SaaS marketing: como ter sucesso nas vendas online?

As empresas e profissionais que trabalham com SaaS marketing tem um desafio nas mãos e ao mesmo tempo lidam com um cenário promissor.

Vender um produto intangível exige uma estratégia bem estruturada e focada nas vantagens e diferenciais que o serviço oferece.

Fazer o marketing dessas ferramentas também inclui usar algumas estratégias diferentes das convencionais, quando se vende um item físico.

Trabalha nesse setor e quer deslanchar a sua divulgação com um SaaS marketing realmente efetivo? Continue lendo e aprenda cinco dicas para aplicar hoje mesmo! 

5 dicas para fazer SaaS marketing e ter sucesso

1. É fundamental valorizar o serviço

Recapitulando, a sigla SaaS vem do inglês ‘software as a service’ que significa software como serviço. Ou seja, é um programa para uso online, acessado através do computador e de dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Ter uma infraestrutura de programação e de servidores robusta para sustentar o sistema é algo básico para quem investe nessa área.

Mas a estrela principal é o serviço que o software SaaS executa e que auxilia no trabalho dos profissionais que o utilizam.

No momento da criação do plano de marketing para o seu produto SaaS, pense em todos os atributos como um conjunto. Serviço, funcionamento e suporte são aliados. 

Lembre-se também que a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso das suas ações de SaaS marketing.

2. O período de teste grátis é estratégico

Essa é uma estratégia de SaaS marketing que muitas empresas utilizam, mas é porque ela é realmente efetiva e ajuda a atrair clientes.

Um lead qualificado que se inscreveu para um período de teste tem muito mais chances de se converter em cliente pagante do que qualquer outro.

Existem diversas formas de proporcionar uma prévia do uso de um software SaaS:

  • ter uma versão do software com gratuidade vitalícia;
  • oferecer acesso total às funcionalidades por tempo limitado;
  • oferecer acesso a uma versão gratuita, mas limitada do programa.

A forma de cadastro para o teste também pode variar. Existe:

  • teste sem cadastro de dados bancários;
  • teste mediante a inserção de informações de cobrança.

Um produto SaaS tem um aspecto de liberdade relacionado ao uso muito grande e você nunca deve perder isso de vista ao promover suas ações de captação e vendas.

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As ações de SaaS marketing, incluindo o teste grátis, devem estar relacionadas ao objetivo de venda.

3. SaaS = ciclo de vendas rápido

Os usuários que abrem uma página do Google em busca de uma solução para um problema querem solucioná-lo da maneira mais rápida possível. Esse é o caso dos clientes de softwares SaaS.

Por isso, no SaaS marketing o ciclo de vendas é bastante curto. O cliente pesquisa, encontra uma solução, entra no site e assina o período de teste.

É quase em um piscar de olhos que esse processo acontece, mas para chegar nesse objetivo o site deve ser bem-estruturado, fácil de navegar e destacar as informações principais na página.

Esses pontos são importantes, pois o cliente toma sua decisão sem falar com ninguém diretamente. Então seu site precisa ser como a “voz” de um vendedor. 

Outro aspecto que reforça a rapidez do ciclo de vendas é que o software por si só é um produto em constante atualização. 

Por isso, crie um funil de compra dinâmica que vai fisgar o seu perfil de cliente ideal que sabe e toma decisões rápidas. 

4. Conteúdo é tudo no SaaS marketing

Ninguém toma decisões rápidas, como falamos acima, se não for convencido por bons argumentos de venda.

Dessa forma, o conteúdo criado por uma empresa de SaaS precisa reforçar o tempo todo a utilidade do serviço dentro do seu contexto de uso.

O Buffer, por exemplo, é um  SaaS de gerenciamento de mídias sociais. Em seu blog, a empresa trata de questões sobre o cotidiano dessa área profissional e sempre usa os temas para reforçar e convidar o usuário para testar seu serviço.

Outro exemplo de sucesso é o Hubspot, um software de vendas e inbound marketing, que produz conteúdos riquíssimos sobre marketing digital. 

Os blog posts, e-books e pesquisas são usados como ganchos para vender o sistema e reforçar o desejo por agilidade na rotina, algo que todo profissional de marketing quer.

Por isso, valorize esse tipo de estratégia no seu plano editorial de SaaS marketing, pois são os conteúdos e a maneira como você os trabalha que vão trazer resultados

E o principal: valorizar o serviço que você oferece e torná-lo referência no mercado. 

5. Um software SaaS deve se vender sozinho

Para algo que não é um produto tangível pode parecer difícil abraçar essa ideia, mas com os quatro aspectos acima bem assimilados, o seu serviço SaaS se vende por si só.

O importante é manter a captação e a nutrição de leads ativa, valorizando o serviço, destacando novidades, novas funções e etc.

Para que suas ações de SaaS marketing sejam efetivas lembre-se desses dois princípios

  • mantenha o serviço em nível excelente;
  • tenha uma estrutura de suporte impecável.

Se sua empresa conseguir oferecer esse patamar de excelência para o usuário, você verá suas taxas de aquisição de novos clientes aumentar. 

Pronto para evoluir suas estratégias de SaaS marketing?

Tenha em mente que a evolução está tanto no desempenho do seu software quanto nas suas estratégias de SaaS marketing.

Não perca o timing e mantenha todos os processo e tarefas da equipe em execução, trazendo mais dinamismo e agilidade para a rotina.

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