4 métricas de e-mail marketing para ficar de olho

Uma das estratégias de prospecção e fidelização de clientes mais usadas pelas empresas, o e-mail marketing é presença garantida em qualquer boa campanha de marketing digital. Mas você sabe quais as métricas de e-mail marketing que podem te ajudar a definir se a sua estratégia está no caminho certo? Saiba tudo sobre o assunto, neste artigo.

O que são métricas de e-mail marketing e para que elas servem?

Antes de conhecer as principais métricas de e-mail marketing, primeiro é preciso entender, afinal, o que são métricas e para que elas servem. Em resumo trata-se de dados ou estatísticas de e-mail marketing que mostram os resultados de uma campanha.

Cada campanha de e-mail marketing que é posta no ar precisa ser acompanhada para que sua empresa possa medir sua eficácia, pontos como:

  • quantas pessoas abriram o e-mail, 
  • quantos cliques e mais. 

Imagina que você lançou um novo prato em seu restaurante, para saber se o prato teve ou não sucesso você precisa responder algumas perguntas como: quantos pedidos desse prato tenho por dia? Com que frequência as pessoas pedem esse prato? O que elas dizem do prato? E etc.

Além de entender quais as métricas que vão apontar para o sucesso ou não de uma campanha de e-mail marketing é preciso entender o que os números querem dizer e dar o peso correto a eles. Além disso, é fundamental acompanhar de perto todas as métricas.

Saiba mais: Como escrever e-mail marketing: do assunto ao CTA!

Conheça as 4 principais métricas de e-mail marketing

Agora sim, veja as principais quatro métricas de e-mail marketing que você precisa acompanhar:

  1. Taxa de cliques
  2. Taxa de conversão
  3. Taxa de conversão
  4. Taxa de abertura

Veja também: E-mail marketing: o que é, como criar e boas práticas? [MANUAL]

1. Taxa de cliques

Abrindo nossa lista das principais métricas de e-mail marketing temos a taxa de cliques que define boa parte do sucesso da sua campanha. 

A taxa de cliques é encontrada a partir do percentual de leads que clicaram em algum link apresentado dentro do email, em relação ao total de contatos que o receberam. 

Uma taxa alta de cliques vai dar um indicativo de que o público se interessa por aquele assunto e demonstra o engajamento com ele.

Essa métrica precisa ser acompanhada do começo ao fim da sua campanha, sempre observando os horários onde costumam ocorrer os cliques. Para calcular é muito simples, basta dividir o número de cliques pela quantidade de e-mails enviados.

2. Taxa de conversão

Uma boa campanha de marketing em geral, está sempre visando a conversão, seja como objetivo direto ou indireto, logo essa taxa é essencial de ser acompanhada e deve ser julgada com um dos mais importantes kpis de email marketing.

Ela diz respeito a todas as pessoas que cumpriram a ação que a sua campanha queria. Logo será representada pelas pessoas que: abriram o e-mail, clicaram em um link interno, foram direcionadas para um página e concluíram a ação da sua campanha.

Se a sua campanha pretendia vender um produto que estava sendo apresentado naquele e-mail, a taxa de conversão será o número de pessoas que receberam seu e-mail e compraram de fato este produto.

3. Taxa de rejeição

Esta taxa é uma das métricas de e-mail marketing que precisa ser acompanhada sempre, mas principalmente na hora de enviar os e-mails. Isso porque ela representa a quantidade de e-mails que não chegaram ao seus destinos.

A maioria acontece por conta da caixa de e-mail da pessoa estar lotada, por digitação errada de um e-mail ou por aquela conta não existir mais. É preciso estar atento a essa taxa para ver a qualidade da sua base de leads e fazer uma limpa eventualmente.

Veja também: E-mail marketing para recuperar clientes: 5 dicas de como fazer

4. Taxa de abertura

Como saber se a pessoa viu o email? Quando se pensa no sucesso de uma campanha de e-mail marketing, logo vem duas preocupações fundamentais: se o e-mail não vai cair na caixa de spam e como saber se a pessoa viu o e-mail, certo? Sem saber disso é impossível mensurar a capacidade de uma campanha.

A conta é bem simples, você irá calcular quantos % dos e-mail enviados foram abertos. No geral, uma taxa de abertura ideal precisa ser superior a 17,8%, que é a média. Se a taxa ficar muito abaixo disso é hora de repensar a estratégia.

E aí, já sabe quais as métricas de e-mail marketing mais importantes é hora de acompanhá-las e otimizar suas campanhas para obter um melhor retorno sobre investimento. Uma das ferramentas que podem ajudar a criar e mensurar campanhas e também em outros processos diários do marketing são os softwares de automação

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