O que é CRM no Marketing Digital? Descubra a importância e funcionalidades dessa ferramenta

Trabalhar com estratégias digitais envolve um alto fluxo de contatos e processos e, gerenciar tudo isso não é uma tarefa simples, para isso existe um sistema amplamente usado e aprovado, venha conhecer o que é CRM no Marketing Digital e comece a aplicar no seu negócio!

Para entender o que é CRM no Marketing Digital precisamos destacar duas palavras fundamentais: organização e escalabilidade. Ao utilizar esse tipo de ferramenta você terá todos os registros de interação com seu cliente e poderá definir, mais estrategicamente, quais as formas de conduzi-lo ao próximo passo.

O que é CRM e como funciona?

O significado da sigla CRM (Customer Relationship Management) traduzida seria: Gestão de Relacionamento com o Cliente e o próprio nome já diz muito do que se trata essa valiosa ferramenta.

O software de CRM engloba todo o cadastro de clientes, registro de atendimentos, suporte técnico, vendas, marketing, entre outros pontos.

É sem dúvida um sistema fundamental por sua capacidade de organização e acompanhamento da jornada de compra do cliente para todos os setores.

Dentro dele estará armazenado todos os dados e todas as interações do cliente ou cliente em potencial com sua empresa, e a partir dessas informações uma série atividades podem ser realizadas como:

  • acompanhar os movimentos dos leads,
  • agir em cima do registro de movimento dos leads,
  • gerir o cadastro de leads,
  • criar lembretes para acionamento de clientes,
  • conhecer melhor o perfil dos seus clientes,
  • segmentar clientes,
  • centralizar todo o atendimento,
  • gerenciar o suporte técnico e mais.

Quando se pensa sobre o que é CRM no marketing digital é possível observar uma série de vantagens que os serviços prestados pela ferramenta podem oferecer na criação, execução e mensuração das estratégias.

Tendo fácil acesso a todos os dados, atividades e características dos leads, fica bem mais fácil pensar nas melhores estratégias de marketing que possam funcionar de acordo com a segmentação, personas, funil de compras e mais. Bem como acompanhar a eficácia ou não daquela ação através dos registros.

Como usar o que é CRM no marketing digital?

Agora que você já sabe o que é um CRM e para que serve vamos a parte funcional dele de modo mostrar de forma mais prática como seria utilizá-lo no dia a dia da sua empresa.

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Primeiro de tudo qualquer que seja a sua empresa ela tem muito a se beneficiar ao utilizar um CRM, isso porque muito das vantagens que ele trás são interessantes a qualquer tipo de negócio, veja algumas:

  • histórico de contatos com o cliente ou lead,
  • informações de clientes de forma organizada,
  • segmentação de clientes por interesse,
  • processos de marketing automatizados,
  • agendamento de tarefas,
  • avaliação dos setores,
  • melhor relacionamento com o cliente.

Leia também: 5 ferramentas de marketing de relacionamento: como usá-las?

Perceba que todos os pontos levantados são úteis independente do que a sua empresa vender ou serviços que prestar, afinal fica mais fácil de prospectar novos clientes, conduzi-los a compra e prestar atendimento tendo mais informações sobre ele.

O CRM funciona dessa forma rotineira, tudo deve ser registrado nele, todos os contatos e observações pertinentes para que os setores conheçam mais sobre ele e façam ações mais assertivas.

Tipos de CRM

Agora que ficou mais claro o que é CRM no Marketing Digital, vamos aos tipos mais conhecidos de CRM para que você entenda melhor as formas que essa ferramenta tem para operar.

CRM Operacional

O tipo mais comum, dá suporte diário ao time de vendas, marketing e atendimento, mas principalmente auxilia na gestão de dados dos clientes e leads, no acompanhamento e nas atividades diárias.

É aqui que se atua de forma mais ativa, registrando todos os acionamentos, é uma arma muito valiosa para os vendedores que tem um diário do cliente e podem dar sequência a um atendimento ou mesmo fazer uma nova abordagem de forma mais personalizada. 

CRM Analítico

Dentro desse CRM serão captadas todos os dados e informações do CRM Operacional, assim são feitas análises em cima desses índices e é possível tirar conclusões que ajudam na hora da tomada de decisões pelo time de marketing e vendas.

O CRM Analítico talvez seja o que mais fala do software de fato do que do conceito em si, através das análises e conclusões que forem obtidas será possível elaborar ações de Marketing e melhorias nos processos de vendas, atendimento e suporte.

Leia também: Precisando de um software de CRM? Use nosso checklist para escolher o seu

CRM Colaborativo

O CRM Colaborativo é aquele com maior capacidade de integração, juntando os outros 2 tipos de CRM de modo que todos os colaboradores de vários setores sejam capazes de ter acesso a tudo em tempo real.

Mesmo que cada setor tenha sua forma de trabalhar, abrir um canal em comum possibilita uma troca de informações que um setor não teria sem a ajuda do outro, isso tudo torna o trabalho mais coeso e assertivo.

E aí conseguiu entender o que é CRM no Marketing Digital? Outra ferramenta que pode ajudar muito na estratégia de Marketing são os softwares de automação, que inclusive, podem trabalhar em conjunto com o CRM no marketing digital. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe. Além disso, a LAHAR e a Piperun, lançaram uma parceria para integração, agora será possível utilizar todos os serviços do CRM da Piperun de forma integrada ao software de automação, facilitando o uso conjunto na sua estratégia.

Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?

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