6 métricas de Inbound Marketing: como usar os resultados para otimizar sua estratégia

O Inbound Marketing está entre as principais estratégias de marketing digital da atualidade. E, assim como todas as demais táticas de marketing é preciso que sua equipe acompanhe as métricas de Inbound Marketing para garantir que as páginas, conteúdos e ações desenvolvidas, estão trazendo resultado para sua empresa.

A otimização dos resultados de Inbound Marketing começa com a medição dos impactos atuais das estratégias. Por isso, é essencial acompanhar as métricas e os números alcançados em cada KPI (indicador de desempenho).

Entretanto, quais são as métricas de Inbound Marketing? 

A seguir, acompanhe a lista de indicadores que deve fazer parte de seu monitoramento constante.

6 métricas de Inbound Marketing

1. Tráfego

O tráfego do site é a primeira métrica do Inbound Marketing indicado neste artigo, por uma boa razão, quanto mais usuários visitarem seu site, maior a probabilidade de conversão dos visitantes em leads ou em clientes. 

Um outro ponto estratégico sobre esse KPI de Inbound Marketing é que ao medir o número de usuários que acessam o seu site, você terá uma ideia de como suas campanhas estão performando.

Para uma análise ainda mais efetiva, identifique as origens do tráfego e o volume de visitantes que cada plataforma enviou ao seu site.

Dessa forma, você poderá entender de maneira mais específica qual é a plataforma que mais leva usuários para sua página oficial.

Atenção: Para implementar uma campanha bem-sucedida, é essencial definir metas de tráfego do site e estabelecer um plano apropriado para alcançá-las.

2. Taxa de conversão de leads

A taxa de conversão de leads mede a relação entre o número de pessoas que visitaram sua página e quantas se transformaram em contatos. Essa métrica de Inbound Marketing mede a efetividade da página e seus CTAs.

A taxa de conversão de visitantes em leads pode ser analisada de acordo com a origem do tráfego.

Saber qual fonte está fornecendo a maior taxa de conversão pode ajudá-lo a desenvolver seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, otimizar seus pontos fracos.

3. Custo por Lead

O custo por lead (CPL) mostra quanto custa para converter um único lead. Para realizar esse cálculo você deve somar seu investimento realizado em publicidade e dividir pelo número de leads gerados, durante um período específico.

Essa é uma das métricas de Inbound Marketing que ajuda você a compreender se suas ações estão sendo efetivas. Isso porque, ter uma alta taxa de conversão de leads (apresentada no tópico acima) não significa sucesso, se esses leads estiverem custando toda a sua margem de lucro.

Entretanto, assim como as demais métricas de Inbound Marketing, o CPL não deve apenas servir como um indicativo do resultado de uma campanha que já passou, mas sim, como uma luz para ações futuras. O CPL deve ser usado para otimizar suas campanhas, ou seja, para criar estratégias que visem diminuir esses custos.

Se você gastou R$ 1.000 em uma campanha que ajudou a gerar 200 leads, a CPL da campanha será de R$ 5. Mas calcular o custo total requer atenção, pois você pode acabar ignorando certos custos, como o investimento realizado em profissionais de marketing e o custo de assinatura do software de marketing.

4. Leads qualificados

Existem diferentes tipos de leads, que são qualificados de acordo com sua possibilidade de conversão em clientes reais.

Existem os leads que avançam no funil de conversão, tornando-se leads qualificados para o marketing ou para vendas.

Medir essa “qualidade” do lead gerado é importante para entender se suas campanhas estão atraindo o público correto. Para isso você deve ter total conhecimento sobre as personas de sua empresa.

Perceba que as métricas de Inbound Marketing se “completam”. Ter um alto volume de tráfego em seu site só é vantajoso se você é capaz de converter esses usuários em leads. Um alto potencial de conversão só é relevante se o custo por cada lead estiver dentro de uma margem positiva de lucro. E, agora, do que adianta gerar muitos leads, a baixo custo, se eles não são qualificados para vendas? Nesse caso você só terá uma base de leads enorme, com poucos clientes mantendo o negócio.

Leia mais em: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam

5. Tráfego de referência

O aumento do tráfego de referência ajuda você a saber que seu conteúdo tem um valor alto, que seu público está interessado em conhecer melhor sua marca e que suas informações estão sendo amplamente compartilhadas.

Isso ajuda no crescimento da marca e ajuda a empresa a conhecer melhor seus clientes em potencial.

6. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica de Inbound Marketing que envolve identificar quem saiu de sua página sem clicar em nenhum link ou visitar outras páginas.

Se você tiver uma alta taxa de rejeição, poderá reconsiderar a reformulação da página para torná-la mais atrativa.

Como medir os resultados de cada KPI de Inbound Marketing

O Google Analytics também é uma ferramenta inestimável para rastrear dados como os indicados neste artigo.

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Para melhorar seus resultados com suas estratégias e resolver alguns dos problemas que podem ser encontradas nas análises das métricas de Inbound Marketing, você deve usar algumas ferramentas específicas. Para saber mais sobre isso acesse o artigo; “15 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar”.

Uma dessas ferramentas é o software de automação de Inbound Marketing da LAHAR, que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.

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  • criação e envio de e-mail marketing;
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  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
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