[TUDO SOBRE] Quanto uma empresa deve investir em marketing

Quando o assunto é marketing muitas empresas ainda tratam o valor alocado como gasto. Se você entende que os seus esforços de marketing tem como objetivo ampliar a visibilidade da sua marca e aumentar suas vendas, o termo correto deve ser investimento. Mas e aí, quanto uma empresa deve investir em marketing ?

Antes de responder a essa pergunta (o que faremos adiante neste artigo) é importante entender que o marketing pode ser dividido de várias maneiras. Aqui escolhemos colocar de um lado o marketing institucional e do outro o marketing de performance.

O marketing institucional tem o objetivo de apresentar a marca e fortalecer sua imagem. Ele está relacionado ao:

  • Desenvolvimento da logomarca
  • Criação do site
  • Manutenção das mídias sociais
  • Construção de materiais gráficos (cartões de visita, folders, catálogos, etc.)

Dentro dessa construção, especialistas recomendam um investimento constante. Se você contratar uma agência de publicidade, por exemplo, pode negociar um fee mensal (como uma mensalidade) para que ela realize a manutenção de sua imagem perante a sociedade e atualize seus canais.

Quando a meta, entretanto, é performance, ou seja, o objetivo é diretamente aumentar as vendas, você pode realizar:

  • Campanhas de lançamento de produtos ou serviços
  • Utilizar datas especiais como Dia das Mães e Natal
  • Realizar promoções
  • Criar incentivos para a compra
  • Desenvolver campanhas fixas com o objetivo de venda

Nesses casos os especialistas recomendam um investimento baseado na porcentagem do seu faturamento.   

É importante um adendo. Essa é apenas uma separação técnica. Campanhas institucionais, que reforçam o conceito da marca, também são campanhas que vendem (em geral a médio prazo), assim como campanhas comerciais também apresentam e consolidam sua marca, mas seu retorno em vendas tende a ser mais imediato.

Seu cliente não enxerga sua marca de duas formas, ele vê sua comunicação como única.

A apresentação realizada aqui foi estritamente com o objetivo de apresentar como cada investimento pode ser feito, ou seja, usando um valor fixo mensal ou porcentagem do faturamento.

Vamos a um exemplo. Imagine um laboratório de análises clínicas, desses que você faz seu exame de sangue. Ele tem todo um plano de marketing:

  • Possui um site
  • Atualiza suas redes sociais diariamente
  • Tem um blog no qual desenvolve conteúdos relevantes
  • Faz até campanhas de links patrocinados para divulgar seu novo serviço de coleta de sangue em casa

Entretanto, mesmo com esse arsenal de canais, o seu objetivo final é reforçar a sua marca, afinal, ninguém ao ver um anúncio desse laboratório, resolve ir fazer um exame de sangue, por exemplo.

O que o laboratório pretende é que quando esse cliente precisar fazer um exame de sangue, ele se lembre de sua marca ou quando precisar indicar um local para um amigo, também se lembre de seu nome.

Um outro o exemplo é um e-commerce de produtos como chuveiro e aquecedor. Seu objetivo também é que as pessoas o conheçam, mas principalmente que comprem seus produtos a curto prazo.

Percebe como as mesmas plataformas são usadas, mas os objetivos são diferentes?

Quando você for planejar quanto uma empresa deve investir em marketing, entender seus objetivos é fundamental.

Planejamento estratégico de marketing

Além do entendimento sobre seus objetivos é importante que você realize um planejamento estratégico de marketing digital completo.

A leitura do artigo “O que é Planejamento Estratégico de Marketing? Passo a passo para ficar à frente da concorrência”, irá te ajudar a complementar seu entendimento sobre essa ferramenta.

O primeiro passo para responder “quanto uma empresa deve investir em marketing” sem “achismos” é fazer um plano de marketing. É com ele que você entenderá:

  • Qual foi o seu retorno sobre investimento com as últimas ações de marketing
  • Como está o seu mercado
  • Quem é o seu cliente
  • Como anda o comportamento do seu consumidor
  • Quais são as suas vantagens e desvantagens competitivas
  • Em quais canais você deve atuar para atingir seu público
  • Qual seu faturamento, lucratividade, percepção de marca e concorrência.

Quanto uma empresa deve investir em marketing?

Não existe uma receita de bolo para esta resposta, mas calma, nós iremos apresentar alguns valores médios que irão te guiar ao decidir quando uma empresa deve investir em marketing.

Como falamos acima você primeiro precisa definir questões como:

  • Planejamento de sua empresa
  • Objetivo que ela tem com o marketing
  • As possibilidades de investimento atuais

Ao considerarmos uma média, algumas pesquisas sugerem a alocação de cerca de 7% a 12% do faturamento ou até mais.

Aqui estamos falando do marketing de maneira geral, com ações offline e online. Entretanto os números nos mostram que as plataformas digitais estão tomando conta dos orçamentos das empresas e gerando um retorno sobre investimento superior em relação às ações fora dessas plataformas.

Pensando nisso separamos uma sessão especial para te ajudar a definir quanto uma empresa deve investir em marketing digital.

Quanto uma empresa deve investir em marketing DIGITAL?

O crescimento das plataformas de marketing digital e da importância dessa modalidade, vem aumentando a cada ano. Você como empresário ou profissional de marketing já sabe da importância dessa modalidade para o sucesso de sua empresa. Entretanto, a pergunta continua, “quanto uma empresa deve investir em marketing digital?”

Relatórios da Forrester Research e da eMarketer mostram a alocação estimada de fundos de marketing nos canais digitais. Separamos alguns dados que podem te ajudar a entender o crescimento desse setor e se preparar para investir.

  • Os investimentos em publicidade em mídia social continuarão a crescer, com uma taxa de crescimento anual composta de 17% até 2021
  • O marketing nas mídias sociais deverá representar 25% do total de investimentos online em 2018.
  • O marketing digital está caminhando a uma taxa de crescimento anual composta de 11% entre 2016 e 2021, com o maior crescimento ocorrendo em vídeos online.
  • O investimento em pesquisa paga, publicidade Display, publicidade em mídias sociais, publicidade em vídeo online e e-mail marketing deverá representar 46% de toda a publicidade até 2021.

Agora que você entendeu o poder do marketing digital está convencido que é necessário prever o investimento nessas plataformas?

Sobre quanto uma empresa deve investir em marketing digital, separamos algumas variáveis importantes, previstas por especialistas:

    • Empresas já consolidadas no mercado devem investir de 6 a 12% do faturamento em marketing digital. Defina o valor exato de acordo com o tamanho da sua empresa e faça a análise dos fatores já levantados até aqui. Sempre com um planejamento em mente.
    • Empresas pouco conhecidas, ou que acabaram de iniciar seus trabalhos, devem investir mais, alcançando um investimento entre 12% a 20% do faturamento.
    • Empresas com negócios B2B investem uma média de 8% de seu faturamento
    • Empresas B2C separam uma porcentagem maior, em torno de 9,2% do faturamento

Aproveite a vantagem do marketing digital, que permite uma análise detalhada dos resultados de cada campanha e veja quais os retornos que cada ação e cada investimento estão te trazendo.

Se um canal não estiver rendendo o esperado e ou outro estiver com um retorno positivo significativo, talvez seja hora de realocar a sua verba e pensar quanto uma empresa deve investir em marketing em situações nas quais o marketing está trazendo resultados muito satisfatórios. Reutilize a verba extra trazida por suas estratégias para investir mais.

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