Tudo sobre o que é marketing digital? Principais estratégias, como usá-lo e o que esperar dele

O que é marketing digital? Marketing digital é o nome dado ao conjunto de estratégias e ferramentas que utilizam a internet e dispositivos virtuais para divulgar produtos e serviços, fortalecer relacionamento entre marcas e consumidores e construir a identidade de uma empresa.

Mas porque o marketing digital se tornou o principal modelo de divulgação e contato entre empresas e clientes?

Sem dúvida existem muitas respostas para essa pergunta e algumas delas estão presentes nos números impressionantes que as diferentes plataformas de marketing apresentam.

78% dos usuários da internet realizam pesquisas sobre produtos que desejam comprar usando plataformas digitais como as redes sociais e ferramentas de pesquisa. 

Existem 1.5 bilhões de usuários em redes sociais em todo o mundo. 

78% dos profissionais de vendas que usam as redes sociais possuem um retorno melhor do que os profissionais que não usam. E isso é só o começo! 

Os dados que apresentamos acima são mundiais, entretanto, no Brasil 80% das empresas ainda estão nas fases iniciais da construção de uma estratégia de marketing digital. E é pensando nisso que criamos este guia, que reúne tudo sobre o que é marketing digital. 

Se você está entre essas empresas ou mesmo se já avançou alguns passos, eu recomendo que continue esta leitura. 

O que é marketing digital?

Para saber realmente o que é marketing digital, é preciso ter uma percepção clara do cenário digital atual, a importância do marketing digital nesse contexto de inovações constantes e, por fim, o que esperar dele ao aplicar em sua empresa. 

Enquanto algumas empresas já possuem raízes sólidas no meio do marketing digital, outras ainda engatinham, e algumas parecem desconhecer sua real importância e, na verdade, não compreendem completamente o que é marketing digital.

Apesar de todo o crescimento do marketing digital nos últimos anos, há algumas empresas que ainda não compreendem o seu real papel e lutam contra a migração para o meio digital.

Na verdade, o uso da internet e das tecnologias baseadas no conceito de computação em nuvem trouxeram possibilidades que vão além do marketing digital e englobam entre outros, o trabalho colaborativo entre equipes da empresa e, principalmente, o Home Office, também conhecido como teletrabalho.

Entretanto, neste artigo nosso objetivo é reunir tudo sobre o que é marketing digital, incluindo:

  • conceito (que já abordamos até aqui);
  • cenário atual;
  • principais estratégias;
  • benefícios de adotar o marketing digital. 

Saiba mais: Como fazer marketing digital com influenciadores: dicas práticas

Cenário digital atual do marketing digital

Antes de nos dedicarmos a apresentar informações gerais sobre o cenário do marketing digital no mundo, gostaríamos de compartilhar com você o infográfico abaixo. 

Nele buscamos reunir alguns dos números obtidos por pesquisas que consideraram o uso das principais estratégias de marketing digital, usadas por empresas de todos os setores e portes. 

Ao longo dos anos, as pessoas têm estado cada vez mais conectadas. 

Com a evolução da internet e dos meios de comunicação – principalmente dos dispositivos de comunicação mobile – as pessoas passaram a estar conectadas à rede mundial de computadores quase 24 horas por dia, consumindo e compartilhando uma infinidade de conteúdos.

A internet  possibilita às pessoas um vasto leque de opções de interação, como: 

  • se informar;
  • acessar vídeos e músicas;
  • jogar;
  • estudar;
  • fazer amizades;
  • compartilhar seu conhecimento;
  • pesquisar produtos e serviços;
  • debater opiniões, etc.

Com tanta gente passando tanto tempo conectado, as empresas não poderiam ficar de fora dessas plataformas. 

E essa é mais uma razão de porque o conceito sobre o que é marketing digital se tornou algo tão presente dentro dos planejamentos de marketing das organizações. 

Por outro lado, a internet pode contribuir positiva ou negativamente para a imagem das empresas, através dos comentários dos usuários e da estratégia adotada como geradora de conteúdo relevante ou apenas anunciante de seus produtos ou serviços.  

Os comentários de consumidores que dão sua opinião sobre um determinado produto ou serviço passam muito mais credibilidade que a publicidade tradicional e podem influenciar os resultados dos indicadores de desempenho de sua empresa.

Por que o marketing digital vale a pena? 

Poderíamos responder essa pergunta, de forma resumida, como: “porque o marketing digital possibilita que a empresa atinja seu público onde ele passa a maior parte do tempo, na internet, no momento e canal mais propício”.

Porém, existem diversas formas de marketing digital.

Diferente do marketing tradicional, o marketing digital permite:

Entretanto, isso não significa que o modelo tradicional não serve mais, mas sim, que é preciso migrar, expandir para o digital.

Veja também: CRM Tradicional x CRM Social: vantagens e diferenças

A seguir, listamos algumas das principais ferramentas de marketing digital. Elas representar estratégias e canais de comunicação que, quando presentes e integradas em um planejamento estratégico de marketing, podem tornar o retorno sobre investimento algo a ser muito comemorado. 

Como funciona marketing digital? 5 estratégias indispensáveis

O marketing digital funciona por meio de suas estratégias. Entre elas:

  • e-mail marketing;
  • Inbound marketing;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • links patrocinados;
  • redes sociais. 

Conheça cada uma abaixo!

1. E-mail marketing

Já que tocamos no assunto do retorno sobre investimento resolvemos começar a nossa lista de ferramentas de marketing digital com o e-mail marketing, que é a estratégia com maior média de ROI entre as ações online: 4400%.

Isso mesmo! Não erramos o número de zeros. 

Isso quer dizer que a cada R$ 1 investido o seu retorno é de R$ 44. 

Em contrapartida, 102.6 trilhões de e-mails são enviados – e recebidos –  todos os anos. Ou seja … 

… não vai esperando que você vai mandar um e-mail e ter esse retorno de 1:44 na sua conta bancária, porque nada é tão fácil assim. 

O e-mail marketing é parte de uma estratégia macro que recebe o nome de Inbound Marketing, e também pode ser usado em estratégias de Outbound Marketing.

Independente do caso, a ideia central por trás do sucesso dessa tática é o alinhamento do conteúdo compartilhado com uma campanha bem estruturada.

Por isso, se você deseja realmente investir no e-mail amakeritnf indicamos que acesse o artigo; Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”. Nele você vai encontrar um caminho eficaz para tornar suas ações mais eficientes e rentáveis.

Aproveitando, gostaria de deixar um spoiler sobre as táticas de e-mail: a automação de e-mail marketing é parte fundamental para você conquistar tudo o que essa estratégia pode trazer. 

Na imagem abaixo você tem acesso ao resultado de uma pesquisa da Fluent que mostra que 23% das pessoas com mais de 35 anos e 22% das pessoas entre 18 e 34 anos afirmam que e-mails promocionais, frequentemente, impactam em suas decisões de compra. 

É claro que um amplo percentual também afirma que não é impactado pelo e-mail marketing, mas nós sabemos que o marketing atua muito inconscientemente.

Além disso, nem todo mundo precisa ser impactado pelo e-mail. Existem outros canais também muito eficientes.

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia macro dentro do marketing digital e tem como premissa a não interrupção do usuário para a transmissão do conteúdo e informação que precisa ser compartilhada por um marca.

O marketing de permissão se envolve com o usuário, tornando o conteúdo que a empresa gera, parte da jornada de compra dele. 

Para aprender como fazer Inbound Marketing é preciso criar ações de atração do usuário para o contato com a marca. Isso quer dizer que o próprio usuário vai até você. É por isso que o Inbound é muito confundido com o marketing de conteúdo. Porque o conteúdo é um grande atrativo quando relevante e útil. 

Leia também: [5 + 1] Etapas do Inbound Marketing: quais são e como usar?

Para saber mais sobre como funciona marketing digital por meio do Inbound assista ao vídeo abaixo. 😉

3. Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo está presente em redes sociais, e-mails, ebook, webinars, como parte do SEO e também nos links patrocinados. Seja em vídeo, texto ou imagem. 

Basicamente a comunicação realizada dentro do que é marketing digital envolve conteúdo. Esse conteúdo deve ser:

O marketing de conteúdo já está dentro de 70% das empresas, então é hora de levar ele a sério na sua também. 

4. SEO

O SEO é mais uma das ferramentas de marketing digital. A estratégia é construída a partir de um conjunto de táticas que tem como objetivo otimizar as páginas de um site para serem melhor posicionadas de maneira orgânica (sem precisar que você pague por isso), dentro dos mecanismos de busca como o Google.

Mais de 80 mil pesquisas são realizadas por SEGUNDO no Google e cerca de 67% dos cliques dessas pesquisas são realizados nos 5 primeiros resultados da página.

Estar nas primeiras posições com conteúdo relevante é fundamental para uma empresa que deseja mais tráfego para o site, maior relacionamento com os usuários e também melhores taxas de conversão

Segundo pesquisas 55% dos profissionais de marketing definem o SEO como uma tática muito importante para atingirem seus objetivos de marketing. E você, já usou o SEO em algum momento? Conte nos comentários!  

5. Links Patrocinados

Links patrocinados ou anúncios pagos não devem ser esquecidos em sua estratégia de marketing digital. Cerca de 25% das empresas usam anúncios para atingirem seus objetivos de vendas

Existem dezenas de opções de campanhas de anúncios, entre as mais usadas estão: 

6. Redes sociais

Provavelmente, criar uma páginas nas principais redes sociais foi a primeira coisa que você antes de começar a pesquisar sobre o que é marketing digital.

55% dos compradores realizam pesquisa nas redes sociais, além disso são bilhões de usuários cadastrados nas diferentes plataformas como: 

  • Youtube;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • LinkedIn. 

Além de um público gigante, dentro do que é marketing digital, as redes sociais ainda oferecem:

  • redução do tempo necessário para contato de venda;
  • acesso a um maior número de leads;
  • relacionamentos mais profundos com os clientes;
  • maiores taxas de conversão de leads;
  • ciclos de venda menores. 

Fonte: WPForms 

O que esperar do marketing digital na prática? 

Agora que você já sabe o que é marketing digital e como funciona marketing digital é interessante compreender um pouco mais profundamente como ele pode contribuir para o seu negócio. 

Ou seja, quais objetivos podem ser alcançados? Quais metas você pode traçar ao embarcar nesse caminho. 

Uma estratégia de marketing digital, bem definida e muito bem planejada, tenderá a dar ótimos resultados para sua empresa. Confira abaixo alguns deles.

Branding

Você pode trabalhar a divulgação da sua marca de várias formas, de modo a torná-la conhecida e fixá-la na mente de seu público-alvo.

Fidelização de Clientes

Seus clientes não querem apenas consumir seus produtos, eles querem ser ouvidos, se sentir parte da empresa.

Com a internet, se tornou mais fácil criar um relacionamento com eles, dando-lhes espaço para:

  • tirarem dúvidas;
  • fazerem reclamações;
  • deixarem comentários.

Ao mesmo tempo que permite que sua marca ofereça feedback para cada ação desses clientes, de modo a mantê-los satisfeitos e fidelizá-los.

Buzz Marketing

Nada melhor que ter pessoas divulgando sua empresa ou marca sem que você tenha a necessidade de fazer investimentos financeiros para isso.

Nos dias de hoje, as pessoas não compram apenas um produto, mas sim uma experiência,. E se tornou muito comum as pessoas relatarem essas experiências na internet, em fóruns e mídias sociais.

Garanta que seus clientes tenham uma boa experiência com sua marca, e eles começarão a falar sobre ela espontaneamente. Para isso fique atento a etapas como: 

  • processo de compra;
  • pós-venda;
  • suporte;
  • qualidade do produto ou serviço, etc.

Prospecção de Clientes

A internet dispõe de inúmeros canais e ferramentas que podem ser utilizados na prospecção de clientes.

É importante estudar cada possibilidade para entender quais são as mais indicadas para seu segmento e cenário atual.

Além disso, a internet também permite segmentar seu público-alvo de forma muito mais específica e precisa. Para realizar a segmentação de público e qualificação de leads isso você pode – e deve – contar com ferramentas como o software de automação de marketing.

Dessa forma você consegue traçar o exato perfil das pessoas que deseja atingir em sua “buyer persona”.

Aumentar o Faturamento

Muitas empresas, de todos os portes, têm o marketing digital como fator principal na geração de novos negócios. 

Atrair, Reter e Fidelizar são os pontos-chave do marketing digital, se sua estratégia consegue cumprir com essas 3 situações, você verá os resultados no seu faturamento.

Confira: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site

Ferramentas de marketing digital

Nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre o que é marketing digital está chegando ao fim, mas antes de terminá-lo precisamos falar sobre as ferramentas de marketing digital.

Elas são importantes para te ajudar a realizar de maneira eficiente a gestão do seu departamento de marketing e de todas as estratégias que listamos acima e tantas outras. 

Em 2019, a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital do Brasil pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. A eleição contou com mais de 70 mil votos populares. 

Uma das grandes razões para termos conquistado esse prêmio tão importante está no fato de reunirmos em uma única ferramenta diversas funcionalidades, voltadas para variadas plataformas, entre elas todas as que listamos aqui. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • painel de palavra-chave para estratégia de links patrocinados, marketing de conteúdo e SEO; 
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão e mais!

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