O que é marketing de afiliados e como lucrar com ele?

Você está procurando uma maneira de ganhar dinheiro online, mas não tem produtos ou serviços para vender? Ou, talvez, tenha um excelente produto ou serviço, mas não possua as habilidades e recursos para promovê-lo? Entender o que é marketing de afiliados pode ser a solução que você procura.

O marketing de afiliados permite que os comerciantes (também chamados de anunciantes) promovam seus produtos e serviços sem alocar recursos significativos às suas estratégias de marketing digital.

Também permite que os afiliados ganhem dinheiro na internet sem precisarem manter um estoque de produtos ou investir na criação de um serviço específico.

Esta solução não é nova. Os primeiros comerciantes a trabalharem com o conceito acerca do que é marketing de afiliados, com o objetivo de promover seus produtos, foram a CDNOW em 1994 e a Amazon em 1996.

A CDNOW – que foi adquirida pela Amazon em 2002 – acabou com seu programa de afiliados em 2012, mas o programa da Amazon continua sendo uma oportunidade atraente para muitos profissionais de marketing digital.

Existem milhares de comerciantes dispostos a pagar uma comissão para obter mais resultados, seja de:

  • vendas de produtos ou serviços;
  • leads gerados;
  • assinantes de seus clubes ou boletins informativos;
  • ou mesmo cliques em seus CTAs.

Nos EUA, espera-se que o número de anunciantes que usam marketing de afiliados chegue a 80% até 2020.

Você também pode se tornar um jogador de sucesso neste mercado.

Se você tiver seus próprios produtos ou serviços, poderá recrutar afiliados para promover seu negócio e pagar uma comissão por cada venda ou lead gerados por eles.

Se você é um afiliado, pode encontrar produtos e serviços para promover e ganhar uma comissão por cada “ação qualificada” que você gerar para os anunciantes com os quais trabalha.

Em ambos os casos, a melhor maneira de começar é entender o que é marketing de afiliados e como ele funciona. Explicaremos tudo nas linhas a seguir.

O que é marketing de afiliados: definição

O marketing de afiliados pode ser definido como o processo de promoção de produtos ou serviços em troca de uma comissão.

Trata-se de um serviço de marketing baseado no desempenho, em que os afiliados promovem o produto ou serviço e ganham uma comissão em cada visita, assinatura ou venda que enviam ao comerciante.

Como a definição revela, este tipo de marketing oferece grandes oportunidades de parceria entre os comerciantes e seus afiliados.

O empreendedor vende mais e seus afiliados ganham comissões sobre as conversões que gerarem.

O valor que as partes ganharão depende do desempenho dos afiliados.

É por isso que o marketing de afiliados é frequentemente chamado de “marketing de desempenho”.

Por que apostar no marketing de afiliados? Benefícios para cada parte

Agora que você entende o que é marketing de afiliados, vamos apresentar os benefícios da modalidade para os diferentes grupos atingidos.

Benefícios para o afiliado

O maior benefício do marketing de afiliados para o afiliado é que ele está sendo pago.

Embora as porcentagens de remuneração variem, os profissionais de marketing afiliado lucram uma determinada parte de cada venda que passa por seu canal ou site.

Independentemente de você ser pago por venda, por clique, lead ou chamada, você está recebendo dinheiro em troca de indicações.

Você não está investindo no sucesso do produto, nem está pagando pela manutenção ou produção de mercadorias. Não é necessária nenhuma vitrine, o que significa que não há aluguel para pagar ou lâmpadas para substituir.

Os afiliados são responsáveis ​​pela manutenção de suas plataformas, seja um site ou ferramentas de mídia social.

Eles têm que pagar por hospedagem na web e um nome de domínio, que pode ser adquirido gratuitamente ou com taxas mensais relativamente baixas.

Além disso, ser um afiliado ajuda a construir uma marca. Considere isso como networking com fornecedores. Quanto mais eficientemente você conseguir vender um produto da marca, maior a probabilidade de mantê-lo ou de atrair outras empresas.

Os influenciadores digitais podem lucrar muito com o marketing de afiliados, pois já possuem um grande público.

Para otimizar ainda mais os resultados você pode – e deve – escolher bem as marcas as quais irá se afiliar, para que representem realmente seu segmento de mercado.

Benefícios para a empresa “anunciante”

Um dos principais benefícios que o marketing de afiliados oferece para o comerciante é ter outra pessoa fazendo o trabalho pesado de vender seu produto.

Os comerciantes não estão limitados a apenas um afiliado. Digamos que uma grande empresa tenha 100 afiliados vendendo suas bolsas de couro. Isso significa que 100 pessoas, em 100 locais diferentes em todo o mundo, estão reforçando o nome e o produto dessa marca.

Além disso, os consumidores são mais propensos a acreditarem em uma fonte confiável de informações do que em um anúncio.

Atualmente as opiniões de pessoas reais são mais relevantes do que anúncios estáticos, comerciais de TV ou publicidade em plataformas digitais.

Juntamente com seus afiliados, vem a credibilidade que eles estabeleceram anteriormente.

Outro benefício para a empresa é a oportunidade de participar de redes de afiliados, que, novamente, fazem muito do trabalho pesado para você. Desde localizar afiliados, acompanhar o pagamento até gerar relatórios sobre as principais métricas, essas redes de afiliados têm vários recursos para impulsionar os negócios.

Benefícios para o consumidor

É provável que grande parte dos consumidores não saiba o que é marketing de afiliados, e muito menos desconfiem que estão participando de uma estratégia desse tipo.

O que os clientes sabem é que estão comprando um produto através do site de alguém em quem confiam.

Nem todos os afiliados são influenciadores. No entanto, todos os afiliados fariam bem em construir relacionamentos de confiança com seus leitores e consumidores.

Dessa forma, os consumidores se beneficiam dos afiliados porque, em grande parte das vezes esses “profissionais” são muito exigentes quanto aos produtos para os quais advogam. A satisfação do cliente levará a uma maior fidelidade e a um aumento nas vendas.

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