Segmentação de marketing: o que é + 4 tipos

A segmentação de marketing é muito utilizada pelo departamento de marketing das empresas para elaborar estratégias mais eficientes. 

Com as informações agrupadas, as ações são personalizadas com mais assertividade para tocar na dor do cliente e apresentar a solução

Há anos o mercado usa a segmentação como ferramenta estratégica para atingir os resultados do planejamento de marketing das empresas.

Quer entender o que é segmentação de marketing e quais os tipos de divisão que podem ser feitas para segmentar um público-alvo? Continue lendo!

O que é segmentação de marketing?

A segmentação de marketing é o ato de separar o mercado geral de clientes em potencial de acordo com características específicas.

O resultado será um grupo de pessoas com uma ou mais características em comum, propensas a responder positivamente às campanhas de marketing da empresa. 

Mas por que fazer a segmentação? Um dos principais benefícios, principalmente no mercado digital, é conseguir traçar o perfil de quem consome o produto ou serviço do seu negócio.

Conhecendo as características principais, as necessidades, gostos, etc é possível construir um mix de marketing personalizado para cada segmento de potenciais clientes.

Fazendo a segmentação de marketing também é possível trabalhar com mais foco e acerto para aumentar a taxa de conversão das campanhas. 

Afinal, se as campanhas de marketing chegam direto na dor do cliente oferecendo uma solução consistente ao longo das etapas de vendas com uma comunicação clara, as chances de crescer esse indicador são grandes.

principios-da-segmentacao
Fonte: Marketing Insights

Bases da segmentação

Para fazer uma segmentação de marketing eficiente é preciso usar um conjunto de referências como base. Esses critérios envolvem de características físicas até as emocionais do público-alvo em potencial. Alguns exemplos são:

  • Idade;
  • Renda;
  • Gênero;
  • Cidade;
  • Estilo de vida;
  • Profissão.
Bases-da-segmentacao
Fonte: Universidade Metodista São Paulo

Leia mais: Conheça e aproveite as vantagens do marketing digital.

Tipos de segmentação de marketing

1. Segmentação geográfica

Como próprio nome diz, a segmentação de marketing geográfica agrupa as pessoas de acordo com a sua localização. Região do país em que vivem, cidade natal e até mesmo o bairro, em casos específicos de anúncios online, por exemplo. 

Essa divisão é importante para entender as necessidades do público e como um produto/serviço pode atendê-las. 

No Brasil, na região Sul e Nordeste, dois extremos do mapa, as soluções para abastecimento de água e para amenizar o calor, seguirão abordagens de campanha de marketing diferentes. 

Ou seja, de acordo com o local onde moram, o motivo da compra é varia. Por isso, deve-se fazer uma construção específica de vendas para cada um. 

2. Segmentação demográfica

Esse é o tipo de segmentação de marketing mais comum. Separar um grupo seguindo quesitos demográficos inclui analisar: estado civil, renda, idade, número de pessoas na família, religião, profissão, nacionalidade, etc.

Da indústria alimentícia, passando pelo setor automotivo até o de consumo de produtos de beleza e vestuário, é fundamental traçar esse perfil com base na análise demográfica.

O comportamento de consumo das pessoas é amplamente influenciado por essas características.

3. Segmentação comportamental

O comportamento de uma pessoa em relação ao consumo de bens e serviço leva em consideração gostos pessoais, escolhas anteriores de soluções similares, preferências, etc.

Na segmentação de marketing comportamental, o uso e o conhecimento em relação ao produto são informações fundamentais.

Se os clientes conhecem e compreendem o potencial de um produto ou serviço, isso influencia, e muito, sua decisão de compra.

Dessa forma, suas estratégias de marketing vão ter direcionamentos específicos baseados nesses critérios. O público-alvo pode ser dividido em:

  • Quem conhece o produto/serviço;
  • Quem ainda não conhece o produto/serviço;
  • Ex-clientes do produto/serviço;
  • Clientes em potencial do produto/serviço;
  • Clientes atuais do produto/serviço;
  • Novos clientes do produto/serviço.

Outra forma de segmentar é seguindo critérios mais resumidos como fiéis, neutros e defensores da marca.

Para cada um, a linguagem, principalmente, das propagandas terá um tom e um apelo diferentes que dialogam com a posição do cliente. 

4. Segmentação psicográfica

O último tipo de segmentação de marketing é a psicográfica. Essa segmentação analisa a atitude, o estilo de vida e a personalidade das pessoas envolvidas.

São características subjetivas, mas ainda sim possíveis de serem identificadas. Muitas pessoas compartilham hábitos, atitudes e temperamentos em comum que constroem seu estilo de vida. 

Conhecendo esses traços do público-alvo da sua empresa, as ações de marketing serão melhor elaboradas e terão os elementos que serão persuasivos para atingir os objetivos de venda. 

Por exemplo, se a sua empresa atende o mercado de luxo, exclusividade, qualidade e as marcas farão a diferença para o cliente.

Já se os seus clientes valorizam o custo-benefício das soluções, apresentar argumentos de vendas convincentes é importante, pois qualidade também faz a diferença. 

Melhore suas estratégias e aprenda 4 segredos infalíveis de como atrair mais clientes neste outro post do blog.

Agora você já sabe o que precisa sobre segmentação de marketing para fazer esse trabalho na sua empresa. Mãos à obra?!

A LAHAR oferece soluções completas de inbound marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes.