O que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa | Passo a Passo

Se você tem uma empresa e deseja que potenciais clientes a encontrem, entender o que é Google Meu Negócio é uma PRIORIDADE!

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google (óbvio!) que destaca a sua empresa como um resultado relevante para uma pesquisa local, que esteja de acordo com o seu negócio. 

Por exemplo, se alguém pesquisa sobre “petshop em recife” no Google, um resultado similar ao apresentado abaixo irá aparecer:

O que é Google Meu Negócio

Logo abaixo do anúncio aparece uma lista de empresas que, segundo o algorítimo do Google, são as melhores respostas para essa pesquisa.

Entretanto, para que a ferramenta de busca entenda cada uma dessas empresas como relevante é fundamental que elas estejam cadastradas no Google Meu Negócio. 

O que é Google Meu Negócio?

Usando o exemplo dado acima, o quão lucrativo seria para o seu negócio aparecer entre os resultados destacados pelo Google, caso você realmente fosse proprietário de um  “pet shop em Recife”?

Dentro das estratégias de marketing digital estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Google é, sem dúvidas, um dos principais objetivos.

Quando a pesquisa é local o Google oferece como “bônus” ao usuário. Além da listagem comum, ele oferece um destaque do que considera os melhores locais e respostas para a pergunta feita.

Ou seja, por mais que a sua estratégia de SEO e de marketing de conteúdo esteja correta, não aparecer nesse espaço dedicado ao tipo de negócio pesquisado, fará você ganhar menos dinheiro do que poderia. 

Em suma, uma das formas de rankear sua empresa no Google é por meio do Google Meu Negócio. Ou melhor, uma das formas MAIS FÁCEIS de rankear sua marca no Google é por meio desse canal.

O Google Meu Negócio é, por fim, a ferramenta central de uma estratégia de SEO Local.

Você é capaz de rankear sua empresa nas primeiras posições de resultados do Google, para pesquisas relevantes e na região que você atende.

Resultado?

Visitantes extremamente qualificados e oportunidades de venda quentes de fundo do funil vão encontrar sua empresa!

Como usar o Google Meu Negócio?

Agora que você compreendeu o que é Google Meu Negócio, deve estar preocupado em atualizar e cadastrar todas as informações da sua empresa.

Por meio da ferramenta, você pode controlar as informações exibidas sobre sua empresa em todos os serviços do Google, incluindo o Google Maps.

A seguir, um passo a passo para iniciar sua estratégia de SEO local.

1. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Essa etapa também é conhecida como reivindicação ou verificação da empresa.

Para isso acesse o site do Google Meu Negócio e faça login com uma Conta do Google existente ou crie uma nova para cadastrar sua empresa.

O sistema do Google é intuitivo, então o passo a passo que o sistema te apresentará vai ajudar você a seguir as próximas etapas.

Entre as informações que você deverá preencher estão:

  • nome do negócio
  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • número de telefone;
  • endereço e outros detalhes de contato.

Atenção: É importante que você ofereça um endereço físico. Isso pode ser um problema para profissionais que atuam remotamente, mas é uma exigência. Se esse for o seu caso cadastre o endereço do coworking ou da sua casa.

Quando um usuário clica em um dos resultados locais ele terá uma visão como a apresentada na imagem abaixo:

O que é Google Meu Negócio

2. Verifique sua empresa no Google

Nessa etapa do Google vai verificar a veracidade de seu negócio. Isso geralmente é feito através de um telefonema, mas também pode ser realizado via e-mail.

Quando tiver terminado, haverá um pequeno ícone azul ao lado do nome da sua empresa para que todos saibam que a conta está verificada.

3. Inclua imagens

Através do Google Meu Negócio você poderá adicionar imagens da sua empresa.

Elas são uma forma de apresentar o seu trabalho e validar a existência do local. Além disso, ajudam o usuário a conhecer mais sobre sua empresa e estilo.

Tudo isso ajuda a qualificar ainda mais o usuário que entrará em contato com o seu negócio.

Se tem um salão de beleza, por exemplo, pode publicar fotos do seu espaço físico e de serviços que prestou, como antes e depois de cortes e tinturas.

4. Atualize Postagens

O Google Meu Negócio oferece a funcionalidade de postagens de artigos.

Esse espaço deve ser usado para:

  • informar sobre novas ofertas;
  • anunciar seus serviços;
  • divulgar promoções;
  • informar sobre eventos e mais.

Por isso, é importante pensar em um título atraente. Para aprender como fazer uma postagem, acesse o Google Meu Negócio.

5. Acompanhe as métricas

Dentro do modelo do que é Google Meu Negócio existe uma página de insights.  Trata-se de um painel para análise de:

Essa área é importante para medir os resultados que estão vindo a partir da plataforma, bem como conhecer mais informações sobre sua persona.

Com essas informações em mãos é possível otimizar suas ações para atingir o público correto.

Com o objetivo de acompanhar os resultados da empresa e de suas ações de marketing você também deve usar o Google Analytics.

6. Mantenha as informações atualizadas

A maneira mais simples de atualizar as informações do Google Meu Negócio é por meio do aplicativo, disponível para IOS e Android. Por meio dele é possível atualizar:

  • o horário de funcionamento;
  • localização;
  • informações de contato;
  • novas fotos.

Também é possível visualizar insights e alterar configurações.

Em busca do topo do Google

Com um volume de pesquisas que alcança o patamar de BILHÕES, o Google é uma plataforma fundamental para a etapa de atração do funil de vendas.

Por meio do Google Meu Negócio sua empresa também tem potencial de ampliar as taxas de conversões de suas ações.

Afinal, porque alguém iria pesquisar por “pet shop em Recife”, se não estivesse interessado em encontrar um e consumir seus produtos e serviços?

O melhor de tudo, entretanto, ainda está por vir: alcance e melhores taxas de conversão com custo ZERO.

Agora que você já sabe o que é Google Meu Negócio, ponha as mãos na massa e comece e melhorar seus resultados AGORA!

A LAHAR é um software de automação de marketing digital para pequenas, médias e grandes empresas, que pode ajudar você e seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes. Entre em contato com a nossa equipe e faça um teste grátis!

Facebook Comments

Deixe uma resposta