Métricas no marketing digital: como usar e analisar

Analisar as métricas no marketing digital é tão importante quanto criar estratégias. Todos sabemos que os resultados na área de marketing dependem exclusivamente da precisão das decisões que são tomadas pelos gestores do setor.

E estas decisões podem ser facilmente equivocadas caso este gestor não tenha em mãos ferramentas que o ajudem a analisar as métricas e números que podem indicar se ele está indo pelo caminho certo ou não.

Conhecer as métricas no marketing digital da sua empresa vai muito além de fazer a promoção de campanhas ou saber o número de pessoas impactadas por alguma destas estratégias. Existem diversos outros aspectos que devem ser analisados para se garantir e medir os resultados de uma estratégia.

Não basta, por exemplo, uma campanha atingir milhares de pessoas do grupo do seu público-alvo se estes números não refletirem em um aumento nas vendas. Por isso a importância de ferramentas que dêem estes dados de maneira simplificada e entendível, de modo que o gestor da área saiba que caminhos tomar para reforçar estratégias que estão dando certo ou para mudar a rota daquelas campanhas que não atingiram o objetivo e os números esperados.

Hoje em dia a maioria das empresas está na internet. O que torna a concorrência um fator muito real para se levar em consideração. Todo o marketing de uma empresa tem que ser corretamente direcionado para a parcela de público que ela quer atingir.

Um estudo prévio de quem é a persona que compõe esse público é obrigatória, uma vez que quando você tem o alvo em foco fica muito mais fácil atingir ele. Mas, antes de a gente se aprofundar na importância das métricas no marketing digital, vamos entender como você pode identificar melhor esse seu público-alvo, esta persona para quem você vai direcionar as suas campanhas e focar os seus esforços.

Como identificar a persona de um negócio

Embora possa parecer complexo, este passo é bem simples, uma vez que há métodos simplificados de descobrir esta informação.

Como dissemos antes, seu público-alvo é a parcela de público que você quer que as suas estratégias de marketing atinjam. Com esta ideia em mãos, vamos começar a analisar os dados:

Geográficos: onde vivem as pessoas que mais compram seus produtos? A sua empresa vai atender uma cidade, um estado ou o país inteiro? Tudo o que você souber sobre onde o seu cliente potencial vive e como você atenderá ele são importantes para identificar a persona do seu negócio.

Psicográficos: como pensaria o seu cliente potencial? Ou mesmo, se você já tem uma clientela formada, qual é o estilo de vida da principal parcela desse público?

Demográficos: esta parte é fácil. Você deve identificar a idade de seus clientes mais fiéis ou potenciais. Entram nessa parte também, dados como sexo, renda, nível de escolaridade, profissão, etc…

Comportamentais: quais são os principais hábitos dessa parcela de público? Qual o período que mais gosta de comprar? Quais seus hábitos de consumo? São influenciados pelo preço ou pelos lançamentos e promoções de determinado produto?

Existem muitos outros dados que ajudam você a identificar essa persona, mas com estes já dá pra se ter uma ideia clara de quem ela é.

Para coletar estes dados de maneira automática, caso você já tenha um negócio estabelecido, basta ter um software de gestão em sua empresa. Este tipo de ferramenta, também conhecido como sistema ERP, coleta automaticamente os hábitos de consumo de seus clientes, além de possibilitar que você insira no perfil deles os dados que você pedir a eles, como e mail, número de telefone, endereço, etc…

A ferramenta ainda vai analisar a frequência que estes clientes aparecem no seu negócio, quando compram, o quanto compram, quais datas eles preferem fazer o pagamento de suas parcelas, entre muitas outras coisas. É a maneira mais fácil de conseguir estes dados.

Caso você ainda não tenha estabelecido o seu negócio, esta etapa de descobrir a persona é ainda mais importante, uma vez que você já vai abrir a sua empresa conhecendo o público para quem vai vender, tornando esse processo de oferta de produto e venda muito mais fácil.

O processo de conseguir estes dados de maneira manual é mais trabalhoso, mas os resultados são os mesmos. Para isso, além da coleta dos dados que falamos acima, você ainda terá que fazer um exercício de empatia, e se colocar no lugar daquele que você imagina ser o seu cliente potencial.

Pense sobre os seus gostos, e sobre tudo o que você coletou de informação sobre ele e transforme esses dados em uma pessoa. Duas, no máximo.

Exercitar a empatia vai ajudar você e seus sócios a entender quem são essas pessoas, como pensam e o que buscam em um produto ou loja. Este é um dos passos, inclusive, da construção de um plano de marketing, essencial para uma empresa que está começando, ou mesmo, para aquelas que já estão funcionando mas precisam de uma direção nas promoções de seus produtos e serviços.

Agora sim, voltamos às métricas.

A importância das métricas no marketing digital

Já demos uma pincelada sobre o assunto, no início do artigo, mas agora vamos detalhar alguns pontos que são fundamentais para a sua empresa e o funcionamento do seu marketing digital e que dependem exclusivamente de uma boa análise de métricas.

  • Entender o seu cliente

Como mostramos, este é o primeiro passo de toda estratégia de analisar métricas no marketing digital: Saber com quem você está falando ou com quem quer falar. Além disso, usando as métricas que te mostram quem é o seu consumidor mais fiel e todos os dados sobre suas preferências e compras, você perceberá também qual é a linguagem que ele usa e como você pode se comunicar com ele.

Como a ideia é entender o seu público para gerar cada vez mais resultados, você começará a descobrir que tipo de chamadas geram mais conversoẽs, quais os formatos de anúncios atraem mais clientes, quais as plataformas online em que eles estão mais presentes, quais produtos estão gerando mais comentários e mais interesse, etc..

  • Aperfeiçoar a comunicação

A estratégia de analisar métricas no marketing digital, além de aperfeiçoar o seu processo de comunicação ainda pode garantir que você saiba em que produtos pode continuar investindo ou que mercadorias deixar de ter em seus estoques, já que eles não geram interesse.

  • Melhora o investimento de recursos

Quem não quer que seus investimentos sejam mais seguros e mais certeiros nos resultados que vão trazer? Analisar métricas no marketing digital da sua empresa garante isso: que você saberá quais são as estratégias que estão dando mais resultados e, por consequência, onde continuar investindo. Além disso, com os valores aplicados em campanhas que geram mais resultado, você terá ainda mais recursos para aplicar nestas mesmas estratégias.

  • Otimizar o planejamento

Ainda com os dados das campanhas que estão dando certo, você saberá direcionar todo o seu planejamento para aquilo que está funcionando. Você ainda poderá planejar a alteração daquelas campanhas que ainda não deram o resultado esperado, alterando a sua configuração para aquelas que geram mais retorno.

Quais métricas analisar?

Agora que você já entendeu a importância de analisar métricas no marketing digital, é importante, também, entender quais são as métricas mais importantes para a análise. Vamos listar abaixo as principais para que você decida quais são as que se aplicam às necessidades do seu negócio.

  • ROI ou Retorno sobre investimento

O objetivo de uma empresa é ter lucro, certo? Então esta métrica é essencial para ter um bom gerenciamento financeiro. É por meio dela que você saberá se aquilo que você e seus sócios estão investindo está dando um bom retorno.

  • CAC ou Custo de aquisição de cliente

O nome da métrica já diz tudo. Aqui você vai analisar o quanto está gastando para conquistar cada cliente. Aqui você analisará o quanto a sua empresa gasta com marketing durante determinado período de tempo e quantos clientes efetivos foram criados a partir destes investimento.

  • Taxa de retenção de clientes

Tão importante quanto conquistar novos clientes é reter aqueles que você já conseguiu. Esta métrica vai te ajudar a saber, além dos números, se as estratégias de fidelização de clientes da sua empresa está funcionando como deveria.

  • Taxa de conversão

De nada vale atrair potenciais clientes para as suas campanhas, ou mesmo para o seu site, se estes números não se converterem em vendas ou com o objetivo final de sua campanha, seja ela baixar algum material seja conquistar um lead. Com essa métrica você saberá quantos dos seus potenciais clientes se tornam, efetivamente, compradores.

Enfim, a lista de métricas para se analisar no marketing digital é enorme, e cada uma delas pode te responder uma pergunta importante. Com as ferramentas certas em mãos, você poderá checar quais delas se aplicam, ou não ao seu caso e da sua empresa.

Ferramentas para análise de métricas no marketing digital

Existem diversas ferramentas pagas que fazem esta análise para você, mas a boa notícia é que você não precisa de nenhuma delas no início de suas estratégias. Isso porque, a Google oferece as melhores ferramentas para isso de maneira completamente gratuita.

Google Analytcs

Esta ferramenta garante que você conseguirá acesso às principais métricas que precisar. O Google Analytics oferece análise da maioria das métricas que citamos acima, absolutamente grátis.

Além dos itens que citamos como principais, a ferramenta ainda oferece um sem fim de métricas que vão te dar uma visão bem geral, precisa e atualizada sobre os resultados de suas estratégias no marketing digital. Podemos afirmar, sem medo, que quase tudo o que você precisa, você encontrará na plataforma da Google.

Google Ads

O Google Ads antes era chamado de Google Adwords, e é a plataforma onde você criará as suas campanhas de marketing para que elas apareçam nas páginas da Google. O sistema é bastante completo, e garante que as métricas que você não conseguir acessar no Google Analytics você conseguirá nele. É desta ferramenta, por exemplo, que você obterá os números das taxas de conversão e o custo de aquisição de clientes.

Estas ferramentas, com toda certeza vão suprir as suas necessidades e você vai usar elas em todas as suas campanhas e estratégias futuras. Em algum momento você pode até optar por adquirir a assinatura de algum sistema pago, porém, dificilmente isso será uma necessidade real.

Agora que você já sabe o que analisar e com que ferramentas fazer isso, basta criar uma boa estratégia de marketing e começar a aplicar e testar.

Este guest-post foi escrito pela equipe do QuantoSobra, um software de gestão empresarial completo, que organiza, agiliza e automatiza todos os processos internos da sua empresa.