Segmentação de marketing: definição e tipos

A segmentação de marketing é uma das ferramentas mais eficientes para que os profissionais de marketing alcancem seu público-alvo. Facilita a personalização das suas campanhas, o foco no que é necessário e o agrupamento de consumidores similares para atingir um público específico de forma econômica.

A segmentação do mercado está sendo usada no marketing desde o final dos anos 1900. Por mais simples que seja, é de uso vital para formar qualquer planejamento de marketing.

O que é segmentação de marketing?

A segmentação de marketing é o processo de dividir o mercado de potenciais clientes em diferentes grupos e segmentos com base em certas características. Os membros desses grupos compartilham características semelhantes e, geralmente, tem um ou mais aspectos comum.

Existem muitas razões para que a segmentação de marketing seja feita. Um dos principais motivos que levam os profissionais do mercado digital a fazer a segmentação é porque eles podem criar um mix de marketing personalizado para cada segmento e atendê-los de acordo.

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Fonte: Marketing Insights

O conceito de segmentação de marketing foi cunhado por Wendell R. Smith, que em seu artigo “Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado como Estratégias de Marketing Alternativas” observou “muitos exemplos de segmentação” em 1956.

A atual segmentação de marketing existe basicamente para resolver um grande problema do marketing: melhorar as taxas de conversões. Mais conversão é possível através de campanhas de marketing personalizadas que exigem que os profissionais segmentem o mercado e elaborem melhores estratégias de produtos e comunicação. Tudo de acordo com as necessidades do segmento e as etapas de vendas.

Bases de segmentação de marketing

Segmentar é dividir um grupo em subgrupos de acordo com um conjunto “base” como:

  1. Gênero
  2. Idade
  3. Renda
  4. Cidade
  5. Profissão
  6. Estilo de vida

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Tipos de Segmentação de Mercado

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Fonte: Universidade Metodista São Paulo

1. Segmentação geográfica

A segmentação geográfica divide o mercado com base na geografia. Este tipo de segmentação de marketing é importante, pois pessoas pertencentes a diferentes regiões podem ter requisitos diferentes.

Por exemplo, a água pode ser escassa em algumas regiões o que aumenta a demanda de água engarrafada. Mas, ao mesmo tempo, pode estar em abundância em outras regiões, onde a demanda já é muito menor.

As pessoas pertencentes a diferentes regiões podem ter motivos diferentes para usar o mesmo produto também. A segmentação geográfica ajuda os profissionais a elaborarem campanhas de marketing personalizadas para todos.

2. Segmentação demográfica

A segmentação demográfica divide o mercado com base em variáveis demográficas como idade, gênero, estado civil, tamanho da família, renda, religião, raça, ocupação, nacionalidade, etc.

Esta é uma das práticas de segmentação mais comum. A segmentação demográfica é vista em quase todas as indústrias, como automóveis, produtos de beleza, telefones celulares, notícias, etc. E está definida na premissa de que o comportamento de compra dos clientes é extremamente influenciado pela sua demografia.

3. Segmentação comportamental

O mercado também é segmentado com base no comportamento, uso, preferência, escolhas e tomada de decisão do público. Os segmentos geralmente são divididos com base no conhecimento e uso do produto. Acredita-se que o conhecimento do produto e seu uso afetam a decisão de compra de um indivíduo. O público pode ser segmentado em:

  • Aqueles que conhecem o produto,
  • Aqueles que não sabem sobre o produto,
  • Ex-usuários,
  • Usuários potenciais,
  • Usuários atuais,
  • Usuários pela primeira vez, etc.

As pessoas podem ser classificadas como leais, neutras e fãs da marca. Eles também podem ser classificados de acordo com seu uso. Por exemplo, uma pessoa que gosta de esportes pode achar uma bebida energética algo elementar (usuário assíduo) e uma pessoa não tão ligada aos esportes pode comprá-la apenas porque gosta do gosto (usuário ocasional).

4. Segmentação psicográfica

A segmentação psicográfica divide a audiência com base em sua personalidade, estilo de vida e atitude. Este processo de segmentação funciona na premissa de que o comportamento de compra do consumidor pode ser influenciado por sua personalidade e estilo de vida.

A personalidade é a combinação de características que formam o caráter distintivo de um indivíduo e inclui hábitos, traços, atitude, temperamento, etc. O estilo de vida é como uma pessoa vive sua vida.

Personalidade e estilo de vida influenciam bastante a decisão de compra e os hábitos de uma pessoa. Uma pessoa que tenha um estilo de vida luxuoso pode considerar ter um aparelho de ar condicionado em todas os cômodos como uma necessidade. Enquanto que uma pessoa que vive na mesma cidade, mas que tenha um estilo de vida conservador, pode considerá-lo como um luxo.

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