Como atrair clientes? 7 técnicas de marketing digital para aumentar seu tráfego

Essa é uma das perguntas que todo empreendedor faz quando está montando sua estratégia e plano de marketing. A verdade é que, um negócio não consegue crescer se não tiver novos clientes na sua base. Para suprir essa necessidade, os profissionais de marketing buscam constantemente as melhores técnicas de marketing digital para atrair clientes.

Não existe uma receita de bolo para você ler e aplicar no seu negócio. Como tudo no marketing, devemos conhecer o nosso público, testar e medir para ver se cada estratégia é realmente eficaz para o seu tipo de negócio.

Para te ajudar na próxima reunião em que o CEO perguntar como atrair mais clientes, separamos uma lista com as principais técnicas de marketing digital que você pode testar e começar a aplicar no seu negócio para gerar mais lucro.

Onde está seu cliente?

Antes de começarmos a listar as principais técnicas, temos que dar um passo atrás e verificar se realmente nós sabemos quem é e onde está nosso cliente. Quais canais ele busca informação? Quais são suas principais dores? Como ele conversa?

Em resumo, é necessário criar uma persona! E isso, nada mais é que criar um personagem fictício a partir de pesquisas com o consumidor (de preferência feita pessoalmente) que simula quem é o cliente ideal para o seu negócio. Conhecer o seu cliente, linguagem e costumes ajuda a direcionar o time de marketing e vendas a alcançar os melhores resultados.

Pode parecer perda de tempo, mas saber qual é a sua persona é essencial neste artigo para direcionar a técnica de marketing digital para atrair clientes que mais vai se encaixar no seu negócio.

Se você ainda não tem definido por completo quem é a persona do seu negócio não tem problema, nós temos um artigo com um guia completo para você criar personas para a sua empresa nesse link.

1. SEO: Entregue o conteúdo que seu cliente pesquisa

Essa é uma técnica de marketing digital para atrair clientes que deve ser utilizado em todo tipo de negócio, seja B2B ou B2C. O seu cliente constantemente faz pesquisas no Google sobre algum problema que ele enfrenta ou então busca a solução desse problema. Estar em primeiro nos resultados ajuda, e muito, na tarefa de atrair mais clientes.

Para ficar bem posicionado você deve entregar um conteúdo no seu site ou blog corporativo (falaremos mais adiante) direcionado de acordo com as pesquisas que seu cliente faz. Para saber quais são as palavras-chave buscadas e o volume mensal existem ferramentas gratuitas como o Google Trends ou o Google AdWords Planner.

Após selecionar as melhores palavras-chave, você insere elas no seu site ou blog dentro dos textos, títulos, meta description, links externos etc.

Lembre-se de não apenas focar nas palavras, ter um site com uma usabilidade boa, acessível para dispositivos mobile que melhorem a experiência do usuário também é fundamental para o Google rankear o seu site.

Caso queira um estudo completo de como aplicar essa técnica, temos o nosso artigo Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site.

2. Blog Corporativo

Muitas empresas que querem se posicionar de forma digital já estão com um blog corporativo como uma técnica de marketing digital para atrair clientes. Totalmente alinhado com a estratégia de SEO, um blog deve gerar conteúdo de acordo com a jornada de compra do consumidor e com as pesquisas que ela faz no Google.

Existem vários tipos de conteúdos que podem ser feitos para atrair mais clientes para sua empresa. Destacamos:

  • Listas sobre algum assunto (como esse post)
  • Entrevistas
  • Estudos de Caso
  • Ensinando “Como fazer” algo
  • Cases de Sucesso de algum cliente
  • Checklists
  • Infográficos
  • Prêmios ou objetivos alcançados pela empresa (não exagerar)

3. E-books

Outra técnica de marketing digital para atrair mais clientes é fazer e-books como um material aprofundado e valioso, para que sua audiência possa baixar direto de seu site. Um e-book é um conteúdo mais completo do que um post de blog, geralmente focado em um único assunto que a sua persona busca.

Lembre-se de sempre disponibilizar ele de forma gratuita com uma landing page otimizada para receber o contato do usuário ou então fazer ele entrar no seu funil de inbound marketing.

Uma dica é fazer e-books em parcerias com outras empresas que tem a ver com o seu negócio para atrair mais clientes, pois serão 2 canais de divulgação gerando mais leads (contatos).

4. Podcast

Uma técnica para atrair clientes no marketing digital que está sendo usado em muitas empresas são os Podcasts. Cada vez mais as pessoas tendem a ler menos, por isso, os conteúdos em áudio e vídeo (falaremos ainda neste post) estão atraindo mais os usuários online.

Os podcasts começaram como listas de músicas que uma pessoa compartilhava para o seu público. Hoje ele é mais usado para pessoas exporem a sua opinião, falar sobre um determinado tema e também fazer entrevistas.

Para aplicar na sua empresa, por exemplo, pode ser feito um programa semanal de podcast que vai falar de temas relacionados ao seu negócio, sempre de acordo com as principais dúvidas e interesses do seu público alvo.

5. Assessoria de imprensa

Sua empresa ser referenciada em uma notícia local ou nacional traz muita credibilidade para os leitores, ainda mais se for um assunto que faz parte da jornada de compra do seu cliente. Essa referência pode fazer o leitor buscar pela a sua empresa na internet, trazendo um novo público ainda não explorado.

Muitas vezes, os meios de comunicação como revistas, jornais, televisão cobram muito caro às empresas para poder publicar o seu negócio, por isso, contratar uma agência de assessoria de imprensa pode ser interessante para gerar um conteúdo mais orgânico e também economizar nessa técnica para atrair clientes.

Essa estratégia é mais difícil de mensurar o retorno em dados, mas é muito utilizado pelas empresas por ter uma amplitude maior na divulgação da sua marca.

6. Webinar

Na essência de conteúdo, os webinars são bem parecidos com os podcasts que comentamos acima. A diferença é que você fará uma transmissão em vídeo gerando mais valor e criando um relacionamento mais próximo com seu público.

Na maioria dos casos é recomendável fazer o webinar ao vivo, pois a interação do público fazendo perguntas e comentando é fundamental para ter mais engajamento e pessoas interessadas em participar do evento.

Muitas empresas após realizar o webinar ao vivo disponibiliza para sua base de contatos o link da gravação, assim que não conseguiu assistir por completo ou quer rever em um outro momento, possui o acesso facilitado ao vídeo.

Por ser ao vivo, é importante deixar tudo preparado para não minimizar os erros durante a transmissão. Ter uma internet com velocidade boa e um roteiro de como será o webinar fazem parte para ter sucesso em atrair clientes com essa técnica de marketing digital.

7. Vídeos

Como comentamos acima, as pessoas tendem a usar mais áudio e vídeos para estudarem algum conteúdo. Segundo a Sambatech, em 2019, 80% do tráfego de internet no mundo será em vídeos.O que sua empresa está fazendo para ficar à frente nessa técnica de atração de clientes no marketing digital?

Sua empresa pode criar um canal em alguma plataforma de vídeos como Youtube ou Vimeo e gerar conteúdos ensinando algo, mostrando solução, demonstrando seu software ou também algum material institucional.

A dica é não fazer vídeos longos, quanto mais objetivo você conseguir transmitir a ideia, melhor. Lembre-se sempre de fazer conteúdos alinhados com a sua persona e jornada de compra.

Quais foram as melhores técnicas de marketing digital para atrair clientes no seu negócio?

Agora que você já sabe as principais técnicas, deve-se usar a que mais se encaixa com a persona da sua empresa. É importante você ter algum formulário ou landing page para converter todo esse tráfego que você estará gerando em visitas e clientes.

Além disso, quando for testar algo novo, é importante mensurar os dados para verificar se a técnica de marketing digital escolhida está realmente atraindo novos clientes.

Ter um software que automatize estas tarefas e gere relatórios completos é essencial para avaliar os resultados e tomar decisões baseadas em dados.

O software de automação de marketing da LAHAR, além de fornecer dados em tempo real das suas ações de marketing como tráfego, leads e vendas, também auxilia na criação de landing pages para captar leads (sem a necessidade de códigos) e na nutrição desses contatos para que eles venham se tornar clientes, além de diversas outras funcionalidades.

A nossa equipe especializada também dará a sua empresa todo o suporte necessário para implementação do software, além de ajudar na criação das primeiras campanhas de marketing. Entre em contato com nossa equipe, ficaremos felizes em ajudar!