TOP 10 | Melhores livros de marketing digital: do básico ao avançado

Livros e marketing digital parecem termos incompatíveis não é mesmo? Ficamos tanto tempo nas plataformas digitais que pegar um livro para ler se tornou uma prática mais rara, mas com essa lista de melhores livros de marketing digital você pode juntá-los novamente e aproveitar o melhor dos dois mundos!

Neste artigo, nosso objetivo foi apresentar a você, o que consideramos os 10 melhores livros de marketing digital.

Eles são fundamentais para qualquer profissional da área. Por isso, fique de olho e tome nota!

TOP 10: os melhores livros de marketing digital

1. Não me faça pensar #Atualizado de Steve Krug

“Não me faça pensar” foi publicado pela primeira vez em 2000 e, quem diria, já tratava tão perfeitamente do tema da em torno da experiência do usuário digital com as plataformas e materiais ofertados pelas empresas.

Entre os melhores livros de marketing digital, a obra aborda a ideia de que todos os canais de comunicação entre empresa e clientes devem proporcionar uma experiência intuitiva.

Ao usar o termo intuitivo queremos abordar a ideia de que o raciocínio usado para navegar pelas páginas do site, solicitar um orçamento, entrar em contato pelo chat, deve ser feito de maneira tão natural quando possível, chegando a ser inconsciente.

O livre oferece dicas práticas de como alcançar esse objetivo.

nao me faça pensar

2. The Big Data-Driven Business de Russell Glass e Sean Callahan

Este livro de marketing digital aborda um dos temas mais relevantes e atuais para o marketing: como usar Big Data.

Os autores apresentam exemplos de como o Big Data, seus dados e métricas, podem auxiliar empresas a tomarem decisões sobre suas ações de marketing de maneira a ampliar o ROI (retorno sobre investimento) de suas campanhas.

THE BIG DATA

3. Youtility de Jay Baer

Jay Baer defende ao longo deste livro de marketing digital que o discurso das marcas deve se concentrar em destacar atributos do produto ou serviço que ajudam o público-alvo a resolver suas necessidades.

Isso quer dizer que você deve pensar em uma proposta de valor que responda aos interesses e problemas desse usuário.

Somente assim o usuário irá se interessar por sua marca.

YOUTILITY
4. Permission Marketing de Seth Godin

Um dos profissionais mais respeitados do marketing digital, Seth Godin defende, neste livro, a ideia de um marketing baseado na produção de conteúdo relevante, que gera interesse e engaja o público.

Se por um lado ele defende o marketing de permissão por outro rejeita o marketing de interrupção, que tenta empurrar um produto ou serviço pela “goela abaixo do cliente”.

No livro de marketing digital o autor ensina técnicas para que você possa aplicar na prática o que é marketing de permissão apresentando:

  • estratégias;
  • estudos de caso;
  • tipos de mensagem ideais.

Permission-marketing

5. Marketing de Conteúdo Épico de Joe Pulizzi

Deseja se especializar em marketing de conteúdo? Esse livro de marketing digital é obrigatório para você!

“Marketing de Conteúdo Épico” está entre os melhores livros de marketing digital e, como você pode imaginar, tem enfoque principal na criação e planejamento de conteúdo relevante.

O autor defende que as empresas parem de falar sobre si mesmas e se concentrem em resolver problemas e necessidade dos clientes.

O livro cria um modelo – como um passo a passo – para a criação de conteúdo relevante, que envolve o público e ajuda os clientes a caminharem pelas etapas do funil de vendas.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

marketing de conteudo épico

6. The Copywriter’s Handbook de Robert W. Bly

Um livro especialmente criado para profissionais de marketing de conteúdo que buscam entender os conceitos do copywriting.

Além disso, oferece um leque de informações que ajudam a desenvolver habilidades para criar campanhas criativas de marketing digital.

The-copywriters-handbook

7. Digital Marketing for Dummies de Ryan Deiss e Russ Hennesberry

“Digital Marketing for Dummies”, ou Marketing Digital para Leigos (tradução livre) oferece uma base bastante sólida sobre os conteúdos gerais do marketing digital.

São 300 páginas de um conteúdo fácil de ler e entender, que abrange temas como:

  • jornada do cliente;
  • planejamento de marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • Redes sociais;
  • Anúncios pagos;
  • E-mail marketing.

8. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital de de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Assim como os outros livros de Philip Kotler, “Marketing 4.0” é um livro obrigatório para profissionais da área. O livro oferece:

  • uma visão atual do marketing;
  • conteúdo geral sobre as mudanças do comportamento do consumidor;
  • a nova jornada de compra;
  • como usar o marketing para alcançar mais clientes e envolvê-los.

marketing 4.0

9. Introduction to Programmatic Advertising de de Dominik Kosorin

O tema super atual da programática para anúncios é abordado neste livro de marketing digital, que pode ser encarado como um manual, abordando temas como:

  • segmentação de clientes;
  • comportamento de compra;
  • orçamentos;
  • rastreamento de cookies e pixels;
  • programação de anúncios para dispositivos mobile e desktop;
  • anúncios em massa e mais.

Trata-se de um livro com conteúdo aprofundado sobre anúncios.

programmatic

10. Art of SEO (3rd edition) de Eric Enge, Jessie Stricchiola e Stephan Spencer

Estes três especialistas abordam o tema da otimização de mecanismos de busca, ou SEO.

Na obra eles compartilham diretrizes e técnicas inovadoras para quem deseja planejar uma estratégia completa de SEO com:

  • dicas gerais do básico ao avançado;
  • lista de ferramentas de SEO;
  • novos métodos de otimização.

the art of seo

E, aí, gostou da nossa seleção? Já conhecia algum desses livros? Deixe sua opinião nos comentários!

Os livros de marketing digital apresentados acima irão expandir sua compreensão, para ajudá-lo a se destacar neste campo da comunicação.

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