[TUDO SOBRE] Quanto uma empresa deve investir em marketing

Quanto uma empresa deve investir em marketing? Algumas pesquisas e profissionais sugerem que uma empresa deve aloca cerca de 7% a 12% do seu faturamento na área.

Entretanto muitos fatores podem interferir nessa medida e por isso, neste artigo, vamos indicar algumas variações dessas porcentagens do faturamento da sua empresa, que podem representar um bom valor para esse investimento.

Antes é preciso que você se lembre que ao investir em marketing seu principal objetivo é ter retorno em vendas, por isso o termo correto é realmente investimento e não gasto. 

Quanto uma empresa deve investir em marketing?

Como indicamos acima, o percentual de 7% a 12% do faturamento é uma medida bastante usada em algumas empresas.

Ele pode representar um começo para quem está começando a busca da resposta sobre quanto uma empresa deve investir em marketing, mas nem sempre é a resposta que vai ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.

Investimento online x offline

Uma questão muito importante para responder quanto uma empresa deve investir em marketing é o entendimento de quais plataformas irão receber esse valor.

As plataformas offline, também conhecidas como tradicionais, assim como a TV são historicamente “mais caras” do que as plataformas digitais.

Isso quer dizer que o montante investido em ações de marketing em plataformas como essa exigem um investimento maior para darem resultado para a empresa.

Entretanto, com cada vez mais plataformas de atuação, o marketing digital hoje já atrai grande parte do investimento de uma empresa, na área.

Quanto uma empresa deve investir em marketing DIGITAL?

De acordo com relatórios como o Forrester Research e da eMarketer, empresas já consolidadas no mercado devem investir de 6 a 12% do faturamento em marketing digital.

Enquanto isso, empresas menos conhecidas devem se preparar para um investimento um pouco maior: de 12% a 20% do faturamento.

Sobre os dados atuais de quanto uma empresa deve investir em marketing digital é identificado que empresas B2B investem cerca de 8% de seu faturamento. Enquanto empresas B2C alocam 9,2% no setor.

Com esses dados fica mais fácil responder a pergunta: quanto uma empresa deve investir em marketing, não é mesmo?

Saber o que está sendo praticado ajuda você a criar uma média própria, baseada em dados reais.

Como planejar o investimento em marketing?

Como já dissemos, o investimento em marketing vai variar de empresa para empresa, e fatores como os objetivos estratégicos e o tipo de negócio podem afetar esse percentual.

Se você está começando do zero pode ser necessário injetar mais capital nessa área do seu negócio.

Em um check-list iniciante você deve considerar o investimento em:

  • Criação da logomarca
  • Desenvolvimento do site
  • Construção de materiais gráficos como cartões de visita.

Em um segundo momento é importante incluir no plano de investimento as ações contínuas que devem fazer parte de seu planejamento mensal de negócio. Entre elas:

  • criação da plataforma de vendas;
  • SEO;
  • gestão de redes sociais;
  • links patrocinados em plataformas como Google Ads e Facebook Ads;
  • gestão de e-mail marketing;
  • gestão de marketing de conteúdo.

Alguns períodos do ano, entretanto, podem exigir mais investimento. No comércio, por exemplo, datas como Natal e Dia das Mães exigem atenção especial.

Para conhecer as datas que são relevantes para sua empresa e que podem mexer com a sua necessidade de investimento, faça uma pesquisa e inclua no seu cronograma.

Períodos como esse podem precisar de uma porcentagem maior de investimento, porque seus concorrentes também estarão em busca de alcançar mais clientes.

Considere o investimento na contratação de profissionais

Um outro ponto a ser considerado, ao identificar quanto uma empresa deve investir em marketing, é o valor que será alocado na contratação dos profissionais da área.

Você pode optar por criar um departamento completo dentro da sua empresa ou contratar uma agência de marketing terceirizada.

Geralmente, as empresas criam um pequeno departamento interno com um gestor e um assessor para acompanhar o trabalho realizado pela empresa terceirizada.

O importante aqui é que você contabilize o custo do profissional ao definir o quanto irá investir na área.

Caso você opte por uma agência terceirizada você pode negociar um fee mensal (como uma mensalidade) ou contratá-la para campanhas específicas como:

  • lançamento de produtos ou serviços;
  • datas especiais;
  • promoções.

O ideal, entretanto, é manter uma comunicação consistente durante todo o ano.

Realize o planejamento estratégico de marketing

Além do entendimento sobre seus objetivos é importante que você realize um planejamento estratégico de marketing digital completo.

A leitura do artigo “O que é Planejamento Estratégico de Marketing? Passo a passo para ficar à frente da concorrência”, irá te ajudar a complementar seu entendimento sobre essa ferramenta.

Com um plano de marketing responder quanto uma empresa deve investir em marketing fica mais fácil, afinal, você considera aspectos como:

  • público que deseja atingir;
  • tendências do mercado;
  • o retorno sobre investimento de cada ação;
  • as vantagens e desvantagens competitivas do seu negócios;
  • canais de marketing disponíveis e relevantes e mais.

Entre as vantagens do marketing digital está a possibilidade de acompanhar as métricas em tempo real, identificando as ações que trazem melhores resultados para a empresa.

Dessa forma, seu negócio pode otimizar o valor investido, priorizando ações que trazem melhores resultados.

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