O que é Webinar: como funciona e por que as pessoas os amam

O que é Webinar? Tecnicamente, um webinar é um evento virtual ao vivo (mas que posteriormente pode ser divulgado gravado) executado online. É uma sessão educacional ou instrutiva que inclui comunicação visual e de áudio entre um palestrante e os participantes.

O software de webinar permite o compartilhamento de slides e a participação interativa por meio de caixas de bate-papo e recursos de perguntas e respostas.

Os webinars oferecem a oportunidade de aprender, como você faria em um evento presencial, com vantagens adicionais que discutiremos em breve.

O que é webinar?

A palavra webinar vem de “seminário online” ou “seminário baseado na web”.

A maioria das empresas executa uma estratégia de marketing de eventos que envolve interação cara a cara. Os organizadores do evento agendam um local e os participantes precisam se encontrar fisicamente.

Os webinars são um tipo diferente de evento. As empresas que decidem criar e realizar um seminário online oferecem a qualquer pessoa que viva em qualquer parte do mundo, a oportunidade de participar de sua apresentação.

Pessoas de diferentes lugares do mundo, podem, juntas, assistirem ao mesmo conteúdo (sem contar que podem fazer isso de pijama, sentadas na sala de casa).

O objetivo do Webinar

O objetivo dos webinars é educar, demonstrar ou instruir. Embora as empresas B2C também possam usar webinars em suas atividades de marketing, ele é uma tática mais comumente usada no marketing B2B.

As empresas colocam em prática o que é webinar para uma variedade de propósitos educacionais, incluindo:

  • instruir como usar seu produto;
  • demonstrar atualizações de produtos e serviços;
  • educar seu mercado-alvo em estratégias comuns, por meio de sessões de treinamento conduzidas por instrutor, e mais.

Como educador, você pode alcançar um público mais amplo de alunos, pois, eles não precisarão gastar tempo e dinheiro em viagens. Os participantes podem apenas sintonizar seu webinar em casa, enquanto estiverem no ônibus ou mesmo durante uma pausa para o almoço no trabalho.

Você também pode evitar custos relacionados a locação de espaço, alimentação e outras despesas, o que lhe permitirá cobrar menos pelo evento e, assim, ter mais participantes.

Algumas empresas usam os webinars para treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. No mundo acelerado de hoje, apenas aqueles que acompanham as últimas tendências do setor podem ter sucesso. Além disso, muitas empresas têm funcionários espalhados por todo o mundo, por isso, seria simplesmente muito caro trazê-los todos sob o mesmo teto.

Como citamos, anteriormente, o marketing é uma área em que os webinars podem trazer o maior benefício. Em primeiro lugar, é provável que uma reunião online mostrando seu produto atraia mais atenção, do que um panfleto entregue a um potencial cliente. O conteúdo de vídeo gera, em média, 2x mais engajamento do que outro formato de conteúdo.

Em segundo lugar, esses webinars ajudam você a construir um relacionamento pessoal de longo prazo com seus clientes. Quando você explica como o produto funciona, responde a perguntas e acompanha a pesquisa depois, mostra que se importa.

Elementos para montar um webinar

Você pode assistir a um vídeo educacional na Internet, mas isso não significa que seja um webinar.

Para ser um webinar, o evento deve ter os 7 elementos, a seguir:

1. Ser um evento ao vivo

Assim como qualquer outro evento, um webinar tem uma hora e data pré-determinadas.

Muitas empresas disponibilizam seus vídeos sob demanda após o evento. No dia seguinte, os organizadores enviarão a todos os inscritos, um link para assistir ao webinar. Isso permite que as pessoas possam assisti-lo em seu tempo livre e ninguém perde a oportunidade de aprender.

No entanto, ainda tem que haver um momento em que a transmissão ao vivo ocorra. É isso que responde à pergunta: o que é webinar? Ele não é apenas um vídeo.

Hospedar um evento ao vivo com uma hora e data definidas é o que ativa os próximos dois elementos do seminário online: participantes online com participação ativa.

2. Participantes online

Este é outro ponto fundamental para responder sobre o que significa webinar. Você não pode ter um evento sem participantes!

Como os webinars podem ser visualizados sob demanda, você não precisa de tantos participantes, mas precisa de alguns.

Algumas pesquisas apresentam 66% dos webinars como tendo menos de 50 participantes ao vivo. Para aumentar a frequência, as empresas consideram hora e o dia em que seus participantes podem estar mais disponíveis e focados.

Sem participantes, os criadores de seminários online não podem executar o próximo requisito sobre o que é webinar: participação do inscrito.

3. Interação e participação

Os webinars sempre propõe um jeito de os participantes participarem do evento. A interação pode ter várias formas; os recursos dependem do tipo de software de webinar usado.

Todos os seminários online têm tempo para perguntas e respostas. É raro ter um seminário online sem perguntas do público.

Muitos webinars têm chats ao vivo.

Às vezes é assim que as perguntas são enviadas, o bate-papo é privado e somente o host do webinar pode ver as questões.

Outras vezes, o recurso de bate-papo é ao vivo. Todos os participantes podem ver comentários na caixa de chat e responder uns aos outros.

Outro divertido elemento interativo de webinars é o uso de pesquisas e enquetes. O anfitrião tem perguntas predeterminadas e os participantes recebem alguns minutos para responder. Os resultados são então imediatamente compartilhados na tela.

Para compartilhar os resultados com muita rapidez, as perguntas da pesquisa do seminário online não são abertas. Em vez disso, são questões de múltipla escolha, por exemplo.

Se o compartilhamento de mídia social for incentivado durante o webinar, os inscritos poderão participar da conversa no Twitter, por exemplo, isso aumenta a participação nos demais canais da empresa e dos participantes.

Esses elementos interativos explicam por que é melhor participar do webinar enquanto ele está ao vivo.

Sim, você pode assisti-lo on-demand em uma data posterior. Mas participar ao vivo significa que você pode perguntar ao orador, participar de enquetes e interagir com outros participantes.

4. Streaming

Para passar conhecimento para os participantes do webinar, você precisa de um palestrante com autoridade sobre o assunto. E, o que significa webinar, propõe que isso será feito por meio de um vídeo transmitido ao vivo.

Se você nunca assistiu a um webinar, na primeira vez que participa, pode pensar: “Como isso funciona? Eles podem me ver?

A resposta é não. Enquanto você pode ver o orador, eles não podem ver você. Então, se você está tendo um dia ruim, não tem nada a temer.

5. Slides

Outro elemento que está em praticamente 100% dos webinars são os slides.

É muito raro participar de um evento corporativo ou educacional que não tenha slides. Somente os melhores e mais carismáticos palestrantes podem realizar uma apresentação envolvente sem recursos visuais.

Se slides são cruciais para eventos ao vivo, eles se tornam ainda mais imperativos na sala de webinar.

Além de recursos visuais que auxiliam o processo de aprendizado, os slides ajudam a manter os participantes focados no evento.

Os slides do seminário online são criados usando softwares de apresentação, como o PowerPoint, Prezi ou Apresentações Google.

6. Áudio

Juntamente com os elementos visuais de um webinar, faz sentido que os participantes também queiram ouvir o que está sendo dito.

É por isso que os hosts e palestrantes de webinars precisam ter um microfone. Algumas pessoas simplesmente usam seu computador; outros que investiram pesadamente nessa tática devem ter em mãos, mais equipamentos de alta tecnologia.

7. Software de webinar

Para combinar e executar todos esses elementos, você precisa de um software de webinar.

Este software é a cola que mantém tudo junto, permitindo que você tenha um evento interativo com os participantes de qualquer lugar.

Para as empresas que desejam criar webinars, mas sem grandes orçamentos, elas podem maximizar essa oportunidade de evento por meio de um software gratuito para webinars.

Os recursos variam de acordo com o software escolhido. Nem todo mundo vai precisar de todos os recursos que um provedor tem para oferecer.

Dependendo da plataforma de webinar, os recursos disponíveis podem incluir:

  • compartilhamento de tela;
  • pesquisas;
  • chats ao vivo;
  • capacidades de streaming;
  • opções de voz e som pré-gravadas;
  • envio de convites do software de webinar;
  • opção para vários apresentadores;
  • lembretes de registro e mais.

Agora que você já sabe o que é webinar e tem em mãos os 7 elementos principais da estratégia, você pode aprofundar seu conhecimento com o artigo; “Tutorial | Como fazer um webinar: 4 etapas para gerar vendas” e quem sabe incluir a tática em seu plano de marketing, em seu plano de capacitação ou em qualquer outro objetivo que você tenha.

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