Conheça as 30 principais ferramentas de marketing digital que vão agilizar seus resultados

Já considerou incluir uma ferramenta de marketing digital na sua estratégia? Você tem uma quantidade enorme de tarefas a realizar para fazer sua estratégia de marketing digital dar certo?

Se você está com esse tipo de dificuldade e acúmulo de trabalho, precisa conhecer as principais ferramentas de marketing digital que podem facilitar sua vida.

Nesta postagem, selecionamos 30 ferramentas para marketing digital, referentes aos mais diferentes objetivos, entre eles:

Confira nossa lista das principais ferramentas de marketing digital que você deve usar em complemento da automação de marketing e veja como seu trabalho pode ficar muito mais ágil, produtivo e atingir os melhores resultados.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é automação de marketing, conheça tudo no guia completo de automação de marketing, que preparamos.

Veja também em nosso blog: Como usar o layout de e-mail marketing para melhorar os resultados de suas campanhas.

30 principais ferramentas de marketing digital

Automação de marketing é apenas uma das muitas atividades do marketing digital que você precisa desenvolver em seu negócio.

Entre as outras tarefas de marketing que estão relacionadas a uma estratégia completa estão:

  • produção de conteúdos relevantes baseados nas palavras-chave corretas,
  • desenvolver materiais ricos, como infográficos e e-books, 
  • fazer o layout para suas páginas de forma que promovam a otimização de conversão, 
  • pensar em títulos de e-mail marketing atrativos, 
  • posts para mídias sociais e muitas outras atividades também ocupam seu dia a dia.

Listamos 30 das principais ferramentas de marketing digital que podem tornar todas essas tarefas muito mais ágeis e eficientes para seu negócio.

Veja quais ferramentas para marketing digital  você já usa e quais pode passar a empregar em seu trabalho.

Ferramentas para SEO e Analytics

Não tem jeito, sem um estudo adequado do que seu público-alvo procura nas ferramentas de busca na internet, não tem como fazer um bom trabalho de marketing digital.

Veja algumas das ferramentas de SEO e analytics mais usadas para construir uma boa estratégia.

1- Google Analytics

2- Semrush

3- Moz

4- KING HOST

Além das três primeiras da lista, já tradicionais e conhecidas, vale a pena experimentar o King Host, uma ferramenta de SEO grátis que engloba diversas funcionalidades e é muito fácil de usar.

Construção de site e blogs

5- Wix

6- WordPress

As duas principais ferramentas de marketing digital para a construção de sites, Wix ou WordPress, possuem versões pagas e gratuitas.

A grande diferença entre elas é que o Wix é bem mais fácil e intuitivo de usar para construir seu site ou blog.

Por outro lado, o WordPress é mais flexível, conta com mais funcionalidades e plugins gratuitos, além de permitir um trabalho de SEO mais eficiente, sendo o mais indicado na hora de fazer seu blog.

Leia também: 5 melhores plugins de SEO para WordPress: braço direito na otimização do seu site

Otimização de conversão

Depois de descobrir os assuntos mais desejados por seu público e construir seu site ou blog, é preciso trabalhar para que ele promova a melhor experiência e usabilidade possível.

Uma das formas mais usadas de se fazer isso é por meio de testes A/B, e o Google Optimize é uma extensão do Google Analytics perfeita para esse fim.

7- Google Optimize

Mapas de calor

Estas poderosas ferramentas de análise de sites criam mapas visuais coloridos que mostram os pontos por onde os mouses dos usuários mais passaram ou clicaram, além de outros dados, como o tempo de observação de uma área da página em função da posição da barra de rolagem.

São excelentes para se saber que partes do seu site ou blog são mais ou menos acessadas, além de diversos outros insights. 

A mais conhecida é o Hotjar, mas existem outras.

8 – Contentsquare

9- Crazy Egg

10- Hotjar

Compressão de imagens

Outro fator importante para que sua página carregue mais rápido e não seja penalizada pelo Google ou abandonada pelos usuários é o peso das imagens.

Para isso, você pode usar o TinyPng, uma ferramenta de marketing digital com versão gratuita e paga que comprime as imagens sem perda de qualidade visual:

11- Tinypng

Captação de leads

Algumas das principais ferramentas de marketing digital que tem se popularizado muito ultimamente, e trazido excelentes resultados, são janelas de captura de leads que, em função dos movimentos do mouse do usuário, detectam se ele está saindo do site e abrem pop-ups na tela com mensagens para assinatura de newsletter ou para baixar materiais, por exemplo.

Existem diversas ações que podem ser customizadas, dependendo da ferramenta escolhida. O Thrive Suite é a mais completa.

12- Thrive Suite

13- Sumo

14- Hello Bar

Criação de materiais ricos e posts em mídias sociais

Quer criar infográficos, e-books e até vídeos? Veja a lista de ferramentas digitais disponíveis, a maioria delas com versões gratuitas e pagas.

Criação de infográficos

Precisando criar um infográfico rapidamente e sem arcar com os custos de um designer? Estas três ferramentas podem te ajudar a desenvolver o seu com muita agilidade, baseando-se em alguns modelos prontos.

15- Infogr.am

16- Piktochart

17- Visme

Leia também: 4 dicas para QUALQUER UM aprender como fazer um infográfico

Criação de e-books

Seguindo o mesmo esquema de templates prontos, fica bem fácil criar seus e-books, com as ferramentas para marketing digital, a seguir. 

18- Beacon

19- Trakto

Animações

Vídeos para explicar os benefícios e formas de uso de seus produtos e serviços, ou mesmo para passar dicas, tutoriais e conteúdos, são uma mídia poderosa que toda estratégia de marketing digital deveria contar, veja alguns dos sites que vão te ajudar a produzir esses materiais com muita facilidade.

20- Rawshorts

21- PowToon

22- Moovly

23- FluxVFX

Posts em redes sociais

Integre imagens e textos rapidamente para criar posts impactantes em suas mídias sociais com essas quatro ferramentas.

24- Desygner

25- Free Review Monitoring

26- Pablo

27- Canva

Agendamento de posts

Parar a correria de seu dia a dia, entrar em cada uma das suas redes sociais e agendar diversas postagens pode ser bastante trabalhoso.

Com estas três ferramentas tudo fica mais fácil e, além disso, podem te fornecer relatórios sobre o desempenho de suas publicações.

28- Buffer

29- Postgrain

30- Hootsuite

Agora que você já conhece as principais ferramentas de marketing digital por segmento, organizamos a lista com TODAS essas ferramentas de marketing:

  1. Google Analytics
  2. Semrush
  3. Moz
  4. KING HOST
  5. Wix
  6. WordPress
  7. Google Optimize
  8. Contentsquare
  9. Crazy Egg
  10. Hotjar
  11. Tinypng
  12. Thrive Suite
  13. Sumo
  14. Hello Bar
  15. Infogr.am
  16. Piktochart
  17. Visme
  18. Beacon
  19. Trakto
  20. Rawshorts
  21. PowToon
  22. Moovly
  23. FluxVFX
  24. Desygner
  25. Free Review Monitoring
  26. Pablo
  27. Canva
  28. Buffer
  29. Postgrain
  30. Hootsuite

Essa lista de ferramentas de marketing digital sem dúvidas vai te ajudar a avançar com sua estratégia de captação de leads, nutrição e conversão. Isso sem contar nas opções para melhorar o relacionamento com o cliente e na experiência oferecida a ele

As ferramentas de automação de marketing reúnem algumas dessas funcionalidades oferecendo mais facilidade para a gestão de todas as táticas de marketing, afinal, por meio de um único sistema é possível gerenciar vários canais como e-mail, SMS, redes sociais, e muito mais. 

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como funciona nosso software de automação de marketing, crie sua conta e experimente grátis por 15 dias. 

Facebook Comments

3 Comentários


Deixe uma resposta