Os 8 Ps do marketing digital: entenda cada etapa de análise

Os 8 Ps do marketing digital são um conjunto de características analisadas no planejamento de um novo produto ou serviço que vai ser lançado no mercado.

Em 1960, E. Jerome McCarthy criou os 4 Ps do marketing que são usados até hoje, mas foram reforçados por mais quatro novos elementos de análise.

Essa dinâmica serve para orientar a criação das estratégias pelas equipes de marketing para garantir uma introdução mais assertiva no mercado.

Quer entender cada detalhe dos 8 Ps do marketing digital? Continue lendo e entenda cada etapa executada durante a análise. 

Entendendo os 8 P’s do marketing digital

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Para entender os 8 Ps do marketing digital vamos dividi-lo em duas partes: a primeira, com os 4 Ps originais e a segunda, com os 4 Ps mais recentes.

Na tradução das palavras para o português, nem todas mantém a letra ‘P’ no início da palavras, mas colocaremos a tradução com o termo original entre parênteses.  

Sendo assim temos:

  1. Produto;
  2. Preço;
  3. Local (em inglês, Place);
  4. Promoção;

E o novos Ps do mix de marketing:

  1. Pessoas;
  2. Processos;
  3. Evidências físicas (em inglês, Physical evidence);
  4. Parcerias.

Agora vamos entender mais sobre cada ponto. Continue lendo!

1. Produto

Quando pensamos nos 8 Ps do marketing digital, o primeiro ponto do conjunto, o produto, ganha um item paralelo que é o serviço.

Antes, os Ps do marketing eram pensados apenas para o lançamento de produtos e, hoje, eles são analisados também na estratégia de divulgação de serviços que segue a mesma dinâmica.

Ou seja, para comercializar um produto ou serviço é preciso pensar:

  • na demanda que existe no mercado;
  • como ajuda a resolver uma necessidade ou a conquistar um objetivo;
  • como o produto/serviço se destacada das soluções oferecidas pela concorrência.

Para isso, nesta fase são executadas versões de teste com uma amostra do público-alvo. Os donos de pequenos negócios podem obter o apoio da família, amigos próximos, profissionais da área, etc.

Os insights iniciais do teste vão ajudar a compreender se o seu produto/serviço atende realmente ao que o cliente espera e onde melhorar antes do lançamento oficial.

2. Preço

O preço é o segundo dos 8 Ps do marketing digital e tem um papel fundamental na receptividade do produto ou serviço.

E aqui não se trata apenas de ser caro ou barato, mas sim de estar adequado a realidade do mercado e ao custo de produção/entrega.

É importante ter o apoio do Financeiro da empresa na proposição dos valores que também podem ser testados no grupo focal para obter feedback

Se o produto/serviço conseguir transmitir seu valor monetário, mas, principalmente, criar uma ideia de valor percebido, a receptividade no mercado pode ser melhor.

No lançamento, as empresas também oferecem bônus para incentivar a compra. Seja adicionando um extra do produto quando este é físico ou uma funcionalidade a mais quando é um item digital como um software SaaS.

3. Promoção

A Promoção é o coração dos 8 Ps do marketing digital, mas não é o único ponto que faz uma estratégia de marketing funcionar. 

Essa etapa envolve pensar em todos os aspectos promocionais como embalagem, propaganda, metodologia de vendas, apresentação e pitch dos vendedores, dentre outros pontos. 

O lançamento pode envolver a criação de ações interativas como concursos culturais, interações nas redes sociais, etc. A apresentação do produto/serviço e o engajamento inicial com a marca são cruciais para o sucesso.

E como nenhuma estratégia de marketing funciona para sempre, é importante acompanhar o setor em que o produto/serviço está inserido, o comportamento dos clientes e a movimentação da concorrência para se manter no mercado digital.

4. Lugar (Place)

O Lugar é onde o cliente vai comprar o produto. Esse ponto dos 8 Ps do marketing digital deve ter uma boa logística para atrair os clientes.  

Para aumentar as vendas, muitas marcas usam o meio digital, exclusivamente, ou fazem uma dobradinha com as vendas offline no caso de produtos.

Oferecer flexibilidade ao cliente tanto nos pontos de vendas online quanto físico é fundamental para criar uma experiência de compra dinâmica e fácil de concluir.

Por isso, é importante analisar no planejamento quais são os locais de venda onde o público-alvo gosta de comprar para estudar meio de inserir seu produto nele. 

Finalizamos a explicação dos 4 Ps originais, agora vamos falamos dos novos Ps que completam a estratégia dos 8 Ps do marketing digital. 

5. Pessoas

É importante pensar em como mediar o processo de vendas com o cliente. Por isso, as ‘Pessoas’ da equipe são um ativo fundamental dos 8 Ps do marketing digital.

Formar um time com profissionais preparados para tirar todos as dúvidas do cliente de forma objetiva vai contribuir para comunicar com sucesso o propósito da sua nova oferta.

Profissionalismo e qualidade no atendimento ao cliente são cruciais seja em um ponto de venda físico ou nos atendimentos online que devem ter a maior agilidade possíveis.

6. Processo

O sexto dos 8 Ps do marketing digital é o Processo que diz respeito às etapas pelas quais o cliente vai passar para adquirir seu produto/serviço desde o momento em que toma conhecimento dele. 

Que as etapas devem funcionar perfeitamente é óbvio, mas também devem oferecer uma experiência positiva ao cliente, para maximizar sua satisfação. 

Estruture os canais de venda, disponibilize opções de pagamentos variadas e seguras, ofereça links e informações em todos os canais de venda e tenha uma central de suporte. 

Se tudo isso funcionar, seu cliente ficará satisfeito. 

7. Evidência física (Physical Evidence)

O termo evidência física pode parecer estranho, mas este é um dos 8 Ps do marketing digital que diz respeito aos detalhes da personalização da ação.

A identidade visual da campanha, os materiais publicitários, o uniforme da equipe nos pontos de venda são alguns exemplos.

Essas evidências físicas devem destacar seu negócio da concorrência e criar uma imagem forte para a marca.

Na parte online, crie um site com um layout bem feito, com boa velocidade de carregamento e que informe o cliente sobre tudo que ele precisa saber.

Se tiver um ponto de venda físico, o som, o cheiro, a disposição do produto nas vitrines, o atendimento recebido pelo clientes, todos esse pontos contam. 

8. Parceria

Finalmente, o último dos 8 Ps do marketing digital é a Parceria. Esse ponto trata do acordo com outras marcas do setor que podem contribuir para suas ações de lançamento.

Assim, sua marca ganha novos “lugares” e formas de “promoção” para aumentar o impacto do seu produto/serviço no mercado. 

Como destacamos no início do artigo, cada um dos 8 Ps do marketing digital forma um conjunto de características que unidos levam a um planejamento e execução eficaz. Por isso, envolva sua equipe e aprimore o modus operandi das ações com essas etapas. 

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