Entenda o processo de marketing e suas etapas

O processo de marketing consiste na em 4 etapas: análise das oportunidades de mercado, que compreende a pesquisa e a seleção dos mercados alvo; a definição da estratégia; o planejamento das ações e a gestão dos esforços de marketing.

É por meio do processo de marketing e suas etapas que as empresas conseguem conhecer seu público-alvo, o mercado e sua empresa, para entregarem a seus clientes produtos e serviços que satisfaçam seus desejos e necessidades.

Nessa postagem, vamos apresentar as 4 etapas do processo de marketing e como implementá-lo em seu negócio.

Leia também em nosso blog: Como criar um plano de marketing: guia do 0 para dar resultados

O processo de marketing e suas etapas

1- Como fazer a análise das oportunidades de mercado

Esta etapa se divide em 4 fases:

A) Pesquisa de marketing: entenda seus clientes e o mercado

O Primeiro passo que a empresa deve dar é fazer uma pesquisa de marketing para entender os desejos e necessidades de seus clientes, além do tamanho do mercado.

Este tipo de pesquisa pode ser feito por meio de estudos de dados já existentes no mercado, por pesquisas de campo, focus group, pesquisas por telefone ou por pesquisas online, por meio de plataformas automatizadas.

B) Análise das forças e fraquezas, oportunidades e ameaças

A seguir, é preciso saber quais são as forças e fraquezas de sua empresa, isto é, os fatores internos sobre os quais ela tem controle e que favorecem ou prejudicam sua atuação no mercado, como, por exemplo, ter uma equipe comercial mal treinada (fraqueza), ou uma rede de distribuição ágil e ampla (força).

Da mesma forma, analisar no ambiente externo, sobre o qual não tem controle, como a economia, as políticas do governo, ou eventos climáticos, para detectar oportunidades (um clima ensolarado, por exemplo, no caso de um resort de praia) e ameaças (o aumento da taxa de juros ou dos impostos).

Talvez você já tenha percebido, trata-se da famosa matriz SWOT.

C) Análise da concorrência e do mercado

A Análise da concorrência pode ser feita com ajuda da chamada matriz de Porter e sua análise das 5 forças competitivas:

  1. Poder de barganha dos fornecedores
  2. Poder de barganha dos clientes
  3. Ameaça de produtos substitutos
  4. Ameaça e novos entrantes
  5. Rivalidade entre os concorrentes

Confira este quadro esquemático que explica como usar a matriz de Porter:

processo de marketing e suas etapas
Fonte: SlidShare https://www.slideshare.net/erosaugusto/04-5-foras-de-porter

D) Segmentação do mercado

Com todas essas informações e análises feitas, a empresa deve definir quais os segmentos de mercado, isto é, qual o público-alvo mais adequado para usar suas forças, aproveitando-se das oportunidades detectadas de forma a superar a concorrência.

2- O que fazer para definir sua estratégia de marketing

Existem 3 estratégias genéricas que uma empresa pode adotar para definir seu posicionamento no mercado:

  • Diferenciação: escolher um benefício valorizado pelo público e oferecer produtos e serviços de qualidade superior neste aspecto em relação a concorrência.
  • Liderança em custos: aproveitar-se de alguma vantagem produtiva que permite que a empresa ofereça ao mercado produtos e serviços com preços abaixo dos concorrentes.
  • Foco: definir um nicho de mercado, onde a concorrência é menos acirrada, e usar uma das duas estratégias acima.

A Apple, por exemplo, usa a estratégia de diferenciação, o Habibi’s, de liderança em custos, e a franquia de alimentação saudável Mundo Verde, usa a estratégia de foco.

3- Planejamento das ações: como definir o MIX de marketing

Com base em sua estratégia, é hora de definir as ações que poderão levar seu processo de marketing ao êxito desejado. Para isso, é preciso definir os chamados 4 Ps do marketing:

  1. Produto: quais as características e atributos que seu produto ou serviço deve apresentar para atender ao público-alvo definido, segundo o posicionamento determinado na estratégia.
  2. Preço: qual o preço (e condições de pagamento) ideal para ter uma boa lucratividade e, ainda assim, manter-se atrativo ao público.
  3. Praça: inclui as atividades referente aos canais de distribuição e tudo sobre o PDV (ponto de venda).
  4. Promoção: como levar seu produto ao conhecimento do público, investir em mídia, marketing de conteúdo, marketing digital etc.

4- Gestão dos esforços de marketing

Com mercados e clientes estudados, estratégia e ações definidas, o processo de marketing e suas etapas chegam ao final com a implementação e gerenciamento das ações propostas.

Nesse ponto, é preciso controlar os resultados e acompanhar o desempenho das vendas para corrigir os rumos, se necessário.

A gestão dos esforços de marketing envolve 3 aspectos principais:

  • Seleção, treinamento, orientação, avaliação e motivação da equipe de marketing.
  • Coordenação de todos os integrantes da área.
  • Promover o trabalho conjunto do marketing com os outros departamentos da empresa.

Veja também: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?

Agora que você já sabe como funciona o processo de marketing e suas etapas, não deixe de seguir cada um desses passos para atingir os melhores resultados em seu negócio.

A automação de marketing é uma ferramenta que tem cada vez mais se destacado e vem sendo adotada por empresas de todos os portes com grande sucesso, não se esqueça de incluí-la em seu planejamento de marketing.