Dentro da estratégia de marketing digital, o que poderia ser mais importante em uma campanha de e-mail marketing do que saber que seu e-mail cuidadosamente planejado está sendo entregue com sucesso e recebendo atenção do cliente? Os filtros de spam podem dificultar o envio de emails exigindo que sejam seguidas regras especiais antes de enviar uma campanha. A pergunta, como fazer e-mail marketing de forma que ele seja compatível com as exigências dos filtros de spam, é bastante comum entre os profissionais que lidam com essa tarefa diariamente.
Por isso, ao desenvolver uma campanha de e-mail marketing, atente-se para o tamanho do material enviado.
Qual é o tamanho de e-mail marketing perfeito?
Existem várias questões a serem pensadas quando deseja-se aprender como criar um e-mail marketing. Além do tamanho, outros fatores são muito importantes para a conversão de leads em clientes, tais como criar um título de e-mail marketing atraente e que desperte interesse e curiosidade.
Após conquistar o clique do cliente, é hora de conquistá-lo por meio de um layout de e-mail marketing bem desenvolvido, esteticamente condizente com o negócio e que encoraje o usuário a interagir com suas chamadas de ação. Além dessas, outras questões também farão toda a diferença para alcançar o objetivo da campanha.
Entretanto, o primeiro passo é fazer com que seu cliente veja que você enviou um e-mail e se ele for parar na caixa de spam, muito provavelmente seu e-mail nunca será lido, não importa o quão bem o título foi desenvolvido ou como o material é atraente.
Por isso, para aumentar a taxa de abertura do e-mail marketing, é preciso ter cuidado com o tamanho do e-mail marketing.
Atenção ao tamanho do seu e-mail marketing
Depois de vários testes, alguns especialistas descobriram que o tamanho do e-mail perfeito varia de 15 KB a 100 KB. Mantê-lo abaixo de 100 KB é a chave para evitar ficar preso nos filtros de spam.
Essa regra se aplica para campanhas que enviem e-mail marketing para provedores de webmail como Gmail, Yahoo!, AOL e Outlook. Um byte a mais provavelmente custará uma viagem para a pasta de spam.
Exceder o limite de tamanho do e-mail, mesmo que em alguns bytes faz a diferença. Alguns testes apontaram que se um e-mail é de 600 KB ou 110 KB, ambos serão filtrados e marcados como spam.
Além de evitar que seus e-mails sejam enviados para spam, manter o tamanho do e-mail abaixo de 100 KB também apresenta outras vantagens para tornar o seu e-mail perfeito, por exemplo, um e-mail mais leve tem um menor tempo de carregamento.

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Se o seu e-mail marketing for composto de imagens grandes e pesadas, o tempo de carregamento aumentará. A cada dia mais,as pessoas tem aberto seus e-mails em tablets e smartphones. Atualmente, 53% dos e-mails são abertos em dispositivos mobile. Por isso, é importante pensar que a velocidade de carregamento da sua campanha de e-mail nesses aparelhos será mais lenta do que no computador. Mais um motivo para manter seu e-mail abaixo de 100KB.
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3 regras de ouro para manter o tamanho do e-mail marketing correto!
Aqui estão algumas regras simples que você deve seguir ao trabalhar com um dos componentes mais importantes do e-mail marketing: as imagens.
1. Nunca coloque uma única imagem em seu e-mail sem qualquer texto
Os filtros de spam geralmente identificam quando os e-mails são formados apenas por uma imagem única e utilizam isso como critério para filtrá-los. Por isso você deve construir seu e-mail marketing em HTML.
O primeiro passo para a construção do design do e-mail marketing é a escolha de uma plataforma de disparo que possua templates de e-mail marketing prontos em HTML para envio do material.
Entre as plataformas que te ajudam na construção do template do e-mail marketing você pode contar com MailChimp, Sendinblue, Nitronews e outras que você encontra no mercado.
2. Atenção ao inserir imagens no e-mail marketing
Isto é como resolver uma equação matemática simples. Não importa quão grande ou quantas imagens, desde que todo o tamanho da mensagem de e-mail seja inferior a 100 KB.
- A largura máxima sugerido para as imagens que estarão em seu e-mail marketing é de 600 pixels.
Alguns provedores (como Hotmail e Gmail), usam janelas de tamanhos diferentes que acabam escondendo partes importantes do layout, inserindo as barras de rolagem horizontais, por exemplo. Atente-se para usar um tamanho que seja legível em diferentes tamanhos de tela, inclusive celular e tablet.
- Use poucas imagens para evitar os efeitos do bloqueio automático. A referência de mercado é de no mínimo 60% texto e 40% imagens.
- Adicione a tag ALT: são textos alternativos que aparecem quando, por qualquer que seja o motivo, a imagem não pode ser exibida no e-mail. Esses textos devem descrever de forma bem resumida o conteúdo da imagem.
- Reduza o peso da imagem: imagens muito pesadas demoram a carregar, o que pode fazer com que o usuário desista de visualizar o e-mail e o exclua. Devido a isso é importante otimizá-las, reduzindo ao máximo seu peso e mantendo a qualidade. Uma ferramenta que você pode utilizar é o site TINY.PNG.
3. Use o formato .png em vez de .jpg para suas imagens
O formato .png permite otimizar as imagens, tornando-as mais leves, sem alterações de qualidade.
Bônus: E quanto aos anexos?
Os anexos grandes serão reconhecidos como prejudiciais por muitos provedores de e-mail como o Gmail e, portanto, podem aterrar uma mensagem na pasta de spam. Se você decidir usar anexos em seu e-mail, verifique se o tamanho de cada anexo não é maior do que 2 MB e o tamanho total dos anexos não é superior a 10 MB.
Sugerimos evitar todos os anexos, usando links para arquivos armazenados ou landing pages. Motive seus assinantes com o uso de call to action com o objetivo de fazê-lo clicar para aumentar sua CTR (taxa de cliques), visitas ao site e reconhecimento da marca.

Tamanho de e-mail marketing x conteúdo a ser transmitido
Além dessas medidas, outro fator para atingir o tamanho de e-mail marketing ideal é adequar o volume de conteúdo ao espaço a ser utilizado por você em sua campanha.
Separamos uma listinha do que levar em conta para pensar no tamanho do e-mail marketing e assim identificar qual modelo de e-mail marketing você deverá utilizar.
- Para quem você está enviando o e-mail marketing: pensar nos seus públicos, ou nas personas, que deseja atingir é fundamental antes de enviar qualquer material para auxiliar na construção do tipo de conteúdo que deve ser elaborado.
- Que tipo de e-mail marketing você vai enviar? Você pretende enviar uma confirmação de pagamento ou um e-mail marketing divulgando um desconto imperdível? Você está divulgando um post blog que desenvolveu ou lançando novos produtos? Cada e-mail marketing necessita de atenções especiais e devem ser compostos de informações específicas que mudam a estrutura e o tamanho do material.
- Sobre o que você vai falar? Saber sobre o que vai falar e quais informações colocará no e-mail marketing é primordial, afinal, com a organização do material que deve estar presente no e-mail você também definirá o tipo e quantidade de imagens e textos. Organização e planejamento não podem ficar de fora em campanhas como esta.
Conclusões sobre tamanho do e-mail marketing
Os filtros de spam geralmente são mal interpretados como um obstáculo agravante para alcançar um cliente, mas seu único objetivo é melhorar a qualidade do e-mail em todo o mundo.
Por isso, ao pensar em desenvolver um e-mail marketing tenha sempre o objetivo de produzir um material de qualidade. Inclua informações necessárias e imagens atraentes, mantendo seu tamanho de e-mail em dentro dos limites apresentados.
Quando bem executado, o envio de e-mail marketing é uma estratégia de nutrição de leads fundamental para qualquer negócio. A qualificação de leads permite que sua empresa se comunique com clientes de cada nível da jornada do consumidor, dentro do funil de vendas.
Trata-se de uma estratégia que se inicia na captação de leads e não tem fim, uma vez que o relacionamento com o cliente não deve ter interrupção.
Gostou das dicas sobre como o tamanho de e-mail marketing pode influenciar nas taxas de conversão de suas campanhas?
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Bacharel em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Gestão de Projetos (FGV), possui experiência de mais de 16 anos na área de desenvolvimento de software/projetos e experiência de mais 12 anos em marketing digital, atuando vertentes como inbound marketing, blog, email marketing, análise de resultados, mídias sociais, SEO e compra de mídia paga para empresas nacionais e multinacionais de vários segmentos.
Co-fundador da LAHAR e atualmente também é mentor de startups no programa do governo Inovativa Brasil e de algumas aceleradoras como Sevna e Pluris.
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