O que é marketing digital para sua empresa?

Enquanto algumas empresas já possuem raízes sólidas no meio do marketing digital, outras ainda engatinham, e algumas parecem desconhecer sua real importância e, na verdade, não compreendem completamente o que é marketing digital.

Apesar de todo o crescimento do marketing digital nos últimos anos, há algumas empresas que ainda não compreendem o seu real papel e lutam contra a migração para o meio digital.

Na verdade, o uso da internet e das tecnologias baseadas no conceito de computação em nuvem trouxeram possibilidades que vão além do marketing digital e englobam entre outros, o trabalho colaborativo entre equipes da empresa e, principalmente, o Home Office, também conhecido como teletrabalho.

Saiba mais: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas

O que é marketing digital

Para saber realmente o que é marketing digital, é preciso ter uma percepção clara do cenário digital atual, a importância do marketing digital nesse contexto de inovações constantes e, por fim, o que esperar dele ao aplicar em sua empresa. Confira:

Cenário digital atual

Ao longo dos anos, as pessoas tem estado cada vez mais conectadas. Com a evolução da internet e dos meios de comunicação, as pessoas passaram a estar conectadas à rede mundial de computadores quase 24 horas por dia (através dos computadores desktops, laptops e dispositivos móveis), consumindo e compartilhando uma infinidade de conteúdos.

A internet  possibilita às pessoas um vasto leque de opções de interação, como: se informar, acessar vídeos e músicas, jogar, estudar, fazer amizades, compartilhar seu conhecimento, pesquisar produtos e serviços, debater opiniões, etc.

Por outro lado, a internet pode contribuir positiva ou negativamente para a imagem das empresas, através dos comentários dos usuários na rede. Esses comentários, de consumidores dando sua opinião sobre um determinado produto ou serviço, passam muito mais credibilidade que a publicidade tradicional e podem influenciar negativamente sobre os indicadores de desempenho de sua empresa.

Por que o marketing digital é tão importante?

Poderíamos responder essa pergunta, de forma resumida, como: “Porque o marketing digital possibilita que a empresa atinja seu público onde ele passa a maior parte do tempo, na internet, no momento e canal mais propício”.

Porém, existem diversas formas de marketing digital.

E se quisermos realmente definir com isenção e seriedade o que é marketing digital, poderíamos começar dizendo tem como principal objetivo, desenvolver e executar estratégias para gerar oportunidades para a empresa, independentemente do seu ramo de atuação.

Cabe ao marketing identificar e atrair os potenciais clientes, filtrá-los e entregar ao departamento comercial uma lista com as melhores oportunidades.

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital permite um maior controle das ações (canais, mídias, segmentação de público-alvo, etc.) e mensurar os resultados com muito mais precisão. Entretanto, isso não significa que o modelo tradicional não serve mais, mas sim, que é preciso migrar, expandir para o digital.

Veja também: CRM Tradicional x CRM Social: vantagens e diferenças

O que esperar do marketing digital?

Uma estratégia de marketing para o meio digital, bem definida e muito bem planejada, tenderá a dar ótimos resultados para sua empresa. Confira abaixo alguns deles:

  • Branding – Você pode trabalhar a divulgação da sua marca de várias formas, de modo a torná-la conhecida e fixá-la na mente de seu público-alvo.
  • Fidelização de Clientes – Seus clientes não querem apenas consumir seus produtos, eles querem ser ouvidos, se sentir parte da empresa.
    Com a internet, se tornou mais fácil criar um relacionamento com eles, dando-lhes espaço para tirarem dúvidas, fazerem reclamações, deixarem comentários, e ao mesmo tempo, dar feedback para cada ação desses clientes, de modo a mantê-los satisfeitos e fidelizá-los.
  • Buzz Marketing – Nada melhor que ter pessoas divulgando sua empresa ou marca sem que você tenha a necessidade de fazer investimentos financeiros para isso.

Nos dias de hoje, as pessoas não compram apenas um produto, mas sim uma experiência, e se tornou muito comum as pessoas relatarem essas experiências na internet, em fóruns e mídias sociais.

Garanta que seus clientes tenham uma boa experiência (processo de compra, pós-venda, suporte, qualidade do produto ou serviço, etc.) com sua marca, e eles começarão a falar sobre ela espontaneamente.

  • Prospecção de Clientes – A internet dispõe de inúmeros canais e ferramentas que podem ser utilizados na prospecção de clientes. É importante estudar cada possibilidade para entender quais são as mais indicadas para seu segmento e cenário atual.
    Além disso, a internet também permite segmentar seu público-alvo de forma muito mais específica e precisa. Dessa forma você consegue traçar o exato perfil das pessoas que deseja atingir em sua “buyer persona”.
  • Aumentar o Faturamento – Muitas empresas, de todos os portes, têm o marketing digital como fator principal na geração de novos negócios. Atrair, Reter e Fidelizar são os pontos-chave do marketing digital, se sua estratégia consegue cumprir com essas 3 situações, você verá os resultados no seu faturamento.

Confira: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

E a sua empresa, sabe realmente o que é marketing digital? Compartilhe com a gente, vamos adorar saber!