O que é infoproduto: 6 exemplos e as vantagens de investir neste negócio

Para entender o que é infoproduto precisamos entender o fenômeno que a internet se tornou. Conforme a internet foi se popularizando e fazendo parte da vida das pessoas, o mundo nunca mais foi o mesmo. Com todo esse crescimento e popularização uma coisa não deixaria de estar sempre presente: o comércio e a venda de produtos.

O comércio eletrônico cresceu exponencialmente na última década e não mostra sinais de desaceleração. 40% dos usuários da Internet no mundo, que são mais de 1 bilhão de pessoas, fizeram compras online pelo menos uma vez.

Grandes varejistas eletrônicos, como a Amazon e o eBay, além de varejistas tradicionais, como a Casas Bahia no Brasil, abraçaram o modelo de negócios online com toda força. Mas mesmo com os tradicionais dominantes deste setor, não significa que não há espaço para pequenos operadores como você.

Na verdade, nunca houve um momento melhor para se envolver na venda online como empreendedor individual. É muito mais fácil ganhar dinheiro com um negócio online do que ter uma loja de tijolo e argamassa. O risco, o investimento e o tempo gasto são muito menores.

Junto com toda essa atividade de comércio eletrônico, surgiu uma maneira totalmente nova de criar, vender e anunciar serviços e produtos (principalmente por meio das estratégias de marketing digital para redes sociais).

Essa é a maneira mais fácil, econômica e muitas vezes mais lucrativa de operar um negócio online. Estou falando da venda de infoprodutos. Mas afinal o que é infoproduto? É o que veremos a seguir.

O que é infoproduto: 6 tipos de infoprodutos

Infoproduto são produtos de informação, como o próprio nome indica, ele transmite conhecimento ou gera algum aprendizado e envolvimento.

São distribuídos de forma digital e podem ser pagos ou gratuitos.

Para a compreensão completa sobre o que é produto digital, vamos falar sobre alguns tipos e exemplos.

Você com certeza já topou com algum deles ou até mesmo comprou.

1. Ebooks

Um e-book é simplesmente uma versão eletrônica de um livro comum que pode ser lido em um Kindle, notebook, tablet ou até mesmo em seu celular.

Esse é um dos tipos de infoprodutos mais comum. Existem uma infinidades de ebooks sobre os mais variados temas. O que você puder imaginar, já foi escrito. Se não foi, está aí a sua chance!

Não faz ideia de por onde começar? Selecionamos e apresentamos dicas valiosas no artigo; “Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 10 passos”.

2. Cursos Online

Estamos acompanhando uma grande democratização na educação nos últimos anos, e isso se deve em grande parte por causa dos cursos online, por meio da educação a distância.

Você pode criar seu próprio curso online e vender as aulas e vendê-los como treinamento a distância. O tema deve ser um que você domine e possa realmente acrescentar conteúdo para quem compra suas aulas.

3. Webinars

Webinars são as novas formas de conferências. São conferências em vídeo e grande parte do valor de um webinars é a oportunidade de interatividade. O que não quer dizer que todos irão querer interagir, mas apenas o fato dessa liberdade já atrai muitas pessoas.

Os webinars fornecem aos participantes toneladas de informações ricas e práticas, e as pessoas valorizam isso, tendo inclusive facilidade para assistir novamente sempre que quiser.

Se você se interessou e criar um webinar, sugerimos o artigo; “7 ferramentas para webinar: encontre uma perfeita para você”. Com elas você será capaz de colocar em prática seu novo negócio e compartilhar seu conhecimento.

Ao contrário dos cursos online, um webinar tem a característica de ser ao vivo. Você também pode gravá-lo e disponibilizar depois, mas em algum momento ele deve ser ao vivo.

O que é infoproduto

4. Vídeoaulas

As videoaulas, assim como os ebook, representam grande parte da distribuição de infoprodutos. Vídeos sempre fazem sucesso e as pessoas geralmente têm maior predisposição a assistir algo do que ler.

Neste tipo de infoproduto você provavelmente terá um custo maior. Por se tratar de um recurso um pouco mais avançado, pode ser que você precise de alguém que te ajude no processo.

5. Audiobooks

Como o próprio nome indica, audiobooks são leituras de livros gravados, geralmente, em mp3 ou em qualquer formato que comprima o tamanho do arquivo e distribuídos por meio de plataformas de áudio.

Audiobooks têm variadas aplicações inclusive servindo como apoio de cursos online.

Sua produção não têm um custo elevado e não possui grandes dificuldades de realização.

6. Podcasts

Podcasts são como programas de rádios gravados. Programas onde são tratados os mais diversos temas e normalmente acompanhados de um grupo de pessoas que participam.

São muito interessantes por reunir um nicho específico com interesse em comum em alguma área e distribuir a informação produzida de maneira fácil, através de qualquer player no computador, celular, mp3 player…

O que é infoproduto? Quais as vantagens?

Agora que você compreendeu o que é infoproduto, vamos nos aprofundar sobre as vantagens de criar um negócio em torno de um dos modelos apresentados acima.

Há muitos benefícios no infoproduto. Talvez o mais notável seja que, ao contrário de outros modelos de negócios, a margem de lucro de um infoproduto é alta.

Afinal, não há custos reais para entregar um infoproduto, além de impostos sobre vendas (dependendo de onde você está).

Você pode não ter custo algum para fabricar um infoproduto (se você mesmo o criar) ou um gasto único em design e produção. Por causa disso, os lucros líquidos de um infoproduto podem ser substanciais, mesmo com apenas um punhado de vendas por semana.

Sem a necessidade de envio (já que o cliente geralmente faz o download do produto ou recebe um login em um site especial), você não terá que enfrentar as dificuldades logísticas que você pode ter com um produto físico.

Um bom infoproduto será mencionado e indicado repetidas vezes por outras pessoas. Isso aumentará ainda mais sua autoridade. É realmente o único modelo de negócio que constrói esse tipo de autoridade, no qual você ou toda a sua marca pode ser considerada um modelo.

Você ainda pode colocar seu produto em sites especializados em vendas de infoprodutos que contam ainda com a ajuda de programa de afiliados.

Com o auxílio destes “revendedores”, você poderá ter um aumento expressivo em suas vendas.

Podemos listar entre os principais benefícios do infoproduto:

  • Baixo custo
  • Fácil de começar
  • Sem preocupação com logística
  • Alto potencial de ganhos
  • Altamente escalável
  • Geram renda passiva

Aprendeu o que são infoprodutos?

O que são infoprodutos se não uma evolução das antigas formas de comercialização de informações como revistas ou fitas de videocassete, não é mesmo?

Tudo evolui e os infoprodutos são uma ótima forma de você conseguir vender seu conhecimento e ganhar uma boa renda.

Se você possui algum conhecimento que pode ser interessante para divulgação, não perca tempo e comece agora a criar seu infoproduto!

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