Tendências marketing digital: acredite, já estamos em 2020

Você já parou para pensar o quanto o marketing digital mudou desde que ele virou a principal estratégia de empresas de todos os setores e tamanhos? Pois é, ele continua mudando e se você não ficar atento às tendências do marketing digital vai ficar para trás e nem vai ver o bonde passar.

O marketing digital, simplesmente, não pode ser ignorado. Ninguém se atreveria em contestar o poder do marketing eficaz. Uma campanha de marketing e publicidade efetivamente executada pode atender às necessidades de qualquer negócio e aumentar a demanda pelo produto ou serviço que eles oferecem.

Mas os tempos mudaram e, embora a necessidade de marketing seja constante, se você quiser ir onde as pessoas estão, precisa estar atendo aos novos movimentos do mercado e, principalmente, aos novos comportamentos do consumidor.

A influência do cenário digital, continua crescendo, mesmo depois de ter alcançado o topo e as tendências de marketing digital respondem à presença, cada vez mais constante, das pessoas online.

As mídias sociais, o streaming e a facilidade de criar ou consumir conteúdo digital tornaram a internet um lugar fértil para a construção de relacionamentos e estratégias de vendas.

Então, se você quer vender para o seu público, que certamente está online, como você deve fazer isso?

Tenho certeza que você já tem nas mãos uma série de ações para converter usuários em vendas, captar leads e nutri-los até avançarem nas etapas do funil de vendas. Você sabe criar conteúdo para redes sociais, entende as vantagens do SEO e investe em links patrocinados com maestria.

É por isso que este artigo não fala sobre nada disso!

O que trazemos aqui são as tendências de marketing digital para 2019 e 2020, que precisam ser incluídas nas ações para a sua empresa ou para seus clientes (no caso de agências de marketing).

Caso você esteja procurando por um conteúdo mais introdutório, sugerimos que leia o artigo; “7 estratégias de marketing digital para aplicar em sua empresa”.

7 tendências de marketing digital 2019/2020

1. A consolidação das mudanças de perfil demográfico para cada rede

O Facebook ainda é atualmente a plataforma de mídia social número 1 no mundo. Com impressionantes 41% de seus usuários com mais de 65 anos.

Assim, para o marketing voltado para um público sênior, simplesmente não há melhor plataforma. Por outro lado, a rede enfrenta uma contínua queda de popularidade com a demografia mais jovem, tanto que a relação entre o público e o Facebook pode estar mudando.

É importante que os profissionais de marketing digital vejam realmente quem pode ser seu mercado-alvo, porque o Facebook pode ser muito inadequado para algumas campanhas.

Não se engane, o Facebook ainda é enorme, mas seja mais criterioso com para quem você está fazendo marketing e certifique-se de que eles ainda estejam no Facebook – ao contrário você estará alvejando a mídia social errada.

Como você pode ver nos gráficos abaixo, na pesquisa Social Media Trends 2018, o Facebook ainda é a rede com maior número de usuários, entretanto, o Instagram já aparece com a plataforma preferida dos usuários.

Tendências marketing digital

 

Imagem: Social Media Trends 2018

Tendências marketing digital 2 social media trends 2018

Felizmente para o Facebook, sua maior ameaça não é uma ameaça desde que eles compraram o Instagram.

A plataforma de mídia social baseada em imagem e vídeo é otimizada para facilitar aos usuários o compartilhamento de fotos e vídeos de seu telefone, que agora é o dispositivo tecnológico mais onipresente do planeta e está crescendo rapidamente como o meio preferido do público, em geral .

A ascensão meteórica do Instagram já ultrapassou um bilhão de usuários, uma conquista impressionante.

Isso significa que é uma das plataformas de mídia social que mais cresce e, talvez mais importante, grande parte de sua base de usuários é o de maior em volume no mundo todo, estando abaixo dos 30 anos. Público esse que o Facebook está perdendo.

2. O uso do Chatbot aumentará

Os chatbots são softwares que atuam como um “atendente virtual”, comunicando-se com os usuários e ajudando-os a completar suas metas dentro das plataformas da sua empresa.

Os chatbots interagem com os humanos de forma natural, principalmente através do uso de janelas de chat de texto, mas interações verbais também são possíveis.

Tudo, desde o fornecimento de relatórios meteorológicos até a automatização de algumas funções básicas de suporte ao cliente, pode ser facilmente manipulado por esse software sofisticado.

Os bots permitem que os usuários obtenham interações personalizadas e focadas sem exigir muito dos recursos humanos limitados.

Em 2018 o sistema mostrou um aumento significativo no uso, que provavelmente continuará crescendo para o marketing digital em 2019 e é uma das tendências de marketing digital na qual seu negócio deve apostar.

No vídeo abaixo você vai entender os benefícios dessa ferramenta para empresas e usuários.

3. Vídeo é uma obrigação

O YouTube já tem mais de 1,8 bilhões de usuários ativos mensais.

Embora seja a maneira mais popular de consumir vídeos, ainda mais popular do que o Facebook, isso não significa que você não deva colocar vídeos no Facebook ou em qualquer outra plataforma de mídia social.

O vídeo produz métricas de marketing digital incrivelmente precisas e valiosas para fornecer dados muito mais úteis sobre o desempenho de esforços específicos.

Quer você esteja criando vídeos para o Instagram, Facebook, YouTube ou até mesmo para seu próprio site, ele é uma ferramenta de marketing digital incrivelmente eficaz e de primeira linha.

Você pode capturar e transmitir muitas informações, bem como compartilhar a personalidade de sua marca com o vídeo. Contanto que você se atenha aos fundamentos da boa produção de vídeo, você pode obter ganhos impressionantes.

4. Vídeo ao vivo é uma coisa separada

O vídeo ao vivo é uma categoria separada do que falamos acima e uma das maiores  tendências de marketing digital para empresa nos próximos anos.

Embora o vídeo seja uma ferramenta valiosa, uma das estrelas em ascensão no marketing digital é o uso de vídeo ao vivo.

Parte disso se deve ao grande aumento nos serviços de streaming e das ferramentas que permitem a transmissão ao vivo de quase qualquer conteúdo.

A transmissão ao vivo é especialmente relevante para o marketing digital quando combinada com o marketing de influência.

Seja a nova geração de influenciadores de mídia social ou fontes tradicionais, como celebridades, atletas e músicos, ter uma marca relacionada a uma transmissão ao vivo de um influenciador, que esteja interagindo diretamente com os consumidores, é um grande atrativo para o público.

Uma transmissão ao vivo de influência é uma forma incrivelmente útil e de alto alcance de marketing digital no momento e se em 2018 começou a ganhar vida, é uma das tendências de marketing digital que vieram para ficar.

A espontaneidade e a interatividade da transmissão ao vivo podem, sem dúvida, ser uma grande atração quando feita corretamente, com uma personalidade bem escolhida.

5. Bom conteúdo ainda é importante

Seja em qualquer rede social, para qualquer público, seja em vídeo, ao vivo, podcast ou em texto, o seu conteúdo precisa ser relevante para a sua persona.

O marketing de conteúdo continua sendo um componente essencial do marketing digital, embora haja uma ênfase crescente na nuance do conteúdo.

A qualidade sempre vai importar muito, mas agora, as tendências do marketing digital de conteúdo, estão relacionadas ao interesse renovado em investigar com mais profundidade quem são os destinatários pretendidos.

Ter uma compreensão mais profunda e sofisticada de um mercado-alvo e ser capaz de atingir esse mercado com mais precisão é uma tendência crescente em marketing mais eficaz.

O material especializado para indústrias ou especialistas específicos pode produzir resultados impressionantes. Isso, combinado com o aprimoramento de técnicas para medir a eficácia do conteúdo, mantém o marketing de conteúdo relevante e avançando.

Leia mais: Desvendando a produção de conteúdo relevante

6. A interação de voz está subindo

Graças a Siri, Google, Alexa e uma série de outros dispositivos “inteligentes”, a interação verbal com dispositivos continua a aumentar. O verdadeiro argumento é que falar é simplesmente a maneira preferida do ser humano de interagir.

E agora as máquinas estão finalmente refinando suas a maneira como as pessoas querem pesquisar, comprar e descobrir coisas novas.

No entanto, isso apresenta alguns desafios interessantes. Realizar uma pesquisa por voz, por exemplo, é muito diferente de digitar uma consulta, principalmente no que diz respeito aos resultados.

Quando uma pessoa realiza uma pesquisa baseada em texto, a tela exibe centenas de páginas de resultados. Mas quando alguém faz uma pergunta a um dispositivo para realizar uma pesquisa e o dispositivo responde verbalmente, ele pode fornecer apenas algumas opções no máximo e, com freqüência, eles fornecem apenas uma opção.

Isso significa que a preparação para buscas por voz exigirá uma abordagem diferente, mas é, claramente, uma das tendências de marketing digital para 2019/2020, que não pode ser ignorada porque as pessoas confiam nela mais do que nunca.

O Bradesco é uma das marcas que perceberam esse movimento rumo a interação de voz e criou o app Bia.

A tendência é que este ano você veja muitas outras marcas importantes investindo nessa forma de comunicação e atendimento.

7. O email está ficando mais personalizado

E-mail continua a ser um importante canal de comunicação, com bilhões de pessoas ainda usando para fins pessoais, comerciais, industriais, legais, científicos e acadêmicos.

Em outras palavras, o email chegou para ficar, e o email marketing em si, continua sendo importante.

No entanto, o marketing por e-mail está evoluindo e os disparos genéricos não são tão eficazes quanto eram antes. Agora, é necessária uma combinação de automação de e-mail marketing e, mais importante, a segmentação e personalização que torna a estratégia importante para 2019.

Quando você pode acionar seu e-mail marketing para algo específico, como contactar um usuário navegando em um determinado produto, e depois acompanhar com um preço promocional ou vídeo de demonstração em um email personalizado, isso pode ser muito eficaz.

E-mails costumam ser o “gatilho” final para motivar uma ação, especialmente quando combinados com suas técnicas de remarketing.

Continue lendo sobre a estratégia no artigo; Email marketing vale a pena em 2019? As razões para investir”.

Se você gostou das tendências de marketing digital para esse e para o próximo ano e está pensando em como colocar tudo isso em prática, sugerimos que conheça a LAHAR, um software de automação de marketing que oferece soluções completas marketing, como:

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  • disparo estratégico de email marketing com fluxo de automação;
  • SMS Marketing e mais.

Esse conjunto de ferramentas auxilia sua empresa e seus clientes a acompanharem as tendências de marketing digital, de maneira personalizada e automática, melhorando o relacionamento com seu público, enquanto aumenta a produtividade e reduz custos.

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