Melhores estratégias de marketing: 5 ações para incluir no plano de negócio

O sucesso do seu negócio depende de como você aplica as melhores estratégias de marketing. Basicamente, marketing abrange tudo o que tem a ver com a obtenção e retenção de clientes. Este parece ser o principal desafio entre os pequenos empresários.

De acordo com uma pesquisa da Capital One, 41% dos proprietários de pequenas empresas têm dificuldade em identificar e alcançar os prospects. Depois de ter resolvido esse desafio, você supera o principal obstáculo de administrar e manter um negócio lucrativo.

Para proprietários de pequenas empresas, ajuda criar um planejamento estratégico de marketing, com um plano no qual você pode avaliar e organizar facilmente suas táticas. Ele inclui sua:

  • meta de vendas;
  • descrição de seus clientes-alvo;
  • estratégias de marketing para pequenas empresas, que você usará para atingir essas metas e encontrar esses clientes.

Se você está apenas começando com seu plano, aqui estão as melhores estratégias de marketing da atualidade, para guiar você.

Neste artigo, resumimos 5 das melhores estratégias de marketing para todas as empresas. Também indicamos outros recursos que podem ajudá-lo a montar sua própria estratégia. Acompanhe!

Melhores estratégias de marketing: 5 ações para seu plano

As estratégias de marketing a seguir são ideais para a faixa de orçamento e metas típicas de pequenas empresas.

1. E-mail Marketing

E-mail marketing envolve a coleta de endereços de e-mail de clientes potenciais e clientes ativos, o envio de e-mails regularmente e uma estratégia que mantenha alta a taxa de abertura do email marketing.

Também é importante se concentrar em criar estímulo suficiente para que o lead (contato) clique nos links contidos nestes materiais.

Essa estratégia é adequada para empresas de todos os portes.O ideal é que você conte com o apoio de um software de e-mail marketing.

E-mail marketing é a estratégia que oferece um dos maiores retornos sobre o investimento (ROI), ainda mais do que as mídias sociais ou mala direta. As estatísticas mais recentes a cada R$ 1 investido em email marketing é possível alcançar um retorno de R$ 44.

Esse dado explica porque o e-mail está entre as melhores estratégias de marketing.

Leia também: ► 10 segredos, Checklist e dicas: como fazer Email Marketing

2. Marketing de Conteúdo

Ao contrário de anunciar diretamente seus produtos e serviços, o marketing de conteúdo visa atingir seu público-alvo por meio de conteúdo relevante ou de entretenimento. A ideia é que, quando seu público-alvo for atraído por esse conteúdo, ele aprenderá sobre sua solução (produto ou serviço) como resultado. Essa é a ideia central do que é a estratégia de Inbound Marketing como um todo.

O conteúdo que você usa pode vir em qualquer um dos seguintes formatos:

  • artigos;
  • vídeos;
  • áudio;
  • ilustrações;
  • infográficos;
  • ebooks;
  • whitepapers;
  • estudos de caso;
  • depoimentos
  • e texto institucional do site (como o texto da sua página inicial ou o texto da página “Sobre nós”).

Ao complementar sua estratégia de marketing de conteúdo com abordagens mais diretas, como e-mail marketing, você poderá garantir que seus esforços de promoção de marca também ajudem seus esforços de vendas.

Melhores estratégias de marketing

É importante reforçar que o conteúdo tem papel central no SEO, que é a otimização das suas páginas para melhor rankeamento nos resultados de pesquisa do Google.

Resumindo, se você quer estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa relevante para seu negócio, feita no Google (ou em outro mecanismo), sem ter que gastar com anúncios, você precisa aprender o que é SEO.

Gostou? O SEO é sem dúvida uma das melhores estratégias de marketing para qualquer empresa, de qualquer setor ou pronto. Então aprofunde seus conhecimentos no artigo; “8 dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google”.

3. Blogging

Para empresas, o blogging significa postar regularmente novas atualizações. Embora o blog seja tecnicamente parte do marketing de conteúdo, ele geralmente requer um plano separado, já que é um projeto recorrente.

Os blogs precisam ser atualizados regularmente, ao contrário de whitepapers, estudos de caso ou sua página “Sobre nós”.

Como você publica regularmente novos conteúdos em seu blog, normalmente é melhor criar conscientização de marca, recall e fidelidade.

Um blog pode chamar a atenção de novos clientes em potencial que ouvirão sobre sua empresa pela primeira vez, além de lembrar os clientes atuais e potenciais de sua empresa. Esses esforços de branding trazem mais leads.

Talvez seja por isso que, independentemente do tamanho da empresa, de acordo com as empresas de pesquisa da HubSpot, os blogs tendem a ser excelentes fontes de leads e estão entre as melhores estratégias de marketing.

Leia também: Como conseguir mais leads: 12 táticas para ampliar sua base

O que escrever? Você pode fazer uma pesquisa de palavra-chaves relevantes, mas também pode começar listando os problemas comuns enfrentados por seus clientes-alvo, especialmente aqueles com os quais você os ajuda a resolver.

Em seguida, escreva uma postagem no blog sobre cada problema e apresente uma solução simples. Por exemplo, uma loja on-line que vende óleos de aromaterapia pode listar os cinco principais óleos que ajudam a reduzir o estresse.

4. Social Media Marketing

Eu tenho certeza que você não esperava um guia com as melhores estratégias de marketing, não falasse sobre redes sociais. Realmente, não tem como escapar.

Usar sites como o Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest para comercializar o seu negócio significa que você está usando o marketing para redes sociais.

Um estudo da Econsultancy mostra que 60% dos profissionais de marketing relatam ter dificuldade em rastrear o ROI. Na verdade, os profissionais de marketing veem a mídia social principalmente como um impulsionador do engajamento da marca.

Como você pode incluir fotos, gráficos, vídeo, som e emojis em suas postagens de mídia social, isso faz dele um bom canal para expressar os valores de sua marca de várias maneiras.

Mas isso não significa que você não é capaz de fazer vendas nas mídias sociais. De fato, o Pinterest direciona muito tráfego de vendas para sites de comércio eletrônico. Uma pesquisa do Shopify mostra que 93% dos compradores on-line usam o Pinterest para planejar compras, e o Pinterest também é a segunda fonte mais popular de tráfego de sites para lojas on-line. Facebook e Instagram também têm recursos de compras on-line, por isso é só uma questão de usar o site de mídia social certo e os recursos certos para aumentar suas vendas.

Melhores estratégias de marketing

5. Publicidade Pay-Per-Click (CPC)

Custo por clique (CPC) é simplesmente uma forma de publicidade online onde você paga pelos cliques que você recebe em um anúncio.

Geralmente, esses são os anúncios que você vê quando digita uma palavra-chave em um mecanismo de pesquisa e observa os primeiros resultados (que estão marcados com uma tag “anúncios”).

Melhores estratégias de marketing

Mas os anúncios CPC também estão presentes em outros sites com Facebook, Instagram, e outros formatos do próprio Google Adwords.

O sucesso de seus anúncios de CPC depende da escolha das palavras-chave corretas, do lance certo e de um anúncio de alta conversão.

Como o custo desses anúncios é determinado pelo número de cliques no anúncio você pode concentrar os objetivos dessas campanhas em captação de leads ou realização de vendas.

Como não vamos nos prolongar sobre esse assunto neste artigo, vou te indicar 2 artigos para você ler assim que acabar esse aqui:

Encontre as melhores estratégias de marketing que funcionam para sua empresa

É importante que as pequenas empresas encontrem e testem diferentes estratégias de marketing de pequenas empresas para ver quais funcionam melhor para atrair clientes em potencial e aumentar as vendas.

Embora você não precise usar todas as técnicas acima, você pode começar seguindo as que melhor se adaptam ao seu orçamento e objetivos.

Com a estratégia certa, sua pequena empresa pode trazer leads e fazer vendas. No vídeo a seguir, você tem acesso ao caso de sucesso da Lecom e sobre como ela conseguiu excelentes progressos em como atrair e converter visitantes em leads, com ajuda da LAHAR.

A LAHAR é um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.