O que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa | Passo a Passo

Um dos grandes objetivos de profissionais do marketing e empresários, é rankear o site no Google. Isso quer dizer ficar entre os primeiros resultados de uma pesquisa e ser encontrado por um potencial cliente. Uma das formas de alcançar isso é por meio do Google Meu Negócio.

Mas, o que é Google Meu Negócio?

A ferramenta é grátis e tem o objetivo de apresentar uma empresa como resultado relevante para uma pesquisa com informações específicas de local.

Por exemplo, imagine que você tenha um pet shop em Recife. O quão lucrativo seria se seu negócio aparecesse entre as primeiras posições de resultados de pesquisas feitas no Google, por “pet shop em Recife”?

Essa é a ideia central do que é Google Meu Negócio. Por meio de uma estratégia de SEO Local você é capaz de rankear sua empresa nas primeiras posições de resultados do Google, para pesquisas relevantes e na região que você atende.

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito que todo proprietário de pequena empresa deve conhecer e usar.

Por meio da ferramenta, você pode controlar as informações exibidas sobre sua empresa em todos os serviços do Google, incluindo o Google Maps.

O Meu Negócio também possibilita que o Google entenda que você é um resultado relevante para uma pesquisa feita sobre seu ramo de atuação, na região que você se encontra.

A seguir, apresentamos o resultado para a pesquisa de “pet shop em Recife”. Logo abaixo do anúncio do Google Adwords, você encontra a identificação de diversos estabelecimentos que respondem à pesquisa feita.

Quando você não entende o que é Google Meu Negócio, não tem as informações de seu negócio cadastradas e atualizadas.

Resultado?

Além de perder o potencial cliente super qualificado que pesquisou o seu serviço no mecanismo de busca, ainda permite que ele se dirija a um concorrente.

O que é Google Meu Negócio

Como usar o Google Meu Negócio?

Agora que você compreendeu o que é Google Meu Negócio, deve estar preocupado em atualizar e cadastrar todas as informações da sua empresa.

A seguir, um passo a passo para iniciar sua estratégia de SEO local.

1. Reivindique e verifique sua empresa

A primeira coisa a fazer é reivindicar seu negócio.

Você deve acessar o site do Google Meu Negócio e fazer login com uma Conta do Google existente ou criar uma nova para essa cadastrar sua empresa.

A única advertência sobre esse serviço do Google é que seu local de trabalho deve ter um endereço físico que os clientes possam acessar.

Este conjunto de ferramentas não é realmente voltado para profissionais que trabalham remotos e que atuam independentes da localização, entretanto, caso você trabalhe prestando um serviço de consultoria a distância e tenha uma cidade ou estado em especial para o qual deseje oferecer seus serviços, precisará cadastrar um endereço fixo, mesmo que seja o da sua casa.

O sistema do Google é intuitivo, então o passo a passo que o sistema te apresentará vai ajudar você a seguir as próximas etapas.

A primeira coisa que você deve preencher ou verificar são as informações essenciais, como:

  • nome do negócio
  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • número de telefone e outros detalhes de contato.

Seja o mais específico possível, pois, esses detalhes aparecerão na sua listagem do Google Maps.

Outro passo crítico é verificar sua empresa no Google. Esse é um processo relativamente rápido em que o Google pode validar a veracidade de seu negócio. Isso geralmente é feito através de um telefonema, mas também pode ser realizado via e-mail.

Quando tiver terminado, haverá um pequeno ícone azul ao lado da sua listagem, para que todos saibam que está verificada.

2. Confira o painel do Google Meu Negócio

Além da capacidade de gerenciar as informações da sua empresa, há outros recursos valiosos que você pode aproveitar no painel do Google Meu Negócio.

  • Imagens: através da plataforma você poderá adicionar imagens da sua empresa. Se tem um salão de beleza, por exemplo, pode publicar fotos do seu espaço físico e de serviços que prestou, como antes e depois de cortes e tinturas.
  • Reservas: dentro do seu painel do Google Meu Negócio, você pode configurar a capacidade de os clientes reservarem horários com sua empresa diretamente nesta página. Isso é especialmente valioso para empresas orientadas a serviços, como spas e hotéis.
  • Insights: esse é o painel para análise de indicadores, métricas e resultados de suas ações no Google. Com o Insights, você pode ver como as pessoas estão encontrando sua empresa e obter uma compreensão mais profunda da persona que você está alcançando.
  • Postagens: as postagens do Google são ótimas para informar aos clientes sobre novas ofertas e anunciar o que sua empresa faz de melhor. A publicação de promoções e vendas, assim como eventos sazonais e especiais, é uma ótima maneira de obter novos negócios. Quando os usuários veem sua empresa no Google, eles também verão suas postagens recentes. Por isso, é importante pensar em um título atraente. Para aprender como fazer uma postagem, acesse o Google Meu Negócio.

Quando um usuário clica em um dos resultados locais, que está com todas as informações completas, ele terá uma visão como a apresentada na imagem abaixo:

O que é Google Meu Negócio

App do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio também está disponível no aplicativo para iOS e Android.

Você pode usá-lo para:

  • atualizar seu horário comercial, localização, informações de contato e descrição;
  • postar status e fotos;
  • visualizar insights de pesquisa.

Como dono da empresa, você não pode usar o aplicativo para:

  • excluir sua listagem de empresas;
  • alterar suas configurações;
  • conceder a propriedade da listagem para outro usuário.

Entre os primeiros do Google

A estratégia de SEO é uma das táticas mais relevantes presentes no leque de possibilidades do marketing digital.

Com um volume de pesquisas que alcança o patamar de BILHÕES, o Google é um dos queridinhos quando falamos de estratégias para a primeira etapa do funil de vendas: a atração.

Se você compreendeu de verdade o que é Google Meu Negócio, percebeu, entretanto, que além de alcance, você também pode conquistar taxas de conversões maiores com a estratégia.

Isso acontece porque a ferramenta apresenta sua empresa para usuários que estão em busca ativa pelos serviços que você presta ou produtos que você vende.

Porque alguém iria pesquisar por “pet shop em Recife”, se não estivesse interessado em encontrar um e consumir seus produtos e serviços?

O melhor de tudo, entretanto, ainda está por vir: alcance e melhores taxas de conversão com custo ZERO.

Perfeito, não é mesmo?

É claro, que as ações de marketing digital não param por aí. Na verdade, isso é apenas a ponta do iceberg.

O marketing digital possui muitas ferramentas e táticas, mas você não precisa fazer nada sozinho.

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