Planejamento estratégico de marketing digital em 5 etapas

No mundo hiper-conectado de hoje, sua empresa precisa ter um bom posicionamento dentro das ferramentas do marketing digital. Muitos de seus clientes chegarão até você por meio de uma plataforma digital, quer se trate de um dispositivo móvel, do computador ou um tablet. Não importa por onde o cliente venha. O importante é ter um planejamento estratégico de marketing digital completo para se comunicar com esse usuário.

Para atender às necessidades de cada um desses clientes, um bom planejamento estratégico de marketing digital requer uma grande rede de canais digitais conectados. Você precisa de uma plataforma dedicada que integre todos esses aspectos. Existem alguns bons dispositivos que você deve considerar – pense em Google Adwords, Facebook, MailChimp, etc. Cada plataforma tem seus usos, então antes de mergulhar em cada uma delas, você precisa criar um planejamento estratégico de marketing digital e usar o que funciona melhor para você.

5 etapas do planejamento estratégico de marketing digital

Achamos que a melhor maneira de construir uma boa estratégia de marketing online é dividi-la em quatro etapas.

#1. Revise suas estratégias atuais de marketing digital

Se você está apenas começando, esta etapa será bastante simples. No entanto, se sua empresa planejou muitas campanhas de marketing digital no passado, você pode estar lidando com uma infinidade de recursos da web espalhados por uma variedade de sites.

Tente fazer as seguintes perguntas para encontrar todas as presenças on-line que você possui no momento:

  • Em quais mídias sociais temos perfis?
  • Temos um canal do YouTube ou outros vídeos postados on-line?
  • Quais foram as nossas campanhas de marketing anteriores? O que funcionou e o que não funcionou?

Concluir esta lista criará uma base sólida para você iniciar uma nova estratégia de marketing online. Lembre-se de que os sites bem sucedidos precisam ser receptivos em uma ampla gama de dispositivos, portanto, verifique a capacidade de resposta dos seus atuais recursos da web em dispositivos mobile, por exemplo.

# 2 Qual a sua situação no mercado?

Depois de fazer um levantamento sobre seu atual trabalho de marketing digital é importante desenvolver um diagnóstico mais completo sobre a situação geral da empresa. Seguindo as perguntas abaixo você consegue guiar seu trabalho.

  •        Qual a nossa posição perante o mercado?
  •        Qual a nossa razão de ser e nossa visão?
  •        Qual o diferencial da empresa?
  •       Como nossos clientes nos enxergam e como nos relacionamos com eles?

Nesse ponto você pode aplicar na sua empresa a metodologia NPS, ou Net Promoter Score, que tem como objetivo mensurar o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de empresa.

Além dessas perguntas você também deve analisar o cenário em que sua empresa está inserida, quais as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta e quem é e como se comporta o seu público.

# 3 Crie o plano, escolha a equipe e desenvolva um cronograma

Seu plano provavelmente terá sucesso ou falha com base em como ele foi desenvolvido.

  • A primeira coisa que você deve considerar são os objetivos gerais e como cada ferramenta escolhida irá contribuir para alcançar essas metas.
  • Depois selecione cada uma das ações que pretende executar e as plataformas que você vai usar. Por exemplo, considere Facebook, MailChimp e Google.
  • Uma vez que sua plataforma foi selecionada, você deve escolher uma equipe para executar sua nova campanha de marketing digital. Você precisa de pessoas que continuarão dedicadas ao plano ao longo das etapas de implementação e revisão. Eles precisarão acompanhar continuamente o sucesso do plano, a fim de ajustá-lo conforme necessário.
  • O último passo da fase de criação do planejamento estratégico de marketing digital é criar um cronograma. Defina objetivos claros para sua equipe de marketing. Isso deve incluir quando o desenvolvimento da web deve ser completado e planos recorrentes para a otimização adequada do mecanismo de pesquisa em todos os seus recursos da web.

#4. Execute e inicie a campanha

Embora este passo possa parecer fácil, pode levar dias ou até semanas para iniciar corretamente sua campanha de marketing digital. Seja realista sobre quanto tempo precisa ser reservado para o lançamento da sua campanha e certifique-se de que você tenha um mecanismo para o rastreamento adequado do cliente. Existem muitas ferramentas de marketing on-line disponíveis para ajudá-lo a identificar as respostas aos CTAs, e-mails e comentários nas redes sociais, como resultado de sua campanha.

Ao falar com novos clientes, não hesite em perguntar como eles o encontraram. Você também deve considerar adicionar pesquisas a alguns de seus ativos on-line. Esta é uma ótima maneira de rastrear tráfego de clientes recebidos e medir a eficácia da sua campanha.

#5 Medir e otimizar usando dados do Analytics

Nos meses que se seguem você precisa medir constantemente o seu sucesso através dos dados da sua análise da web, o Analytics oferece diversas formas de análise desses resultados. Todo bom plano que existe hoje passou por centenas de pequenas mudanças para chegar onde está agora. Um negócio que não está pronto para ajustar e otimizar terá dificuldade em criar um planejamento bem sucedido de marketing digital.

Com uma equipe dedicada a avaliar constantemente os dados e ajustar o plano, você pode ter um grande sucesso através do marketing digital.

Dentro de seu plano de marketing digital a utilização de técnicas de automação de marketing é fundamental, por isso, entre em contato com a nossa equipe. A Lahar oferece soluções para otimizar seu trabalho e facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa.