O que é Growth Hacking: como funciona na prática + exemplos

Growth hacking é um termo abrangente cunhado para definir estratégias voltadas exclusivamente para o crescimento de um negócio. Geralmente é usado no universo das startups em estágio inicial, que precisam de um crescimento veloz e amplo, em pouco tempo com pequenos orçamentos. Mas, afinal o que é Growth Hacking?

Como aplicar essa ideia de crescimento rápido?

O objetivo das estratégias de Growth Hacking é geralmente alcançar o maior número de usuários ou clientes, gastando o mínimo possível.

O termo “growth hacking” foi cunhado por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers, em 2010.

O que é Growth Hacking? O que faz um Growth Hacker?

Um Growth Hacker é um profissional que usa estratégias criativas e de baixo custo para ajudar as empresas a adquirir e reter clientes.

Às vezes, os Growth Hackers também são chamados de Growth Marketers, mas a verdade é que eles não são apenas profissionais de marketing.

Qualquer pessoa envolvida com um produto ou serviço, incluindo gerentes de produto e engenheiros, pode ser um Growth Hacker.

Os Growth Hackers tendem a ser obsessivos, curiosos e analíticos. Eles se concentram apenas em estratégias relacionadas ao crescimento do negócio.

Eles hipotetizam, priorizam e testam estratégias inovadoras de crescimento.

O conceito por trás do que é Growth Hacking é a ideia de encontrar uma “brecha” de crescimento no mercado e criar estratégias focadas para aproveitá-la ao máximo e ampliar seu alcance.

Ao identificar essa “brecha” ou “oportunidade” as táticas são desenvolvidas com o objetivo de atingir resultados rápidos para o crescimento do negócio.

Novamente, não apenas o setor de marketing pode fazer isso.

Um profissional de qualquer formação pode identificar essa oportunidade de mercado e fazer a empresa aproveita-la ao máximo, de acordo com a estratégia criada.

É por esse conjunto de características, que definem o que é Growth Hacking, que ele é muito associado à startups.

O que faz um Growth Hacker? Eles analisam e testam para ver o que funciona em uma estratégia de crescimento e eliminam o que não está funcionando. Um Growth Hacker sabe:

  • como definir prioridades de crescimento;
  • identificar canais para aquisição de clientes;
  • medir o sucesso e escalar o crescimento.

Como funciona o Growth Hacking?

Para cada empresa, é preciso descobrir:

  1. por que ela cresce;
  2. procurar maneiras de fazer esse crescimento acontecer de propósito.

Muitas startups usam o funil de Dave McClure como receita para o crescimento.

As etapas fundamentais desse funil, que é amplamente difundido como metodologia entre os Growth Hackers, são:

  • aquisição;
  • ativação;
  • retenção;
  • referência;
  • receita.

O que é Growth Hacking

Fonte: Respark

O objetivo da aplicação desse método de aquisição é:

  • obter tráfego e visitantes;
  • transformar visitantes em usuários;
  • converter esses usuários em clientes satisfeitos.

Como iniciar o Growth Hacking?

Agora que você compreendeu o que é Growth Hacking, e o que faz um Growth Hacker, é hora de receber dicas!

Isso aí! Abaixo 3 passos simples para uma implementação rápida de um produto ou serviço, por meio de técnicas de Growth Hacking:

  1. crie seu produto e teste para garantir que as pessoas o desejem e que estejam dispostas a pagar por ele: isso ajudará você a coletar dados para entender suas principais personas e pode direcionar táticas de marketing de acordo.
  2. atualize seu produto em intervalos regulares e receba feedback dos clientes para saber sempre se você está no caminho certo.
  3. ao mesmo tempo, comercialize seu produto para promover o crescimento contínuo e acompanhe o sucesso desses resultados.

Testes A / B e outras técnicas de otimização de conversão são cruciais para aplicar um hacking eficaz.

Estratégias de Growth Hacking

A maioria das estratégias de Growth Hacking se divide em três áreas principais:

  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de produto;
  • Propaganda

Dependendo das táticas usadas, o marketing de conteúdo pode ser uma maneira barata de divulgar seu produto.

As atividades típicas de marketing de conteúdo incluem:

  • iniciar um blog e criar conteúdo relevante e compartilhável;
  • guest blogging;
  • criar conteúdo de mídia social;
  • escrever ebooks e white papers;
  • podcasting;
  • executar webinars;
  • fazer concursos e distribuir brindes;
  • fazer com que blogueiros revisem seu produto;
  • criar fóruns e grupos relevantes;
  • realizar o marketing digital com influenciadores;
  • usar boas práticas de email marketing para construir uma conexão mais forte com os usuários;
  • melhorar a visibilidade do conteúdo com SEO.

O marketing de produtos inclui técnicas para tornar seu produto mais atraente e construir a base de usuários. Elas incluem:

  • aproveitar gatilhos mentais como o medo de perder, usando um sistema de inscrição somente para convidados;
  • gamificando o processo de integração do usuário para torná-lo mais agradável e oferecendo recompensas;
  • oferecendo incentivos para indicações que beneficiam tanto quem indicou quanto o novo usuário;
  • marketing de afiliados, que também usará táticas de crescimento de marketing de conteúdo.

O Growth Hacking também pode usar publicidade social e publicidade paga por clique (CPC) para promover seus negócios.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que é e como surgiu o Growth Hacking, sugerimos que assista o vídeo abaixo. Ele conta mais sobre a história e origem do termo que tem revolucionado a forma de pensar e agir de empreendedores, gerentes, profissionais de marketing e demais profissionais.

A seguir, exemplos de empresas que aplicaram o Growth Hacking para alcançarem um amplo mercado rapidamente.

Exemplos de Growth Hacking

Alguns exemplos conhecidos de campanhas bem-sucedidas e que aplicaram o conceito de o que é Growth Hacking, incluem:

  • Dropbox, que premia os usuários existentes por convidar novos usuários com armazenamento adicional;
  • Hotmail, que quando foi lançado, anexou uma linha automática a cada e-mail incentivando as pessoas a se inscreverem para uma nova conta;
  • AirBnB, que usou Craigslist para encontrar e comercializar para pessoas que procuram alojamento a preços acessíveis.

Agora que você compreendeu o que é Growth Hacking e como ele pode ser aplicado em sua empresa como parte de seu desenvolvimento e crescimento acelerado, você pode contar com a LAHAR para impulsionar os resultados das ações de marketing que você utilizar.

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