Segmentação de mercado: exemplos de empresas que utilizaram com sucesso

A segmentação de mercado tem exemplos de empresas bem-sucedidas que a utilizaram para construir ações com técnicas de marketing para atrair clientes e alcançar resultados relevantes.

Segmentar é analisar preferências e necessidades para reunir pessoas em um grupo comum para receber propagandas de acordo com seus desejos de consumo.

Isso é importante, pois ao estudar seu público-alvo, uma empresa pode detectar características específicas que geram oportunidades para novas estratégias. 

Esse tipo de marketing, também chamado de direcionado, tem sido bastante utilizado pelas marcas que variam cada vez mais seu mix de produtos para atender o mercado e suas diferentes procuras. 

Para entender melhor a segmentação de mercado, vamos falar de dois exemplos de empresas que segmentaram para criar estratégias de marketing eficazes para seus produtos. Confira!

Negócios que fazem a segmentação de mercado

Como destacamos acima, a segmentação de mercado pode ser vista em vários exemplos de empresas. As ações direcionadas são utilizadas em diversos setores do mercado como: 

  • Beleza (produtos de pele, cabelo e maquiagem);
  • Automobilístico;
  • Vestuário;
  • Instituições financeiras (bancos, empresas de empréstimo);
  • Meio de comunicação (TV, internet e televisão).

Para fazer essa divisão, as empresas podem utilizar exemplos de segmentação diferentes que seguem requisitos específicos. 

Por exemplo: a segmentação demográfica que leva em consideração gênero, renda, estado civil, idade, etc cria grupos de clientes em potencial para receber ações direcionadas que preenchem as dores do cliente. Vamos ao exemplos a seguir.

Segmentação de mercado: 2 exemplos de empresas 

1. Nivea e a criação de uma nova linha de protetor solar

segmentacao-de-mercado-case-nivea-sun-protection

A Nivea é uma marca mundial com produtos que são case de sucesso em vários países do globo. Pelo porte da empresa é fato que a segmentação através de pesquisas de mercado seja bastante utilizada. 

Em cada país, a estratégia da marca é diferente justamente para corresponder às necessidades da região. Esse compromisso faz da Nivea uma empresa líder no setor de beleza e cuidados com a pele, sendo referência para muitos consumidores. 

Para lançar um novo produto da linha de protetor solar Sun Protection, segmento que também é referência, a empresa investiu na pesquisa para entender o que as pessoas esperam encontrar nesse tipo de produto. 

Desenvolver soluções de proteção solar requer muita pesquisa científica, pois a eficácia do produto precisa ser real e comprovada. Posteriormente, esses dados embasam as campanhas de marketing. 

Por investir nesses estudos, a Nivea conquistou credibilidade. Para obter essas informações, a empresa promoveu pesquisas e grupos focais com consumidores e chegou a resultados valiosos como:

– A proteção contra os danos solares era uma prioridade para algumas pessoas em relação ao desejo de ficar bronzeado;

– Mesmo conscientes da necessidade de proteger a pele, foi identificado um grupo de pessoas que não usa protetor solar, justificando não frequentar a praia;

– Também identificaram pessoas que gostam de tomar sol, mas que se preocupam com os efeitos do mesmo e querem se proteger;

– Existem também pessoas que não tem grandes preocupações em relação aos efeitos do sol e consomem produtos com FPS baixo ou nenhum;

– Por fim, as pesquisas também identificaram pessoas completamente leigas em relação ao sol, seus efeitos na saúde da pele, conceito de FPS e apenas desejam um bronzeado bonito.

Com esses dados em mãos, a Nivea fez uma segmentação de mercado para atender às seguintes necessidades:

  • criar um produto fácil de usar;
  • educar com relação a importância de proteger a pele do sol;
  • usar as peças publicitárias para reforçar os conceitos principais.

Assim, o trabalho começou no laboratório para desenvolver um produto que começasse a agir mais rapidamente. Os protetores, em geral, precisam ser aplicados de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol.

Ainda na fase de criação, além dos produtos em creme foram desenvolvidas embalagens em spray para facilitar a aplicação. O produto também era resistente a água e com prints infantis.

Na comunicação, a linguagem apelava tanto para o público adulto quanto para os pais de crianças que são responsáveis pela proteção dos filhos.  

Com esse estudo, a Nivea mostra o quão útil é utilizar dados demográficos e de comportamento para criar produtos do zero que já tenham um público potencial. 

Esse direcionamento se encaixa bastante para empresas que valorizam a segmentação de clientes e que levam em consideração comportamentos de compra.

A segmentação de mercado auxilia desde o desenvolvimento de produtos até a criação das mensagens para aumentar o potencial das vendas e da receita gerada.

Canon: campanha de incentivo à fotografia infantil

segmentacao-de-mercado-case-canon

A segmentação de mercado da Canon é outro dos exemplos de empresas que utilizaram essa estratégia.

Essa campanha aconteceu na China, onde a empresa enfrentava uma queda nas vendas devido ao aumento no número de smartphones que mudaram o comportamento dos consumidores em relação a fotografia.

E já que o mercado adulto já estava ligado à nova tendência, a Canon voltou suas estratégias para o mercado infantil, mais especificamente crianças de 5 a 9 anos. 

Como muitos pais regulam o acesso dos pequenos ao smartphone, a câmera digital seria uma ótima solução para incentivar a criatividade e as atividades culturais. 

A ação de marketing utilizada foi a criação de um concurso cultural chamado de ‘Kidictionary’ no qual as crianças deveriam interpretar uma palavra através de uma foto e compartilhá-la nas redes sociais. Que pai não gosta de dividir o talento dos filhos, não é mesmo? 

Também foi criado um programa de televisão de oito episódios que foi ao ar na televisão, ensinando truques de fotografia. A Canon também promoveu oficinas presenciais.

O concurso resultou  40% a mais de participação de mercado para Canon no setor de câmeras digitais de baixo custo comparado ao ano anterior. 

E também abriu um novo segmento interativo em que pais e filhos podem desfrutar juntos. Uma estratégia de marketing digital de resultados excelentes. 

Leia também: O que são landing pages? Como gerar vendas com elas?

A LAHAR oferece soluções completas de inbound marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes. Você encontra tudo o que precisa para sua estratégia de marketing digital em uma única ferramenta. Mídias sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a encontrar clientes.

Facebook Comments

Deixe uma resposta