Plano de negócios para agência de marketing digital: 7 etapas para criar o seu

O plano de negócios para agência de marketing digital é uma ferramenta muito eficaz para empresas que estão chegando ao mercado ou que estão em atuação mas desejam organizar seus processos.

Mesmo sendo tão importante para o crescimento de uma organização, o plano de negócios é muitas vezes deixado de lado no lançamento de uma nova empresa.

Entretanto, ao construir um plano de negócios para agência de marketing digital você terá acesso a informações relevantes como:

  • uma visão ampla do mercado;
  • análise da concorrência;
  • identificação da necessidades dos clientes;
  • os tipos de serviços ideais para oferecer.

Que tal começarmos?

Acompanhe o passo a passo para desenvolver um plano de negócios para agência de marketing digital.

Como criar um plano de negócios para agência de marketing digital? Passo a passo

1. Missão

Para o que sua empresa está sendo criada? Qual é o seu propósito?

Sua missão não deve ser escrita com belas palavras apenas para atrair novos clientes.

Sua missão deve ser uma declaração claro do propósito da empresa.

Ela vai guiar suas decisões ao longo do tempo.

2. Clientes potenciais

Seu plano de negócios deve ser direcionado a um tipo de público.

Algumas agências se especializam em marketing de nicho como marketing para o setor de gastronomia, marketing para instituições de ensino ou marketing esportivo, por exemplo.

Além disso também é possível segmentar pelo tipo de serviço ofertado. Existem agências especializadas em:

Faça uma análise do seu público ideal (ou persona), analise os serviços que você presta e entender quais são mais importantes para os clientes.

Leia também: Como fazer um briefing para agência: guia com 11 perguntas

Plano de negócios agencia de marketing digital

Mesmo dominando conceitos como persona e público alvo e sabendo a importância de segmentar clientes, alguns donos de agência caem na armadilha de acreditar que seus serviços são “para todos”.

Não caia nessa: mesmo agências de publicidade precisam de algum nível de segmentação de mercado.

3. Analise seu mercado

Entender o mercado no qual sua empresa está – ou estará – envolvida é fundamental para que você seja capaz de encontrar diferenciais e aplicá-los ao seu negócio.

Além disso, a análise de mercado auxilia na identificação de oportunidades de atuação. Permite que você use outras empresas como fonte de  inspiração.  

Acompanhe também as estratégias de atracão de novos clientes que estão sendo usadas pelo mercado e identifique o que funciona e o que não funciona.

4. Objetivos e metas da empresa

Ao abrir uma agência de publicidade você tinha um objetivo em mente, correto? Qual é ele?

Um plano de negócios para agência de marketing digital deve considerar as metas que você como gestor tem para a empresa e os meios para alcançar esses resultados.

A declaração dessas metas também irá ajudar sua empresa a compartilhar esses objetivos com seus colaboradores e deixar claro de o que é esperado deles.

5. Domine a gestão de dados

Há algum tempo métricas e indicadores passaram a fazer parte da gestão de marketing.

Dados e informações coletados são importantes ferramentas para tomada de decisão da empresa e por isso também devem fazer parte do plano de negócios de uma agência.

Após definir metas é importante acompanhá-las. Entre as informações que você pode querer medir estão:

  • número de clientes;
  • quantos clientes deseja atrair;
  • em quanto deseja ampliar o faturamento;
  • qual é a taxa de crescimento você está esperada;
  • qual é a taxa de rotatividade de funcionários, e mais.

Todas as respostas para essas perguntas precisam ser respondidas dentro do plano de negócio da sua agência de marketing digital.

Use números para medir onde você está, para onde deseja ir e acompanhar quando chegou !

Plano de negócios agencia de marketing digital

6. Organize seu plano financeiro

Os planos de negócios para agências de marketing digital deve considerar elementos financeiros. Eles vão dizer até onde você pode ir para atrair mais clientes, quais gastos estão permitidos e qual o potencial financeiro da empresa.

Crie uma projeção de fluxo de caixa e analise o capital de giro da empresa.

Crie um planejamento financeiro completo para que você possa otimizar os recursos e escalar seus negócios.

Nesse documento inclua dados como:

  • contratação de mais colaboradores;
  • investimentos em marketing;
  • pagamentos a fornecedores;
  • compra de equipamentos;
  • aluguel e reformas, e mais.

Lembre-se se incluir gastos fixos e variáveis em seu planejamento financeiro, incluindo também as despesas de crescimento. Atualize essas informações ao longo do período.

7. Faça uma lista de recursos de apoio

Sua empresa deve considerar adotar ferramentas para agências de marketing digital que apoiem o seu trabalho e otimizem seus processos.

O objetivo é reduzir custos e ampliar a lucratividade da agência, ao passo que também amplia a qualidade.

Entre os sistemas para agências de publicidade que vão ajudar você a colocar as estratégias de marketing digital atuais em prática estão:

  • CRM,
  • software de automação de marketing;
  • aplicativo de armazenamento e compartilhamento de arquivos;
  • sistema de gerenciamento de projetos, entre outros.

Por exemplo, se a sua empresa se propõe a fazer inbound marketing, ela precisa contar, por exemplo, com sistemas de automação de marketing para:

  • captar leads;
  • qualificá-los;
  • nutrir por meio de um fluxo de nutrição por e-mail marketing;
  • incluir os prospects com maior pontuação no CRM e mais.

Fazer isso manualmente, para cada um dos clientes que a sua agência atende, é humanamente impossível, mesmo com uma equipe de centenas de colaboradores. Isso tudo sem falar no custo dessa operação sem tecnologia especializada.

Inclua a previsão de necessidade de tecnologia no plano de negócios de sua agência de marketing digital.

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.

Para melhor atender às necessidades das agências criamos um White Label para agências de marketing, no qual você personaliza o sistema para ter a marca e o nome da sua empresa, agregando ainda mais valor para seus clientes.

O vídeo abaixo apresenta detalhadamente o que o sistema da LAHAR é capaz de oferecer e o que você poderá vender aos seus clientes como uma funcionalidade própria da sua agência:

Conheça nossos planos e preços especiais para agências de publicidade.

Facebook Comments

Deixe uma resposta