Você tem uma quantidade enorme de tarefas a realizar para fazer sua estratégia de marketing digital dar certo?
Se você está com esse tipo de dificuldade e acúmulo de trabalho, precisa conhecer as principais ferramentas de marketing digital que podem facilitar sua vida.
Nesta postagem, selecionamos 30 delas, referentes aos mais diferentes objetivos, desde a escolha de palavras-chave, otimização de conversão, criação de e-books e infográficos, até a gestão de mídias sociais e muitas outras.
Confira nossa lista das principais ferramentas de marketing digital que você deve usar em complemento da automação de marketing e veja como seu trabalho pode ficar muito mais ágil, produtivo e atingir os melhores resultados.
Veja também em nosso blog: Como usar o layout de e-mail marketing para melhorar os resultados de suas campanhas
As 30 principais ferramentas de marketing digital que vão turbinar sua produtividade
Automação de marketing é apenas uma das muitas atividades do marketing digital que você precisa desenvolver em seu negócio.
Criar conteúdos baseados nas palavras-chave corretas, desenvolver materiais ricos, como infográficos e e-books, fazer o layout para suas páginas de forma que promovam a otimização de conversão, pensar em títulos de e-mail marketing atrativos, posts para mídias sociais e muitas outras atividades também ocupam seu dia a dia.
Listamos 30 das principais ferramentas de marketing digital que podem tornar todas essas tarefas muito mais ágeis e eficientes para seu negócio.
Veja quais delas você já usa e quais pode passar a empregar em seu trabalho:
Ferramentas para SEO e Analytics
Não tem jeito, sem um estudo adequado do que seu público-alvo procura nas ferramentas de busca na internet, não tem como fazer um bom trabalho de marketing digital.
Veja algumas das ferramentas mais usadas para isso:
2- Semrush
3- Moz
4- SEO Certo
Além das três primeiras da lista, já tradicionais e conhecidas, vale a pena experimentar o SEO Certo, uma ferramenta nacional que engloba diversas funcionalidades e é muito fácil de usar.
Construção de site e blogs
5- Wix
6- WordPress
As duas principais ferramentas de marketing digital para a construção de sites, Wix ou WordPress, possuem versões pagas e gratuitas.
A grande diferença entre elas é que o Wix é bem mais fácil e intuitivo de usar para construir seu site ou blog.
Por outro lado, o WordPress é mais flexível, conta com mais funcionalidades e plug-ins gratuitos, além de permitir um trabalho de SEO mais eficiente, sendo o mais indicado na hora de fazer seu blog.
Otimização de conversão
Depois de descobrir os assuntos mais desejados por seu público e construir seu site ou blog, é preciso trabalhar para que ele promova a melhor experiência e usabilidade possível.
Testes A/B
Uma das formas mais usadas de se fazer isso é por meio de testes A/B, e o Google Optmize é uma extensão do Google Analytics perfeita para esse fim:
Mapas de calor
Estas poderosas ferramentas de análise de sites criam mapas visuais coloridos que mostram os pontos por onde os mouses dos usuários mais passaram ou clicaram, além de outros dados, como o tempo de observação de uma área da página em função da posição da barra de rolagem.
São excelentes para se saber que partes do seu site ou blog são mais ou menos acessadas, além de diversos outros insights. A mais conhecida é o Hotjar, mas existem outras.
8- Cliktale
9- Crazy Egg
10- Hotjar

Compressão de imagens
Outro fator importante para que sua página carregue mais rápido e não seja penalizada pelo Google ou abandonada pelos usuários é o peso das imagens.
Para isso, você pode usar o TinyPng, uma ferramenta com versão gratuita e paga que comprime as imagens sem perda de qualidade visual:
11- Tinypng
Captação de leads
Algumas das principais ferramentas de marketing digital que tem se popularizado muito ultimamente, e trazido excelentes resultados, são janelas de captura de leads que, em função dos movimentos do mouse do usuário, detectam se ele está saindo do site e abrem pop-ups na tela com mensagens para assinatura de newsletter ou para baixar materiais, por exemplo.
Existem diversas ações que podem ser customizadas, dependendo da ferramenta escolhida. O ThriveLeads é a mais completa:
12- ThriveLeads
13- Sumo
14- Hello Bar
Criação de materiais ricos e posts em mídias sociais
Quer criar infográficos, e-books e até vídeos? Veja as ferramentas disponíveis, a maioria delas com versões gratuitas e pagas:
Criação de infográficos
Precisando criar um infográfico rapidamente e sem arcar com os custos de um designer? Estas três ferramentas podem te ajudar a desenvolver o seu com muita agilidade, baseando-se em alguns modelos prontos:
15- Infogr.am
16- Piktochart
17- Visme
Criação de e-books
Seguindo o mesmo esquema de templates prontos, fica bem fácil criar seus e-books, confira:
18- Beacon
19- Trakto
Animações
Vídeos para explicar os benefícios e formas de uso de seus produtos e serviços, ou mesmo para passar dicas, tutoriais e conteúdos, são uma mídia poderosa que toda estratégia de marketing digital deveria contar, veja alguns dos sites que vão te ajudar a produzir esses materiais com muita facilidade:
20- Rawshorts
21- PowToon
22- Showbox
23- FluxVFX
Posts em redes sociais
Integre imagens e textos rapidamente para criar posts impactantes em suas mídias sociais com estas quatro ferramentas:
24- Desygner
25- Recite
26- Pablo
27- Flimbo
Agendamento de posts
Parar a correria de seu dia a dia, entar em cada uma das suas redes sociais e agendar diversas postagens pode ser bastante trabalhoso.
Com estas três ferramentas tudo fica mais fácil e, além disso, podem te fornecer relatrios sobre o desempenho de suas publicações:
28- Buffer
29- Instamizer
30- Hootsuite
Resumindo:
Confira a lista das principais ferramentas de marketing digital que todo negócio precisa ter:
- Google Analytics
- Semrush
- Moz
- SEO Certo
- Wix
- WordPress
- Google Optimize
- Cliktale
- Crazy Egg
- Hotjar
- Tinypng
- ThriveLeads
- Sumo
- Hello Bar
- Infogr.am
- Piktochart
- Visme
- Beacon
- Trakto
- Rawshorts
- PowToon
- Showbox
- FluxVFX
- Desygner
- Recite
- Pablo
- Flimbo
- Buffer
- Instamizer
- Hootsuite
Bacharel em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Gestão de Projetos (FGV), possui experiência de mais de 16 anos na área de desenvolvimento de software/projetos e experiência de mais 12 anos em marketing digital, atuando vertentes como inbound marketing, blog, email marketing, análise de resultados, mídias sociais, SEO e compra de mídia paga para empresas nacionais e multinacionais de vários segmentos.
Co-fundador da LAHAR e atualmente também é mentor de startups no programa do governo Inovativa Brasil e de algumas aceleradoras como Sevna e Pluris.
Siga-o no Instagram: https://www.instagram.com/rodrigo.tucunduva/
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Eu gostei muito do artigo, mas também recomendo essas ferramentas de e-mail marketing ( Extrai e-mails, envia e-mail , verificar e outros ) produto muito TOP, acredito que vai ajudar muitas pessoas. Veja aqui https://www.marketingsoftware.com.br/
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Obrigado Diego pelo contribuição. Esperamos que continue acompanhando nossos artigos! 🙂