precisa desenvolver um arsenal de táticas digitais de marketing para PME que, juntas, ajudam a reivindicar um espaço. 

Aqui estão as cinco principais táticas de marketing para PME a serem consideradas quando você analisa suas estratégias digitais.

Estratégias de marketing para PME

#1. Mix de plataformas digitais: social, relações públicas e buscas

Uma estratégia de marketing para PME pode usar propositadamente uma variedade de técnicas de marketing digital, incluindo mídias sociais, relações públicas, buscas e centros digitais online, já que os clientes não tomam mais decisões baseadas em um único anúncio.

Em vez disso, os clientes passam por um funil de compras a caminho da conversão: da conscientização para a consideração; pesquisa para validação.

Assegure-se de que sua presença online apóie o comportamento do cliente. Por exemplo, use estratégias de relações públicas para promover a conscientização por meio de notícias sobre seu trabalho de caridade. 

A mídia social entra em ação para promover conteúdo de valor agregado para construir confiança com clientes em potencial e educar sobre os valores da marca.

Uma empresa pode criar uma série de conteúdos em seu campo, como reviews de impressoras. Em seguida, usar sites de avaliação para oferecer validação por meio de feedback dos clientes. 

Esse é um detalhamento muito simples do trabalho de marketing para PME. A realidade é que cada meio de marketing que empregado suporta todas as etapas do processo do cliente. Mas o exemplo acima oferece uma visão sobre como apoiar o comportamento do cliente.

#2. Marketing de influência

O endosso de influenciadores está se tornando cada vez mais importante. Os compradores de hoje estão procurando por vozes autênticas nas quais possam confiar. 

Enquanto o cinismo cresce, eles sentem que uma recomendação de um colega é mais confiável do que a mensagem de uma marca, principalmente os consumidores da geração Y. No entanto, você não precisa necessariamente pagar influenciadores. 

Por exemplo, uma empresa que vende impressoras pode criar uma Natal onde o objetivo é encorajar as vendas de impressoras domésticas. O público-alvo dessa ação são famílias e peças da campanha vão incentivar atividades divertidas e inspiradas no Natal, como fazer calendários, cartões e guirlandas.

As famílias que visitavam o conteúdo livre do site compravam cartuchos de impressora quando a tinta acabava. No entanto, para ajudar a espalhar a campanha, você pode identificar uma série de blogueiros influentes com conteúdo também direcionado para atividade em família e os desafiá-los com uma competição de criação de cartões de Natal.

Assim, você gera conteúdo de valor para o seu público-alvo e espalha não só esta campanha, mas também sua marca para mais pessoas.

#3. Marketing de momento

O marketing de momento é o processo de reagir rapidamente e inteligentemente a eventos em tempo real.

Algum movimento marcante sério ou engraçado aconteceu? Analise e veja se não há oportunidade de criar diálogos com as pessoas e outras marcas sobre o assunto.

O time de marketing precisa estar atento e ser afiado para criar uma estratégia de marketing para PME eficiente nesses casos. Mas definitivamente vale a pena tentar.

#4. Vídeo

Aproximadamente 1,3 bilhão de pessoas usam o YouTube globalmente e, para as empresas, está ficando mais fácil produzir filmes simples e enviá-los ao YouTube para o consumo dos espectadores. 

Na verdade, 300 horas de vídeo são enviadas a cada minuto para a plataforma, com 5 bilhões de vídeos assistidos todos os dias.O vídeo é um grande elemento no mix de marketing digital para PMEs. 

Mais e mais está sendo consumido pelas mídias sociais e não é por acaso que o YouTube é o segundo maior mecanismo de busca do mundo depois do Google. O truque é criar conteúdo que as pessoas realmente queiram compartilhar. 

As marcas muitas vezes erram porque estão fazendo vídeos como os programas de TV. Mas os programas de TV dependem da sua passividade. Quando se trata de conteúdo de vídeo, você quer que as pessoas entrem em ação. 

Portanto, esqueça as longas introduções, os cortes e, em vez disso, concentre-se no conteúdo autêntico. Os clientes querem comprar de marcas semelhantes a eles, marcas que se importam.

#5. E-mail marketing

O e-mail marketing ainda tem o seu lugar como estratégia eficiente de marketing para PME.

 Não é tão moderno quanto a mídia social ou o vídeo, mas não está sujeito aos caprichos do Google e do Facebook, que têm a capacidade de minimizar sua presença e alcance online por meio de multas e atualizações de algoritmo.

Se você tiver um banco de dados, pode iniciar conversas diretamente com clientes . O único obstáculo é o conteúdo em si. Você tem que enviar e-mails que gerem envolvimento. 

Investir em ferramentas que automatizem o envio pode ajudar. Isso não só ajuda a automatizar e personalizar e-mails em massa, mas também ajuda a analisar o que está funcionando e o que não está, rastreando as taxas de abertura e as respostas.

Gostou das nossas dicas de marketing para PME? As estratégias digitais são o grande filão do marketing e podem ajudar o seu negócio.

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