TOP 10 | Melhores livros de marketing digital: do básico ao avançado

Em uma realidade extremamente digital como a que vivemos, é difícil pensar em pegar um café e ler um livro. Nos acostumamos a uma leitura dinâmica de artigos com até 1.000 palavras e frases curtas.

Os posts de blogs são excelentes fontes de informação e aprendizado, entretanto, estar em contato com os melhores livros de marketing digital, além de ampliar seu conhecimento, também melhora sua estratégia e amplia seus resultados.

Se você é um profissional de mídia social, geração de leads, técnicas de SEO, entre outros, a leitura de livros de marketing digital pode ajudá-lo a encontrar insights para:

Neste artigo, nosso objetivo foi apresentar a você, o que consideramos os 10 melhores livros de marketing digital, da atualidade. Eles são fundamentais para qualquer profissional da área. Por isso, fique de olho e tome nota!

TOP 10: os melhores livros de marketing digital para 2018/2019

1. Não me faça pensar #Atualizado

Steve Krug publicou a primeira edição de “Não me faça pensar” em 2000 e o livro tem sido a bíblia da experiência do usuário desde então. Atualmente está na terceira edição, e não poderia ser mais atual.

Para o autor, os sites são a principal interface entre a maioria das empresas e seus clientes. Assim, todas as grandes campanhas de marketing do mundo não funcionarão bem, a menos que o site seja eficiente para lidar com os clientes que o marketing traz até ele.

nao me faça pensar

Entre os melhores livros de marketing digital, a obra aborda a ideia de que os clientes não devem ter que descobrir o que fazer ao acessar seu site. Ao contrário, a plataforma deve funcionar da maneira intuitiva e fácil. O site deve guiar o leitor, com indicações claras do que fazer, por meio da utilização de chamadas à ação.

O livro é curto, com apenas 191 páginas, porém, cheio de aplicações práticas.

2. The Big Data-Driven Business: How to Use Big Data to Win Customers, Beat Competitors, and Boost Profits

Este livro de marketing digital, aborda um dos temas mais relevante e atuais, para o marketing: como usar Big Data.

A ideia central é apresentar como os dados e as métricas, podem auxiliar empresas a:

  • Conquistar clientes
  • Vencer concorrentes
  • Impulsionar lucros

O Big Data está em toda parte! Cada ação de seu público-alvo dá dicas sobre seus desejos e preferências.

A Internet está coletando toneladas de informações que você pode acessar. Mas, como você lida com todos esses dados? Como você sabe quais são relevantes para sua análise?

Russell Glass e Sean Callahan, os autores deste livro, oferecem consultoria especializada e exemplos reais de como o Big Data funciona e pode ser usado por uma marca.

THE BIG DATA

Quando você está tentando aproximar uma marca do público, o Big Data será uma importante fonte de insights.

Os autores ajudam você a usar esses dados de uma maneira que faça a diferença para sua estratégia de marketing digital.

3. Youtility: Why Smart Marketing Is about Help Not Hype Hardcover

Com este livro, Jay Baer prova porque o marketing inteligente não é sobre o hype, ou seja, não se trata apenas de ser diferente e construir uma marca reconhecível. Trata-se de ajudar o público-alvo a melhorar seu estilo de vida de uma forma ou de outra.

Os consumidores de hoje são extremamente inteligentes e exigentes. Eles não escolhem sua marca só porque é diferente. Eles só o escolherão se você convencê-los de que isso lhes traz maior valor.

A principal dica é: em vez de apenas tentar ser incrível, certifique-se de ser útil também.

YOUTILITY
O autor aconselha as empresas a se adaptarem ao ambiente de marketing em constante mudança, construindo relacionamentos por meio do compartilhamento de informações.

4. Permission Marketing: Turning Strangers into Friends and Friends into Customers

Qualquer mensagem de marketing, que seja intrusiva e perturbadora, nunca fará bem à reputação da sua marca.

Como um comerciante digital perseguindo alvos, você deve tomar cuidado ao enviar mensagens a seus clientes em potencial.

Este livro, de Seth Godin, ensina a habilidade básica de marketing digital chamada “Permission Marketing”, ou marketing de permissão, em tradução livre para português.

Ele ajudará você a aprender como gerar campanhas e criar mensagens que seu público adoraria consumir e seguir.

O livro lhe dará uma ideia básica de como o marketing com permissão cria uma situação vantajosa para o negócio e para seus clientes em potencial.

Seth Godin, o fundador da Yoyodyne e Squidoo, é o autor de 18 livros publicados em mais de 35 idiomas. Em 2013, ele foi admitido no Digital Marketing Hall of Fame, o Hall da Fama do Marketing Digital.

Permission-marketing

A obra tem o objetivo de ajudar os profissionais de marketing a moldar sua mensagem de acordo com a disposição dos clientes. Ela rejeita o conceito de “Marketing de Interrupção“, no qual as empresas vendem o produto empurrando a ideia como um vendedor.

O livro de marketing digital, compartilha estratégias práticas e estudos de caso para atrair os clientes em potencial.

Com a permissão, vem a grande responsabilidade de compartilhar conteúdo relevante com o público.

5. Marketing de Conteúdo Épico

“Marketing de Conteúdo Épico” de Joe Pulizzi está entre os melhores livros de marketing digital, com enfoque principal em conteúdo. Ele levará você, passo a passo, ao longo do processo de desenvolvimento de histórias que farão seus clientes caminharem pelas etapas do funil de vendas.

O conteúdo épico é distribuído para a pessoa certa no momento certo e da maneira que realmente capta os corações e mentes dos clientes.

O autor dá importância ao conteúdo valioso que os consumidores estão ansiosos para consumir e compartilhar.

O livro fornecerá tudo o que você precisa, ajudando a moldar sua estratégia de maneira que você seja capaz de:

  • Determinar o nicho de conteúdo para atrair e reter clientes
  • Desenvolver um plano de marketing de conteúdo
  • Configurar um processo para criar conteúdo épico
  • Aprender a alavancar mídias sociais e canais de e-mail para criar e aumentar seu público.
  • Medir o desempenho e o retorno sobre investimento

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Você deve ler este livro de marketing digital para se tornar especialista em conteúdo.

marketing de conteudo épico

Joe Pulizzi, pede que as empresas parem de falar sobre si mesmas. Ele enfatiza a ideia de encontrar uma voz real, aderindo à história da marca para o envolvimento do cliente.

6. The Copywriter’s Handbook: A Step-By-Step Guide To Writing Copy That Sells

Entender os conceitos básicos de copywriting e de campanha criativa, ajudará você a ter sucesso como um profissional de marketing digital.

Essas habilidades ajudarão você a criar campanhas eficazes, além de ter diretrizes prontas para avaliar o valor de uma criação.

The-copywriters-handbook

Então, se você deseja estar no lado criativo do marketing digital ou no lado analítico, este livro, de Robert W. Bly, vai adicionar um valioso conjunto de habilidades para o crescimento da sua carreira.

7. Digital Marketing for Dummies

“Digital Marketing for Dummies”, ou Marketing Digital para Leigos (tradução livre), é um livro de Ryan Deiss e Russ Hennesberry, publicado em 2017.

Este livro de marketing digital é uma excelente referência e inclui muitos detalhes, informações e conselhos práticos, específicos e atuais, para profissionais da área, ou para curiosos que estejam iniciando seu caminho.

São 300 páginas de um conteúdo fácil de ler e entender, que abrange temas como:

Um livro bem completo, que contém dicas sobre as principais táticas de marketing e como aplicá-las .

8. Marketing 4.0 – Do Tradicional Ao Digital

“Marketing 4.0: do tradicional ao digital”, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, é um livro de leitura obrigatória.

O caminho do marketing mudou. Os clientes têm muitas opções disponíveis hoje para escolher e têm menos tempo e atenção para dedicar à sua marca. Você precisa sair da multidão para ser identificado.

Marketing 4.0, está entre os melhores livros de marketing digital que você irá ler. Ele lhe dará a visão de classe mundial, que você precisa para alcançar mais clientes e envolvê-los com mais eficiência.

marketing 4.0

9. Introduction to Programmatic Advertising

O tema super atual da programática para anúncios e plataformas digitais é abordado de maneira esclarecedora, neste livro de Dominik Kosorin, de 2016.

Em resumo, a compra de mídia programática usa segmentação, acompanhamento, comportamento e lances contextuais para o inventário geral de anúncios em massa, buscando resultados de inventário segmentados, por um preço mais eficiente.

Kosorin, fornece uma explicação completa do rastreamento de cookies e pixels e as diferenças entre o rastreamento primário e de terceiros.

A obra explica o redirecionamento contextual, semântico, comportamental e similar. Também aborda programas programáticos de TV, anúncios programáticos nativos, de áudio e vídeo programáticos.

O livro de marketing digital, também define como a programação para dispositivos móveis é diferente da programação para desktop, usando informações de aplicativos, identificação em dispositivos diferentes e marketing baseado em localização.

programmatic

O livro de Kosorin é um trabalho de um profundo especialista no assunto. Recomendamos este livro para pessoas com alguns anos de experiência no setor de publicidade e marketing digital.

10. Art of SEO (3rd edition)

Eric Enge é conhecido por inovar e eliminar mitos comuns na indústria de mecanismos de busca. Jessie Stricchiola é a fundadora da agência de SEO Alchemist Media, é um dos nove fundadores originais da SEMPO (Search Engine Marketing Professional Organization). Stephan Spencer, é o fundador da agência de SEO Netconcepts, inventou a plataforma de tecnologia de pesquisa natural de pagamento por desempenho automatizado “Organic Search Optimizer”.

Estes 3 especialistas reconhecidos mundialmente por seu trabalho em otimização de mecanismos de busca, se reuniram para escrever “Art of SEO”. Na obra eles compartilham diretrizes e técnicas inovadoras que ajudarão qualquer profissional a planejar e executar uma estratégia abrangente de SEO.

Completo com uma variedade de táticas eficazes, do básico ao avançado, esta terceira edição prepara os profissionais de marketing digital, e apresenta atualizações sobre ferramentas de SEO e novos métodos de otimização de mecanismos de pesquisa que reformularam o cenário da estratégia.

Os recém chegados à profissão podem esperar uma base completa em SEO, enquanto profissionais experientes terão uma referência extensa para apoiar suas táticas. No livro você poderá:

  • Compreender as complexidades do SEO
  • Explorar a teoria e o funcionamento interno dos mecanismos de pesquisa
  • Entender o papel das mídias sociais, dados de usuários e links
  • Descobrir ferramentas para acompanhar resultados e medir o sucesso
  • Examinar os efeitos dos algoritmos do Google
  • Construir uma equipe de SEO competente com papéis definidos, e mais.

the art of seo

A terceira edição prepara os profissionais de marketing digital com uma lista atualizada de ferramentas de SEO e métodos de otimização de mecanismos de busca.

E, aí, gostou da nossa seleção? Já conhecia algum desses livros? Deixe sua opinião nos comentários!

Os livros de marketing digital apresentados acima irão expandir sua compreensão, para ajudá-lo a se destacar neste campo da comunicação.

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