4 tipos de email marketing que devem estar em sua estratégia [com exemplos]

Se você está apenas começando com sua estratégia de email marketing ou se tem alguma experiência com a tática, provavelmente já se perguntou sobre os tipos de email marketing que pode incluir em seu planejamento e quando usar cada um deles.

Você deve nutrir seus assinantes com boletins semanais?

Os envios de promoções são melhores para aumentar suas taxas de conversão?

Essas são perguntas válidas que os profissionais de marketing devem considerar ao selecionar o tipo de email marketing, que atenda aos objetivos de sua estratégia.

A escolha cuidadosa das metas e da estrutura da sua campanha de email, considerando tendências de formatação importantes, são fatores-chave na criação de ações bem sucedidas.

Existem diferentes tipos de email marketing que você pode enviar para seus leads, e cada um tem suas respectivas vantagens e funções.

Tipos de email marketing: 4 modelos para sua estratégia digital

Campanhas de email marketing são amplamente utilizadas para impulsionar as vendas; no entanto, e-mails bem escritos também podem ser uma ferramenta poderosa para aumentar a fidelidade de seus clientes e fortalecer sua marca.

Um software de automação de marketing deve oferecer uma ampla gama de modelos e funções de campanha que criam uma infinidade de oportunidades de marketing e vendas.

1. Campanhas promocionais e de vendas

Entre os tipos de email marketing, este se destina a informar aos contatos sobre novas versões dos produtos ou oferecer descontos exclusivos, com a meta de converter leads em clientes imediatamente.

O objetivo é despertar o interesse do usuário em avançar no funil de vendas e estimulá-lo a realizar uma compra.

Caso o cliente já tenha adquirido um produto ou serviço, uma ação valiosa é acionar emails que oferecem produtos ou serviços compatíveis com o já adquirido, ofertando vantagens extras, como descontos especiais.

Este tipo de estratégia aprimora a personalização da campanha de email e instrui os consumidores sobre ofertas relacionadas à produtos e serviços, pelos quais já demonstraram interesse a ponto de realizarem uma compra. Isso pode levar a compras secundárias.

Para vendas gerais, uma dica é criar códigos promocionais exclusivos para sua lista de e-mail. Isso transmite uma ideia de exclusividade para os assinantes, que manterão sua atenção e aumentarão as taxas de abertura e conversão.

tipos de email marketing

2. Newsletter e notificação de novos conteúdos

Para gerar fidelidade e desenvolver uma identidade, as empresas podem escrever boletins informativos, ou newsletters, para se conectarem com seu público.

tipos de email marketing

Os boletins informativos devem refletir a linguagem e o tom da marca e, ao mesmo tempo, alcançar os assinantes em um nível pessoal. As empresas geralmente:

  • divulgam novos produtos ou serviços;
  • compartilham fotos de bastidores;
  • notificam os leads sobre novos conteúdos relevantes no blog.

Neste caso, o email marketing tem o objetivo de construir confiança através de uma comunicação interessante, que não tem o objetivo direto de gerar vendas específicas.

Uma sugestão é enviar esse tipo de email marketing uma vez por mês, como um “resumo” sobre como foi o mês da empresa e destacando os principais conteúdos criados.

Você pode inclusive, dar destaque para as publicações do seu blog, com um “TOP 3, os conteúdos mais acessados do mês”.

tipos de email marketing

3. Pesquisas e Feedback

Os leads geralmente são um público diversificado e de qualidade que pode ser aproveitado para medir a opinião popular.

As empresas podem criar pesquisas para ajudar a formular importantes insights sobre a marca e seus produtos, bem como identificar necessidades dos clientes.

Considere enviar um email solicitando comentários de clientes sobre produtos e serviços, ou faça pesquisas para entender o comportamento do consumidor que lida diretamente com a sua empresa.

Utilize essas informações para relatórios trimestrais e planos de ação futuros.

Você pode aliar a esses tipos de email marketing, uma ação para aumentar as vendas, dando, por exemplo, um desconto para quem responder a pesquisa. O ideal é que sempre ofereça ao menos um brinde para os participantes.

Tipos de email marketing

4. Email transacional

A maioria das plataformas de e-mail marketing oferece um sistema de automação básico composto de gatilhos e e-mails de acompanhamento com base nas ações do cliente.

As empresas utilizam essas plataformas para enviar automaticamente emails de confirmação ou de agradecimento detalhados depois que:

  • um produto foi adquirido;
  • um serviço foi concluído;
  • um usuário preencheu um formulário importante;
  • novos usuários se inscreveram em seu blog.

Confirmação de compra e email de boas vindas, são exemplos de emails transacionais.

Com a automação de email marketing sua empresa pode personalizar ainda mais os materiais enviados, acionando e-mails específicos do cliente para aniversários, por exemplo.

Tipos de email marketing e a nutrição de leads

Entender as necessidades de seus contatos, dentro de cada uma das etapas do funil de vendas, é uma parte essencial da estratégia de Inbound Marketing.

A nutrição de leads é um processo dentro da aprendizagem sobre como criar campanhas de email marketing, que se fortalece com a criação e envio de uma série de emails com conteúdo relevante para os contatos da sua base.

Com um software de automação de leads, você só precisa configurar as campanhas e os fluxos de e-mails uma vez. A partir disso e do comportamento dos usuários, os e-mails são enviados automaticamente de acordo com sua programação.

Campanhas de nutrição de leads construídas dessa forma segmentam a comunicação de cliente para cliente, o que apresenta melhor desempenho do que as comunicações por email em massa.

Leia mais: Fluxo de automação: 8 etapas e exemplos de e-mail marketing

Com um fluxo baseado no comportamento do lead, os emails podem aumentar as oportunidades de conversão.

Campanhas de email marketing bem construídas podem ser ajustadas com base na taxa de resposta, por meio de testes A/B, por exemplo. Já iniciativas mal estruturadas exigem uma reorganização completa.

Esses 4 tipos de email marketing são uma ótima base para sua estratégia geral. No entanto, se você estiver interessado em aprender mais sobre como otimizar seus emails, entre em contato com a equipe da LAHAR.

Somos uma solução completa de Inbound Marketing para você gerar leads qualificados, criar ações de nutrição de marketing e aumentar os resultados de suas campanhas de marketing.

Entre em contato com a nossa equipe, crie sua conta grátis e descubra como nosso software pode ajudar em suas ações de marketing e vendas, auxiliando seu time a  desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes.