5 dicas de marketing para sua startup alcançar sucesso

Estrat√©gias de marketing s√£o essenciais para qualquer empresa, mas no caso de marketing para startups, √© preciso ter algumas preocupa√ß√Ķes especiais. Como as startups trazem um modelo inovador, tudo √© muito experimental. Por isso, √© fundamental ter flexibilidade para que a estrat√©gia possa ser ajustada e modificada de acordo com os feedbacks dos clientes.¬†

Quer saber mais? Vem com a gente que neste post vamos apresentar 5 dicas para ajudar sua startup a crescer

O que é marketing para startups?

Antes de falar em marketing para startups, precisamos entender o que √© marketing. Esse √© um conceito bastante amplo, que n√£o se restringe s√≥ a vendas ou a divulga√ß√£o, como pensam muitas pessoas. 

Segundo a American Marketing Association (AMA), que representa os profissionais de marketing nos Estados Unidos, marketing √© ‚Äúa atividade, o conjunto de institui√ß√Ķes e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral‚ÄĚ.

Para fazer um bom marketing para sua startup, ou seja, comunicar sobre o seu produto, atendendo √†s necessidades dos clientes e gerando lucro, planejamento √© fundamental. Um planejamento estrat√©gico de marketing √© um conjunto de a√ß√Ķes definidas para atingir um objetivo, por exemplo, aumentar o n√ļmero de clientes e fideliz√°-los, incrementar as vendas, entre outros. 

Por isso, √© essencial definir a√ß√Ķes estrat√©gicas bem estruturadas. O planejamento vai guiar seus passos na hora de definir seu posicionamento, o p√ļblico que dever√° ser atingido e quais estrat√©gias usar para isso. Al√©m de ser um ponto fundamental para voc√™ que est√° buscando conseguir financiamento para sua startup.¬†

Veja também: Como calcular o valuation de uma startup

Como fazer marketing para startups em 5 etapas

Em d√ļvida sobre como fazer marketing na pr√°tica? Confira as dicas para startups que preparamos para voc√™:

1) Analise o mercado

Toda boa estrat√©gia de marketing para startups come√ßa com a an√°lise do mercado, ou seja, qual o segmento do seu neg√≥cio, quais s√£o seus concorrentes, os pontos fortes e fracos que apresentam etc. Para fazer essa an√°lise, √© preciso levar em conta algumas quest√Ķes importantes:

  • Tamanho do mercado: defina bem seu p√ļblico-alvo (idade, localiza√ß√£o geogr√°fica e g√™nero) para determinar o tamanho aproximado do seu nicho. Entender para quem voc√™ vai vender vai te ajudar a desenvolver melhor o seu produto ou servi√ßo.
  • Poder de compra do mercado: pesquise a inten√ß√£o de compra para o seu produto ou servi√ßo e, assim, desenvolva algo que se encaixe exatamente na necessidade do seu p√ļblico-alvo.
  • Competi√ß√£o: entenda a satura√ß√£o do mercado no qual voc√™ est√° entrando, qual o n√ļmero de concorrentes, a proposta valor de cada um deles, o pre√ßo que praticam, entre outros. Isso vai te ajudar a desenvolver um produto que tenha um diferencial com rela√ß√£o a seus concorrentes.
  • Proposta de valor: esse √© um conceito de marketing que busca levar uma ideia clara, concisa e transparente de como um neg√≥cio pode ser relevante ao cliente. Por isso, √© importante criar uma proposta de valor diferenciada, ou seja, que destaque o seu produto ou servi√ßo dos seus concorrentes e desperte a curiosidade do consumidor.

2) Defina um p√ļblico-alvo

J√° falamos acima um pouco da import√Ęncia do p√ļblico-alvo. Mas esse √© um ponto t√£o importante que merece mais destaque.¬†

Para uma estrat√©gia de marketing para startups bem-sucedida √© fundamental que voc√™ tenha uma imagem bem definida do seu p√ļblico-alvo, ou seja, do seu cliente ideal. Afinal, √© a busca por satisfazer os interesses desse cliente que vai levar seu neg√≥cio mais longe.

Para isso, fa√ßa uma pesquisa aprofundada. Nada de basear-se apenas em teorias ou impress√Ķes pessoais. Procure entender os seus h√°bitos di√°rios, seus hobbies, o que l√™, que sites visita, que lugares costuma frequentar, quais s√£o seus h√°bitos de compra etc. 

Todas essas informa√ß√Ķes v√£o te ajudar a pensar a√ß√Ķes direcionadas e contribuir√£o para estruturar um relacionamento forte com o cliente.

Aí entra uma nova ferramenta para nos ajudar: a persona é um perfil semi-fictício do cliente ideal de uma empresa. A partir desse conceito é possível trazer mais detalhes, criando conexão e empatia entre a equipe de marketing e o cliente.

Para saber mais sobre esse assunto, leia o post: Question√°rio de personas: confira 4 dicas e saiba como fazer um

3) Estabeleça metas

Quando falamos sobre marketing para startups, metas s√£o fundamentais. Elas definem um norte e direcionam suas a√ß√Ķes. Como determinar os pr√≥ximos passos se n√£o sabemos para onde caminhar? Depois de definir seus objetivos, fica muito mais f√°cil elaborar quais ser√£o as estrat√©gias para atingi-los.

Para te ajudar a definir as metas para o seu negócio, aqui vão dois métodos eficazes, utilizados pelas principais startups atuais.

Método OKR

A sigla OKR significa ‚ÄúObjectives and Key Results‚ÄĚ e pode ser traduzida como ‚ÄúObjetivos e Resultados-chave‚ÄĚ. Essa metodologia, que √© empregada por empresas como o Google e diversas startups do Vale do Sil√≠cio, permite definir metas claras e acompanhar de maneira bem objetiva se os resultados est√£o sendo atingidos. O m√©todo consiste em responder a duas perguntas:

  • Objetivo: onde eu quero chegar?
  • Resultados-chave: como vou saber se estou chegando l√°?

A ideia √© que para cada objetivo haja um ou mais resultados esperados. 

Método SMART

Essa é uma das técnicas mais bem sucedidas na definição de metas na área de marketing. Cada letra da sigla em inglês indica um requisito básico que toda meta deve apresentar: serem específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

O objetivo do SMART é evitar a superficialidade na definição de metas, um erro bastante comum.

Saiba mais sobre o que são metas SMART neste vídeo da Siteware:

4) Produza conte√ļdo

Produzir conte√ļdo √© uma das alternativas mais vi√°veis e com melhores resultados para o marketing para startups. Como as startups s√£o modelos de neg√≥cio inovadores, produzir conte√ļdo que explique o seu produto ou servi√ßo √© essencial.

Al√©m disso, √© uma √≥tima forma de se posicionar, engajar clientes, estreitar o relacionamento com o consumidor e de se tornar autoridade no seu segmento. Quando voc√™ produz informa√ß√Ķes que ajudam e entret√©m o seu cliente, quando ele precisar de um produto ou solu√ß√£o que voc√™ desenvolve, com certeza vai se lembrar da sua empresa.  

Para ganhar a aten√ß√£o do p√ļblico-alvo, voc√™ precisa estar atento √†s seguintes dicas:

  • Produza conte√ļdos pensando no seu cliente: entenda quais s√£o os desafios, objetivos, e dores das personas para as quais voc√™ quer vender
  • Const√Ęncia √© fundamental: pesquisa da Hubspot mostrou que empresas que criam conte√ļdo ao menos duas vezes por semana conseguem gerar 25 vezes mais potenciais consumidores, os chamados leads, do que empresas que criam um ao m√™s.
  • Escolha o canal certo para veicular o conte√ļdo: blog, e-mail, redes sociais e outros canais digitais s√£o √≥timas op√ß√Ķes, j√° que t√™m baixo custo e permitem alcan√ßar um grande n√ļmero de pessoas.

Veja tamb√©m: Como fazer a produ√ß√£o de conte√ļdo relevante para captar leads.

5) Mensure os resultados

Independentemente das estrat√©gias que voc√™ adote, √© preciso mensurar os resultados para determinar o que funciona de verdade. Para isso √© necess√°rio determinar m√©tricas, ou seja, n√ļmeros significativos que devem ser acompanhados. 

Algumas das métricas que podem ser utilizadas são:

  • Retorno sobre o investimento (ROI): essa m√©trica define a rentabilidade da sua campanha de marketing. Ele pode ser medido, por exemplo, atrav√©s do tr√°fego do site que eventualmente √© convertido em novos clientes. Um ROI positivo significa que a estrat√©gia de marketing est√° sendo eficaz. Por outro lado, um ROI negativo indica a necessidade de ajustes.
  • Custo de Aquisi√ß√£o de Cliente (CAC): o CAC √© definido a partir do total dos custos de marketing e publicidade para um determinado per√≠odo de tempo, valor que √© dividido por quantos novos clientes pagadores foram gerados durante esse mesmo per√≠odo.
  • Taxa de reten√ß√£o de clientes: essa estrat√©gia ajuda a medir a taxa de fideliza√ß√£o dos clientes conquistados. A reten√ß√£o de clientes pode ser dif√≠cil de medir se o seu ciclo de compra for longo ou se o seu neg√≥cio girar em torno de vendas tipicamente √ļnicas.
  • Taxa de convers√£o: a ideia com essa m√©trica √© medir quantos visitantes do seu site realmente se converteram em leads ou vendas.¬†

Esses s√£o s√≥ alguns exemplos. A lista de m√©tricas √© numerosa e a ideia √© definir aquelas que v√£o te ajudar a medir situa√ß√Ķes espec√≠ficas do seu neg√≥cio. Com as ferramentas certas em m√£os, voc√™ poder√° checar quais delas se aplicam, ou n√£o ao seu caso e ao da sua empresa.

Confira também 8 passos para criar uma startup do zero

O que você achou dessas estratégias sobre marketing para startups? Quer deixar o seu planejamento ainda mais eficaz? Contratar um software de automação de marketing pode te ajudar.

A LAHAR √© um software de automa√ß√£o de marketing que facilita a an√°lise de todas as suas estrat√©gias, dentro de uma √ļnica plataforma. Com relat√≥rios personalizados, voc√™ descobre se as estrat√©gias de marketing e vendas est√£o trazendo os resultados esperados.

Este post foi escrito pela equipe da Fintech, o melhor portal de fintechs do Brasil. Visite nosso site e saiba tudo sobre o mercado de fintechs.