Tamanho de e-mail marketing que vai te ajudar a converter mais

Dentro da estratégia de marketing digital, o que poderia ser mais importante em uma campanha de e-mail marketing do que saber que seu e-mail cuidadosamente planejado está sendo entregue com sucesso e recebendo atenção do cliente? 

Os filtros de spam podem dificultar o envio de e-mails exigindo que sejam seguidas regras especiais antes de enviar uma campanha. A pergunta, como fazer e-mail marketing de forma que ele seja compatível com as exigências dos filtros de spam, é bastante comum entre os profissionais que lidam com essa tarefa diariamente.

Por isso, ao desenvolver uma campanha de e-mail marketing, atente-se para o tamanho do material enviado.

Qual é o tamanho do e-mail marketing perfeito?

O tamanho do e-mail marketing ideal é de 600 pixels de largura. Já o tamanho das imagens deve ser de até 100 kbs cada e 500 kbs no total. Dessa forma, você evita que o seu material fique preso nos filtros de spam.

A regra de largura do e-mail e das imagens se aplica para campanhas que enviem e-mail marketing para provedores de webmail como Gmail, Yahoo!, AOL e Outlook. Um byte a mais provavelmente custará uma viagem para a pasta de spam.

Exceder o limite de tamanho do e-mail, mesmo que em alguns bytes, faz a diferença. 

Além dos limites estabelecidos é interessante notar que o tamanho do e-mail abaixo de 100 KB apresenta outras vantagens para tornar o seu e-mail perfeito, por exemplo, um e-mail mais leve tem um menor tempo de carregamento.

Se o seu material for composto de imagens grandes e pesadas, excedendo o tamanho ideal para email marketing, o tempo de carregamento aumentará. 

A cada dia mais, as pessoas têm aberto seus e-mails em tablets e smartphones. Atualmente, 53% dos e-mails são abertos em dispositivos mobile. Por isso, é importante pensar que a velocidade de carregamento da sua campanha de e-mail nesses aparelhos será mais lenta do que no computador. 

Leia também: 7 TOP estratégias de como fazer e-mail marketing

Como criar layout de e-mail marketing?

Existem várias questões a serem pensadas quando se deseja aprender como criar layout de e-mail marketing. 

Além das dimensões do email marketing, outros fatores são muito importantes para a conversão de leads em clientes, tais como criar um título de e-mail marketing atraente e que desperte interesse e curiosidade.

Após engajar o cliente, é hora de conquistá-lo por meio de um layout de e-mail marketing bem desenvolvido, esteticamente condizente com o negócio e que encoraje o usuário a interagir com suas chamadas de ação. 

Para criar um layout de e-mail marketing eficiente indicamos que você acesse o artigo, “Como usar o layout de e-mail marketing para melhorar os resultados de suas campanhas”, com dicas importantes para essa etapa. 

3 regras de ouro para manter o tamanho do e-mail marketing correto!

Aqui estão algumas regras simples que você deve seguir ao trabalhar com um dos componentes mais importantes do tamanho do e-mail marketing: as imagens.

1. Nunca faça um e-mail com uma imagem única 

Os filtros de spam geralmente identificam quando os e-mails são formados apenas por uma imagem única e utilizam isso como critério para filtrá-los.  

Por isso você deve construir seu e-mail marketing em HTML.

O primeiro passo para criar layout de e-mail marketing é a escolha de uma plataforma de disparo que possua templates de e-mail marketing prontos em HTML para envio do material.

Entre as plataformas que te ajudam na construção do template do e-mail marketing você pode contar com Lahar, MailChimp, Sendinblue, Nitronews e outras que você encontra no mercado.

2. Atenção ao inserir imagens no e-mail marketing

Como dissemos acima, a largura máxima sugerida para as imagens que estarão em seu e-mail marketing é de 600 pixels.

Alguns provedores (como Hotmail e Gmail), usam janelas de tamanhos diferentes que acabam escondendo partes importantes do layout, inserindo as barras de rolagem horizontais, por exemplo. 

Atente-se para usar dimensões de email marketing que seja legível em diferentes tamanhos de tela, inclusive celular e tablet.

Use poucas imagens para evitar os efeitos do bloqueio automático. A referência de mercado é de no mínimo 60% texto e 40% imagens.

  • Adicione a tag ALT: são textos alternativos que aparecem quando, por qualquer que seja o motivo, a imagem não pode ser exibida no e-mail. Esses textos devem descrever de forma bem resumida o conteúdo da imagem.
  • Reduza o peso da imagem: imagens muito pesadas demoram a carregar, o que pode fazer com que o usuário desista de visualizar o e-mail e o exclua. Devido a isso é importante otimizá-las, reduzindo ao máximo seu peso e mantendo a qualidade. Uma ferramenta que você pode utilizar é o site TINY.PNG.

3. Use o formato .png em vez de .jpg para suas imagens

O formato .png permite otimizar as imagens, tornando-as mais leves, sem alterações de qualidade.

Bônus: E quanto aos anexos?

Os anexos grandes serão reconhecidos como prejudiciais por muitos provedores de e-mail como o Gmail e, portanto, podem aterrar uma mensagem na pasta de spam. 

Se você decidir usar anexos em seu e-mail, verifique se o tamanho de cada anexo não é maior do que 2 MB e o tamanho total dos anexos não é superior a 10 MB.

Sugerimos evitar todos os anexos, usando links para arquivos armazenados ou landing pages

Motive seus assinantes com o uso de call to action com o objetivo de fazê-lo clicar para aumentar sua CTR (taxa de cliques), visitas ao site e reconhecimento da marca.

Tamanho de e-mail marketing x conteúdo a ser transmitido

Além do tamanho do e-mail marketing, outro fator para atingir o formato ideal é adequar o volume de conteúdo ao espaço a ser utilizado por você em sua campanha.

Separamos uma listinha do que levar em conta para pensar no tamanho do e-mail marketing e assim identificar qual modelo de e-mail marketing você deverá utilizar.

  • Para quem você está enviando o e-mail marketing: pensar nos seus públicos, ou nas personas, que deseja atingir é fundamental antes de enviar qualquer material para auxiliar na construção do tipo de conteúdo que deve ser elaborado.
  • Que tipo de e-mail marketing você vai enviar? Você pretende enviar uma confirmação de pagamento ou um e-mail marketing divulgando um desconto imperdível? Você está divulgando um post no blog que desenvolveu ou lançando novos produtos? Cada e-mail marketing necessita de atenções especiais e devem ser compostos de informações específicas que mudam a estrutura e o tamanho do material.
  • Sobre o que você vai falar? Saber sobre o que vai falar e quais informações colocará no e-mail marketing é primordial, afinal, com a organização do material que deve estar presente no e-mail você também definirá o tipo e quantidade de imagens e textos. Organização e planejamento não podem ficar de fora em campanhas como esta.

Garantindo o tamanho do e-mail marketing para fugir do SPAM

Os filtros de spam geralmente são mal interpretados como um obstáculo agravante para alcançar um cliente, mas seu único objetivo é melhorar a qualidade do e-mail em todo o mundo.

Por isso, ao pensar em criar um layout de e-mail marketing tenha sempre em mente o objetivo de produzir um material de qualidade.

Inclua informações necessárias e imagens atraentes, mantendo seu tamanho de e-mail dentro dos limites apresentados.

Quando bem executado, o envio de e-mail marketing é uma estratégia de nutrição de leads fundamental para qualquer negócio.

A qualificação de leads permite que sua empresa se comunique com clientes de cada nível da jornada do consumidor, dentro do funil de vendas.

Trata-se de uma estratégia que se inicia na captação de leads e não tem fim, uma vez que o relacionamento com o cliente não deve ter interrupção.

Gostou das dicas sobre como o tamanho de e-mail marketing pode influenciar nas taxas de conversão de suas campanhas?

A Lahar oferece soluções de automação de marketing que podem otimizar seu trabalho de envio de e-mail marketing, além de facilitar o acompanhamento de resultados e gerenciamento de leads. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa.

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